Segunda-feira, 21 de maio de 2012 ( 7º encontro )


Fonte web

 “...Também João Formosinho defende que "o conceito de formação contínua distingue-se essencialmente do de formação inicial não pelos conteúdos ou metodologias de formação, mas pelos destinatários", sendo que: é oferecida a pessoas em condição de adultos, com experiência de ensino, o que influencia os conteúdos e as metodologias desta formação por oposição às da formação inicial oferecida geralmente a jovens sem experiência de ensino. (1991, p. 237.)...”
        Após  ler e analisar o fragmento supra-citado e considerando as discussões realizadas no encontro de formação comente para quem se destina a formação contínua e porque é necessária?

108 comentários:

  1. Após a discussão no encontro de formação no dia 21/05, a formação contínua é destinada a todas as pessoas que querem continuar a qualificar-se, pois somos eternos aprendizes. O conhecimento evolui, e nunca sabemos tudo, quanto mais se busca, mais chegamos à conclusão que nada sabemos que precisamos saber mais. É necessária porque o conhecimento não é pronto e acabado, precisamos aprender a aprender todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo21:02:00

    Escola M.Vila Nova

    A formação contínua é destinada a todos que tem consciência de que é preciso estar em constante aprendizagem. O mundo muda diariamente não tem como ficarmos parados no tempo.

    ResponderExcluir
  3. Josenilde Nogueira Paniago (EM Apóstolo Paulo)

    Pode-se observar que a Formação Continua em Portugal (anos 90) se expandiu devido a algumas necessidades, tais como: acompanhar o progresso educativo; estabelecer novos modelos, promover mudanças, sensibilizar e adaptar os educadores as reformas que a educação vem sofrendo em todos os âmbitos.
    E esta Formação acontece após a certificação do educador, ela se tornou urgente e necessária, e tem o papel de contribuir no desempenho do profissional, acompanhar e evolução do aluno exigente e oportunizar aperfeiçoamento cada vez mais no processo do ensinar e também de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a formação contínua, seja destinada para todos que estão interessados, á crescer e estar informado e atualizado as mudanças que vem ocorrendo na sociedade.
    “Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, á curiosidade, ás perguntas dos alunos, a sua inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho”.
    Paulo Freire

    ResponderExcluir
  5. Após ler e fazer uma breve reflexão sobre o texto em discussão percebe-se que é importante a formação continua a todas as pessoas que de alguma forma querem contribuir para um país melhor. Somos eternos aprendizes e necessitamos estarmos nós atualizando todos os dias e buscando novos meios para ensinar e aprender nesse mundo que não para de nos desafiar.

    ResponderExcluir
  6. A formação contínua vem contribuindo muito para formação do professor sendo um dos suporte na busca e aperfeiçoamento dos novos conhecimento diante das mudanças que vem ocorrendo na sociedade em geral. Somos eternos aprendizes e precisamos estar nós atualizando dia –a- dias e buscando novos meios para ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  7. A sociedade do século XX, nomeadamente, a partir de meados deste
    século, com exigências específicas, tanto no nível educativo e cultural, como
    no socioprofissional e econômico, tem enfatizado a educação e a formação
    como meios privilegiados para a satisfação das necessidades individuais e
    socioorganizacionais numa sociedade que se descobre cada vez mais em
    mudança acelerada. Esta mudança rápida e contínua é, sem dúvida, uma
    das responsáveis das novas exigências, tanto da educação como da formação.
    Como resposta à impossibilidade de uma educação para toda
    A vida.

    ResponderExcluir
  8. O meu ponto de vista pedagógico não é uma soma de parcelas de saberes teóricos que, embora necessários, nunca serão suficientes para alicerçar a compreensão da situação escolar e a formação do discernimento do educador. Nesses termos, é claro que não há fórmulas prontas para orientar essa formação, mas o próprio conceito de vida escolar é básico para que se alcance esse discernimento no dia a dia no meio escolar e social.

    ResponderExcluir
  9. A formação continuada de professores deve ser suficientemente diversificada de modo a assegurar o complemento e atualização de conhecimentos, bem como possibilitar a mobilidade e a progressão na carreira, e discutir o papel e a importância da reflexão para o desenvolvimento profissional. A formação é para aperfeiçoamento pessoal e social dos profissionais da educação numa perspectiva de educação permanente. Toda a formação continuada deve ter um efeito positivo no sistema escolar, se forem traduzir na melhoria da qualidade na educação para os alunos.

    ResponderExcluir
  10. Quando se referimos se à formação é continua: Concordo que sim, pois sempre, em busca do saber,pois percebo que todos os profissionais de diversas ária procura se atualizar, de diversas formais,pois a sociedade nos cobra constantemente nos cobra perfeição.

    ResponderExcluir
  11. Podemos, então, afirmar que a formação contínua se destina a qualquer pessoa adulta, de acordo com a área que atua. É necessária para o desenvolvimento pessoal como ao profissional. No contexto social de atuação, ética, condições de trabalho, carreira, salário, jornada, avaliação profissional, sabemos que as mudanças sempre estão ocorrendo e nos educadores temos que acompanhá-las.

    ResponderExcluir
  12. A BUSCA POR NOVOS SABERES APRIMORA A VIDA PROFISSIONAL,ELE FICA MAIS APTO E FLEXÍVEL.DEVEMOS ESTAR SEMPRE EM BUSCA DE MELHORIAS PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO.AS MUDANÇAS OCORREM DE FORMA AVANÇADA E NÃO DEVEMOS FICAR PRA TRÁS.ADQUIRI SEMPRE NOVOS CONHECIMENTOS,PARA REPASSAR CONTEÚDOS FAVORÁVEIS AOS ALUNOS E A SOCIEDADE.ENTRE OUTROS FATORES SE INCLUI A FORMAÇÃO CONTINUADA.

    ResponderExcluir
  13. bom com os encontros que vem acontecendo ,percebi que a formação fez uma otimia diferença pra mim.Mostrou o quando podemos aprender com as mudanças e os novos desenvolvimento que vem tomando conta , isso torna bom pra ter um otimo conhecimento com as tecnologia para os alunos professores e toda a comunidade em si , e com isso temos que esta bem atento com as novas mudanças tecnologicas

    ResponderExcluir
  14. Após a leitura e reflexão percebe-se que nós professores estamos no caminho certo participando da formação contínua, já que a mesma é destinada a todos os educadores que querem continuar aperfeiçoando seus conhecimentos, pois precisamos acompanhar as mudanças que a educação vem sofrendo, por isso a formação tornou-se necessária, e seu papel é contribuir no desempenho dos profissionais e assim melhorar a aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  15. O autor João Formosinho define a formação contínua para pessoas que estão atuando na profissão, e é necessária para aquisição de novos conhecimentos, como é o que acontece com nós professores. Formosinho defende uma formação que vise aperfeiçoamento de saberes e técnicas necessárias para nossa profissão. É importante a parte teórica, mas pessoalmente eu almejava uma formação mais técnica, como foi o curso das relações raciais do ano de 2011, nessa formação do ano de 2012, estamos realizando diálogos sobre os textos e não estamos desenvolvendo em sala de aula os assuntos abordados nesta formação.

    ResponderExcluir
  16. A formação contínua se faz necessário para todo ser humano que esta em constante aprendizagem, pois vivemos em mundo onde tudo se transforma e temos que está preparado para acompanhar essas mudanças.

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião é importante entender a teoria e a partir dai desenvolver a pratica, pois, a formação visa o aperfeiçoamento dos saberes, e das teorias, mas cabe ao professor buscar diferentes métodos para que sua aula seja praserosa e os alunos absorvam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

    ResponderExcluir
  18. Com a formação continuada temos a oportunidade de aprendemos mais a cada dia, pois é uma troca de idéias, de experiências que nos ajudam a obtermos melhoras no dia a dia escolar do profissional. O bom da formação continuada é as diferenças de trabalho, tipo de rotinas que cada área exerce, então é uma das maneiras simples de passar conhecimento e receber ao mesmo tempo com objetivos necessários.

    ResponderExcluir
  19. Formação continuada se destina a qualquer pessoa adulta, de acordo com a área que atua. É necessária para o desenvolvimento pessoal como ao profissional. No contexto social de atuação, de trabalhos, carreira, profissionais sabem que as mudanças sempre estão ocorrendo e nos educadores temos que acompanhá-las discerdimeto do educador. Nesses termos, é claro que não há fórmulas prontas para orientar. A formação como conceito e prática do educador.

    ResponderExcluir
  20. Escola do Campo Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    A Formação contínua abarca o conjunto de atividades desenvolvidas por nós, professores em exercício, com objetivo formativo, na direção de nos prepararmos para a realização de nossas atuais atividades ou de outras novas que se coloquem nos locais onde trabalhamos. Portanto, a formação continuada engloba o conjunto das atividades de formação desenvolvidas após a formação inicial e que se realizam ao longo de toda a carreira docente, nos mais variados espaços. Temos que estar em constante formação, aprimorando nossos conhecimentos, e isso são fundamental para continuarmos sendo educadores.

    ResponderExcluir
  21. Escola Cecília Meireles
    Ao longo da trejetória profissional do professor sempre sentiu-se a necessidade de estar em constante busca de informações e conhecimentos para melhorar a prática pedagógica. A formação contínua sempre existiu embora não estivesse nominada como tal. Ela é importante e faz toda a diferença no fator sala de aula. Acredito que vai do interesse de cada profissional fazer uso eficaz da formação dando atenção especial a qualidade e não somente a quantidade.

    ResponderExcluir
  22. Escola Apóstolo Paulo.

    A formação Continuada está cada vez mais sendo referencial de buscas contantes de aperfeiçoamento. Isso faz com que melhore a qualidade de Educação, uma vez que temos que estar em constante busca de novos referenciais de debates e partilhas.
    Na nossa escola estamos levando a sério e os momentos de encontros tem sido produtivos.

    ResponderExcluir
  23. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo10:35:00

    Como ja disse antes a Formação Continuada tem sido muito importante para a minha prática de sala de aula.
    Temos que valorizar essas Formações, uma vez que não existe Educação sem buscas, sem estudos constantes...

    ResponderExcluir
  24. O autor João Formosinho defende uma formação que vise o aperfeiçoamento de saberes e técnicas para nossa profissão. È importante estudar e entender a teoria e a partir daí que vem a pratica. Formação continuada sempre ouve e faz a diferença para o dia a dia do professor.

    ResponderExcluir
  25. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa


    A formação continua deve ser suficientemente diversificada, de modo a assegurar o complemento, aprofundamento e atualização de conhecimentos e competências profissionais, bem como possibilitar a mobilidade e progressão na forma de ensino e aprendizado dos educandos, bom isso para ambas as diversidades, tanto para quem não possui formação e para quem as possui, porque a formação visa um aperfeiçoamento de saberes para o exercício da sua profissão.

    ResponderExcluir
  26. Com certeza há diferença entre formação inicial e formação continuada principalmente em relação ao envolvimento do professor. Sem dúvida a formação continuada é um momento, ou seja, um trabalho em grupo que favorece a troca e a motivação à mudança, ao engajamento e a aplicação dos conhecimentos aprendidos.
    É importante que todos os professores sabem que precisam dominar conceitos que fundamentam suas práticas. Sabemos que hoje a violência, a indisciplina, o desrespeito, a falta de perspectiva para o futuro esta presente em nas escolas e sem dúvida são dificuldades enfrentada pela a maioria dos professores e alunos.
    No entanto para superar esses e outros problemas, é preciso ter consciência de sua existência e assumi-lo como algo que nos diz respeito.
    Ao tomar consciência disso, fica mais fácil constatar que os problemas que surgem podem ajudar a ver e entender melhor a realidade escolar e constituir uma provocação para organizar novas formas de atuação, para criar possibilidades de aprimoramento da qualidade do trabalho, esses assuntos podem e devem ser objetos de reflexão em programas de formação continuada.

    ResponderExcluir
  27. A formação continuada é um aperfeiçoamento de saberes e técnicas para nossa profissão, dar continuidade a nossa formação,somos eternos aprendizes e precisamos estar atualizados faz com que melhore a qualidade na educação para a pratica em sala de aula. Devemos valorizar a formação continuada que visa o aperfeiçoamento dos saberes, cabe o professor estar sempre buscando aprendizagem.

    ResponderExcluir
  28. Sabemos que o caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar e no ato do ensino ele se defronta com muitos obstáculos reais, concretos que precisa superar. E a formação continuada vem para aumentar seus conhecimentos mantendo-o sempre estimulado a percorrer novos caminhos.

    ResponderExcluir
  29. A formação continuada é um aperfeiçoamento de saberes e técnicas para nossa profissão, é importante que todos os professores sabem que precisam dominar conceitos que fundamentam suas práticas. Temos que estar em constante formação, aprimorando nossos conhecimentos, e isso são fundamental para continuarmos sendo educadores.

    ResponderExcluir
  30. A formação continuada é muito importante, é um momento onde os professores se reunem para dialogar, trocar experiencias, realizar estudos visando um melhor aperfeiçoamento para o exercício de sua profissão.

    ResponderExcluir
  31. A fomação contínua se destina ao grupo de pedagogos que estão em exercício, ela se faz necessária porque o mundo esta em constante evolução e temos que acompanhar-lo para que possamos atender esta demanda de alunos que estão cada vez mais curiosos.

    ResponderExcluir
  32. Escola Apóstolo Paulo
    Sidna de Jesus Carvalho

    A formação continuada vem contemplar principalmente os educadores que se preocupam em ampliar o seu aprendizado, melhorar suas ações pessoais e proficionais. Contribuindo com as melhores condições do ensino aprendizagem da nossa escola, ou melhor, do nosso país.

    ResponderExcluir
  33. A formação continuada do professor, assim como a aprendizagem de nossos alunos, só é valida quando há uma mudança de nosso comportamento no dia a dia. Devemos estar com nossa mente aberta para melhorar aquilo que pode ser melhorado, provocando o desenvolvimento tanto nosso como de nosso aluno. Muitas vezes quando passamos para o outro lado da carteira agimos exatamente igual nossos alunos em sala.

    ResponderExcluir
  34. Bom ao meu ver a formação continuada é para todos independente da idade ou experiência de ensino e torna-se necessária para que possamos ampliar e rever os conteúdos que trabalhamos assim como ampliar nossas tecnicas e metodologias.

    ResponderExcluir
  35. Ademária – Apóstolo Paulo
    A Formação vem adotando contornos muitos variados, e é uma formação contínua que vem a nos oferecer experiências de ensino, visando nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional, adquirindo saberes, necessários as nossas atitudes como professores.

    ResponderExcluir
  36. Quando se diz formação, já diz tudo, é um aprendizado constante, não é um conhecimento pronto e acabado, temos que estar atento com as novas mudanças para não ficamos parados no tempo. A formação é oferecida a pessoas em condição de adultos, levando os profissionais a repensar e transformar a cada dia a sua aprendizagem contribuindo para sua vida pessoal e profissional

    ResponderExcluir
  37. Através da formação continuada que temos percebe-se que devemos estar sempre em constante aprendizado, mesmo porque por sermos professores devemos estar atentos as mudanças que ocorrem em nossa volta e participar destas mudanças, e através da formação percebemos um crescimento significante por parte de todos que ali participam e compartilham suas idéias.

    ResponderExcluir
  38. Escola Apostolo Paulo professara Iraci Correia de sousa silva Oliveira16:59:00

    A formação Continuada, é fundamental para os professores pois a mesma vem sendo um suporte na busca de aperfeiçoamento e de novos conhecimentos.Diante de tantas mudanças que vem ocorrendo na sociedade atual devemos acompanhar e fazer nossa perte,que é a busca, a partilha e os debates.

    ResponderExcluir
  39. Com base no 7º encontro “Enquadramento teórico-conceptual da formação” e as discussões e debates entre o grupo, é possível dizer que a formação contínua se faz necessária para todas as pessoas, pois estamos vivendo em um mundo que se encontra em constantes desenvolvimentos e mudanças e para podermos acompanhar essas mudanças, precisamos estar sempre informados, discutindo essas mudanças, nos reunindo e debatendo os assuntos em questão para ampliarmos nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  40. A formação contínua é muito importante para os professores compartilhar as idéias dos outros professores, e além do mais precisamos estar numa contínua aprendizagem. Também é um momento de propício interação com os colegas.

    ResponderExcluir
  41. Como o próprio nome diz “formação continuada”, é para todos os que os queiram se aprimorar na profissão, seja ela qual for. Os profissionais precisam se atualizar sempre porque já esta mais do que claro que só o curso universitário não nos prepara suficientemente para o exercício da profissão e ainda que o fizesse, o bom profissional é aquele que reconhece que todos os dias surgem coisas novas, novos aprendizados, novas perspectivas e modo de trabalha-los por isso a formação deve ser contínua. O profissional deve esta sempre buscando se aperfeiçoar, se aprimorar, buscando um estudo constante e com essa consciência e ação quem sai ganhando são nossas crianças que são os futuros profissionais.

    ResponderExcluir
  42. A formação continuada tem o papel de contribuir no desempenho do profissional, é um meio onde podemos estarmos informados e atualizados pois as mudanças vem sempre ocorrendo dentro da educação ,é para isso precisamos estarmos preparados.

    ResponderExcluir
  43. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES
    Refletindo sobre o texto lido e os demais, vê se que a formação contínua tem o papel relevante, contribuindo com eficácia no desempenho profissional dos educadores. A formação continuada contribui mantendo os educadores informados, atualizados e preparados para os enfrentamentos e desafios encontrados no cotidiano escolar. E com as mudanças que ocorrem, os educadores devem estar em constantes buscas para o aperfeiçoamento profissional.

    ResponderExcluir
  44. Segundo o estudo deste módulo, entende-se que formação contínua se caracteriza em busca do aperfeiçoando no dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional do educador.
    Para tanto, não podemos nos acomodar com o que já conquistamos, pois a cada momento somos surpreendidos com novos desafios, na qual somos submetidos a inovar para alcançarmos os nossos sonhos e objetivos.

    ResponderExcluir
  45. A formação contínua é destinada para todas as pessoas que querem continuar a qualificar-se, pois somos eternos aprendiz e precisamos estar nos atualizando dia-a-dia buscando diferentes métodos de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  46. Além da docência há uma serie de outras atribuições que compõem sua atuação nos estudos da formação continua, dentre elas está à participação ativa em questão ligada à gestão do estabelecimento de ensino, a exemplo da elaboração do planejamento e da proposta pedagógica, como também se dedicar a pesquisa no que se refere ao desenvolvimento profissional, além de se atentar para as inter-relações da escola com a comunidade. Para que o docente se desenvolva profissionalmente é necessário que seja de modo a levá-lo ao autoconhecimento sobre a sua prática e com isto realizar reflexões, superando assim modelos que se ocupam de treinamentos, reciclagem se atualizações.

    ResponderExcluir
  47. Professor: Divino Escola Guarujá08:22:00

    A formação continuada sempre tem o seu foco no preparo do professor, pois ela sempre foi favorável a todos nós, então, como estudamos neste encontro, essa formação ajuda-nos a melhorar a nossa forma de trabalho, leva-nos a usarmos novas estratégias para que possamos melhorar o aprendizado de nossos alunos, pois está é a finalidade de nossa formação como educadores, aprender mais para melhorar nossas ações em sala de aula.

    ResponderExcluir
  48. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL ÁGUA BOA MT.

    É importante que todo o professores sabes que precisam dominar conceitos que fundamentam suas práticas. Sabemos que hoje a violência, a indisciplina, o desrespeito, a falta de perspectiva para o futuro esta presente em nas escolas e sem dúvida são dificuldades enfrentada pela a maioria dos professores e alunos. No entanto para superar esses e outros problemas, é preciso ter consciência de sua existência e assumi-lo como algo que nos diz respeito. Por isso devemos valorizar a formação continuada que visa o aperfeiçoamento dos saberes, cabe o professor estar sempre buscando aprendizagem.

    ResponderExcluir
  49. Acredito que todas as pessoas, em todos os setores, devem sempre estar em aprendizado contínuo, pois somo seres inacabados e que aprendemos por meio das nossas experiências e práticas e o constante aprendizado é necessário para que possamos estar nos aprimorando cada vez mais e para melhorar nossas práticas de ensino.

    ResponderExcluir
  50. A formação contínua é direcionada a toda equipe docente que queira ampliar seus conhecimentos e experiências pedagógicas, é um momento de debatermos sobre vários assunte que se referem ao cotidiano escolar, tem uma grande importância no contexto social com uma troca de experiência dos professores com maior prática pedagógica para os que têm menos tempo de sala de aula, é um momento de crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  51. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova10:34:00

    Precisamos estar sempre nos atualizando, pois o processo de aprendizagem não acaba; tudo o que passa a nossa volta serve-nos como forma de aprendizado; precisamos estar sempre buscando um aperfeiçoamento melhor e a formação continuada é uma das formas de nos ajudar neste processo.

    ResponderExcluir
  52. A formação é atravessada por uma
    dualidade de inspiração, como um paradigma tecnológico de modelação
    do formando ou adaptação ao posto de trabalho, procura-se a identificação
    a um modelo e a produção de cópias conformes, ou, ao contrário, é o
    paradigma biológico que domina e o que se procura, então, é a adaptação
    supletiva de um sujeito a uma realidade em mudança ( Fabre 1995, p. 29).
    Desde os anos 60 a problemática da formação de adultos tem vindo
    a ser progressivamente abordada e trabalhada por diferentes autores dando
    origem a distintas designações e aprofundamentos. Não vamos, contudo,
    reter-nos nesse contexto alargado de formação de adultos, antes procederemos
    a uma breve caracterização conceptual no que respeita especificamente
    à formação contínua de professores.

    ResponderExcluir
  53. A formação continuada é de suma importância para os profissionais que estão atuando em sala de aula, é nela que os mesmos trocam idéias, experiências e se atualizam, pois o mundo está em constante mudança e evolução e nossos alunos também, por isso, precisamos acompanhar esse evolução e para que consigamos isso temos que estar sempre em sintonia com o mundo e nos aperfeiçoando cada dia mais.

    ResponderExcluir
  54. A formação inicial é aquela oferecida na Universidade, normalmente os que freqüentam são jovens e alguns adultos, já a formação contínua ou continuada é freqüentada por pessoas já formadas e estão atuantes. A própria palavra já fala: é para sempre. Sempre precisamos estar lendo, trocando idéias, partilhando e, a formação contínua dos professores é um espaço e momento por excelência para fazer essa reflexão sobre nossa prática pedagógica. E a formação contínua só tem sentido quando realizada no grupo e quando ocorre a troca de idéias, discussões...

    ResponderExcluir
  55. Maria Madalena da Mata Sousa16:30:00

    Escola Municipal Vila Nova
    Prof: Maria Madalena da Mata Sousa

    Penso que a formação e necessária em todas as áreas da educação pois tem a intenção de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e conseqüentemente da educação. E nos encontros de formação e que compartilhamos os novos conhecimentos com a equipe e esse momento, que um contribui com a prática pedagógica do outro expondo suas experiências o que deu certo o que não deu certo.

    ResponderExcluir
  56. A formação inicial é necessária,mas não podemos nos ater somente aí precisamos de uma formação contínua destinada para todas as pessoas que querem continuar a qualificar-se, pois somos eternos aprendizes e precisamos estar nos atualizando dia-a-dia. Buscando diferentes métodos de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  57. Mediante as discussões debatidas em foco com a formação contínua de professores, somos sabedores da importância da formação, tanto seja a inicial como a contínua. Precisamos dessas formações, elas nos leva a reflexão, serve como suporte, auxilio. A formação contínua se faz necessária, sem dúvida. Não só no crescimento pedagógico, mas na prática do dia a dia, em sala de aula com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  58. A formação contínua visa um aperfeiçoamento de conteúdo, novos meios de ensino e de novas atualizações, onde todos os profissionais necessitam ampliar o campo de trabalho. A educação sempre está inovando, diante de tantas mudanças precisamos buscar novos conhecimentos de aprendizagem e de ensino.

    ResponderExcluir
  59. A formação contínua é destinada a todas as pessoas que querem continuar a qualificar-se, pois somos eternos aprendizes. O conhecimento evolui, e nunca sabemos tudo, quanto mais se busca, mais chegamos à conclusão que nada sabemos que precisamos saber mais. É necessária porque o conhecimento não é pronto e acabado, precisamos aprender e trocar experiências todos os dias.

    ResponderExcluir
  60. A formação continuada nos proporciona mais aperfeisoamento e conhecimentos referentes a educação,pessoal, e profisional,é um momento para nos refletir, sobre novas técnicas,debater assuntos para nosso crecimento proficional,para ter uma melhor qualidade na educação que vamos oferecer para nossos alunos, aperfeiçoandoos saberes, técnicaspara exercício de nossa profição.

    ResponderExcluir
  61. Escola Apóstolo Paulo
    Professor: Antonio Eduardo Pinheiro
    A Formação continuada se faz necessária para que nos aperfeiçoemos cada vez mais a nossa prática pedagógica não podemos ficar parados no tempo, temos que ficar em constante busca de conhecimento e qualidade de ensino para os nossos educandos.

    ResponderExcluir
  62. Escola Municipal Agrovila Central
    Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Acredito que a formação continuada é de responsabilidade do profissional que tem compromisso com o que faz, pois é pra nos atualizarmos e estar em constante desenvolvimento da pratica pedagógica do professor.

    ResponderExcluir
  63. http://simoneassis.blogspot.com.br20:22:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Simone de Assis Silva

    A formação continuada é muito importante para que os professores compartilhem suas idéias com os demais colegas, enfrentando os problemas que surge com mais preparação dentro do ambiente escolar, tornando assim as mudanças que nasce em constante busca para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  64. A formaçao continuada tem nos dado soportes impotantes e cabe ao professor coloca estes conhecimentos de apredizagem em pratica no seu dia dia Contribuindo com as melhores condições do ensino aprendizagem da nossa escola, ou melhor, do nosso país.

    ResponderExcluir
  65. Ivete Alves Oliveira Agrovila Central
    A Formação continuada é de suma importância para o educador nos da novos horizontes e novas ideias para colocarmos em pratica aperfeiçoando cada vez mais a nossa prática pedagógica não podemos ficar parados no tempo, temos que está em constante busca de conhecimento para conseguirmos passarmos o de melhor de nós para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  66. Penso que a formação continuada é tão importante como a formação inicial, pois estamos sempre em constantes mudanças e é claro que o professor deve ser um profissional atual e atuante, ou seja, ele deve acompanhar essas mudanças, e para isso deve continuar sua formação para sempre inovar metodologias de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  67. A formação contínua é aquela que se segue depois da formação inicial do profissional. É necessário o mesmo procurar atualizar-se continuamente buscando o seu desenvolvimento e a melhoria de sua prática. A partir do momento que cada um busca aprimorar-se, melhora tambem a sua atuação como profissional e como cidadão no meio social em que está inserido.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Plinio Maurício Lisbôa Costa (Escola Municipal Cristalino) A formação continuada é necessaria ao aperfeiçoamento profissional, para a atualização pedagógica didatica e política referente a os temas atuais relacionados ao desenvolvimento educacional. A formação continuada é um instrumento valioso na homogenização pedagogica nacional do conhecimento minimo, buscando diminuir as desigualdades regionais na foremação do profissional da área educacional

    ResponderExcluir
  70. FABIANA BARRETO, ESCOLA VILA NOVA08:29:00

    Manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão do educador. Concluir a Pedagogia ou a licenciatura é apenas uma das etapas do longo proceso de capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver crianças querendo aprender.O melhor lugar para um educador aprender a lecionar é a própria escola. A formação continuada bem planejada cheia de reflexões sobre práticas educativas é necessária ao aperfeiçoamento profissional pois uma reflexão da experiência pessoal só é válida quando é partilhada entre os colegas.

    ResponderExcluir
  71. A formação continua é muito importante, ela é destinada a todos que querem adquirir mais conhecimentos, que querem crescer e manter-se atualizado.

    ResponderExcluir
  72. Segundo Formosinho1991. pag. 238: A formação continuada tem como finalidade última o aperfeiçoamento pessoal e social de cada professor, numa perspectiva de educação permanente. Mas tal aperfeiçoamento tem um efeito positivo no sistema escolar se traduzir na melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças. É este efeito positivo que explica as preocupações recentes do mundo ocidental com a formação continua de professores

    ResponderExcluir
  73. Nilce Maria Escola Municipal Vila Nova11:20:00

    A formação contínua nos remete a diferentes orientações desenvolvendo competências pessoais. O educador está sempre em busca de formação bem como a evolução de suas competências no campo de trabalho.

    ResponderExcluir
  74. Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
    Escola Cantinho da Alegria

    A formação contínua é destinada aqueles que vêem a necessidade de estar em constante aprendizado, sendo que estes já possuem um conhecimento ou uma experiência de ensino, porém sabem da importância de estarmos sempre atualizados com os avanços do mundo.

    ResponderExcluir
  75. Professora/elizane maia/ Escola cecilia Meireles22:42:00

    Todos nós sabemos que o professor não termina sua formação na Faculdade. A formação continuada tornou-se necessária para a melhoria da qualidade do ensino de todo profissional consciente. O professor tem que estar sempre estabelecendo estratégias de aprendizagens e conhecimentos.Ao refletirmos sobre o texto observa-se que outros países também procura mudanças para melhorias na educação. Isso mostra que estamos no caminho.

    ResponderExcluir
  76. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.09:21:00

    Conforme o texto estudado, sabemos que a formação inicial é indispensável. A formação continuada é oferecida para os profissionais que atuam na escola, pois precisamos estar sempre nos aperfeiçoando, trocando idéias e refletindo sobre a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  77. Jhordannia Alves Araujo
    Escola Bela VIsta

    A formação continuada destina a formação de professores novos e de professores que as vezes não muda suas metodologias no decorrer dos anos e acaba tornando suas metodologias em um currículo para toda vida. E a formação continuada é necessária para alertar os professores a não se acomodar e mudar suas praticas no dia a dia.

    ResponderExcluir
  78. Solange Busanello22:26:00

    6º ENCONTRO

    A FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS E AS PRÁTICAS DE REFLEXÃO EM FORMAÇÃO

    Na discussão do 6º encontro, tomamos referencia Portugal, pois às vezes os educadores se apegam apenas numa tarefa com a criança, mas devemos buscar leituras dos livros didáticos que aparecem leituras grandes, devemos ler mais os autores dos livros e levá-los as crianças de hoje. Nos anos 90 em Portugal a educação teve alguns ajustes, pois cresceu muito e teve que se adequar as necessidades da educação, promovendo mudanças e atapetando os educadores a estas novas reformas da educação.

    ResponderExcluir
  79. Solange Busanello22:28:00

    7º ENCONTRO

    ENQUADRAMENTO TEÓRICO-CONCEPTUAL DA FORMAÇÃO


    Nós professores estamos em constante formação, na verdade a colação de grau nada mais é do que a conclusão de uma etapa de estudo, mas nunca uma formação. Ela é a base para o começo de uma atividade que tem que estar em constante estudo e aperfeiçoamento e porque não falar que devemos estar em constante reformulação do nosso pensar e agir pedagogicamente falando.

    ResponderExcluir
  80. O saber de um professor não acaba na faculdade e sim começa l, pois a formação de um professor e continua e isto se da nas qualificações diárias , no exercer de seu trabalho pedagógico. E temos a necessidade de estar em constantes mudanças e aprendizados, pois se não tivermos esta visão. Ficaremos sempre usando as mesmas metodologias de ensino.

    ResponderExcluir
  81. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
    Conforme o texto estudado, a formação continuada tem como finalidade o aperfeiçoamento pessoal e social de cada professor, numa perspectiva de educação permanente. Mas tal aperfeiçoamento tem um efeito positivo no sistema escolar se traduzir na melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças. É este efeito positivo que explica as preocupações recentes do mundo ocidental com a formação continua de professores.

    ResponderExcluir
  82. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    A Formação Continuada é destinada para aqueles que estão preocupados com a qualidade de Ensino.Aqueles que produz com segurança uma mudança na prática de ensino. Essa Formação oportunizam trocas, relatos de experiências, vivências e a busca permanente do trabalho integrado, sendo este um grande desafio para o Educador.

    ResponderExcluir
  83. Formação contínua cabe a todos independentemente da idade. A todos que tem consciência da necessidade de estar em constante aprendizagem para acompanhar as mudanças mundo.

    ResponderExcluir
  84. A formação continuada propícia em nosso dia a dia uma maior autonomia do que e de que forma estamos trabalhando com nossos alunos em sala,não podemos nós dias atuais ainda querer que nossos alunos aprenda da mesma maneira que aprendemos a dez,quinze anos atrás,a educação de hoje não é a mesma de antes,então se a educação não e mesma,significa que devemos buscar cada vez atualizar nossa metodologia em esala,diante disso a formaçao continuada vem para ajudar a buscar métodos diferenciados de ensinar.

    ResponderExcluir
  85. Reflexão do 7º encontro da formação continuada
    O educador necessita sempre buscar a formação contínua, pois a evolução de novos conhecimentos tende a ampliar o seu campo de trabalho, abrindo novos horizontes, visando estar sempre atualizando como a cultura digital que para nós é difícil porque ela atualiza de forma mecânica e rápida enquanto que nós precisamos raciocinar e aprender de maneira prática. A formação profissional contínua é importante para todos os profissionais em seu contexto de trabalho. Refletindo, reeducando, reaprendendo sendo flexível e aberto, para novas competências com metodologias diferenciadas básicas na prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  86. A formação contínua destina-se a aperfeiçoar aquelas pessoas que querem buscar, mais o conhecimentos, pessoas que já possuem os saberes, saber fazer e saber ser, básicos ao exercício da profissão. Como tal pode assumir as modalidades
    organizacionais de formação em serviço ou formação institucional, pode ser certificada ou
    não certificada, pode visar a preparação para cargos e tarefas específicas no sistema
    educativo (formação especializada) ou ser mais generalista.

    ResponderExcluir
  87. Gabriela Oliveira Canedo- Escola Municipal Cecilia Meireles
    7º Encontro- Enquadramento teórico-conceptual da formação.
    A formação inicial é o primeiro passo para um bom educador, pois, somos seres inacabados, e em nossa área de trabalho, as didáticas se renovam a cada dia, trabalhamos com seres humanos, cada um com sua individualidade e diversidade, então a formação continua é sem duvida um processo de aperfeiçoamento e que tem sim papel social.

    ResponderExcluir
  88. A formação contínua abarca o conjunto de atividades desenvolvidas por nós professores em exercício, com objetivo formativo, na direção de nos prepararmos melhor para a realização de nossas atividades. Portanto, ela é desenvolvida após a formação inicial, e segue ao longo de toda a carreira profissional. E a mesma é para todos os profissionais que queiram buscar novos conhecimentos. Pois todo profissão exige aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  89. A formação continuada de professores tem como meio de alimentar o processo de desenvolvimento profissional, deve assentar-se sob uma base pedagógica, que permita a atualização e ampliação do conhecimento científico-educacional, e uma base político-profissional que inclua estratégias de reformulação das condições da profissão docente

    ResponderExcluir
  90. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 7º Fórum da Formação Continuada.
    A formação continuada de professores deve ser diversificada de modo a assegurar conhecimentos dos educadores, bem como possibilitar e discutir o papel e a importância do desenvolvimento profissional. A formação é para o aperfeiçoamento pessoal e social dos profissionais da educação. Toda a formação continuada deve ter um efeito positivo no sistema escolar para nós professores, se for traduzir na melhoria da qualidade na educação para os alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  91. 8º ENCONTRO
    PROFESSORA CLAUDIA RIBEIRO.
    De acordo com o texto estudado, a formação continuada tem como finalidade dar suporte para os professores entende-se que guando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.
    O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho e esta preocupado com um ensino de qualidade, e igualdade para todos.

    ResponderExcluir
  92. IVONE ARAUJO LIMA- ESCOLA CECILIA MEIRELES
    Nós como educadores precisamos ter a formação como uma continuidade em nossos estudos, transferindo para a pratica pedagógica os benefícios que estes nos trazem. Nossa diversidade na pratica deve ser constante, pois, crescemos, realizamos nosso trabalho com melhor desempenho atingindo o objetivo esperado por nos, por nossos alunos e pela sociedade no geral.

    ResponderExcluir
  93. Rosangela Neves Oliveira - Escola Municipal Vila Nova20:32:00

    A formação contínua é destinada aos educadores que desejam estarem atualizados depois de saírem da faculdade. Pois devido às mudanças que ocorrem no nosso dia-a-dia temos que aprimorarmos cada vez mais nossos conhecimentos pessoais e profissionais.

    ResponderExcluir
  94. De acordo com o estudo que realizamos sobre a formação contínua, a meu ver pude perceber que ela se faz necessária, não só para quem está inserido na educação, mas para todas as pessoas, pois é através de um estudo e de uma formação é que conseguimos realmente aprofundar nosso aprendizado, e esse aprendizado nunca é demais, precisamos estar abertos para o novo, pois o mundo está em constante transformação, e com essas transformações as pessoas se transformam também e buscam cada vez mais aprofundar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  95. Eu concordo que a formação continuada é muito importante para o nosso estudo, mas também acho que devemos estudar a nossa realidade e não a realidade de um outro país.Nós como educadores temos muito ainda que aprender.A formação continuada traz muito aproveitamento quando estudamos coisas do nosso dia- a- dia, a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  96. Para todos que buscam entendimentos e aperfeiçoamento em seu campo profissional e intelectual. O conhecimento tem que acontecer sempre, independente de profissão ou idade. Nunca sabemos tudo, há sempre o que se aprender e o que ensinar. E para um professor ensinar da melhor forma.

    ResponderExcluir
  97. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Escola Municipal Agrovila Central
    A formação continuada é importante para todos que tem consciência de que o conhecimento só existe se estiver em constantes mudanças, pois se for estático não é conhecimento. E é um momento onde os professores se reúnem para dialogar, trocar experiências, realizar estudos para um melhor aperfeiçoamento no exercício de sua profissão.

    ResponderExcluir
  98. Maria José Cordeiro de Farias
    A formação continuada vem contribuindo na prática pedagógica e dando suporte ao no novo aprendizado, pois vivemos num mundo que em constante transformação, contribuindo em novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  99. 7º Encontro
    Os desafios de uma sociedade em contínua mudança apresentam novas exigências, tanto a cidadãos individualmente considerados, quanto aos sistemas organizacionais, e reclamam respostas adequadas, justificando, em grande medida, a ênfase que a partir dos anos 60 tem sido dada à educação de adultos, educação permanentes, formação contínua, formação profissional, formação ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  100. Claudia Busanello, Vila Nova infantil
    Eu acredito que a formação continuada deve ser diferenciada da formação inicial, pois a formação inicial é oferecida para universitários que na maioria das vezes, estão alheios às realidades da sala de aula e a formação continuada deve dar suporte às dificuldades que o professor encontra no dia a dia na sala de aula. Por isso, ao meu ver, a formação continuada feita por nós não deve ser fundamentada na formação feita em outros países, com realidade muito diferente do nosso país.

    ResponderExcluir
  101. Como o autor define a formação contínua é seqüencial á formação inicial, adquirindo o aperfeiçoamento e a dimensão do saber e do saber fazer, tendo o domínio profissional num sistema complexo de produção que exige saberes e competências especializadas, nas quais e para as quais é preciso.

    ResponderExcluir
  102. Luciney P.Sousa - E.M.E.Infantil Vila Nova
    A formação continuada engloba um conjunto de atividades desenvolvidas por nós enquanto professores em exercício com objetivo formativo. Por tanto ela é desenvolvida após a formação inicial ,e deve se seguir durante toda a vida profissional,é importante ressaltar que esta formação continuada deve estar dentro da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  103. Escola Agrovila Central

    Lucelia Lopes da Silva

    Ao ler o texto, ele deixa bem claro que e obrigação de todo profissional que esta na carreira, e que pretende continuar, porque todos é aprendiz, aprendemos sempre qualificamos a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia santos Rosa Almeida22:41:00

      Todo profissional da educação deve ter como meta a formação contínua pois é uma das poucas profissões que não permite que o profissional fique estaguinado ou sem a busca de conhecimentos para melhorar a cada dia a sua prática pedagógica.

      Excluir
  104. EVALDO SOARES DE CARVALHO07:50:00

    No cotidianoo,as transformações inerentes a informação e ao conhecimento são constantes, e não podemos nos sentirmos prontos e acabados. Temos que ter consciência do nosso inacabameto. Antigamente,alguns profissionais formavam e acreditavam que era para sempre aquele conhecimento imutável. O profissional que não se aperfeiçoa, não se atualiza hoje em dia não está apto para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  105. No texto o autor coloca que a formação é conceito e a prática junta, sim objetivo é que na formação temos o conteúdo e que a prática aconteça em sala de aula para se ter sentido o educar, ensinar, instruir, e formar.
    Para Rodrigues & Esteves a formação é diferenciada, mas não podemos se esquecer que este texto fala da formação de Portugal e estamos no Brasil, mas podemos ver a formação só tem um objetivo o crescimento do profissional e qualidade de ensino com nossos alunos.
    A formação ela tem ser vista como um meio para buscar- mos conhecimentos, estratégias, troca de idéias, para o aperfeiçoamento profissional e pessoal, para o exercício da profissão de professor.

    ResponderExcluir
  106. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana de Oliveira Pereira
    Reflexão sobre o 7º Fórum da Formação Continuada.
    A formação continuada é de enorme importância para todos que tem consciência de que o conhecimento só existe se for a constantes mudanças, pois se ser estático não é conhecimento. E é um momento onde os professores se reúnem para dialogar, trocar experiências, realizar estudos para um melhor aperfeiçoamento no exercício de sua profissão.

    ResponderExcluir
  107. Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.
    O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

    A formação continuada tem diferentes aspectos de acordo com as necessidades de cada local, aumentar a eficácia e o interesse pelos cursos ofertados pelo estado, tudo o que for trabalhado com os docentes tem que ter uma aplicabilidade prática que proporcione uma melhoria na formação sócio-profissional dos docentes, pois cada realidade é e sempre será uma realidade diferente.

    ResponderExcluir