Segunda-feira, 14 de maio de 2012 (6º encontro)


Fonte web

...“A sequência de conteúdos que privilegiamos procura identificar um quadro teórico e legal que permita pensar e apresentar a reflexão e a formação como dinâmicas interativas mobilizadoras e redimensionadoras do(s) professor(es) e das suas práticas, articulando as dimensões pessoal, profissional e sócio organizacional.”...
           Esse fragmento supra-citado nos apresenta a Formação Continuada como uma necessidade profissional, pessoal e social. Enquanto profissional estamos sempre sendo cobrados e incentivados a participar destes estudos. Mas como necessidade pessoal e social; tenho tido interesse em buscar aperfeiçoar-me? Comente sua posição.

105 comentários:

  1. Reflexão do dia 07/05, 5º encontro. Ao refletir o texto lido, como necessidade pessoal e social; tenho tido interesse em buscar aperfeiçoar-me sim. A minha posição no referente à formação atual, o que é válido são as discussões que realizamos na escola. O texto apresentado nada tem contribuído com minha prática, são todos de nosso conhecimento da graduação de pedagogia. Quanto educadora gostaria de uma formação que acrescentasse algo para minha prática pedagógica em sala, gostaria de algo que fosse mais voltado para a realidade do dia –a –dia. Que houvesse espaço para se discutir as nossas reais necessidades da escola.

    ResponderExcluir
  2. Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para que a educação nos leva a refletir, a escola e a educação num sentido mais amplo, tendo em vista que o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora desse processo de aprendizagem. Na sociedade atual, o grande problema é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, para isso se faz necessário uma mudança na metodologia , na forma de aprender dos alunos e consequentemente na forma de ensinar dos professores.

    ResponderExcluir
  3. Josenilde Nogueira Paniago – EM do Campo Apóstolo Paulo (Serrinha)

    Na formação como educadores sentimos a necessidade de nos recorrer às diversas informações para inovar e até mesmo modificar a nossa prática. Embora os assuntos abordados sejam de nosso conhecimento, serviu de subsidio, de motivação e também apontou um norte para a melhoria da nossa prática.
    A discussão colaborou na condução dos nossos trabalhos e conforme a interpretação de cada educador estabeleceu conhecimento produtivo vinculado aos processos do ensinar. Sabemos que qualquer informação é muito significativa quando são colocadas na pratica.

    ResponderExcluir
  4. A principio, é preciso conceituar o termo ( formação continuada), e abordar como essa formação se da a importância para o profissional na atualidade, apontando assim, os desafios enfrentados pelos docentes como, o domínio de novos conhecimentos cada vez mais crescentes de se formar para a cidadania. É preciso sensibilizar o professor para que invista nessa formação, pois é de suma importância manter-se atualizado, e assim sentir-se preparado para enfrentar os desafios que se apresentam em sala de aula, a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. 6º Encontro
    Escola Guarujá
    Baseado no estudo desenvolvido neste encontro, a formação tem como base uma reflexão do professor sobre sua prática docente, de modo a permitir que examine suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes etc., realizando um processo constante de auto-avaliação que oriente seu trabalho. Desta forma, a postura reflexiva não requer apenas do professor o saber fazer, mais que ele possa saber explicar de forma consciente a sua prática e as decisões tomadas sobre ele e perceber se essas decisões são as melhores para favorecer a aprendizagem do seu aluno, pois segundo Perrenoud (2002), ensinar é, antes de tudo, agir na urgência, decidir na incerteza.

    ResponderExcluir
  6. A minha opinião à formação continuada, o que é válido são as discussões que realizamos na escola. As discussões colabor na condução dos nossos trabalhos e conforme a interpretação de cada educador estabeleceu conhecimento produtivo vinculado aos processos do ensinar. Sabemos que qualquer informação é muito significativa quando são colocadas na pratica.

    ResponderExcluir
  7. Diante de tantas transformações que vê ocorrendo no mundo atual, a formação continuada tem auxiliado bastante o professor nas praticas pedagógicas . Sendo um processo reflexivo na pratica docente essa formação do profissional tem alicerçado o professor ativamente na inovação e na melhoria da qualidade da educação e do ensino porque acontece uma troca de conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Com base no 6º encontro, “A formação contínua de professores”, fazendo uma auto-reflexão sobre o que diz respeito, é possível dizer que todos os estudos, diálogos e reuniões pedagógicas enriquecem sim nossa prática pedagógica. Nós educadores buscamos sempre estar atualizados e informados, porém, estamos sempre sobrecarregados de tarefas extracurriculares no qual nos tomam muito tempo fora da escola também. Estamos dedicando maior tempo ao nosso serviço do que a vida pessoal. Resta-nos tão pouco tempo fora da escola que, ao invés de procurarmos um aperfeiçoamento, buscamos família e um pouco de lazer e discontração.

    ResponderExcluir
  9. A sociedade do século XX, nomeadamente, a partir de meados deste
    Século, com exigências específicas, tanto no nível educativo e cultural, como
    No socioprofissional e econômico, tem enfatizado a educação e a formação
    Como meios privilegiados para a satisfação das necessidades individuais e
    Socioorganizacionais numa sociedade que se descobre cada vez mais em
    Mudança acelerada. Esta mudança rápida e contínua é, sem dúvida, uma
    das responsáveis das novas exigências, tanto da educação como da formação.
    Como resposta à impossibilidade de uma educação para toda
    A vida.

    ResponderExcluir
  10. Vejo a formação continuada como uma saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, dentro do contexto educacional contemporâneo,trocas de idéias sobre problemas enfrentados no dia-a- dia escolar,dividimos experiências , a formação torna um ser energizado, atuante no seu espaço histórico e que cresceu no saber e na responsabilidade. Nos dias de hoje a busca pela qualificação profissional está cada vez mais presente na
    vida dos professores e dos demais profissionais. Assim cursos de extensão, palestras e outros
    momentos de exposição sobre assuntos relacionados às áreas de interesse tornam-se
    importante para que ocorra a qualificação.

    ResponderExcluir
  11. Acho impossível nós educadores estarmos voltados a oferecer uma formação cidadã, se antes de tudo não tivermos preocupados com a nossa própria formação pessoal e socail. Como é que eu posso fazer o meu aluno se desenvovler de forma integral se eu mesmo não possuo esse desenvolvimento. Enquanto educador temos que nos posicionarmos de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais e isso é possivel com uma formação integral e contínua.Eu tenho sim procurado na medida do possível conhecer e valorizar a nossa pluralidade socio cultural brasileira assim como as demais nações.

    ResponderExcluir
  12. A formação continua e todos os estudos realizados na formação continuada, diálogos, troca de experiencias e outras reuniões pedagógicas enriquecem muito nossa prática pedagógica e nos dão muito suporte para poder-mos enfrentar os desafios do dia a dia em sala de aula. Mas como educadores além da formação continuada devemos constantemente buscar-mos novos conhecimentos, estarmos sempre atualizados e bem informados para termos mais segurança daquilo que transmitimos aos nossos alunos em sala de aula diariamente.

    ResponderExcluir
  13. Está claro que o acúmulo de informações de cursos, encontros, e outros, não tem sido o suficiente para levar o professar a refletir sobre a sua prática. A formação do magistério encara o professor como alguém que tem pouco a dar, mas que por outro lado tem muito a aprender, por isso que a formação contínua se faz necessária para melhorar o dia-a-dia do professor, bem como também a formação continuada que trás muitas informações que dão o suporte para que a prática se torne ainda mais centralizada. A suposição é que a interferência em sua formação prévia garantirá, por si só, a atuação efetiva em sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. Segundo Ana Maria e Silva, os profissionais da educação estão em constantes mudanças e aprendizado, porém, a formação contínua em nosso cotidiano está sob pressão, infelizmente não é o que deveria acontecer. Acredito que para alguns educadores, é devido à sobrecarga, a falta de tempo, às vezes fica a desejar esse estudo. Portanto, estamos vivendo em um mundo globalizado em transformações, aprofundamento e atualização de conhecimentos e de competências profissionais, sendo assim, esses são os desafios de uma sociedade em contínuas mudanças e que devemos participar ativamente na inovação educacional e na melhoria da educação e do ensino.

    ResponderExcluir
  15. Professor: Divino Escola Guarujá08:22:00

    Conforme o que estudamos acerca da formação continuada, foi muito importante para todos nós educadores, mas ainda não alcançamos ainda tudo o que as pessoas esperam de nós, nas formações trocamos experiências, ouvimos fatos que já foram ocorridos na vida de nossos colegas, buscamos inovar, e tudo isso serve como base para que possamos ir melhorando cada vez mais, acho muito bom as formações, e os cursos que estamos fazendo, e com certeza as melhorias estão surgindo no meio educacional, e nós profissionais da educação estamos buscando cada dia o melhor e com certeza vamos aperfeiçoando dia após dia a nossa formação, para podermos desenvolver nosso trabalho com boa vontade e dedicação na busca de melhorias em prol da educação de nosso país.

    ResponderExcluir
  16. FABIANA BARRETO - VILA NOVA08:42:00

    Eu como professora de alfabetização percebo que hoje os encontros de formação são muito teóricos. Sinto falta de cursos práticos, palestras ministradas por pedagogas que tenham experiência em sala de aula e métodos diferenciados que dão resultados.

    ResponderExcluir
  17. Baseado nesse estudo da formação continuada, acompanhada de uma sequência de vários estudos que podemos ter privilégio, vejo a formação uma forma possível de nos estarmos aperfeiçoando melhor, não só como profissional, mais pessoal e social. Pois todos esses assuntos abordados mesmo sendo de nossos conhecimentos, eu acredito que os mesmos fazem parte de todo um contexto .

    ResponderExcluir
  18. Bem essa formação que estamos tendo agora é muito interessante, pois esta ali lada alado discutindo, o que realmente é bom, buscando melhoria para nossa pratica, bem diferente das palestras que tínhamos antigamente, que muitas vezes ficávamos entediado, com sono sem nenhum aproveitamento, ficávamos obrigada por que estávamos recebendo para isso. Hoje em grupos menores é bem mais interessante participar

    ResponderExcluir
  19. Não da pra falar em Educação sem continuas buscas de melhorias na prática Educativa, diante disso temos hoje a Formação Continuada que nos permitem a reflexão,o diálogo,a partilha de conhecimentos bem como a leitura de Referenciais teóricos de vários pensadores da Educação. Enquanto Educadores temos sim que aproveitar ao maximo essa oportunidade e ampliar cada vez mais a qualidade de Ensino.

    ResponderExcluir
  20. Aformação continuada é uma oportunidade que todos os professores tem para melhorar sua pratica pedagógica, favorece um aprofundamento e conhecimento inovador para um bom desenpenho profissional, são horas para refletir e discutir o papel e a importânciapara o desenvolvimento proficional e pessoal, sendo uma educação para toda a vida,este são os desafios que a sociedade nos coloca em continua mudança e apresentando novas exigências na educação.

    ResponderExcluir
  21. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:09:00

    A Formação Continuada, tem sido de muita importancia, pois tenho visto informações que eu não conhecia, como tecnica da Educação Infantil, posso dizer que o conhecimento é fundamental e nunca é demais pois posso auxiliar a professora com mais clareza e entendimento principalmente das práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  22. Irací Correia de Sousa Silva Oliveira, Escola Apóstolo Paulo16:18:00

    Diante de tantas transformações que vem ocorrendo na Educação do mundo atual, as Formações Continuadas são muito importante para enriquecer as práticas em sala de aula. Nós educadores devemos sempre estarmos nos atualizando e nos informando para trabalhar de acordo com a realidade.

    ResponderExcluir
  23. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    Conforme o estudo feito posso dizer que a Formação Continuada nos da oportunidade de melhorar a nossa prática pedagógica uma vez que não somos sabedores de tudo estamos em constante busca de conhecimento para desempenhar melhor o nosso papel de educadores.
    Esse estudo permite que nós socializemos com os demais colegas uma reflexão e a partilha de conhecimentos, sem falar da riqueza que é os referenciais teóricos de alguns Pensadores da Educação que permitem ampliar a qualidade de Ensino.

    ResponderExcluir
  24. A formação continuada aparece no processo de melhorar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores em sua rotina diária de trabalho. E a cada dia que passa, o olhar sobre a educação percebe-se que os professores são mais cobrados. Por isso o educador deve estar sempre atento, aberto e participativo de todas as oportunidades que o levem para a melhoria na qualidade de sua pratica educativa. “É ai que entra em cena a formação contínua do professor, porque a profissão docente é uma profissão sempre em construção.”

    ResponderExcluir
  25. Eu vejo que a formação contínua, o que é valido, são as discussões, pois traz melhoria na qualidade de ensino. Tem ajudado no alicerces do educador ativamente na inovação do ensino, porque acontecem trocas de experiências, dando suporte para que tenhamos bons resultados em nossa pratica pedagógica

    ResponderExcluir
  26. Atualmente a formação continuada esta mais voltada para estudos que nos levan a refletir, discutir e dialogar sobre nossa prática,e para enfrentarmos os desafios que a sociedade nos impõe devemos estar em constante aperfeicoamento e a formação contínua de professores é a resposta dos conhecimentos que os proficinais buscam para melhorar o ensino e a aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  27. Após os estudos desenvolvidos neste 6º encontro, tem mostrado que a formação continuada tem como base uma reflexão do professor sobre sua prática docente. Com a visão da importância dos conteúdos específicos e a crença de que o conhecimento representa um saber incontestável, puro, é construído de verdades absolutas. A formação do professor é discutir como assegurar um domínio adequado e voltado para o desenvolvimento de uma ação educativa capaz de preparar os professores para a compreensão e transformação positiva e critica da sociedade em que vive.

    ResponderExcluir
  28. No ponto de vista deste sexto encontro a formação e o trabalho é uma questão importante uma vez que o mesmo deve estar consciente que nossa formação deve ser contínua e está relacionado ao dia-a-dia, segundo Nóvoa, “O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola como lugar de crescimento profissional permanente”.
    O docente não pode se privar de estudar, grande são os desafios que nós professores enfrentamos em manter-se atualizados e desenvolver a prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores. E é necessário criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo. Dessa forma, é necessário um trabalho em equipe onde a escola possa desenvolver projetos que venham envolver a família, escola e comunidade. Pois sabemos que para uma educação de boa qualidade não depende só do educador, só da formação continuada dos mesmos, mas de todo o sistema social.
    Convicto desses saberes, os frutos serão colhidos tanto por parte do aluno que estará alcançando seus objetivos quanto ao professor.

    ResponderExcluir
  29. Rogéria Novais
    Escola Guarujá

    Não saimos da formação acadêmica com saberes prontos e acabados. Com a prática, é que nos deparamos com a necessidade de aperfeiçoarmos cada dia mais. E essa procura por novos conhecimentos,so tem a engradecer nosso trabalho pedagógico. Eu como educadora,estou aberta a novas descobertas,o que tem deixado meu trabalho mais prazeroso e produtivo.

    ResponderExcluir
  30. Denise Adriana Ferrari17:17:00

    Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova
    A Formação Continuada está aí para auxiliar os Profssionais a cada dia mais inovarem seu conhecimento visando a melhoria na prática de educar e também auxiliando-os à buscar novos caminhos pois a educação está em constante evolução.

    ResponderExcluir
  31. A formação continuada veio para auxiliar, a pratica pedagógica do educador,como troca de experiencias e outras reuniões pedagógicas que enriquecem muito nossa prática pedagógica e nos dão muito suporte para poder-mos enfrentar os desafios do dia a dia em sala de aula. Mas como educadores além da formação continuada devemos constantemente buscar-mos novos conhecimentos, estarmos sempre atualizados, pois a educação não para, como o próprio nome já diz: Formação Continuada.

    ResponderExcluir
  32. 6º encontro - dia 14/05/2012. No texto refere-se à formação continuada como uma necessidade profissional, pessoal e social. A minha posição no referente à formação atual, é que está apenas revendo conceitos da graduação. Teorias têm muitas, o que precisamos é vencer o novo paradigma da nova sociedade que nos cerca. A formação atual para suprir a minha necessidade deveria ser dentro dos anseios que temos na sala de aula, e como vencê-los. Salas cheias, com crianças sem limite, não respeitam mãe, pai, ninguém. Aos olhos da escola, e de alguns pais, são apenas crianças. O que se vê é lamentável, nós estamos sozinhos entre quatro paredes. E a teoria diz, vamos vencer paradigmas... Muda Brasil!

    ResponderExcluir
  33. ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
    PROFESSORA: MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES
    6º ENCONTRO
    De acordo com o texto estudado no 6º encontro percebe-se a relevância da Formação Continuada para educadores. O objetivo é mantê-los atualizados, desenvolvidos, enriquecidos, pois a Formação Continuada oferece espaço para estudos, partilha de experiências, reflexões. É nesse contexto que os educadores crescem tanto pessoal como profissional, enriquecendo a prática pedagógica com inovações. Não limita só a isso, mas na busca do conhecimento por meio de cursos, especializações.E isso só se efetiva através do esforço de cada um.

    ResponderExcluir
  34. A formaçaõ continuada tem nos orientado que diante tantas mudaças da sociedade e preciso que os professores estejan se adequando ao novo ambiente comunicativo e ao novo espaço de sociabilidade , informaçaõe conhecimento e que os desafios dos educadores saõ cotínio

    ResponderExcluir
  35. Nos educadores devemos sempre estar atualizados, vejo a formação continuada como uma saída para a melhoria da qualidade de ensino e enriquece as práticas em sala de aula. O educador deve estar sempre atento e participativo de todas as oportunidades e participar ativamente na inovação educacional e na melhoria da educação e do ensino.

    ResponderExcluir
  36. A formação continuada independente da visão de Portugal deve ser vista pelos professores como um processo contínuo de aprendizagem que surgiu para ampliar a metodologia educacional e não como um “castigo” ou como uma obrigação.

    ResponderExcluir
  37. Professor Antonio Eduardo
    Escola do Campo Apóstolo Paulo
    O Estudo desse encontro é importante porque se refere à formação que deve ser contínua se relacionando com o nosso dia-a-dia. Pois segundo o autor o Aprender contínuo é essencial, tendo dois pilares; a própria pessoa e a escola como local de crescimento profissional. O Professor tem que estar sempre estudando, pois são grandes os desafios que enfrentamos no nosso caminho, temos que estar sempre atualizados sempre a um passo à frente se não quisermos ficar para trás.
    É necessário que estejamos unidos para desenvolver um bom trabalho, desenvolvendo projetos que envolvam a comunidade e a família e claro a escola que é o centro de tudo em nossa comunidade. Pois para uma educação de boa qualidade não depende só de nós, mas sim de todo o sistema social.

    ResponderExcluir
  38. Ademária – Apóstolo Paulo.

    A formação contínua surgiu como inovação necessária aos afazeres de nós docentes em sala de aula. Porém, a cada vez mais vem se tornando em maior grandeza e valorização nos discursos no campo do ensino aprendizagem. Com isso a formação continuada esta enfatizando um estudo reflexivo, nos oportunizando a um momento para pensar e refletir sobre nossas ações.

    ResponderExcluir
  39. Escola municipal agrovila central

    Na Aminha opinião à formação continuada, é muito significativa quando são colocadas na pratica. Pois nós educadores sentimos a necessidade de nos recorrer às diversas informações para inovar e até mesmo modificar a nossa prática. Embora os assuntos abordados sejam de nosso conhecimento, servem de subsidio, de motivação e também aponta-nos um norte para a melhoria da nossa prática. O que é válido são as discussões que realizamos na escola. Pois ela colabora na condução dos nossos trabalhos e conforme a interpretação de cada educador estabelece conhecimento produtivo vinculados aos processos do ensino. Sabemos que qualquer informação. As discussões colaboram na condução dos nossos trabalhos e conforme a interpretação de cada educador estabelece conhecimento produtivo vinculado aos processos do ensinar. Sabemos que qualquer informação é muito significativa quando são colocadas na prática.

    ResponderExcluir
  40. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL ÁGUA BOA MT:A formação atual para suprir a minha necessidade e a dos alunos, deveria ser dentro dos anseios que temos na sala de aula, temos dificuldade de manter os alunos, pois não temos condições, e nem estruturas física para acompanhar os desenvolvimentos dos alunos. Dessa forma, é necessário um trabalho em equipe onde a escola possa desenvolver projetos que venham envolver a família, escola e a comunidade. Pois sabemos que para uma educação de qualidade não depende só do educador, só da formação continuada dos mesmos, mas de todo o sistema social,e os demais envolvidos.

    ResponderExcluir
  41. "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática". (FREIRE, 1991: 58).
    De acordo com os estudos percebemos que o profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e idéias, a matéria-prima de sua especialidade. O resto é por sua conta. Deste modo muitos professores, mesmo tendo sido assíduos, estudiosos e brilhantes, tiveram de aprender na prática, estudando, pesquisando, observando, errando muitas vezes, até chegarem ao profissional competente que hoje são.
    Sendo assim acreditamos que o desenvolvimento profissional corresponde ao curso superior somado ao conhecimento acumulado ao longo da vida. Uma boa graduação é necessária, mas não basta, é essencial atualizar-se sempre, isso remete a necessidade da formação continuada no processo da atuação profissional, ou seja, há a necessidade da construção do saber, no processo de atuação profissional.

    ResponderExcluir
  42. A formação continuada é muito importante, apresenta bom desempenho do professor diante de seu complexo cenário de atuação profissional, considerando as crescentes demandas nas exigências sociais, tem sido um dos pontos nos quais situa-se o discurso dos espaços educacionais,
    Quanto se trata de discutir a necessidade do professor se atualizar, muitas são as justificativas que surgem tentando implementar e solidificar, cada vez mais, uma atuação concreta para o ofício docente.

    ResponderExcluir
  43. Simone de Assis Silva-Escola Apóstolo Paulo

    A formação continuada nos últimos tempos vem dando um suporte aos educadores como forma de melhoramento de seu trabalho, pois estamos enfrentando os grandes desafios que a sociedade cobra dos docentes,essa formação tem o objetivo de melhorar a competência dos educadores a partir das inovações educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A formação continuada nos possibilita reflexões diante das necessidades encontradas em sala de aula, é um momento de dialogar e compreender a realidade dos alunos juntos com nossos colegas. São trocas de informações que engrandece nosso aprendizado. O significado da palavra Formação continuada já afirma que nós educadores como qualquer outro individuo precisamos sempre buscar novos conhecimento, a própria sociedade estabelece mudanças constantes e diante disso devemos ser ativos e procurar melhorar cada vez mais, visando novas mudanças em nossa prática educativa.

      Excluir
  44. A Formação Continuada nos das oportunidades de ampliar nossos conhecimentos, pois nesses encontros são discutidos vários temas onde o professor possa acrescentar a sua pratica pedagógica visando à melhoria do ensino. Então é necessário a nossa participação nas formações continuada e aproveitar esse momento e buscar novas abordagens para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  45. A formação continuada é o momentode de ampliar nossos conhecimentos de troca de experiências, onde discutimos e refletimos sobre nossas praticas pedagógicas. As discussões colaboram na condução dos nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  46. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.10:57:00

    Mediante o estudo neste 6º encontro da formação continuada, acredito que vem contribuir e motivar o grupo para refletir e melhorar a prática de ensinar no dia-a-dia.
    Pois nós educadores devemos estar sempre abertos para todas as oportunidades de inovar o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  47. A Formação Continuada de Professores tem o objetivo de contribuir para a melhoria da rede de ensino. No que se refere à formação continuada de professores, tenho notado que profissionais da educação vêm percebendo a importância e a necessidade de buscar soluções inteligentes para melhorar a qualidade em seu trabalho docente, pois é lá que está o foco e a razão do seu trabalho o aluno. Nós educadores temos que estar sempre acompanhando a evolução para viabilizar a construção, socialização e confronto de conhecimentos, de tal forma que o professor como cidadão e como docente possa avançar continuamente em seu caminho de desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  48. Jhordannia Alves Araujo
    Escola Bela Vista
    Nos como professores ou em qualquer outra profissão necessita de buscar muitos conhecimentos e estudos para aperfeiçoar nossa didática e aprendizagem.
    Porém sinceramente eu não fico entrando em um monte de site para ficar buscando tudo de novo que aparece para ler, mas sempre que aparece um curso ou um material importante que eu ouço falar eu procuro me informar do que se trata e procuro me atualizar com o conteúdo.

    ResponderExcluir
  49. A formação continuada nos últimos tempos vem dando um suporte aos educadores como forma de melhoramento de seu trabalho, pois estamos enfrentando os grandes desafios que e inserir as tecnologias em nosso currículo. A partir do que se coloca, o objetivo central desta análise, é contribuir criticamente Para a representatividade social que a formação continuada apresenta quanto ao bom desempenho do professor diante de seu complexo cenário de atuação professional

    ResponderExcluir
  50. De acordo com as mudanças sociais, econômicas e culturais, tem se prestado mais atenção a educação do mundo todo. Principalmente a educação escolar, por ser entendida como uma base para a sociedade. A formação docente tem aumentado muito nos últimos anos. Mas entendo que só a formação profissional não basta. Para desenvolver um bom trabalho e formar cidadão consciente precisamos estar em constante busca, pois as situações as quais vivemos nos levam ao anseio de aprender mais e mais para conseguir entender as ações da humanidade, e lidar com elas. Vejo que a formação continuada ajuda, pois é um momento de estudo, debates e reflexão. Penso que nós educadores precisa fortalecer a auto-estima, pois lidamos com pessoas, famílias totalmente diferentes das consideradas normais.

    ResponderExcluir
  51. Reflexão do 6º encontro sobre a educação e sua trajetória, as mudanças os avanços que tem ocorrido nos cursos e formação continuada, no entanto mesmo que estamos buscando e nos aperfeiçoando ainda percebe - se a necessidade de algo mais, pois mesmo com toda informação e novas experiências, a cada dia enfrentamos grandes desafios e ainda temos muito a aprender, jamais estaremos prontos como algo acabado, vamos sempre estar em busca de mais e mais de novos conhecimentos novos aprendizados o que é atribuído, em grande parte, ao nosso potencial no desenvolvimento de ações formativas que vão além de uma abordagem acadêmica, envolvendo as dimensões pessoal, profissional e organizacional da profissão docente.

    ResponderExcluir
  52. Maria Madalena da Mata Sousa16:04:00

    Maria Madalena da Mata sousa
    Escola Municipal Vila Nova

    O educador deve estar sempre em busca de uma formação continua, isso significa a evolução de suas competências, pois com os estudos tende a ampliar seu conhecimento. Vivemos em um mundo globalizado a tecnologia faz parte de todas as camadas sociais. Penso que a formação continuada é essencial não só para quem trabalha com educação, mas para todo profissional que deseja aprender mais e estar à frente no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  53. Raimunda Carvalho Ribeiro16:05:00

    Professora: Raimunda Carvalho Ribeiro
    Escola Municipal Vila Nova

    Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. A modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento quem não se atualiza fica para trás

    ResponderExcluir
  54. Diante do contexto estudado, se percebe que tudo que se estuda é de grande valia para a aprendizagem do professor. As formações continuadas são super importantes para compartilhar nossas idéias. Em tudo que lemos ou buscamos temos aprendizagens.

    ResponderExcluir
  55. Escola M.Vila Nova

    A formação continuada é importante, pois faz com que o profissional envolvido tenha condições de interagir com os colegas, trocar experiências e aprender sempre mais. Eu tenho participado das formações continuadas e procuro por em prática o que aprendo.

    ResponderExcluir
  56. Elisângela Samira de Lima Fernandes- Escola Apóstolo Paulo

    A Formação Continuada tem sido de grande valia. O educador que está sempre em busca dessa formação só tende a ampliar seu campo de trabalho, pois oferece subsídios teóricos- metodológicos, compartilham ideias sempre no intuito de inovação dos seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  57. Com certeza, tenho participado sempre dos encontros da formação continuada. Pois é nestes momentos que, nós professores adquirimos mais conhecimentos, experiências e práticas, para enriquecer nosso trabalho no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  58. Acredito que a formação continuada vem contribuir muito para a prática pedagógica e também motivar o grupo para refletir e buscar sempre estar em constante mudança, melhorando cada dia mais a nossa maneira de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  59. Rosangela Neves Oliveira. Escola Municipal Vila Nova11:16:00

    A formação continuada é muito importante para o nosso dia-a-dia escolar. Como professores temos a necessidade de construirmos o caminho do nosso desenvolvimento profissional, social e pessoal, e a formação continuada nos permite aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  60. A formação continuada é muito significativa quando são colocadas na pratica. Nós educadores sentimos a necessidade de nos recorrer às diversas informações para inovar e até mesmo modificar a nossa prática com o nosso dia-a-dia. Embora os assuntos abordados sejam de nosso conhecimento. Professor tem que estar sempre estudando, pois são grandes os desafios que enfrentamos na nossa caminhada As discussões colaboram na condução dos nossos trabalhos e conforme a interpretação de cada educador estabelece conhecimento produtivo vinculado aos processos. Sabemos que qualquer informação é muito significativa quando são colocadas na prática.

    ResponderExcluir
  61. Acredito que a formação continuada é de fundamental importância para o professor, através dela reaprendemos como ensinar. O profissional consciente sabe que a formação não termina na universidade, temos que aprender na prática, estudando, pesquisando, observando, para realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  62. Acredito que a formação continuada é um meio para nós educadores estarmos melhorando nosso aprendizado e através da teoria melhorarmos nossa prática.muitas vezes queremos novas práticas e métodos diferenciados porem quando os conhecemos não os colocamos em prática.

    ResponderExcluir
  63. Lília Oliveira- Escola Municipal Bela Vista.

    As transformações diárias na sociedade e mundo exige que nos profissionais da educação estejamos em constante formação para a melhoria da nossa prática vale ressaltar que formação profissional não é exclusiva da educação, todos os setores que preza por qualidade investe em formação para os seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  64. A formação continuada é muito importante e necessária para a nossa profissão. Gosto de participar de cursos que abrangem um aspecto mais técnico, já que a formação inicial deixou a desejar este aspecto pratico. Vale lembrar que a busca pelo aperfeiçoamento pode ser autodidata, de acordo com as mudanças na educação o professor tem que acompanhar estas transformações. Como por exemplo, no aspecto tecnológico tão cobrado nos dias atuais, tivemos o curso da TIC’s como base teórica e algumas dicas de como utilizar as tecnologias no processo do ensino e aprendizagem. Cabe a cada professor, aperfeiçoar-se no dia-a-dia com o manuseio das novas mídias tecnológicas e adequação das metodologias de ensino.

    ResponderExcluir
  65. A formação continuada contribui para o desenvolvimento pessoal e social de cada um dos participantes, pois possibilita o diálogo e a reflexão depois de cada tema trabalhado. Certamente, estou sempre em busca de aperfeiçoamento, novas métodos de ensino e idéias que se formam no grupo de estudo, assim estou sempre inovando e desenvolvendo atividades que supra as necessidades dos alunos e contribuem para seu desenvolvimento

    ResponderExcluir
  66. Como profissional é impossível estarmos voltados a oferecer uma formação cidadã, se antes de tudo não tivermos preocupados com a nossa própria formação pessoal. Como é que eu posso fazer o meu aluno se desenvolver de forma integral se eu mesmo não possuo esse desenvolvimento. Enquanto professor temos que nos posicionarmos de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais e isso é possível com uma formação integral e contínua.

    ResponderExcluir
  67. A formação continuada é mais um auxilio para o professor, para ampliar os conhecimentos e enriquecer o trabalho do dia a dia;Pois sempre estamos em busca de inovações e para compartilhar ideias como colegas.

    ResponderExcluir
  68. A formação que estamos tendo é muito interessante, pois esta ali lada alado discutindo, o que realmente é bom, buscando melhoria para nossa pratica, é muita importante participar da formação continuada é uma troca de experiências busca inovar, e tudo serve como base que possamos ir melhorando cada vez mais dias após dias a nossa formação para podermos desenvolver nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  69. É de fundamental importância a formação continuada que estamos tendo, pois ela nos auxilia um pouco e nos da espaço e liberdade para discutirmos sobre o assunto pautado e ao mesmo tempo fazemos sempre relação com o que estudamos e nossa prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  70. A formação que estamos tendo nas escolas é de fundamental importância para o crescimento pessoal e profissional, tendo em vista que pelos textos discutidos sempre deparamos com alguns acontecimentos que acontecem em nosso dia a dia nas salas de aula, e nestas discussões sempre ha troca de idéias e o crescimento é notório pois todos compartilham de suas angustias e também de seus anseios melhorando cada vez mais os debates das formações.

    ResponderExcluir
  71. A formação continuada é importante e necessária não só para nossa profissão como para nosso desenvolvimento social. Todos estamos sempre buscando nos aperfeiçoar, pois as coisas mudam e nos pedem mudanças porem, muitas vezes temos que buscar essa melhoria sozinhos para que possamos suprir as necessidades dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  72. A formação continuada é muito significante se colocarmos em pratica, pois nesses encontros são discutidos vários temas onde o professor possa acrescentar a sua pratica pedagógica sempre visando na melhoria do ensino, por isso devemos estar sempre inovando nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  73. A formação continuada do professor é mais do que aquisição de técnicas e de conhecimentos é o momento da socialização e da configuração profissional. Para refletir sobre o tema considera-se importante analisar pontos significativos sobre as funções deste profissional, considerando que a formação do professor é ponto fundamental para a melhoria da profissionalização do corpo docente de uma Instituição de Ensino e com isto contribui com a melhoria da qualidade de ensino. Portanto, analisar como deve ser essa formação para que os requisitos profissionais que constituem o professor sejam alcançados na prática profissional é fundamental.

    ResponderExcluir
  74. Acredito que o professor mesmo com a grande falta de tempo, a carga horária sobrecarregada em que se encontra hoje, sempre está buscando se aperfeiçoar, até mesmo porque o sistema já está começando a perceber a importância de fornecer cursos de capacitação para que seus profissionais não fiquem atrasados referente às atualidades do mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  75. Atualmente não tem mais como conceber um professor que não participe da formação contínua com o objetivo de estar se atualizando e cada vez melhorar sua pratica pedagógica. A sociedade está em contínua mudança e é necessário estar sempre lendo, trocando ideias, partilhando experiências. Estava lendo algumas postagens do sexto encontro de alguns colegas e estou com a mesma preocupação que alguns expuseram. Já sabemos o que é formação continuada ou contínua... precisamos trocar mais ideias sobre coisas práticas do nosso dia a dia de nossa sala de aula. Nosso grupo refletiu sobre essa realidade em nosso último encontro. A formação é um momento excelente para o professor fazer leitura, desabafar, trocar ideias, partilhar experiências bem concretas e simples. Sem formação contínua e objetiva, nunca teremos um professor atualizado e muito menos qualidade dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  76. Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova. (Noemi Teixeira.)
    Como podemos observar que hoje o professor tem que está aberto a novos conhecimentos para a melhor realização de seu trabalho, e a formação continuada está sendo um meio para o educador buscar novos métodos para melhoria da aprendizagem e este momento é para trocar ideias, buscar meios para que a escola tenha um bom desempenho com seus alunos.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. A formação continuada é importante e necessária não só para nossa profissão como para nosso desenvolvimento social. Estamos sempre buscando nos aperfeiçoar, pois as coisas mudam e nos pedem mudanças porem, temos que buscar essa melhoria sozinhos para que possamos suprir as necessidades dos nossos alunos.A formação é um momento excelente para o professor fazer leitura, desabafar, trocar ideias, partilhar experiências.

    ResponderExcluir
  79. Jovelina R. Veloso Escola Municipal Bela Vista.

    Estamos em constante formação para adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar os que já possuimos, a fim de melhorar nossa prática e, consequentemene, a aprendizagem, pois a formação contínua nos prepara melhor, nos oferece subsídios para lidar com situações do cotidiano relacionadas ao ensino, aprendizagem e permanência do educando numa escola de qualidade, que o valoriza enquanto indivíduo.

    ResponderExcluir
  80. Simone F. Silva Freitas Escola Municipal Bela Vista
    Lendo as reflexões feitas por muitos colegas a respeito da importância da formação em nosso campo profissional, penso que, quando se propõe os estudos nos encontros, estes deveriam ser melhor direcionados à nossa prática, digo isso em relação ao estudo do 6º encontro. Entendendo que é importante conhecermos o contexto da educação de Portugal. Mas, daí virar tema de discussão em nossos encontros acredito que é "perder" tempo. Nesse momento aproveito o ensejo na fala do professor Lino Schaefer quando ele diz “precisamos trocar mais ideias sobre coisas práticas (chão de sala de aula) experiências.” Assim, nessa troca a formação contínua só vem a enaltecer a nossa prática.

    ResponderExcluir
  81. Escola Municipal Agrovila Central
    Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Acredito que o professor deve estar em constante formação, pois o aluno está em constante mudança assim como o mundo, as tecnologias, o próprio conhecimento e tudo ao nosso redor.A formação nos enriquece como profissionais e como pessoas em desenvolvimento, pois os profissionais da educação ou de qualquer outro seguimento não estão prontos e acabados.

    ResponderExcluir
  82. Ivete Alves de Oliveira Agrovila Central
    Os estudos desenvolvidos neste 6º encontro têm apontado que a formação continuada tem como base uma ponderação do docente sobre sua prática. A formação continuada ajuda o professor a superar suas dificuldades no ensino aprendizagem, apontando novos meios de sanar estas dificuldades com novas metodologias levando o professor a discutir como assegurar um domínio adequado e voltado para o desenvolvimento e apreensão dos conteúdos, para se ter uma educação de qualidade

    ResponderExcluir
  83. As necessidades tanto pessoais como sociais sempre surgem, e é bem por isso que tive o interesse de me aperfeiçoar, tanto que estou cursando uma faculdade, e sempre estou participando de todos os cursos voltados à educação.

    ResponderExcluir
  84. A sociedade está sempre em constante transformação. Com o tempo, os pontos de vista mudam, muitas coisas que antes eram vistas como verdade absoluta, hoje já não tem mais valor. É necessário que estejamos sempre observando as mudanças que vem ocorrendo, e para isso, é necessário estarmos sempre nos atualizando para não ficarmos parados no tempo. Hoje quem se acomoda perde muito em conhecimento.

    ResponderExcluir
  85. Plínio Maurício Lisbôa Costa (Escola Municipal Cristalino)
    A formação continuada do educador deve ser constante, em nossa região infelizmente poucas são as instituições de ensino superior a oferecer a formação avançada a os educadores, sendo o maior problema as distancias geograficas. Mas as tecnologias auxiliam a mitigar e oferecem um amplo rol de oportunidades a formação e aperfeiçoamento com cursos de capacitação e formação. A internet neste sentido é um instrumental amplo variado e repleto de experiencias e conhecidos para aqueles que se aventuram a busca-lo. E igualmente oportuno citar que devemos buscar essa continuidade, infelizmente sentimos falta de literatura especializada e suporte pedagogico no ambito das esferas políticas para formações mais especificas e especializadas.

    ResponderExcluir
  86. O professor tem que esta preparado para as varias transformações que o mundo de hoje esta nos proporcionando onde o novo esta nos exigindo cada vez mais a nossa atualização profissional . A formação continuada na escola realmente esta nos dando muitas experiências, pois a troca de informações entre professores e de grande valia par um todo.

    ResponderExcluir
  87. Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
    Escola Cantinho da Alegria

    Acredito que a formação continuada vem para somar conhecimentos com os professores, nos fazer refletir e desta forma buscar novas formas de aprender e ensinar. Tenho aproveitado o Maximo dos debates realizados na escola em que trabalho, e tento por em prática conceitos aprendidos na formação, porém ainda acho que este momento deveria explorar mais as didáticas a serem trabalhadas em sala de aula, abordar assuntos que venham a contribuir com o aprendizado de meu aluno, penso que se discutíssemos mais questões como dificuldades de aprendizado em sala de aula, este momento seria ainda muito mais proveitoso, do que revermos toda teoria que aprendemos na faculdade.

    ResponderExcluir
  88. A formação continuada vem se tornando cada vez mais necessária e de suma importância ,pois o professor precisa estar constantemente buscando se aperfeiçoar para inovar, sinto que necessitamos de uma formação continuada que venha contribuir diretamente para a melhoria da prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  89. Clarice Vendruscolo Buguiski
    Escola Municipal Bela Vista
    As constantes mudanças no mundo exigem que todo profissional deve e necessita estar em busca de novos conhecimentos a cada dia, para que sua prática seja cada vez melhor, sendo assim acredito que a formação contínua pode ser de grande valia, pois podemos debater, trocar ideias e compartilhar conhecimentos com nossos colegas.

    ResponderExcluir
  90. Professora/ Elizane Maia; Escola Cecilia Meireles22:16:00

    A formação continuada só origina benefícios para o ensino do nosso país, os debates, as trocas de ideias só nos impulsiona a conhecer novas técnicas, novos conceitos e descobertas para estimular a aprendizagem dos nossos alunos, atualizar nossos conhecimentos e diversificar nossas aulas
    Novos aprendizado nos traz melhorias todos os dias, devemos sempre estar atento, como-se diz por ai é necessário estudar para se preparar, e se preparar sempre, para mudar.

    ResponderExcluir
  91. Sabemos que os desafios de uma sociedade em constantes mudanças, levam a exigências tanto do cidadão individualmente como aos sistemas organizacionais.
    E com a educação não é diferente, ou seja, levar à equipe de educadores a formação contínua: que na verdade é uma formação ao longo da vida.
    E todo esse aparato se baseia em leis e que iniciou em Portugal em meados de 1986 Lei 46/86; e no Brasil apesar de ser implantada em 1996 com a LDB, só foi implementada apenas com o Decreto 1179/06/05/2004 de Tarso Genro.Tendo como objetivos fundamentais (artigo 26, nº 1):
    a)Melhorar a competência profissional dos docentes nos vários domínios da sua atividade;
    b)Incentivar os docentes a participar ativamente na inovação educacional e na melhoria da qualidade da educação e do ensino;
    c)Adquirir novas competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e modernização do sistema educativo.
    Creio que todo esse empenho é maravilhoso e de grande importância, se concretizado não em teorias, mas na realização da prática diária de cada um que diretamente ou indiretamente faz parte deste sistema educacional. Não se deve esquecer que o aplicar deve sempre estar de acordo com a necessidade e realidade de cada escola e principalmente levando em conta o educando.

    ResponderExcluir
  92. Solange Busanello22:33:00

    6º ENCONTRO

    A FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS E AS PRÁTICAS DE REFLEXÃO EM FORMAÇÃO

    Na discussão do 6º encontro, tomamos referencia Portugal, pois às vezes os educadores se apegam apenas numa tarefa com a criança, mas devemos buscar leituras dos livros didáticos que aparecem leituras grandes, devemos ler mais os autores dos livros e levá-los as crianças de hoje. Nos anos 90 em Portugal a educação teve alguns ajustes, pois cresceu muito e teve que se adequar as necessidades da educação, promovendo mudanças e atapetando os educadores a estas novas reformas da educação.

    ResponderExcluir
  93. Acredito que cada vez mais necessitamos nós atualizar e a formação continuada vem para suprir um pouco dessa nossa necessidade nos dias atuais.A formação continuada torna-se cada vez mais necessária e importante em nosso dia a dia em sala de aula,um dia não é sempre do mesmo jeito,os nossos alunos saem um dia sem dúvidas e no outro chega na escola repletos de perguntas para esclarecermos,vejo que a formação continuada propícia isso para nós enquanto educadores(as)que somos,a renovação da nossa prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  94. Ao fazermos a reflexão sobre a formação continuada, percebi que nós professores brasileiros pouco temos caminhado na formação continuada, formação essa que deveria ter mais atenção de nossos governantes, pois uma boa qualidade de ensino depende de uma boa formação dos profissionais, sabemos que a licenciatura não dá o suporte necessário para uma sala de aula.
    Paulo- Escola Bela Vista.

    Também os encontros de formação continuada, a meu ver deveria, deveriam ser mais voltados para a realidade das salas de aulas, com trocas de experiências, discussões debates e estudos, claro que já fazemos isso, mas muitas das vezes perdemos tempo com estudos que não faz parte da nossa realidade, mas da realidade do governo, ou seja, a educação no papel é linda e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  95. Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.

    ResponderExcluir
  96. Gabriela Oliveira Canedo- Escola Municipal Cecilia Meireles
    6º Encontro- A formação continua de professores: Uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação.
    A formação continuada tem papel importante em nosso cotidiano profissional, pois, renovamos nossa prática, a formação, além de orientações teóricas é uma soma de experiências.

    ResponderExcluir
  97. 6º Encontro
    A formação contínua de professores em Portugal, regulada em vários dispositivos legais, pretende favorecer dinâmicas de atualização e aprofundamento do conhecimento necessário para o exercício da profissão docente, bem como desenvolver intervenções inovadoras nos contextos de desempenho profissional. Procuramos neste texto, com base no enquadramento legal e conceptual da formação contínua de professores e dos modelos de formação, produzir uma reflexão sobre as práticas e discutir o papel e a importância da reflexão para o desenvolvimento profissional.

    ResponderExcluir
  98. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 6º Fórum da Formação Continuada.
    O educador deve estar sempre em busca de novas aprendizagens continua, isso significa a evolução de suas competências e o sucesso de sua própria carreira, pois os estudos tende a ampliar seu conhecimento. Vivemos em um mundo globalizado onde a tecnologia envolve todos. A formação continuada é essencial não só para quem trabalha com educação, mas para todo profissional que deseja aperfeiçoar mais sua aprendizagem e estar à frente no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  99. IVONE ARAUJO LIMA- ESCOLA CECILIA MEIRELES
    A busca pelo crescimento do educador atualmente deve-se devido as transformações que a sociedade apresenta e que devemos acompanhar e estarmos preparado para viver mediante os desafios que esta e demais gerações venham nos apresentar.

    ResponderExcluir
  100. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana de Oliveira Pereira
    Reflexão sobre o 6º Fórum da Formação Continuada.
    Reflexão do 6º encontro sobre a educação e sua trajetória, as mudanças os avanços que tem ocorrido nos cursos de formação continuada, no entanto mesmo que estamos buscando nos aperfeiçoar percebe - se que é necessário algo mais, pois mesmo com toda informação e experiências vividas, a cada dia enfrentamos grandes desafios em nossa jornada de trabalho ainda temos muito a aprender, devemos sempre estar em busca de novos conhecimentos para uma ensinagem de qualidade.

    ResponderExcluir
  101. Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.
    O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

    ResponderExcluir
  102. As formações continuadas que estamos realizando, nos leva a discussões bem objetivas para nossa prática em sala de aula. Como educadores temos que estar sempre buscando se aperfeiçoar tanto na parte pessoal como na social. O ser humano não tem um mundo só seu, estamos em um mundo globalizado, que exige de nós práticas cada vez mais de acordo com o interesse e realidade de todos.

    ResponderExcluir
  103. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Escola Municipal Agrovila Central
    A formação continuada independente da visão de Portugal ou qualquer outro país devem ser vista pelos educadores como um processo de aprendizagem e construção do conhecimento que veio para ampliar a metodologia educacional.

    ResponderExcluir
  104. Maria José Cordeiro de Farias
    Acredito que a formação continuada vem contribuindo e inovando os conhecimentos dos professores em sua prática pedagógica. É muito válida, pois é a resposta do aperfeiçoamento que vem acontecendo no mundo atual, assim os professores procura melhorar seu ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir