Segunda-feira, 02 de abril de 2012

foto retirada da internet

Nesta semana, no  encontro de formação continuada em sua escola foi apresentado dois textos. O primeiro fala sobre o surgimento da educação oficial no Brasil em 1827. O segundo é um poema de Paulo Freire no qual ele descreve como deve ser a escola (publicação mundo jovem, 2009).  
  Diante do que foi exposto pelos dois textos e o produto das reflexões com os demais profissionais da educação, opine neste fórum  escrevendo  suas conclusões sobre o assunto tratado.




156 comentários:

  1. Água Boa, março 2012.
    Formação continuada
    Escola Municipal Edna Lane
    emeiednalane@hotmail.com
    Marta Gislene gomes
    Educações passarão por várias rupturas, o surgimento da educação. O ensino somente para que estavam na frente do poder (Elite, Burguesia). O direito a educação veio mais tarde com várias lutas de classes, as pessoas menos favorecida, obtinha direito ao primário é secundário. Universidades eram somente para elite é burguesia. Porém o professor era tratado com mais valorização, mais autoritário de forma uma tradicional. Escola de hoje esta cada vez mais voltada à formar um cidadão consciente dos seus direitos e deveres, crítico flexível, com a tecnologia mais avançada possível que possa a favorecer uma formação de nova geração acreditando mais em si próprio, depende de nós essas mudanças que possa preparar para interferir no que acredita no ponto de vista. Transformação de uma cidade mais justa.

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  2. Água Boa, março 2012.
    Formação continuada
    Escola Municipal Edna Lane
    emeiednalane@hotmail.com
    Marta Gislene Gomes
    Educações passarão por várias rupturas, o surgimento da educação. O ensino somente para que estavam na frente do poder (Elite, Burguesia). O direito a educação veio mais tarde com várias lutas de classes, as pessoas menos favorecida, obtinha direito ao primário é secundário. Universidades eram somente para elite é burguesia. Porém o professor era tratado com mais valorização, mais autoritário de forma uma tradicional. Escola de hoje esta cada vez mais voltada a formar um cidadão consciente dos seus direitos e deveres, crítico flexível, com a tecnologia mais avançada possível que possa a favorecer uma formação de nova geração acreditando mais em si próprio, depende de nós essas mudanças que possa preparar para interferir no que acredita no ponto de vista. Transformação de uma sociedade. mais justa

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  3. Parabéns aos colegas profissionais da educação pela participação neste espaço. Reforço a orientação em relação a identificação correta; pessoal e de sua escola. Seja breve em sua narrativa e cuide para não ultrapassar os limites do tema tratado.
    forte abraço!!

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  4. Maria Osvalda nogueira da silva
    Escola Municipal de Educação Infantil Edna Lane

    Foram dois textos muito importantes que fala sobre a educação na qual houve grandes mudanças, antes a educação seria somente para as classes dominantes, hoje a escola é para todos sendo de qualidade e significativa, porém ainda precisamos melhorar. Houve também a valorização dos profissionais da educação. Antigamente o professor era o ditador o autoritário, porém esse paradigma mudou hoje somos mediador do conhecimento a onde o aluno pode questionar ser crítico e participativo para que ele possa transformar a sociedade onde esta inserida.

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  5. Reflexão sobre o 1º Fórum da Formação Continuada.

    No primeiro texto que fala sobre o surgimento da educação, eu acho que os métodos de ensino não são um fim, mas um meio pelo qual o professor logra alcançar os objetivos estabelecidos. O método, entretanto, por mais eficiente que possa parecer, não é mais importante do que o aluno. Ele deve ser empregado levando-se em consideração os paradigmas socioculturais e educacionais, os objetivos de ensino, a natureza do conteúdo, o nível do aluno, a natureza da aprendizagem, a realidade sociocultural do aluno, da escola e da comunidade em que estão adaptados. No uso dos métodos de ensino é indispensável que o professor conheça satisfatoriamente os conceitos teóricos que sustentam a metodologia empregada. Portanto, o melhor método de ensino sempre estará relacionado a esses conceitos e ao seu contexto fundante, bem como à relação dialético-dialógica entre o professor e o aluno.
    No segundo texto que fala sobre o poema de Paulo Freire, este poema é muito interessante, até porque vem de uma pessoa muito inteligente chamada "Paulo Freire".
    Sou professora e é impossível falar e discutir formação de professores sem conhecer o grande educador Paulo Freire.... ele diz coisas tão verdadeiras que estão no interior da escola que se não for sutil, inteligente e acreditar em utopias passam despercebidas....

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  6. Patrícia Santos Rosa Almeida15:25:00

    Profª. Patrícia Santos Rosa Almeida / Escola Municipal Cristalino.

    Através da discussão dos dois textos na formação continuada desta semana, podemos ver a evolução da profissão de professor. Essa profissão é uma das mais antigas que se tem registro, no entanto, desde 1827 a mesma deixou de ser veiculada à igreja católica, e outros cidadãos, além dos religiosos, puderam exercê-la. Deste momento até hoje, muita coisa mudou, menos a importância desse profissional para o crescimento, aprendizado, amadurecimento e formação ética de cada um de nós.

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  7. Ao fazer comparação dos dois textos, conclui que a educação durante quase 200 anos, obteve mudanças significativas, tais mudanças veio para melhorar a qualidade na educação. Com a universalização do ensino os brasileiros tiveram acesso a escola, no entanto, nos educadores devemos sempre buscar novos conhecimentos para que a educação seja vista por todos como prioridade. O mundo atual requer transformações profundas, também é verdade que temos muito a avançar nos padrões desejáveis de qualidade na educação básica.

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  8. ÁGUA BOA-MT 03 ABRIL DE 2012
    Formação Continuada
    Escola Municipal Edna Lane
    Cristina Rezende
    O que podemos ver é que antigamente a educação era somente para pessoas de situação financeira boa que pudesse pagar.
    O professor era considerado como ditador, como autoridade.
    Hoje em dia já houve muitas mudanças, professor tem o seu devido valor, a educação é para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais, (inclusão).

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  9. Refletindo sobre a leitura dos textos percebemos que a educação vem se transformando à medida que a sociedade busca uma nova visão, conceito que todos devem ter acesso a uma educação de qualidade. A educação já foi privilégios de poucas pessoas que faziam parte da elite brasileira, mas varias mudanças ocorreram em prol de todos brasileiros que hoje tem acesso à escola. E que a educação possa buscar melhorias e transformações cada vez mais em benefícios de todos.

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  10. Como estudamos a qualidade na educação é excessiva para o desenvolvimento do individuo para sua formação. Possibilitar uma visão de compreensão de necessidade de mudança das pratica pedagógicas, podendo se libertar das tarefas repetitivas e concentradas nos aspectos mais relevantes da aprendizagem, a tendendo as necessidades do homem no presente e no futuro.

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  11. Após as informações obtidas nos textos constata-se que as mudanças ocorreram de forma significativa,trazendo vários benefícios para os alunos com educação de igual para igual e benefícios para os professores com melhorias nas escola e leis que favorecem o mesmo

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  12. De acordo com as reflexões argumentadas com relação aos textos a educação têm alcançado grandes melhorias em relação ao professor e aluno ambos com direitos garantidos por leis que os apoiam em diversas circunstâncias., que contribuem positivamente para o crescimento do indivíduo.

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  13. Através do estudo dos 2 textos em questão pude perceber que de fato houve um avanço significativo no cenário educacional brasileiro pois hoje um dos principais princípios da educação é a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, assim como a gratuidade e obrigatoriedade do ensino público em estabelecimentos oficiais e acima de tudo o zelo por uma educação de qualdiade.

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  14. O professor e a educação no novo contexto da sociedade.
    Após leitura e reflexão dos textos apresentados, foi possível observar a evolução que a educação alcançou nestes aproximadamente, 200 anos de educação oficial no Brasil. Tanto a educação como a profissão de professor sofreram mudanças. No debate feito na nossa escola falou - se muito nos benefícios que a educação alcançou, como por exemplo, a LDB, o FUNDEB, o transporte oferecido aos alunos da zona rural, particularmente acredito que houve muito progresso e ainda se encontra em processo de mudança, a relação professor/aluno. Como enfatiza o poema de Paulo Freire “a escola”, que a escola tem que ser igual a uma família onde todos, principalmente os alunos se sintam bem, à vontade e com alegria, consequentemente será mais fácil todo o processo cognitivo e afetivo na educação.

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  15. O surgimento da educação no Brasil, nós primeiros tempos, favorecia a classe de elites, burguesia. Apenas alguns obtiveram o privilegio de educação, algumas famílias ricas contratavam professores particulares. Os docentes teriam que preencher um currículo bem rigoroso, para atuar como docente. Onde não eram valorizados.
    Na atualidade todos tem direito a educação do ensino fundamental. Segundo Freire, somos sujeito inacabado, sempre devemos avançar mais no nosso letramento, o homem e um ser inconcluso. Que a cada dia busca aperfeiçoar através de cursos côo formação continuada, tics,cursos variados relacionado a educação . E no contexto sócio cultural.

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  16. Professora: Noemi Teixeira . Escola de Ed. Infantil. Vila Nova.
    No primeiro texto fala sobre o surgimento desta profissão professor, que podemos perceber com a leitura que nunca fomos valorizados e no inicio somente quem tinha condições poderia ir para a escola, mas hoje tem coisas que ainda não faz muita diferença com educadores e educandos. Achei interessante porque comemoramos o dia do professor nesta data.
    Concordo com Paulo Freire que escola é lugar para se sentir bem, fazer amizade, e que nesse espaço todos tem seu devido valor, mas isso não acontece é só um faz de conta. Que bom se a escola fosse como ao poema.

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  17. Através do estudo dos 2 textos em questão percebi que grandes mudanças ocorreram na educação nesses 200 anos e para melhor,isso pode ser percebido hoje pois um dos principais princípios da educação é a igualdade de condições para acesso e permanência na escola de todas as crianças,valorização dos profissionais da educação,materiais adquados....

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  18. Dhayanne - Escola Cantinho da Alegria

    Acredito que através dos textos, pode-se ter uma visão clara de que tantos anos de luta não foram em vão e que os grandes avanços obtidos na área da educação no Brasil, nada mais são do que reflexos de uma batalha longa e sofrida. Hoje temos condições melhores de trabalho, porém sabe-se que muito se tem a melhorar afinal o mundo muda, e não devemos estacionar a educação como ela está. Da mesma forma que mundo, a educação também deve sempre se renovar, tanto em relação aos meios didáticos, como em questão da valorização dos profissionais e melhores condições de trabalho.

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  19. Ao comparar-mos os dois textos podemos concluir que a educação teve grandes evoluções nos ultimos anos,onde a mesma era restrita a poucos, com o passar do tempo e muita luta pelas classes menos favorecidas muita coisa mudou a educação tornou-se direito de todos sem restrições de classes sociais formando cidadões criticos, participativos, conscientes, com direitos igualitários.

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  20. Maria José Garcia de Q. Silva
    Fizemos um diálogo e uma reflexão dos dados coletados a fim de percebermos a importância dos valores da Educação desde os tempos primórdios. Tem acontecido mudanças significativas tanto na valorização dos profissionais como na escola na forma de ensinar/ e aprender, porque no mundo atual o professor e um colaborador para o aluno onde acontece a troca de conhecimento professor / aluno tentando transformar o aluno num ser pensante diário.

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  21. Antigamente a educação não era para todos, era uma educação restrita, só tinha direito a ela a elite com o passar dos anos a educação tornou-se acessível, porém o professor era o detentor do conhecimento. Hoje grandes mudanças ocorreram à educação para todos é lei, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o mediador, uma pessoa que aprende junto com seus alunos. A educação avançou tanto que as crianças portadoras de necessidades especiais passam a freqüentar a classe regular, junto com as demais crianças.

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  22. COMO SURGIU A PROFISSAÕ DO PROFESSOR


    A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa desse decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. A data, contudo, só foi oficializada em 1963.
    O acesso à educação, porém, ainda era muito restrito na época do Império. Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. Esses profissionais ou atuavam em escolas privadas ou vendiam conhecimento de forma independente. Ao comparar os dois textos, observei que a educação melhorou muito. Para Paulo freire a educação de hoje qualquer que seja ela, é sempre uma teória do conhecimento posta em prática. Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade. Apenas a partir dos anos 30, com o surgimento dos grupos escolares, foi que o ensino público gratuito passou a se organizar e atender mais alunos. Nessa época, o poder público passou a se responsabilizar efetivamente pela educação das crianças. Assim, houve a expansão e interiorização dos grupos escolares e as primeiras escolas de formação superior de professores em muda. Vivemos em período de crise de valores e identidade, onde percebemos que a figura do professor vem passando por algumas mudanças de paradigmas e que precisam ser discutidas ou no mínimo refletidas a fim de evitar distorções, depreciações que venham prejudicar ainda mais o processo de educação sistemática

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  23. Luciney P. Sousa – E.M.E.Infantil Vila Nova
    Ao compararmos os dois textos podemos perceber que a educação passou por grandes mudanças,no princípio a escola era apenas para as elites, ensinava-se a cultura da aristocracia e conteúdos religiosos. As crianças de classe menos favorecida recebiam educação em seus próprios lares, principalmente educação para o trabalho.
    Com o passar do tempo e muita luta á favor das classes menos favorecidas,muita coisa mudou a educação passou a ser direito de todos sem restrição de classes sociais,formando assim cidadões críticos,participativos,conscientes,com direitos igualitários

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  24. Maia José Cordeiro de Farias – E. M. E. Infantil Vila Nova
    1º ENCONTRO
    REFLEXÃO
    Hoje as famílias menos favorecidas estão tendo um privilégio, por ter direito á escola, porque na época do império só as famílias ricas tinham esse direito de educar seus filhos, mas hoje o poder público percebeu a grande necessidade de que todas as crianças têm esse direito de crescer, então se responsabilizaram pelo ensino público gratuito. Acredito que os professores devem estar sempre buscando novos conhecimentos.

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  25. De acordo com as informações obtidas houve melhorias sim a escola hoje é para todos,fato que antes ela era privada.As leis atuais favoreçem tanto os professores quanto aos alunos ambos com direitos garantidos por lei.Os educadores buscam sempre o aprimoramento para garntir uma educação mais apta .

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  26. Maria T. Thome Angones - EM VILA NOVA13:59:00

    A história da educação no Brasil já ocorreu por muitas transformações desde o seu princípio. No início só podia estudar as pessoas nobres e só os meninos, as meninas não estudavam. O professor era visto como profissional, e o aprendizado era tradicional. Hoje o estudo é pra todos e gratuito.

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  27. CLAUDIA BUSANELLO, VILA NOVA INFANTIL
    Os dois textos nos fazem refletir sobre as transformações ocorridas nas escolas. Inicialmente, só tinham acesso às escolas pessoas ricas, hoje qualquer um pode estudar, mesmo os que moram distante das escolas pois o transporte escolar é gratuito, a estrutura física das escolas estão sendo adaptadas para atender a todos, mesmo aqueles com deficiência, os professores têm mais acesso à formação, o conhecimento de mundo dos alunos é mais valorizado. Porém neste mundo maluco em que vivemos, o relacionamento humano está mais conturbado, o colega muitas vezes não é mais visto como um amigo e sim como um concorrente.

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    1. FABIANA BARRETO, E.M.VILA NOVA10:49:00

      Concordo com você que os dois textos nos fazem refletir e concluir que muitas transformações ocorreram com a educação, que antigamente só as pessoas de famílias ricas tinham acesso que significava uma minoria, e hoje todos podem frequentar uma escola gratuitamente. Ja em relação ao ser humano em si, por mais que ja houve muitas transformações e muita evolução existem pessoas que teimam em se preoucupar apenas com si próprio, sendo incapaz de dar ate um simples sorriso e esquecendo que a maior riqueza que temos na vida que são os amigos.

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  28. É notável a mudança na educação no percorrer de sua longa história, hoje percebo que houve algumas percas e muitos ganhos nessa luta árdua pela qualidade da mesma.
    O professor perdeu muito o valor na sala de aula e para com a sociedade e governantes. Em contra partida a educação avançou significantemente na sua totalidade, como: melhoria na qualidade de ensino, educação para todos etc, uma vez que a mesma era oferecida somente para uma pequena classe da sociedade

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  29. Lucélia Aparecida varela. Escola Vila Nova Infantil.

    Na época império pode analisar o texto que a educação era restrita somente estudava os filhos dos nobres.
    Houve um grande avanço na educação tanto para o professor e também para o aluno tendo direito gratuito de estudar, a igualdade de ensino e o acesso na escola do ensino público.
    Paulo Freire nos ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para sua produção a sua construção.

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  30. REFLEXÃO: COMO SURGIU A PROFISSÃO DO PROFESSOR E
    A ESCOLA


    Na história da humanidade sempre houve a preocupação de transmissão do conhecimento. Até por que é uma forma de sobrevivência. Na antiguidade havia os mestres. Se encontravam nas praças, templos ou casas para ensinar seus discípulos. Tudo indica que não era uma profissão remunerada. Na cultura indígena é os “velhos” que transmitem a cultura do povo para os mais novos. No Brasil, desde o império tem a criação das escolas públicas e a instituição da profissão do professor.
    Não faz muitas décadas atrás, poucas pessoas tinham acesso à educação escolar formal. Poucas eram as opções de escolas, as distâncias eram grandes, não havia transporte, merenda escolar, livro didático... Na história da Educação Brasileira sempre houve uma “seleção” dos que frequentavam, (os que podiam frequentar a escola) e os que ficavam a margem desse processo.
    A partir da década de 1990 (com a aprovação da LDB de 1996), este cenário muda. Agora todas as crianças, além do direito tem o dever de frequentar a educação escolar.
    Atualmente as nossas escolas estão cheias de alunos. Nunca na história Brasileira havia tantas pessoas aprendendo. Mesmo que aparentemente estamos vivendo um problema de que as crianças cada vez estão aprendendo menos. Precisamos considerar que hoje quase 100% estão tendo acesso à educação escolar, o que não acontecia antes. E isso é algo muito positivo para nossa sociedade.
    Portanto, é lógico que ocorreram mudanças na educação do Brasil. Cada momento histórico tem suas consequências na educação escolar. Atualmente estamos vivendo grandes invenções tecnológicas e a escola não pode ignorar essa realidade. Essas mudanças foram diferentes em cada época. Melhor? Pior? Eu diria diferentes! Para nós fica o desafio em desenvolver nos alunos as competências necessárias para adquirir, elaborar, analisar, compreender e comunicar todas essas informações existentes.

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  31. Hoje já existe leis que protege as crianças, como o estatuto da criança e do adolescente a educação é oferecida para todos, coisa que na época do império não existia pois a educação era só para famílias ricas.
    Antigamente existia mais respeito com os professores e com a escola, os alunos com medo da repetência estudava para valer e prestavam mais atenção as aulas e no que o professor ensinava, as regras eram mais rígidas, professor era autoridade.

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  32. A educação passou por várias transformações ao longo deste destes anos, e com isto deixou-se de lado um pouco do tradicionalismo. Hoje o ingresso das crianças nas escolas públicas é obrigatório, é direito de todos a ter um ensino público, gratuito e de qualidade e esses direitos devem ser respeitados pelas entidades de ensino. Antigamente não era assim, só estudavam as crianças eu tinha maiores condições, ou seja, filhos de pais ricos e preferencialmente os meninos. Hoje se tornou um direito e esses direitos são defendidos pelo estatuto das criança e do adolescente e protegido pela lei maior.

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  33. O primeiro texto trata sobre o começo da educação no Brasil, sendo que poucos eram privilegiados, os pobres não tinham acesso à educação, após alguns anos a educação foi aberta a toda a população. No segundo texto de Paulo Freire fala que a educação melhorou, hoje todos tem acesso a educação, um portador de deficiência tem o mesmo direito a educação que qualquer outra pessoa. A educação teve muitas melhorias e avanços tecnológicos para melhora-la, mas ainda nos dias de hoje os professores precisão ser mais valorizados.

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  34. ELIANE BRESOLIN
    ESCOLA CECÍLIA MEIRELES
    A educação no Brasil passou por várias mudanças ao longo do tempo. Ainda bem que nada permanece estático e que mudanças acontecem porque não iria suportar viver numa época em que o acesso á educação era restrito somente aos bem nascidos. Ainda bem que estamos vivendo uma época onde todos, independente de raça, cor, credo, condição social, tem acesso a educação. Considero a escola a segunda maior instituição responsável pela formação humana, seria um crime contra a humanidade restringí-la a uma minoria. Além de cumprir seu papel quanto ao repasse de conteúdos, a escola também desenvolve um papel social, que é o de preparar os cidadãos para a vida. Portanto é dever do poder público oferecê-la à todos e dar condições necessárias para que ela aconteça da melhor forma.

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  35. De acordo com a leitura do texto 1 e 2 percebe se que antes o acesso a educação era muito restrito as famílias de baixa renda, pois o conhecimento pertencia apenas a classe rica. Com o passar dos anos, através do poder público foram surgindo as escolas públicas,onde todos pudessem ter acesso a educação independentemente de qualquer tipo de classe social.

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  36. EMEI JACY KUHN SALAMONI
    Na época do império nem todos tinham oportunidade de estudar somente as famílias ricas pois somente eles podiam pagar um professor que nem era formado para dar aula para seus filhos.

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  37. Olga Martins- Escola Vila Nova
    De acordo com os textos lidos, com o passar do tempo, o processo educacional ganha espaço, deixando explícito que era necessário ter-se um local chamado escola para que o ensino pudesse coexistir na veracidade. E no decorrer do tempo aconteceram grandes mudanças no panorama da educação no Brasil, e que com certeza melhorou muito o ensino hoje no Brasil.

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  38. Daniela Spengler Vila Nova Infantil22:37:00

    No primeiro texto pude notar que a educação era privilegio de pouco, só estudava pessoas de famílias ricas que tinham condições de contratar professores particulares.
    Mas felizmente isso mudou, hoje todos temos direito a educação de qualidade, temos escolas adaptadas para receber alunos com deficiências, professores capacitados e valorizados.
    Mas a luta tem que continuar, ainda tem muito que melhorar.

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  39. No primeiro texto mostra que a educação era restrita só as famílias ricas tinham condições de estudar. Hoje todos tenham acesso a escola gratuita , teve avanços significativos como infra -estrutura, formação de professores, material didático,inovações tecnológicas.E nós professores não devemos continuar da mesma maneira, usando métodos tradicionais e alheios as novas mudanças.

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  40. Esse texto nos mostra que a educação no Brasil vem Mudando com o passar dos tempos.Houve progressos no aumento do número de crianças frequentando as escolas porém, as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres . Outro desafio é com relação à qualidade do ensino a ser oferecido.

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  41. Silvia Bortolin10:04:00

    Foi muito produtivo a reflexão destes textos, na minha escola a discussão foi uma verdadeira aula de história, fizemos um flash back desde os primeiros professores que foram os jesuítas, os professores sugeriram até assistirmos o filme A Missão.

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  42. Denise Adriana Ferrari10:52:00

    A Educação no Brasil passou por muitas transformações desde a época em que foi introduzida no País até os dias de hoje. No início somente as classes mais privilegiadas é que tinham acesso à educação; mais tarde com o surgimento do Ensino Público, foi garantido à todos, sem exceção, o direito à educação amparado este pela Constituição Federal. A partir daí tivemos importante evolução neste contexto.
    Na visão que temos hoje é que a Escola passou a ter um papel muito mais amplo, pois a mesma contribui para uma formação voltada para a cidadania, levando-os a serem mais críticos e participantes do meio em que vivem.

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  43. IVONE ARAUJO LIMA- ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.
    A trajetória da Educação no Brasil passou por grandes transformações sobre vários aspectos. Obtivemos conquistas e valorizações em relação aos profissionais da Educação, acesso ao ensino para todos, transporte escolar...Mas, sabemos que, tem muito ainda por vir para alcançarmos de fato uma educação de qualidade e com isso cabe a cada educador fazer o que lhe compete, lembrando que seu público alvo é o educando.

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  44. FERNANDO FERRARI16:05:00

    Posso dizer que a História da Educação Brasileira tem um início, meio e fim bem demarcado e de fácil observação. Ela é feita em rupturas marcantes, onde em cada período determinado teve características próprias.
    A verdade é de que, apesar de toda essa evolução e rupturas inseridas no processo, a educação brasileira não evoluiu muito no que se refere à questão da qualidade. As avaliações, de todos os níveis, estão priorizadas na aprendizagem dos estudantes, embora existam outros critérios importantes.
    É provável que estejamos próximos de uma nova ruptura. E esperamos que ela venha com propostas desvinculadas do modelo europeu de educação, criando soluções novas em respeito às características brasileiras.
    Acredito que nesse processo, talvez o que tenha mais marcado as mudanças no ensino não tenha sido a forma de ensinar nem de aprender, as técnicas e métodos usados, mas sim questões de caráter social, ideológico e ético. Contudo, o importante mesmo é saber e compreender que o processo de formalização do ato educativo é algo com características históricas é construído a partir dos anseios, dos desejos, das realidades sociais, econômicas e políticas, das relações culturais, dos conflitos e dos acordos, enfim, tanto a educação em geral, quanto suas instituições e mesmo as teorias, as metodologias e as técnicas, são criações da sociedade em que vivemos, ou seja, do cidadão.
    A Educação brasileira apesar da sua evolução precisa implantar um modelo que único, que atenda às necessidades de nossa população e que seja capaz de beneficiar todos os brasileiros.

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  45. Neste primeiro encontro de formação continuada estudamos sobre o Professor e a Educação no Contexto da Sociedade. Percebemos que antigamente a educação era restrita à algumas pessoas. Muitas mudanças ocorreram nesta trajetória da educação quanto à oportunidade, universalização com acesso para todos, democratização da escola , leis foram criadas, transporte escolar, merenda, dinheiro direto na escola, escolha de direção uma forma mais democrática, porém muito ainda deve melhorar como uma maior valorização aos profissionais da educação.

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  46. Professora: Maria Madalena da Mata Sousa-Escola Municipal Vila Nova

    A educação no Brasil ao longo dos anos passou por várias transformações, poderia estar melhor, ainda há muito tradicionalismo nas nossas escolas. Na atualidade a escola não e vista apenas como um lugar de aprender conteúdos, mas um ambiente onde o saber deve ser socializado, pois o aluno quando vem para a escola já trás consigo o seu próprio conhecimento de mundo. Quanto às melhorias foram muitas, as condições de acesso e permanência na escola e ampliação da qualidade do ensino oferecido foram alguns dos desafios que tivemos que enfrentar ao longo desses anos.

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    1. Prof. Evaldo Soares de Carvalho07:29:00

      A educação desde o seu surgimento tem sido um campo de contradições. Muitas vezes, seu objetivo nunca esteve ligado a autonomia e tampouco a emancipação do cidadão que a frequenta e nela trabalha. Muitos educadores, que se nomeiam assim, não lutam por quase nada inerente aos benefícios que a educação pode propiciar. Em sua maioria, passam muito tempo se queixando em vez de buscar, lutar e agregar força para poder emancipar-se e emancipar aqueles que trabalham e lutam pela educação. Atualmente, muitas são as possibilidades e as conquistas adquiridas na educação, isso graças a uma minoria que são organizados e sindicalizados, enquanto alguns só usufruem dos benefícios como o piso nacional e o plano de carreira.

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  47. Realmente percebe-se que a educação obteve grandes avanços no ensino e aprendizagem, sendo que pelos textos discutidos percebemos que todos os profissionais estão engajados neste processo mesmo porque somos educadores e precisamos estar em constante aprendizado para conseguirmos acompanhar a evolução que vêm ocorrendo em nossa educação, graças ao desempenho de todos em prol da luta por uma educação de qualidade.

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  48. Prof. ERICA Escola Agrovila Central
    É notavel o grande avanço da educação no Brasil, considerando o processo historico, cultural e tecnologico,a posição do professeor de profissional liberal para função publica ou privada ainda temos um longo processo pela frente, porém e preciso ficar atento as grandes vitorias ja alcançadas no processo educativo.

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  49. Nos dois textos podemos ver como foi difícil a implantação da educação para todos,vimos que apesar de ter sido decretado pelo Imperador D.Pedro nem todos tinham acesso á essa educação ,apenas as famílias ricas tinham acesso á essa educação dita entre aspas para todos,apesar da luta houve grande avanço na área educacional,hoje temos mais incentivo por parte do governo para nós qualificar,buscar uma formação,mas não devemos achar que já sabemos tudo,afinal ninguém nunca sabe tudo,devemos procurar passar isso para nossos alunos que assim como eles também somos aprendizes,sempre teremos que ir em busca de novos aprendizados.

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  50. No primeiro texto aborda a educação de alguns anos atrás. Quando a educação era para os mais privilegiados, ou seja, para quem tivesse dinheiro. Nos leva a refletir sobre as mudanças que ocorreu na educação até hoje. A oportunidade, universalização com acesso para todos, democratização da escola , leis foram criadas, transporte escolar, merenda, dinheiro direto na escola, eleição democrática, porém tem muito para se melhorar com uma maior valorização aos profissionais da educação.

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  51. Analisando o texto, se percebe que a educação passou por muitas mudanças,mudanças estas muito significativas,não só para o educando(com a universalização do ensino),mas para os educadores (profissionalização e valorização), dando assim,condições mais adequadas para que a educação acorra de fato para todos.

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  52. Anônimo22:12:00

    Rosangela Neves Oliveira
    Escola Municipal Vila Nova

    A educação no Brasil ao logo dos anos vem passandos por muitas transformacões. Hoje todo Brasileiro tem direito a educação, entretando ainda tem muito a ser feito para que realmente tenhamos uma educação de qualidade.

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  53. Rosangela Neves Oliveira Escola Municipal Vila Nova22:14:00

    A educação no Brasil ao logo dos anos vem passandos por muitas transformacões. Hoje todo Brasileiro tem direito a educação, entretando ainda tem muito a ser feito para que realmente tenhamos uma educação de qualidade.

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  54. Prof. Evaldo Soares de Carvalho07:33:00

    A educação desde o seu surgimento tem sido um campo de contradições. Muitas vezes, seu objetivo nunca esteve ligado a autonomia e tampouco a emancipação do cidadão que a frequenta e nela trabalha. Muitos educadores, que se nomeiam assim, não lutam por quase nada inerente aos benefícios que a educação pode propiciar. Em sua maioria, passam muito tempo se queixando em vez de buscar, lutar e agregar força para poder emancipar-se e emancipar aqueles que trabalham e lutam pela educação. Atualmente, muitas são as possibilidades e as conquistas adquiridas na educação, isso graças a uma minoria que são organizados e sindicalizados, enquanto alguns só usufruem dos benefícios como o piso nacional e o plano de carreira.

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  55. Sirlei k. trevisol Jacy K. Salamoni08:13:00

    SIRLEI K. TREVISOL
    ESCOLA MUNICIPAL JACY K. SALAMONI
    No segundo encontro, foi discutido sobre a evolução da educação e das tecnologias nas escolas. Creio que são essas as preocupações encontradas nas escolas e, sobre os quais devemos refletir. Porém, não só o estudante precisa pesquisar o professor também, buscar e estar aberto aos novos conhecimentos. Dessa forma estará contribuindo para a transformação de ambos (professor e aluno) formando conceitos e principalmente interagindo, aprendendo a aprender. Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensina.

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  56. O surgimento da Educação no Brasil foi muito importante para o nosso povo, para a nossa gente em 1827, pois poucos tinham acesso a aprendizagem naquela época, mas os dois textos são de suma importância no contexto histórico, houve muitas mudanças na busca de melhorias para a educação, hoje as escola é para todos e sempre busca mais qualidade para a educação. Houve também a valorização dos professores, e com isso as oportunidades surgiram no cenário educacional, pois a educação é capaz de transformar as pessoas para melhor, basta caminharmos juntos como defensores do ensino, os textos foram ótimos para nossa reflexão.

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  57. Nesta primeira formação o texto aborda a educação de alguns anos atrás, onde a educação era restrita, só para os que tinham mais dinheiro. Muitas mudanças ocorreram ao passar dos anos, ensino para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais, transporte escolar, leis foram criadas, merenda, porém tem muito a melhorar com a valorização dos profissionais. E nós professores temos que estar sempre buscando novos conhecimentos.

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  58. De acordo com o texto abordado e levando em consideração a citação de Paulo freire, a Educação no Brasil surgiu a dois séculos passados com grandes restrições a população e não contava com a valorização do professor. Hoje no século XXI contamos com a Educação para todos, onde conseguimos a democratização.Enquanto educadores temos que pensar que houve uma revolução na Educação e continuarmos em busca de melhorias, pois temos essa autonomia por meios de procedimentos legais e competentes que sabemos quais são.

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  59. A educação no Brasil em 15 de outubro de 1827, que determina que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras.
    O acesso a educação, porém, ainda era muito restrito nessa época do Império. Apenas famílias ricas tinham condições contratar professores para educar seus filhos. A partir dos anos 30 a expansão e interiorização dos grupos escolares e as primeiras escolas de formação superior de professores em surgiram.

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  60. Desde o inicio da historia da educação no Brasil, ocorreram muitas mudanças e ainda precisa melhorar mais. A educação nos dias de hoje esta mais democrática,e a maioria das pessoas tem oportunidade de estudar e se especializar em cada área.Segundo Paulo Freire, a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, e nada de ser como tijolo que forma a parede.

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  61. A história da educação sem dúvida foi e ainda continua árdua, claro, as mudanças foram muitas ao longo da história, mas ainda há muito o que fazer para finalmente poder dizer que temos educação de qualidade. Só assim, um dia poderemos “bater no peito” e dizer que o Brasil também ocupa uma das melhores posições no ranking da educação mundial.

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  62. No primeiro texto nos deparamos com a escola em seu surgimento e quem eram as pessoas beneficiadas com a educação, já no texto de Paulo Freire mostra como seria a escola ideal para que todos ficassem satisfeitos. Mas, contudo, percebemos que muitas vezes ainda hoje nos deparamos com uma educação arcaica e excludente. E enquanto a visão sobre educação não mudar e se mostrar mais aberta as inovações, não conseguiremos mudar o que chamamos de Escola.

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  63. Sereneide Escola M. E. I. Jacy K. Salamoni12:49:00

    Com o estudo pude perceber o avanço significativo na educação, antes a educação seria somente para as classes dominantes, hoje a educação é para todos sendo de qualidade e significativa. Houve valorização dos profissionais da educação. No passado o professor era ditador e autoritário, hoje ele é mediador de conhecimentos onde o aluno pode questionar ser critico e participativo para que ele possa transformar a sociedade.

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  64. Refletindo sobre os textos percebe-se, que a educação vem tendo mudanças significativas nas escolas, hoje todos têm acesso e direito a educação, na época do império a escola era somente para as famílias ricas que tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. Entre os diferentes grupos que atuam no campo dos saberes pode-se dizer que os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada. A sociedade exige um professor qualificado tanto nos planos científicos e tecnológicos, como nos planos cultural e pedagógico. Só através de uma qualificação adequada, o professor terá condições de desempenhar eficazmente as funções que lhe compete, quer no sistema educativo quer na sociedade.

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  65. Diante do que foi exposto pelos dois textos e o produto das reflexões com os demais profissionais da educação, é possível perceber um grande progresso no que se refere a educação, pois hoje a educação está disposta a receber todas as pessoas, de todas as classes e níveis, dando oportunidade a todos.

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  66. Pode-se notar que a evolução da sociedade , de certo modo, faz com que a escola se adapta para uma vida moderna , mas de maneira defensiva, tardia sem garantir a elevaçaõ do nível de educação.Porém, até os dias de hoje mostra-se nas pesquisas , que temos muito que avançar nos padrões desejáveis de qualidade na educação .

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  67. Diante do que foi exposto pelos dois textos e o produto das reflexões com os demais profissionais da educação, é possível perceber um grande progresso no que se refere a educação, pois hoje a educação está disposta a receber todas as pessoas, de todas as classes e níveis, dando oportunidade a todos.

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  68. Antigamente havia mais autoritarismo nas escolas e por parte dos pais eles queriam ver os filhos trabalhando ainda crianças. O estudo ficava em segundo plano. Hoje a lei proíbe o trabalho para menores de idade. Os pais de antigamente exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos. Eram autoritários e reprimiam todos os desejos. Os pais de hoje se acovardam diante do poder crescente dos filhos. Existem crianças que até batem nos pais e eles não sabem como reagir. E buscam soluções em, Super Nany” (que é a realidade de hoje buscando apoio nas escolas e com os professores ou super babá”) que ensinam aos pais como se defender e sustentar regras para lidar com os filhos. Pais acovardados e sem autoridade sobre os filhos. Hoje, muitos pais ainda resistem conversar sobre assuntos que desagradam os filhos; como tirar internet vícios as drogas, as doenças transmissíveis do que em prevenir o crescimento do número de gravidez precoce entre adolescentes. Pois hoje eles temem a explosão emocional e reação de vingança dos filhos; também temem serem mal interpretados por especialistas sociedade.

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  69. De acordo com estudos percebe-se que a educação teve um grande avanço, pois antigamente (na época do Império ); a educação só era para os filhos dos ricos, porque tinham condições de pagar professores, e os mesmo trabalhavam nas escolas privadas ou vendiam seus conhecimentos de forma independente. Hoje sabemos que a educação é para todos sem distinção, isso é garantido por lei. Os professores são na grande maioria formados, as escolas tem bom equipamento de trabalho. Entendemos que ainda tem muito a ser melhorado na educação. Porque tem crianças fora da escola, as condições de trabalho ainda não é o que garante a lei. Mas vamos nessa com muita luta chegaremos lá.

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  70. A educação passou por muitas mudanças significativas, não só para o educando, mas para os educadores dando assim, condições mais adequadas para que a educação acorra de fato para todos. A oportunidade, universalização com acesso para todos, teve democratização da escola, leis foram criadas, transporte escolar, merenda, dinheiro direto na escola, eleição democrática, porém tem muito para se melhorar com uma maior valorização aos profissionais da educação. É com isso tudo devemos criar uma educação cada vez melhor.

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  71. Na época de antigamente, poucas pessoas tinham acesso à educação escolar. Neste tempo eram escolas tradicionais só freqüentavam os que possuíam dinheiro, tinham poucos que estudavam.
    Na verdade não havia profissionais na área da educação, não tinham professor formado, uma educação diferente. A educação hoje está mais democrática, mas fica um desafio em desenvolver competências e comunicação aos alunos de forma mais adequada nas informações que existem.

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  72. Antigamente as aulas eram restritas, era somente para quem tinha condições financeiras, percebe-se que esta tendo grande avanço na educação comparando o passado. Hoje a escola é à base de toda a sociedade, pois oferecem estrutura física psicológica, alimentação, material pedagógico gratuito, profissionais qualificados.

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  73. O surgimento da Educação no Brasil foi muito importante para a nossa gente, mas poucos tinham acesso a prendizagem naquela época. Refletindo sobre os textos percebe-se, que a educação vem tendo mudanças significativas hoje todos têm acesso e direito a educação, na época do império a escola era somente para as famílias ricas que tinham condições de contratar professores para educar seus filhos.

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  74. Em relação ao primeiro texto o professor e a educação no novo contexto da sociedade percebe-se que houve muitas mudanças para melhor, como: educação para todos gratuita, transporte escolar, merenda, acesso a internet, acessibilidade, dinheiro direto na escola, profissionais qualificados entre outros... Mesmo com tantos avanços sabemos que ainda precisamos melhorar a qualidade do ensino aprendizagem e a valorização dos profissionais da educação.

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  75. Na escola tradicional, os alunos não tinham direito de se expor suas idéias. Na escola nova essa concepção mudou, professores passaram a ser transmissores de conhecimentos da aprendizagem, onde o aluno passa a ser ativo e participativo, a escola Tecnicista na época da ditadura o ensino era individualizado. A nossa atual educação ha uma troca entre professores e alunos com direito de expor suas idéias. Ás tecnologias está cada vez mais influenciando as pessoas de um modo em geral.

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  76. No primeiro momento de estudo abordado foi sobre o professor e a educação da sociedade, percebemos que a educação mão era para todos. Hoje houve mudança significativas com acesso para todos, democratização da escola , leis foram criadas, transporte escolar, merenda, dinheiro direto na escola, escolha de direção uma forma mais democrática, porém muito ainda deve melhorar como uma maior valorização aos profissionais da educação.

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  77. Plínio Maurício Lisbôa Costa
    Escola Municipal Cristalino
    A atividade inicial de formação continuada, ofereceu há oportunidade de reflexão sobre há atuação como profissional educador. A reflexão se constitui em que no primeiro momento do desenvolvimento educacional por vários milênios se pautou predominantemente por métodos pedagógicos excludentes geradores de uma pequenas mas, poderosas elites dominantes nas diversas sociedades étnicas humanas. Este processo educativo foi responsável pelo processo de exclusão em nossa sociedade brasileira até a década de 1970 do século XX,quando inicia-se um amplo movimento educacional nacional e mundial por inclusão (LIBRAS,Mobral por exemplos), correspondendo ao segundo momento no desenvolvimento educacional que se inicia-se com há democratização do país na década de 1980, o qual resultou atualmente na pedagogia educacional tecnológica, o qual fazemos parte no qual destaca-se por se pautar em: afetividade, transformação de informações em conhecimento significativo, cidadania crítica.

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  78. Elcia Regina
    Escla Municipal Jacy Salamoni
    Desde o início da historia da educação no Brasil, ela tem passado por transformações, pois no começo na época do império onde surgiu a educação oficial, o acesso a educação era para quem podia pagar por ela, também não havia escolas públicas e nem professores para atender a todos que precisavam dela. Daquela época ate hoje ocorreram muitas mudanças, por que a educação passou a ser mais acessível a todos, independente, do nível social, racial ou religioso, todos tem liberdade e acesso a educação pública. Porém ainda estamos constantemente em transformação, pois a cada dia a humanidade passa por processo evolutivo principalmente nas áreas tecnológicas, por isso nós professores temos que acompanhar essa evolução.

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  79. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL Ivete Alves de Oliveira
    Ao fazer a análise sobre os textos refletimos que a educação está acontecendo mudanças significativas a cada dia, na atualidade o direito ao acesso a educação é garantido a todo cidadão, na época do império a escola era somente para as famílias ricas, elite que tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. Entre os diferentes grupos que são considerados profissionais no campo dos saberes pode-se dizer que os professores tomam uma posição ardilosa, onde a sociedade exige um professor qualificado em todas as áreas, científicos, tecnológicas, pedagógica. No entanto só podemos desenvolver um bom trabalho se nos qualificarmos adequadamente, o professor terá condições de desempenhar eficazmente as funções que lhe compete, tanto no que lhe incumbe sobre o aprender e ensinar e também com o meio social.

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  80. Percebe-se que a história da educação passou por várias mudanças no decorrer dos tempos, essas mudanças ocorreram devido a necessidade de um país melhor. No inicio do império o ensino era restrito, apenas as pessoas que faziam parte da elite podiam estudar, as mulheres eram discriminadas, sendo poucas que podiam exercer a profissão de educadora. Porém, com o passar dos anos essa concepção foi sendo mudada, a escola foi aberta para todos, hoje com a universalização da educação só não estuda quem não quer, pois, o MEC possibilita cursos a distancia onde todas as pessoas podem estudar mesmo aquelas que trabalham. Então como vemos a educação mudou para melhor.

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  81. IVONE ARAUJO LIMA- ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.

    A Educação vem há vários anos passando por transformações na tentativa de andarmos lado a lado com os demais segmentos da sociedade organizada, mas, passamos ainda por dificuldades na Educação, temos os mecanismos tecnológicos , os quais fazemos uso as vezes pouco, as vezes em demasia. Temos enquanto educador manter um equilíbrio quanto a este mecanismo, porque não podemos perder a originalidade da sala de aula que é o contato com o aluno, a afetividade, o dialogo, o companheirismo, enfim , a proximidade com o aluno.

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  82. Percebe-se que ocorreram mudanças na história da educação no decorrer dos tempos, devido a necessidade de um país melhor. No inicio do império o ensino era restrito, apenas as pessoas que faziam parte da elite podiam estudar, as mulheres eram discriminadas, sendo poucas que podiam exercer a profissão de educadora. Porém, com o passar dos anos essa concepção foi sendo mudada, a escola foi aberta oferecendo oportunidades a todos da sociedade, temos a o ensino a distancia, o ensino do EJA e varias maneiras de estudar é só querer. Então como vemos a educação mudou para melhor. Mas antigamente o Professor era mais respeitado do que hoje em dia.

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  83. Nesta primeira formação o texto aborda a educação de alguns anos atrás, onde a educação era restrita, só para os que tinham mais dinheiro. Percebe-se que a história da educação passou por várias mudanças no decorrer dos tempos, essas mudanças ocorreram devido a necessidade de um país melhor. No inicio do império o ensino era restrito, apenas as pessoas que faziam parte da elite podiam estudar, as mulheres eram discriminadas, sendo poucas que podiam exercer a profissão de educadora. Porém, com o passar dos anos essa concepção foi sendo mudada, a escola viaves para toda a população.

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  84. Refletindo sobre a leitura dos textos percebemos que a educação vem se transformando à medida que a sociedade busca uma nova visão, conceito que todos devem ter acesso a uma educação de qualidade. A educação já foi privilégios de poucas pessoas que faziam parte da elite brasileira, mas varias mudanças ocorreram em prol de todos brasileiros que hoje tem acesso à escola. E que a educação possa buscar melhorias e transformações cada vez mais em benefícios de todos.
    Antigamente a educação não era para todos, era uma educação restrita, só tinha direito a ela a elite com o passar dos anos a educação tornou-se acessível, porém o professor era o detentor do conhecimento. Hoje grandes mudanças ocorreram à educação para todos é lei, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o mediador, uma pessoa que aprende junto com seus alunos. A educação avançou tanto que as crianças portadoras de necessidades especiais passam a freqüentar a classe regular, junto com as demais crianças.

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  85. LUCIMEIRI RIBEIRO DE SOUSA/ESC.MUN. AGROVILA CENTRAL.
    Entende-se que educação tem passada por várias mudanças nos últimos anos, e que essas mudanças vêm ocorrendo para suprir as necessidades de um país melhor. E que antigamente o ensino era restrito, pois poderiam estudar apenas os homens e se fosse da elite. Onde poucos poderiam ser educador. Porém, com o passar dos anos essa concepção foi sendo mudada, a escola passou a ser direito para todos.

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  86. Escola Municipal Agrovila Central
    Célia Maria Mendanha Gomes
    Tema:
    O Professor e a educação no novo contexto da Sociedade
    Segundo os textos lidos, vem nos mostrando o processo de mudança dentro da Educação. Essa mudança vem acontecendo deste no perfil do educador como no método de ensino. A educação passou por muitas mudanças significativas, não só para o educando, mas para os educadores dando assim, condições mais adequadas para que a educação acorra de fato para todos. Temos de estar aprimorando nossas metodologias para atendermos de forma satisfatória os nossos educandos do século XXI. Com toda sua bagagem de informação do seu cotidiano. O que não acontecia a um tempo atrás que o professor era o detentor do conhecimento.

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  87. Escola Municipal Agrovila Central
    Professor Thiago Faustino de Oliveira
    Lendo os textos entendo que a função de professor foi evoluindo ao longo da história para o exercício da docência. A função de professor foi regulamentada, possui legislação própria e apesar de não atender todas as realidades da profissão, nos oportuniza um aparato legal para conquistarmos novos direitos. Já o exercício da docência, infelizmente, sofreu/sofre uma pressão fortíssima em face das novas exigências sociais. Uma escola como a lida no poema depende não só do querer pedagógico, mas também do fazer pedagógico e muitas vezes o que queremos vai de encontro ao sistema e nesse processo às vezes somos forçados a não fazer.

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  88. Este comentário foi removido pelo autor.

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  89. Todas as transformações vêm afetando significativamente o campo da educação, especialmente a educação escolar, modificando finalidades, valores e práticas educativas. De maneira geral, nas últimas décadas vêm sendo empregadas reformas e políticas educacionais por todo país, na busca de se ajustar a educação escolar aos parâmetros da reestruturação capitalista. Comparando os dois textos, percebe-se que a educação durante muitos anos, obteve mudanças significativas, essas mudanças vieram para melhorar muito a qualidade na educação no Brasil.

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  90. Ao compararmos os dois textos, pudemos perceber a importância do surgimento da profissão do professor, onde fez-se necessário devido às necessidades da elite, em que a educação era para os mais ricos, já no poema de Paulo Freire, somos tratados como “seres humanos” reais, como gente que precisa do outro, que precisa trabalhar em equipe para que o produto/conhecimento seja significativo, pois não esqueçamos jamais que enquanto profissionais, somos a extensão de nossa vida e assim também nossos educandos. O valor e as mudanças que almejamos para a nossa profissão e a qualidade de vida começa, dentro de cada um de nós.

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  91. Já se passaram várias décadas na educação, pois houve muitas mudanças; Plano nacional de educação, a LDB, Educação para todos, Transporte escolar, Estrutura física, Educação a distância e a informatização. Mas com tudo isto o professor de antigamente era mais respeitado, mais valorizado, hoje não há nada disto qualquer coisa que a o professor ....

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  92. Shirley de Jesus Carvalho
    Escola Municipal Agrovila Central.
    A discussão dos dois textos nos leva a refletir sobre a história da educação brasileira, mostrando de forma simples e clara as características de cada época.

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  93. Após a leitura do texto podemos notar que com o passar dos anos houve um grande avanço na qualidade de educação em nosso país, a educação que antes era para poucos hoje está ao alcance de toda a população, ainda não está totalmente adequada, mas vamos continuar lutando que conseguiremos chegar lá.

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  94. A Educação oficial no Brasil começou no dia 15 de outubro de 1827 com um decreto imperial, ai teve que se passar 136 anos para oficializar essa data. Realmente tudo na educação é de muita luta.

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  95. A profissão do professor surgiu quando D.Pedro I decretou em 15 de outubro de 1827 que houvesse em todas as cidades, vilas e lugarejos escolas de primeiras letras. Porém o ensino era restrito aos de classes mais altas, e os professores vendiam conhecimento de forma independente, mas com o passar dos anos ocorreram várias mudanças, houve melhora nas condições de ensino, mais profissionalização, o acesso a educação agora é para todos indiferente da classe social, da raça, religião e sexo.

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  96. No meu ponto de vista a escola de 1827, já não é mais a mesma, com certeza não é somente eu que penso assim, pois não é mesmo, hoje vivemos em tempos que a escola permite que o aluno tenha suas próprias conclusões e que juntamente com professores o aluno, família e funcionários fazem parte da comunidade escolar, criou se ao longo do tempo uma escola organizada, com leis e diretrizes que a rege. Como diria Paulo Freire " Escola é lugar onde se faz amigos", e para mim também e ainda mais escola é lugar de conhecimento, de se praticar a solidariedade e a cooperação, lugar de se aprender a ser, a fazer, de educar-se e ser feliz como no poema de Freire.

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  97. Segundo os textos estudados na formação, grandes mudanças marcaram a história da educação no Brasil, estes me levam a seguinte reflexão:
    Grandes mudanças aconteceram na pedagogia do ensino no Brasil, garantia de acesso a todas as pessoas independente de sexo, idade, classes sócias, condições físicas, crenças e raças e, por ultimo a histórica do professor que outrora era respeitado como um dos profissionais mais importantes da sociedade e hoje luta contra a desvalorização e para ter seus direitos reconhecidos.
    Segundo Eduardo Bueno (autor do livro, BRASIL: UMA HISTÓRIA INCONVENIENTE): “povo que não conhece a sua história esta condenado a repeti-la”.

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  98. Logo no surgimento da educação brasileira apenas quem tinha condições de pagar e que poderia estudar, ou seja a escola foi criada para os ricos. Com o passar dos tempos foi ocorrendo mudanças e o acesso à escola foi se expandindo para as classes menos favorecidas e sofrendo melhorias.Hoje em dia o acesso e permanência na escola é obrigatório à todos. Percebe-se que houve muitas mudanças , transformações e melhorias, mas isso não significa que a educação está excelente, contudo isso sabemos que ainda é necessário mudanças na melhoria e valorização profissional na educação brasileira.

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  99. CLAUDIA RIBEIRO JACY K SALAMONI09:00:00

    Depois de lermos os textos ,observa-se que na quela epoca a escola era somente para quem tinha condições de pagar pelo conhcimento,o ponto que mas mudou possitivamente foi que a escola passou ser um direito de todos e oferecida nas redes publicas.

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  100. No ponto de vista de meu grupo achamos que a mudança positiva foi uma escola para todos, as tecnologias estão mais presentes, existe transporte deixando mais acessível para todos, porém mudou a preocupação da família com a educação falta acompanhamento, o professor deixou de ser um personagem importante dentro da sociedade. A escola de Paulo Freire ainda é um sonho.

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  101. bom no meu ponto de vista as mudanças foram muitas ,como a ascola agora é para todos e todos tem direito a escola ,sendo que antes era, poucos aquele que tinha direia a uma sala de aula

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  102. Desde o surgimento da educação oficial no Brasil, está passou por várias transformações. Nas discussões, analisamos que a gratuidade e a escola para todos, foi um marco importante e o ponto mais positivo. Também observamos que a estrutura das instituições e as tecnologias disponíveis vêm melhorando a cada dia, porém o compromisso da família para com seus filhos e a valorização dos profissionais da educação passa por um momento complicado, o que compromete a continuidade dos avanços positivos.

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  103. Ao ler os textos e refletir percebemos que ele nos leva a uma história da educação renovada.Onde os textos nos mostra claramente os avanços de forma seqüenciada de cada década

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  104. Podemos observar que a educação no Brasil passou por transformações para melhor. Essas mudanças não aconteceram de um dia para a noite, é um processo que aconteceu a partir da luta de todos aqueles que acreditam que a educação é a arma mais poderosa que um país pode ter nas mãos.

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  105. Este comentário foi removido pelo autor.

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  106. Percebe-se que a história da educação passou por várias mudanças no decorrer dos tempos, essas mudanças ocorreram devido a necessidade de um país melhor. No inicio do império o ensino era restrito, apenas as pessoas que faziam parte da elite podiam estudar, as mulheres eram discriminadas, sendo poucas que podiam exercer a profissão de educadora. Porém, com o passar dos anos essa concepção foi sendo mudada, a escola foi aberta para todos, hoje com a universalização da educação só não estuda quem não quer, pois, o MEC possibilita cursos a distancia onde todas as pessoas podem estudar mesmo aquelas que trabalham. Então como vemos a educação mudou para melhor.

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  107. ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JACY K. SALAMONI
    1º ENCONTRO. 02/04/2012.
    COMO SURGIU A PROFISSÃO DO PROFESSOR.
    Diante do que foi exposto pelos dois textos refletiu-se a educação e os profissionais que nela atuam. O primeiro descreve sobre o surgimento da educação oficial no Brasil em 1827. Mostrando a realidade daquela época; o ensino era destinado apenas àqueles que tinham melhores condições financeiras, o conhecimento era restrito a poucos. O professor era respeitado. Com o passar do tempo e a evolução na educação, surgi nos anos trinta os grupos escolares, o ensino era público e gratuito. Neste período o professor não precisava ter estudo específico na área; com o passar dos anos, surge à necessidade de qualificação profissional.
    Segundo o poema de Paulo Freire, a escola não deveria ser somente parede, mas gente com amizade, não uma ilha cercada de gente sem amizade.
    Diante do exposto nos dois textos, concluí que a escola está da forma que Paulo freire descreve fria, as pessoas vivem em função de trabalhar, estudar, qualificar. Estamos deixando para trás, a amizade, as relações humanas, onde as pessoas não mais conversam pessoalmente, quase tudo se faz pela internet.

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  108. Solange Busanello21:04:00

    ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.

    1º ENCONTRO.

    COMO SURGIU A PROFISSÃO DO PROFESSOR.
    A profissão do professor surgiu devido à necessidade social para ensinar os filhos das famílias ricas. Somente na década de 30 surgiram as escola públicas, expandindo a educação quando também surgiram as escolas de formação superior de professor.

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  109. Percebemos neste texto que ouve sim grandes mudanças na educação bem como na valorização dos profissionais da educação mas também se percebe que a familia perdeu muito a sua autoridade com os filhos e isso refletiu no dia a dia de sala de aula onde os filhos perderam o limite e deixam isso claramente nas atitudes demonstrada na sala.
    Diante disso nós profissionais temos que estar cada vez mais atentos as mudanças buscando conhecer os direitos e deveres bem como as leis que nos regem.Precisamos participar e discutir e dar idéias sobre assuntos que involve o desenvolvimento educacional.

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  110. Elizane Maia - Escola Cecilia Meireles20:02:00

    Ao refletir sobre o texto observa-se que ouve com certeza mudanças na educação, claro que umas para melhorias, outras para oprimir e atrapalhar a vida do professor bem como na valorização dos profissionais da educação. Como-se vê, antes a educação era privilegio de alguns indivíduos hoje juntamente com a evolução a educação é direito de todos. Porém Isso ainda não Constitui a educação brasileira como perfeita, para isso precisa-se de muitas mudanças entre elas a valorização do professor.

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  111. 1º Encontro
    Após a leitura dos dois textos e a reflexão no grupo, posso dizer que a educação antigamente era destinada a poucos, principalmente para aquelas crianças que seus pais detinham maior poder aquisitivo, com o passar do tempo houve avanços no direito a educação e hoje ela é oferecida a todos e garantida pelo estado.
    Em relação ao texto sobre a escola, eu acredito muito que podemos ter uma escola e uma sociedade melhor, se cada pessoa se respeitar , sermos otimista e perseverantes, trabalharmos valores e a sociedade se convencer novamente do valor da família.

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  112. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 1º Fórum da Formação Continuada.
    Uma escola tradicional onde o império não oferecia ensino a todos, naquela época o acesso a educação era restrito, apenas famílias ricas tinham condições de dar estudos aos seus filhos, pois tinham condições de contratar um bom professor.
    Apartir dos anos 30 é que começou o ensino publico no Brasil e ai se iniciou a educação das crianças e assim de lá pra cá o nosso ensino publico só evoluiu teve inicio as faculdades abertos que deu oportunidade para professores leigos se habilitarem na área de sua atuação.
    Ocorreram muitas mudanças na educação de 2009 pra cá, começando pela formação de professores que antes eram muitos leigos e agora são poucos, e os poucos leigos que existem atuantes estão cursando uma faculdade em busca de uma formação na área em que atuam, essas mudanças que ocorreram ao longo dos anos foi muito bom para os professores e alunos.

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  113. Podemos perceber que a educação surgiu com a vinda dos Padres Jesuítas, tomando impulso com a mudança da Família Real para o Brasil, contudo a Educação não era para todos e sim para uma parte da sociedade procurando atender a demanda da corte. Depois disso a educação passou por varias etapas sempre tendo a influência e indo de encontro a interesse particulares. Após a Primeira Grande Guerra a educação começa a ser repensada com grandes nomes de educadores como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Almeida Júnior, entre outros.
    Podemos dizer que a educação excludente perdeu suas forças após a constituição de 88, quando a educação passou a ser um direito de todos tendo como objetivo a erradicação do analfabetismo.

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  114. Podemos perceber que á educação passou por vários processos, por um lado bom e outro ruim. Era uma época que não tinha estrutura escolar e não era todos que tinham á oportunidade de estudar, hoje todas as crianças independentes da classe social tem o direito á educação escolar. Por outro lado alguns costumes que existiam não utilizam mais, as crianças estão sendo criados muito livres.

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  115. Percebemos que as famílias perderam muito a sua autoridade com os filhos e isso refletiu no dia a dia de sala de aula onde os filhos perderam o limite e deixam isso claramente nas atitudes demonstrada na sala.
    Diante disso nós profissionais têm que estar cada vez mais atentos as mudanças buscando o conhecimento e os direitos e deveres bem como as leis que nos regem. Porém Isso ainda não Constitui a educação brasileira como perfeita, para isso precisa-se de muitas mudanças entre elas para obtermos a valorização do professor.20/04/2012.ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL.

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  116. Escola Municipal Agrovila Central
    Professora Giovana de oliveira Pereira
    Reflexão sobre o 1º Fórum da Formação Continuada.
    Diante do que foi exposto pelos textos os profissionais da educação, é possível perceber um grande evolução no que se refere a educação e a formação de professores, pois hoje a educação está disposta a receber todas as pessoas, de todas as classes e níveis, dando oportunidade a todos cursos e formações para melhorar nossos conhecimentos. O Império foi marcado por grandes derrotas em relação à Educação, pois, era claro o interesse dos nobres em que o ensino se limitasse àqueles que tinham dinheiro, nesse período pouco se fez ao ensino primário, pois, nunca fora o objetivo da corte, pois a educação pública só veio apartir dos anos 30 surgindo assim às primeiras escolas para formação de professores no Brasil.

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  117. Através do estudo dos textos, podemos observar o quanto à educação vem evoluindo de forma absurda, um exemplo grande disso é o acesso a escola, pois antigamente era muito restrito, nem todas as classes podiam ter o privilégio de estudar, e hoje á igualdade, é dever do governo oferecer a educação gratuita para todos, com isso novas leis foram criadas para garantir para todos seus direitos de cidadã.

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  118. No primeiro texto pudemos perceber a evolução da educação, onde o acesso à educação era muito restrito na época, apenas algumas “famílias” tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. Com o passar do tempo avanços foram aparecendo, e a educação se transformando. Hoje todos têm direito a uma educação de qualidade, onde o pobre e rico tenham o mesmo direito. Para Paulo freire a educação de hoje qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Enfim, acredito que nesse processo, talvez o que tenha mais marcado as mudanças no ensino não tenha sido a forma de ensinar nem de aprender, as técnicas e métodos usados, mas sim questões de caráter social, culturas e ético.

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  119. No primeiro texto pude observar que o acesso à educação era muito restrito na época do Império. Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. Esses profissionais ou atuavam em escolas privadas ou vendiam conhecimento de forma independente.
    O segundo texto fala sobre o poema de Paulo Freire, e ao comparar os dois textos, observei que a educação melhorou muito. Para Freire a educação de hoje qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Sabemos que a educação sozinha não transforma a sociedade mas sem ela tampouco a sociedade se transforma.
    Vivemos em período de crise de valores e identidade, onde percebemos que a figura do professor vem passando por algumas mudanças de padrões e que precisam ser discutidas ou no mínimo refletidas a fim de evitar deformidades, cerceamentos que venham prejudicar ainda mais o processo de educação mas também é fato que os professores precisam buscar aperfeiçoar sua formação para garantir um ensino de qualidade que hoje é gratuito e garantido pela constituição, não só a gratuidade mas a qualidade do mesmo.

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  120. O estudo dos textos nos possibilitou uma reflexão sobre a história da Educação, o que foi muito bom, uma vez que devemos estar atentos a evolução desde sua criação. Com certeza essas reflexões nos proporcionarão melhorias na qualidade de Ensino.

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  121. Professora: Josenilde Nogueira Paniago – EM Apostolo Paulo – Serrinha
    Em cada organização de qualquer instituição de ensino ainda carrega marcas e reflexos de características secular do seu surgimento. Antes de Cristo os pensadores já discutiam educação bem antes de existir o espaço escolar. Mas esta educação era restrita e para Freire (Mundo Jovem – 2009), o sistema de ensino deveria ser acessível a todos e o professor um mediador do conhecimento, de conflitos, enfim, o especialista na arte de ensinar.

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  122. Anônimo10:32:00

    Telecentro Comunitário Cristalino
    Prof.: Elismar Carneiro Pereira
    É bom lembrar que a nossa política educacional não é feita só de espinhos. Conquistamos avanços importantes! O aluno, hoje, é mais ouvido, os livros didáticos têm uma qualidade bem superior e as escolas estão mais contextualizadas com a realidade dos seus alunos, trabalhando temas que antes nem se pensava, como a identidade, o trabalho, a cultura e a arte.

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  123. Professora Iraci Correia de Sousa, Escola Apóstolo Paulo11:01:00

    Estar atentos a novas Leis da Educação bem como de buscar a história sobre o surgimento desta profissão é um dever nosso enquanto Educadores. Por isso participo das Formações Continuadas e procuro me informar das Leis que regem essa profissão. Devemos nos pautar sempre no compromisso pela Educação e não se esquecer do apoio da familia e do sistema.

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  124. Edna Gomes de Moraes, escola Apóstolo Paulo16:14:00

    Os textos trabalhados em especial o poema de Paulo Freire foi de fundamental importancia para nos despertar sobre a importancia de conhecer a história de nossa profissão, bem como de estar em continuas leituras sobre as leis que regem a Educação.

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  125. Maria Luiza de Lima Fernandes
    Escola Municipal Apóstolo Paulo - Serrinha
    1º Encontro - 02/04/2012
    Como surgiu a profissão do professor
    Neste 1º encontro depara-se com dois textos que refletem a educação e os profissionais, atores do processo. Descreve-se o surgimento da educação no Brasil em 1827, uma educação destinada às famílias de alto poder aquisitivo. Com a evolução da educação o ensino passou a ser público e gratuito e o profissional não precisava ser qualificado para atuar. Com o passar do tempo a necessidade surge de profissionais qualificados. O texto de Paulo Freire retrata a pura realidade. Escola que só existe nos sonhos. As escolas são frias, sem amor, sem motivação, sem afetividade, sem amizade. As pessoas esquecem que estão cercadas de gente, esquecem-se de cultivar o amor, a amizade, bens preciosos para a convivência.

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  126. Escola Municipal Vila Nova

    Os dois textos foram muito importantes, pois fala sobre as mudanças ocorridas na educação. Antes o acesso a educação era somente para as pessoas de alto poder aquisitivo. Atualmente todos podem frequentar a escola, tendo seus direitos garantidos pela Constituição Brasileira.

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  127. Elisângela Samira de Lima Fernandes- Escola Apóstolo Paulo

    Nesse 1º encontro de Formação Continuada que tem como título " Como surgiu a profissão do professor", percebemos que a educação vem sofrendo mudanças desde a época do império, onde poucos tinham acesso ao conhecimento, onde o professor era respeitado e não precisava ser formado na área. Com o passar dos tempos, surgiu a necessidade de formação. O texto de Paulo Freire retrata uma escola longe da nossa realidade, pois vivemos em período de crise de valores e identidade, onde percebemos que a figura do professor vem passando por algumas mudanças de padrões e que precisam ser refletidas.

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  128. Escola Apóstolo Paulo
    Patrícia Bortulluzzo
    1º Encontro
    Nesse estudo discutimos as mudanças que a Educação vem sofrendo no decorrer dos anos, em que o professor não se tinha uma formação e era bem mais respeitado e valorizado. Diferentemente de hoje que o professor tem que passar por mudanças para continuar nessa caminhada em busca de uma escola melhor onde há amor, amizade,que são essenciais para uma boa convivência e que hoje estão longe disso pela frieza de algumas escolas.

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  129. Escola Apóstolo Paulo
    Odoniel Martins da Costa
    1º Encontro
    Ao refletir sobre o texto pode observa-se que educação antigamente era destinada a poucos, principalmente para aquelas crianças que seus pais detinham maior poder aquisitivo, após isso a educação passou por varias mudanças e muitas dela para melhor, como a rede publica de educação que na época não tinha e aceso ao ensino superior. Então como vemos a educação mudou para melhor.

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  131. Agrovila Central
    Diante do que foi exposto nos dois textos, nos leva a refletir como a educação brasileira evolui. E um pouco da história de como ocorreu essa evolução.

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  132. Agrovila Central
    A Educação

    O ser humano sente a necessidade de ensinar e para melhorar suas relações sociais e para isso usamos a transmissão do conhecimento. E no Brasil somente a pouco tempo que o ato de ensinar se tornou oficial, mas esse legado era reservado a uma porção da sociedade, mas com o tempo houve a criação de escolas publicas e esse cenário mudou. Somente a partir da década de noventa que as crianças tiveram direito e dever de freqüentar a educação através da escola publica. Atualmente estamos atendendo um publico maior, mas o nível de qualidade esta diminuindo. Isso demonstra que cada momento na historia humana tem suas características e no Brasil não foi diferente, hoje estamos no momento de expansão da educação e o próximo momento será o de reavaliar os métodos que estamos utilizando para trabalharmos como os alunos atualmente.

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  134. Ademária – Escola Apóstolo Paulo.
    Neste 1º encontro, após a leitura dos textos e reflexão de ambos, nota-se que o direito a Educação escolar era para poucos, em especial para aqueles que detinham maior poder aquisitivo. Mas com as mudanças e avanços na Educação, hoje ela é oferecia a todos e garantida na Lei. Contudo devemos ser persistente e acreditar que a Educação escolar e a nossa sociedade possa melhorar em seus requisitos enquanto Ensino-aprendizagem, e para que haja mudanças significativas é preciso existir respeito entre pessoas, que os valores familiares sejam colocados em práticas.

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  135. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Refletindo sobre a leitura dos textos percebemos que a educação vem se transformando à medida que a sociedade busca uma nova visão, conceito que todos devem ter acesso a uma educação de qualidade. A educação já foi privilégios de poucas pessoas que faziam parte da elite brasileira, mas varias mudanças ocorreram em prol de todos brasileiros que hoje tem acesso à escola. E que a educação possa buscar melhorias e transformações cada vez mais em benefícios de todos.
    Antigamente a educação não era para todos, era uma educação restrita, só tinha direito a ela a elite com o passar dos anos a educação tornou-se acessível, porém o professor era o detentor do conhecimento. Hoje grandes mudanças ocorreram à educação para todos é lei, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o mediador, uma pessoa que aprende junto com seus alunos. A educação avançou tanto que as crianças portadoras de necessidades especiais passam a freqüentar a classe regular, junto com as demais crianças.

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  136. http://simoneassis.blogspot.com.br21:02:00

    Simone de Assis Silva - Apóstolo Paulo

    Segundo as informações obtidas houve melhorias, hoje todos têm acesso à educação que antes era para poucos, pois só as pessoas nobres podiam estudar, e essa mudança é notável através das oportunidades como exemplo a educação de jovem e adulto.

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  137. O surgimento da Educação no Brasil foi de suma importância para o povo brasileiro, pois no ano de 1827, poucos tinham acesso à escola, somente os ricos tinham acesso à aprendizagem.
    Os dois textos trás um contexto histórico, onde se pode perceber que houve muitas mudanças na busca de melhorias para a educação, hoje é oferecido escola para todos e cada vez mais se busca qualidade no ensino. Houve grandes avanços em relação à valorização dos professores, mas ainda tem muito que melhorar.

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  138. A evolução da educação tem sido muito significativa. Hoje em dia a educação é de todos sem distinção de raça, religião, posição social ou deficiente e começa bem cedo. Percebe-se claramente que o estudo transforma a sociedade e dá oportunidade de direitos para todos.

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  139. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO

    De acordo com os textos lidos nesse módulo nos leva a meditar sobre a história da educação brasileira, mostrando de forma nítida as evoluções e as principais características de forma gradativa. Essas evoluções na educação vem refletindo no ensino-aprendizagem das escolas urbanas e do campo.

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  140. Antonio Eduardo Pinheiro - E. M. Apóstolo Paulo
    A educação em nosso país e em todo mundo ela tem sido gradativa durante todos esses anos desde que surgiu, apesar das tecnologias propondo sempre mudanças, a educação também tem suas mudanças para melhora. Que nesta evolução é de esperar que todos contribuam com sua capacidade de promover melhora para uma educação de qualidade.

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  141. Jhordannia Alves Araujo
    Escola Municipal Bela Vista
    Podemos perceber que grandes foram as modificações ocorridas em todo esse tempo. Vimos que a desigualdade social não influencia mais e a lei esta sendo mantida ( de educação para todos). E podemos perceber que daqui pra frente à educação como um todo só tem a ganhar.

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  142. Clarice Vendruscolo Buguiski Escola Municipal Bela Vista
    Refletindo sobre os dois textos da formação continuada, pude perceber que várias mudanças aconteceram até aqui na vida profissional de um professor, mas que a função de um professor será sempre de extrema importância para a nossa sociedade, pois o professor é um mediador do conhecimento e é um eterno ser, que tenta apesar das dificuldades formarem seres críticos, formadores de suas próprias opiniões com ética e responsabilidade.

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  143. Simone F.da Silva Freitas Escola Municipal Bela Vista
    Grandes e visíveis são as mudanças que a educação de nosso país vem se consolidando. Hoje, podemos dizer que muitos sonhos foram realizados na formação acadêmica de muitos brasileiros. E entre eles nós professores que apesar das lutas diárias, acredito que estamos conquistando cada vez mais os nosso "Papel de Educador".

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  144. Prof. Paulo- Bela Vista
    Como surgiu a profissão do professor
    A Educação no Brasil passou por um processo longo, foi em1827 quando D. Pedro assinou a Lei.
    Não podemos esquecer que de lá para cá muitas coisas mudaram, isso não podemos negar, pois alguns anos atrás a educação era para um pequeno grupo da sociedade e os profissionais da educação tinham que Atender em situações precárias.
    Mas também não podemos esquecer que na época o professor era reconhecido, hoje é quase necessário ir com colete a prova de bala para a escola, sem dizer que nós assumimos as responsabilidades das famílias, hoje somos pais, médicos, psicólogos, etc.

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  146. Luciene Bela Vista
    Como surgiu a profissão do professor
    A educação no Brasil passou por um processo longo, foi em 1827 quando D. Pedro assinou a lei.
    Muitas coisas mudaram, pois a educação era para um pequeno grupo da sociedade .
    Só que naquela época o professor era valorizado.
    Hoje nós assumimos a responsabilidades da família de pais ,mães , psicólogos etc.

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  147. Jovelina R. Veloso. Escola M. Bela Vista.

    Inicialmente, a educação era para uma pequena parcela da sociedade e o professor era visto como a pessoa capaz de melhorar o "mundo", podia até não ter condições de trabalho decente, mas era valorizado, hoje, a educação é ofertada para uma maioria, as condições de trabalho são melhores que antes, todavia, na maioria das vezes, não somos respeitados, tampouco reconhecidos pela importância do nosso trabalho. E no espaço (escola)que deveria ser de "gente", às vezes é apenas a representação da ilha de Paulo Freire.

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  148. Professora Euípia Ana/E. M. Bela Vista
    Revendo o surgimento da Alta vocação de um professor, e como ela surgiu, nota-se que até a data presente, muito se tem feito e acrescentado para o enriquecimento do mestre e de sua função. Em suma é, na verdade; "o educador" nasce para sua missão e mesmo quando cessam suas atividades, obras resultantes de uma vida de esforço e dedicação, o acompanharão por longos dias subseqüentes. Que recompensa incalculável é esta!

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  149. Núbia16:19:00

    Após leitura e debate dos textos apresentados, o que de fato perceber-se é que a Educação era um direito de poucos, ou seja, apenas as elites tinham acesso e atualmente nos deparamos com outra realidade, onde todas as classes tem direito e acesso. Porém sabemos que apesar de todos terem direito a Educação gratuita e de qualidade em muitos locais no nosso país essa realidade ainda não se concretizou por completo.

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  150. Rosangela Ap. Grande- Escola Cecília Meireles.
    Há décadas anteriores o privilégio de estudar eram de poucos e estes estudavam por serem bem sucedidas economicamente. Porém, ocorreu um grande avanço na educação, onde todos podem participar .

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  151. A educação no Brasil foi oficializada em 1.827, de lá para cá, ocorreram várias mudanças,pois, na década de 30 foi criado o ministério da educação, o estado passa a se responsabilizar legalmente pelo ensino gratuito, a exclusão mesmo diante de muitas resistências foi sendo superadas, o governo oferece transporte escolar, bolsa família, merenda, formação dos profissionais da área, tudo foi melhorando a cada ano. Deixando de atender somente os ricos da sociedade.
    Contudo a muitas questões ainda para melhorar, como: remuneração dos profissionais- que muitas vezes tem que cumprir dupla ou tripla jornada de trabalho para mante-se-, menor numero de alunos por sala e melhorias nos espaços físicos das escolas.

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  152. A educação no Brasil foi oficializada em 1.827, de lá para cá, ocorreram várias mudanças,pois, na década de 30 foi criado o ministério da educação, o estado passa a se responsabilizar legalmente pelo ensino gratuito, a exclusão mesmo diante de muitas resistências foi sendo superadas, o governo oferece transporte escolar, bolsa família, merenda, formação dos profissionais da área, tudo foi melhorando a cada ano. Deixando de atender somente os ricos da sociedade.
    Contudo a muitas questões ainda para melhorar, como: remuneração dos profissionais- que muitas vezes tem que cumprir dupla ou tripla jornada de trabalho para mante-se-, menor numero de alunos por sala e melhorias nos espaços físicos das escolas.

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  153. Lília Oliveira - Escola Bela Vista
    Importante conhecermos "Como surgiu a profissão professor" para analisarmos a situação atual que a educação agora e para todos;Com isso refletir nosso papel na sociedade.

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