Segunda-feira, 28 de maio de 2012 ( 8º encontro)

Fonte web
       Para Perrenoud a formação deve ser aquela que:

“situa o professor no centro do processo da melhoria da qualidade da educação. Os professores, individualmente ou em grupo, são considerados responsáveis pela análise das necessidades da escola [...], são considerados como líderes inovadores, capazes de auto - aperfeiçoamento, de analisar as suas próprias ações, de identificar e reagir às necessidades dos alunos, de analisar o resultado das suas intervenções (Vonk, apud Perrenoud 1993, p. 182).”

              Considerando o pensamento de Perrenoud, comente como está o seu posicionamento enquanto educador em relação às necessidades da escola e dos alunos.

101 comentários:

  1. Maria Aparecida de Oliveira Belfort
    E. M. J. K. Salamoni.
    8º encontro: 28/05/2012. Considerando o pensamento de Perrenoud, o meu posicionamento enquanto educador em relação às necessidades da escola atual; está em vencer um novo paradigma, o da sociedade contemporânea. Ao fazer uma releitura no modelo familiar, percebemos mudanças, está deixando de ser patriarcal, a mãe precisa trabalhar fora de casa, os filhos são criados de forma atípica. Isto trouxe as escolas uma nova clientela, crianças diferentes daquelas que fomos criados e educados. Uma nova sociedade ativa, participativa, autônoma, porém sem limites, sem regras, sem referencia de família e a quem obedecer. Isto para mim hoje é o grande desafio. Aos olhares de Perrenoud, o educador está no centro do processo da melhoria da qualidade da educação, concordo plenamente. Mas este novo aluno quer mais, além das condições do professor, a escola está obsoleta, a educação mudou, o professor mudou, mas a estrutura ficou a mesma, o aluno quer algo novo, atrativo, igual ele encontra na TV, no vídeo game, na internet. E nós ainda estamos com o giz, o velho quadro, e a nossa criatividade, haja criatividade! Inovamos sempre, melhoramos sempre. Ao vencer os desafios da nova educação, estamos vencendo os desafios dos alunos, que vivem numa família, que hoje se pensa que é uma instituição social falida, mas o que vemos é uma sociedade em evolução, quebrando tabus, aceitando as diferenças, e se readaptando a elas. É verdade que alguns desses tabus e diferenças levam tempo para serem aceitos na sociedade, a evolução é lenta, porém contínua. As reformas e mudanças na educação estão assim, lentas, porém contínua.

    ResponderExcluir
  2. professora /Elizane maia/escola cecili Meireles23:11:00

    O mundo vive em constantes mudanças e o professor tem que estar sempre atento as essas mudanças, aumentando seus conhecimentos suas estratégias e suas habilidades.Quando participamos da formação continuada, almejamos um aprendizado participativo onde os professores estão articulados no processo de aprimoramento, do saber. No entanto o professor tem que estar atento para não perder de vista as visões humanitárias, ameaçadas pela pós-modernidade

    ResponderExcluir
  3. Com base no 8º encontro “Modelos de formação: Um contributo para análise das práticas” e nas palavras e pensamentos de Perrenoud, é possível dizer que meu posicionamento enquanto educador em relação as necessidades da escola e do aluno são as melhores possíveis e que estão ao meu alcance.
    Nós, professores, educadores, transmissores de conhecimento estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Precisamos de apoio, incentivo, acompanhamento e grupos de estudos com freqüência.

    ResponderExcluir
  4. Segundo Perrenoud, os professores devem estar sempre buscando novos conhecimentos e inovando saberes, que sejam capazes de fazer sempre uma auto-avaliação das suas ações, buscando aperfeiçoamento na prática pedagógica, ou seja, identificar às necessidades dos alunos e ser mediador do conhecimento, para que haja um bom desenvolvimento no processo ensino e aprendizagem.
    D e acordo com a realidade que estamos vivendo, percebe-se que os professores necessitam cada vez mais adequar os conteúdos de acordo com o modelo experimental, onde o educando irá contruir seu conhecimento através da interação com o meio-social, cultural, físico, etc.

    ResponderExcluir
  5. O mundo vive em mudanças constantes a cada dia e com isso o professor como inovador tem que estar sempre buscando o conhecimento e aperfeiçoando das atividades já existentes para integrar cada vez mais com a nossa realidade de hoje. , sabemos que os desafios não são poucos mas precisamos estar com pé firme no chão e convencidos que a Educação ainda é um dos grandes caminho para essa transformação.

    ResponderExcluir
  6. PLINIO MAURÍCIO LISBÔA COSTA- ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO - EM.C.
    PERRENOUD, permite refletir quefaçamos uma profunda reeflexão;sobre a sociedade e o lugar do educador em um mundo onde o capitalismo do século XXI, desenvolve-se baseado no paradigma tecnologico, de instabilidades políticas frequente e initerruptas, onde a alternativa econômica está em amplas alianças geopolíticas de blocs econômicos;União euroasiatica,tratado traspacífico, União Europeia. Onde o capital atraves da telematica mda de destino a cada segundo atraído por lucros e vantagens que sejam oferecidos por quaisquer lugares no mundo. A educação se realça ao possuir educadores aptos a relacionar-se e transmitir a os seus educandos as novas transformações que fazem parte do seu mundo. Não tenhamos a ingenuidade de perceber que o mundo quando adultos de nossos educandos será mais facíl, a o contrario sera mais seletivo, conflituoso; no qual apenas os cidadãos com domíniio pleno das habilidades necessaria obterão exito isto inclui; habilidade em críticidade eargumentação,capacidade de sociabilidade e disciplina, criatividade edominio tecnologico. PERRENOUD em seu suas considerações de certo modo contextualizado; busca realçar o papel fundamental dos educadores em serem estes os agentes principais da mudança de paradigma, com tudo há sempre dois lados de uma mesma realidade de cordo com os debatesno encontro de formação; este outro lado no qual PERROUND omite e da propria sociedade, educandos, família, gestores; é inconciliavel a delegação de funções apenas de onus, a qual reflete-se na realidade concreta de jornadas de trabalho extendidas,fatocomum na educação brasileira. A participação educativa do educador como agente principal como Perrenound argumenta ocorre de forme real parcialmente;atraves da gestão democratica ela ainda é parcial no sistema educativo,fato este ao qual as esferas de poder se valem ainda de certos mecanismos contra producentes ao desenvolvimento educacional via gestão escolar democratica no sistema educativo brasileiro.Inovar saberes pelo metodo experencial,que concordamos ser o mais adequado a educação atual; exige transformação dos educadores, mas de igual modo a os outros agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Certamente a realidade escolar brasileira com quadro negro e giz deve ser superada cedendolugar a louças digitais eletronicas, mais adequadas a realidade dos educandos de quaisquer classes sociais,pois são seres extritamente tecnologicos, com tudo há necessidade de novos comportamentos diante desta realidade por parte dos educandos ao perceber os desafios proprios da sua geração,que não serão poucos,então quais educadores estarão preparados!?

    ResponderExcluir
  7. 8° encontro: Modelos de formação: Um contributo para análise das práticas
    Hoje de manhã (29 de maio de 2012), quando estava desenvolvendo o projeto de leitura com as turmas com as quais trabalho (leitura individual e em silêncio 15 minutos, todos os dias) li em meu livro que eu estava lendo (A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental), uma frase de Paulo Freire que me chamou muita atenção. Gostaria de reproduzi-la aqui para fazer minha reflexão sobre o 8º encontro: “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha. Não posso ensinar o que não sei”.
    Eu estava observando a profundidade deste pensamento de Freire. Não existe nenhuma possibilidade de poder ensinar alguma coisa se eu como professor não tiver domínio sobre o assunto e, aí fecha perfeitamente com o pensamento de Perrenoud. O professor é o responsável pelo processo da melhoria da qualidade da educação. Estou convencido disso: quem faz a diferença em sala de aula é o professor. Atualmente não podemos mais ser transmissores de conhecimentos e, sim organizadores de aprendizagens e para isso precisamos um contínuo aperfeiçoamento e perceber as necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que, para ministrar uma boa aula, é necessário que o professor esteja seguro em relação ao conteúdo a ser tratado, que conheça o assunto de modo a conduzir discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Permitindo a interpretação pessoal dos alunos, a soma das experiências trazidas por eles, os debates da classe sobre a atitude de um e outro, oferecem sempre novas possibilidades que podem ser úteis para a compreensão mais aprofundada do objeto. E é exatamente aí que reside o prazer de ensinar. O professor é um ser pensante e de ação constante,vive em função do aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  9. Acredito estar engajada na teoria deste pensador, buscando sempre melhoria para desenvolver um papel profissional bom que atenda as necessidades da escola e dos alunos,fazendo sempre depois dos estudos realizados uma reflexão do que é preciso estar intervindo na minha prática cotidiana.

    ResponderExcluir
  10. Nesta formação continuada analisamos a atuação do professor em sala de aula, se as formações estão atingindo plenamente o objetivo de proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem significativa adequada, passando pela necessidade de sua constante atualização até o desenvolvimento do seu trabalho no coletivo da escola. Pois o professor que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa com a propria formação, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  11. Atualmente a educação exige que o professor esteja preparado e seguro para ministrar aulas com criatividade, transformando seus conhecimentos em prática e também perceba o quanto é importante analisar as suas ações e através delas identificar as necessidades dos alunos. E a formação continua faz a diferença no ensino e aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir
  12. Solange Busanello22:30:00

    8º ENCONTRO

    MODELOS DE FORMAÇÃO: UM CONTRIBUTO PARA ANÁLISE DAS PRÁTICAS

    Modelos de formação: Um contributo para análise das práticas

    - Modelo transmissivo: É aquele em que o sujeito é um mero espectador, não participa, apenas assiste e recebe informações.

    - Modelo experimental: Valoriza o sujeito e suas experiências. Os conceitos são formulados a partir da interação com o meio social, cultura, etc.

    - Modelo analítico: Os conceitos são formulados a partir da análise crítica interligando a parte teórica com os acontecimentos que os circundam, fomentando a reflexão sobre si e as práticas contextualizadas fomentando a emancipação e a autonomia.

    ResponderExcluir
  13. Considerando que todas as formações são importantes para o desenvolvimento do professor, mas é necessário analisar nossas ações para ver o que está dando certo ou o que precisa ser mudado paro o sucesso do aluno. Acredita-se que a maior parte dos professores tem responsabilidades e procuram desenvolver sua pratica voltada para o desenvolvimento do aluno e do bom andamento da escola.

    ResponderExcluir
  14. Analisando e refletindo o pensamento de” Perrenoud” acredito estar em constante aprendizagem tanto individualmente quanto com o grupo para assim desenvolver um bom trabalho e fazer o que for possível em relação as necessidades da Escola e dos alunos. Não podemos parar de buscar novas formas de ensinar e de aprender, pois o educador necessita constantemente rever sua pratica pedagógica e ser apaixonado pela profissão, somente assim vai valer a pena ensinar e aprender nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  15. 8º encontro
    De acordo perrenoud o trabalho do professor tem que ser transformador, pois ser professor não constitui uma tarefa simples, ao contrario é uma tarefa que requer amor e habilidade. O educador não é simplesmente aquele que transmite saberes para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel do educador é bem mais amplo, deve ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano escolar visando sempre o crescimento dos seus alunos. Sabemos que as mudanças tecnológicas e cientificas estão acontecendo muito rápido e exige do educador uma nova postura e as tecnologias têm contribuído muito e o educador tem que estar inserido neste contexto. Estas formações continuada estão contribuído muito para o crescimento dos educadores em sala de aula.

    ResponderExcluir
  16. As sociedades se transformam, fazem-se e desfazem-se. As tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e mesmo o pensamento. As desigualdades se deslocam, agravam-se e recriam-se em novos territórios. Assim também e o professor. PERRENOUD em seu suas considerações de certo modo contextualizado; busca realçar o papel fundamental dos educadores em serem estes os agentes principais da mudança de paradigma, com tudo há sempre dois lados de uma mesma realidade.

    ResponderExcluir
  17. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Com base no 8º encontro “Modelos de formação: Um contributo para análise das práticas” e nas palavras e pensamentos de Perrenoud, é possível dizer que meu posicionamento enquanto educadora em relação às necessidades da escola e do aluno é as melhores possíveis e que estão ao meu alcance.
    Nós, professores, educadores, transmissores de conhecimento estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Precisamos de apoio, incentivo, acompanhamento e grupos de estudos com freqüência. Pois segundo os pensamentos de Perrenoud. O professor é o responsável pelo processo da melhoria da qualidade da educação. Estou convencida disso: quem faz a diferença em sala de aula é o professor. Atualmente não podemos mais ser transmissores de conhecimentos e, sim organizadores de aprendizagens e para isso precisamos um contínuo aperfeiçoamento e perceber as necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10:59:00

    Nesse 8ºencontro foi lido um texto que abordou sobre os modelos de formação que contribuem para prática educativa.O primeiro - o transmisso, orienta para a realidade exterior do sujeito; já o segundo - o experimental, valoriza o sujeito e as suas experiências e o terceiro que é centrado na análise - presidido por uma racionalidade critica e emancipatoria.

    ResponderExcluir
  19. OITAVA FORMAÇÃO CONTINUADA
    Nos como professores estamos começando nos organizar com respeito a nossa formação. E os governantes também estão se conscientizando, em relação ao nosso trabalho e formação e ate mesmo com o salário dos professores. Temos que esta sempre buscando inovação para melhoria da pratica pedagógica em sala. E o que estava nos faltando e uma formação continua assim como esta acontecendo, onde podemos falar nossas idéias discutir o que ta dando certo ou errado para melhoria do saber pedagógico. É meu ponto de vista que nos como professor, não podemos ta fazendo o que e direito dos pais, mesmo que aluno fique o dia todo na escola, quando fica doente o pai que é o responsável por seu filho, porque tem aquele ditado o professor é pai mãe, enfermeira, médico psicólogo para os alunos etc. Izabel J. Ferreira.

    ResponderExcluir
  20. PERRENOUD coloca os educadores como a peça fundamental nas transformações e na qualidade de tudo que envolve o ensino, porque somos capazes de intervir em nossas próprias ações e aperfeiçoá-las. Discordar de Perrenoud seria um crime, porém, ao analisar o que envolve a educação no contexto geral, fica a pergunta: Será que devemos carregar esse árduo peso de tamanha responsabilidade, se educação e aprendizagem caminham juntos?
    Assim como eu, creio que há outros educadores que gostam do que faz, que são líderes, inovadores, que estão em constantes aperfeiçoamento e que sentem-se responsáveis, no entanto, não conseguimos tantos êxitos, porque responsabilidade e qualidade do ensino – aprendizagem não esta ligado só à escola, mas no contexto geral.

    ResponderExcluir
  21. As sociedades se transforma, fazem-se e desfazem-se. A escola pode e deve fazer parte das mudanças culturais na sociedade e até inspirar as mudanças. Mas devemos lembrar que escola não é sinônimo de professores e sim de comunidade escolar ( professores,alunos, coordenadores, direção, pais e sociedade em geral e políticos e etc.)E entender a realidade escoalr é simples o complicado mesmo é encontar as soluções, pois a maioria delas fogm a nossa alçada.

    ResponderExcluir
  22. A formação deve ser uma ferramenta de trabalho para o professor, já que os professores atuam diretamente na formação dos educandos. São competências dos professores analisarem as necessidades dos alunos, trabalhando com estes de forma inovadora. Por isso, os professores necessitam estarem em constante estudo e formação para acompanharem as novas exigências educacionais.

    ResponderExcluir
  23. A formação dos professores é apontada por muita gente como uma das principais responsáveis pelos problemas da educação. Embora tenha havido uma verdadeira revolução nesse campo nos últimos vinte anos, a formação ainda deixa muito a desejar. Existe certa incapacidade para colocar em prática. O professor é o responsável pelo processo da melhoria da qualidade da educação. Quem faz a diferença em sala de aula é o professor.

    ResponderExcluir
  24. Elma Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo14:54:00

    Hoje em dia os professores cada vez mais concluem a Formação Inicial,se especializam e fazem vários cursos e Formação Continuada...
    Observamos que mesmo com esse avanço é necessário nos pautarmos em um bom planejamento, com metodologias inovadoras e uma boa avaliação continua, valorizando cada passo dos alunos e acima de tudo buscar a responsabilidade da familia bem como de todos os envolvidos neste processo de Ensino e Aprendizagem.

    ResponderExcluir
  25. Nós professores educadores transmissores de conhecimento estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento, Pois segundo os pensamentos de Perrenoud. O professor é o responsável pelo processo da melhoria da qualidade da educação. Quem faz a diferença em sala de aula é o professor. Atualmente não podemos mais ser transmissores de conhecimentos e, sim organizadores de aprendizagens. Os educadores são peça fundamental nas transformações e na qualidade de tudo que envolve o ensino, porque somos capazes de intervir em nossas próprias ações e aperfeiçoá-las.

    ResponderExcluir
  26. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa

    A escola, através de seus professores, poderá qualificar o educando para aprender a progredir no mundo do trabalho, o que equivale a dizer a oferecer instrumentos para dar respostas, não acabadas ( porque a vida é processo inacabado) às novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente o novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade. Por isso, os professores necessitam estarem em constante estudo e formação para acompanharem as novas exigências educacionais.

    ResponderExcluir
  27. Escola Apostolo Paulo Iraci Correia S S Oliveira15:49:00

    Nos dias atuais a educação exigem profissionais preparados e seguros para enfrentar o novo desafio em sala de aula, pois segundo Perrnoud os professores devem estar sempre buscando novos conhecimentos e inovando saberes, que sejam capazes de fazer uma auto-avaliação de suas ações para que possa ofercer um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir
  28. A formação continuada é um dos momentos em que nos professor temos oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, para melhorar a qualidade na educação,melhores conhecimentos,mas não basta só a formação o professor tem que colocar sua criatividade e imaginação funcionar,principalmente ter vontade de fazer melhor,gostar daquilo que faz, partilhar experiências,temos que trabalhar em grupo, um ajudando o outro não ser individualista,e o professor sejao centro no processoda qualidade da educação.

    ResponderExcluir
  29. 8º encontro: Modelo de Formação: Como professora estar em constante aprendizagem e de melhoria de qualidade na educação, em relação a formação as necessidades da escola. Enquanto o meu posicionamento de educador buscar ações de aperfeiçoamento na prática pedagógica identificando as necessidades dos alunos através do conhecimento para que haja um bom desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. Ao analisar a formação contínua já é um caminho fundamental, que nos permite realizar da melhor maneira possível no processo de ensino aprendizagem, para dominar e desenvolver a formação de inovação e desenvolver a prática reflexiva de se basear nela, é preciso o paradigma integrador e aberto.
    Como professora cabe buscar a formação contínua, esclarecer as dúvidas, vencer desafios, desenvolver ações efetivas tendo o apoio da instituição na qual trabalho, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos alunos, no cotidiano da sala de aula.

    ResponderExcluir
  30. A cada formação continuada acredito que estamos enriquecendo nosso aprendizado, podendo assim cumprir com os nossos deveres como educadores com mais segurança. No meu ponto de vista nos professores precisamos estar em constante formação para acompanharmos as novas exigências educacionais, como o exemplo da águia que se renova ganhando novas forças e assim melhorar a nossa pratica pedagógicas.

    ResponderExcluir
  31. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Maria Luiza de Lima Fernandes
    8º encontro: Modelos de formação
    Com base nas nossas reflexões no 8º encontro, percebo a profundidade do ato de ensinar com qualidade, para fazer a diferença em sala de aula. Após a formação inicial, segue-se a formação contínua, oportunidades para ampliar o conhecimento, buscando novas formas do ensinar, com metodologias dinâmicas e com isso aperfeiçoando as práticas pedagógicas, uma vez que o educador é o responsável pelo processo de melhoria de qualidade de educação.De acordo com as constantes mudanças o educador, precisa estar preparado para os desafios contínuos do cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  32. Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças onde nós professores, transmissores de conhecimentos precisamos nos aperfeiçoar cada dia mais e acompanhar esse desenvolvimento. As formações continuadas são muito importantes para o desenvolvimento do professor e não devemos parar de buscar novas maneiras de ensinar e aprender para um bom desenvolvimento do aluno e da escola.

    ResponderExcluir
  33. Escola Cecília Meireles
    Professores, em parceria com direção e coordenação escolar são os responsáveis pela promoção de uma escola melhor. Para tanto, uma formação contínua, de qualidade, com certeza facilita e agiliza muito o processo.

    ResponderExcluir
  34. Reflexão do 8º encontro da formação continuada.
    Não posso dizer que esta tudo bem na educação porque estarei mentindo, pois ela esta passando por circunstância diversa que precisa melhorar muito ainda, a formação contínua esta acontecendo, porém percebe - se que o professor a maioria vive doente e estressado, porque será? Creio que além, da carga horária, muita pressão e não estamos agüentando mais tantas exigências do sistema e alunos indisciplinados, e quando precisamos de atendimentos médico na maioria das vezes não somos atendidos, e temos que pagar alguém para ficar no nosso lugar e voltar outra vez e repetir tudo de novo. Como agir para melhorar a qualidade de vida do profissional não só na formação, precisa refletir sobre isso, e buscar meios de melhorar para que todos fiquem bem.

    ResponderExcluir
  35. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    O Estudo desse Encontro nos fez refletir sobre os modelos de Formação, segundo Perrenoud nós somos o centro desse processo de busca de melhoria na qualidade da educação. Temos que estar em constante busca de diferentes metodologias e novo posicionamento para mudar a maneira de ensinar, pois as exigências são muitas temos que estar preparados.

    ResponderExcluir
  36. Os Educadores têm que trabalhar em equipe, em prol de uma Educação de qualidade onde o ensino, aprendizagem possa ser um processo continuo de ampliação de conhecimentos, e que nós momentos de formação continuada possamos refletir sobre diversas teorias e perceber que é possível porás em prática.

    ResponderExcluir
  37. Os Educadores têm que trabalhar em equipe, em prol de uma Educação de qualidade onde o ensino, aprendizagem possa ser um processo continuo de ampliação de conhecimentos, e que nós momentos de formação continuada possamos refletir sobre diversas teorias e perceber que é possível porás em prática.

    ResponderExcluir
  38. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:24:00

    A formação Continuada dessa semana nos faz refletirmos sobre o processo da busca de novas formas de metodologias, onde nós Educadores devemos estar em constantes buscas...
    o Estudo realizado segundo Perrenout reforça a importancia de um bom planejamento, com novas metodologias e formas de avaliação.

    ResponderExcluir
  39. Gabriela Oliveira Canedo- Escola Municipal Cecilia Meireles
    8º Encontro- Modelos de formação: Um contributo para análise das práticas.
    Neste encontro a discussão foi bem produtiva, pois, o conceito de formação citado por Perrenoud é objetivo e realista, os professores necessitam de ajuda em seu cotidiano para conseguir sucesso em suas aulas, novas experiências, novos conceitos sempre serão bem vindos ao meio do educador. Estamos caminhando para um processo de uma boa formação contínua, estar sempre abertos ao novo é uma atitude de sabedoria.

    ResponderExcluir
  40. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL ÁGUA BOA MT
    A participação educativa do educador como agente principal como Perrenound argumenta ocorre de forme real parcialmente; através da gestão democrática ela ainda é parcial no sistema educativo, fato este ao quais as esferas de poder se valem ainda de certos mecanismos contra producentes ao desenvolvimento educacional via gestão escolar democrática no sistema educativo brasileiro. Inovar saberes pelo método experiencial, que concordamos ser o mais adequado a educação atual; exige transformação dos educadores, mas de igual modo a os outros agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Estou convencido disso: quem faz a diferença em sala de aula é o professor. Atualmente não podemos mais ser transmissores de conhecimentos e, sim organizadores de aprendizagens e para isso precisamos um contínuo aperfeiçoamento e perceber as necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  41. A prifissão professor requer formação continuada, compremetimento ético, pensamento crítico e amor pelo que se faz buscando aperfeiçoamento na prática pedagógica, identificando as necessidades dos alunos, pois estamos vivenciando uma nova sociedade ativa,participativa, alunos que desejam algo novo, diferente, e nós professores devemos estar preparados para enfrentar-mos a realidade da nossa nova sociedade.

    ResponderExcluir
  42. Claro que o professor hoje em sala deixa de ser apenas o simples professor ele passa a ser muitas vezes pai,mãe ...
    A foemação continuada serve para aprimorar e tornar apto esse professor para lidar com os problemas do cotidiano do aluno.

    ResponderExcluir
  43. De acordo com o pensamento de Perrenoud sabemos que o bom profissional não pode ficar estagnado no tempo, ele tem que estar sempre renovando. O professor deve sempre estar se aperfeiçoando de forma contínua, deve ser consciente de que ele é um agente transformador e que não pode estar à frente na formação de alguém se não levar a sério a sua própria formação. Precisa sair em busca de novos conhecimentos, precisa criar e recriar novas técnicas para que seus aprendizes não sejam meros repetidores e sim construtores de conhecimentos.
    Devemos ser verdadeiros com nossos alunos e acima de tudo com nós mesmos, pois estar em sala de aula é uma lição que temos a cada dia, e seu trabalho depende da ação, pois aprendemos e crescemos com os alunos e, estes por vezes, nos tem como espelho para a sua vida futura.

    ResponderExcluir
  44. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    Segundo Perrenoud,o professor é o responsável pelo processo da melhoria da Educação. O professor deve ser um facilitador do processo de ensino-aprendizagem junto com o aluno, em todo o contexto no qual ele está inserido e estar em atualização continuada mediante as mudanças que ocorrem no mundo globalizado de hoje.

    ResponderExcluir
  45. A formação continuada é um dos momentos em que nos educadores temos oportunidade de ampliar nossos saberes, e faser disso uma troca com os colegas para melhorar a qualidade na educação. Novos conceitos sempre serão bem vindos ao meio do educador e para isso temos que trabahla em equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o pensamento de Perrenoud, o profissional necessita refletir suas ações e atitudes no seu processo educativo, estar sempre inovando e ter consciência que não é só transmissor de conhecimento e sim um facilitador educativo, que leva o aluno a construir seus conhecimentos e superar suas necessidades.

      Excluir
  46. Neste 8ºencontro fomos levados a analisar o que Perrenoud denominou de profissionalismo aberto, como descrito acima, e faz-se necessário constatar que o educador ainda se encontra pouco distante do ideal apresentado por ele pois hoje a escola tornou-se praticamente a casa do aluno que passa 8 horas por dia com seus educadores que muitas vezes tem que assumir o papel da família e isso faz com que a relação de professor e aluno ultrapasse as formalidades convencionais mas não os torna família deste aluno. Ainda sou uma docente na área de educação mas constato que qualquer outro profissional que cuida de pessoas faz aquilo que a profissão exige dele mas o educador vai além, por isso nosso papel hoje é o de educar e cuidar e precisamos buscar meios de sermos melhores, mais conscientes dos novos arranjos familiares, buscar sempre o conhecimento técnico e teórico e sobre tudo ter o desejo de proporcionar uma educação reflexiva e igualitária, papel essencial no trabalho do professor e só obterá êxito o profissional que estiver sempre se atualizando, buscando novo saberes, novas formas de ensinar e porque não dizer, aprendendo a aprender.

    ResponderExcluir
  47. Segundo Perrenoud o professor deve sempre estar se aperfeiçoando de forma contínua, deve ser consciente de que ele é um agente transformador e que não pode estar à frente na formação de alguém se não levar a sério a sua própria formação. Precisa sair em busca de novos conhecimentos, precisa criar e recriar novas técnicas para que seus aprendizes não sejam meros repetidores e sim construtores de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  48. Para Perrenoud temos que estar sempre nos aperfeiçoando, pois somos responsáveis pela melhoria da qualidade da educação de nossos alunos e, só conseguiremos transformar essa realidade se estivermos em constante aprendizado e atentos as necessidades de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  49. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 8º Fórum da Formação Continuada.
    É possível dizer que nosso posicionamento enquanto educadores em relação às necessidades da escola e do nosso aluno são as melhores possíveis e que às vezes nem tudo está ao nosso alcance, mas que estamos buscando melhoramento em nossa formação e pra isso existe a formação continuada.
    Nós, professores, educadores, transmissores de conhecimento estamos em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento que nossa clientela de aluno exige de nós, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Precisamos de mais apoio, incentivo e acompanhamento em grupos de estudos com frequência para nosso melhoramento e enriquecimento de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  50. Escola Municipal Agrovila Central
    Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Acredito e concordo como o texto lido pois o profissional em educação deve sempre se renovar, estar atento as mudanças que são constantes e rápidas sendo, um investigador e propagador de conhecimento e não apenas reprodutor, pois precisamos trabalhar educandos críticos e autônomos.

    ResponderExcluir
  51. Perrenoud define competência de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos saberes, capacidades, informações, para solucionar com pertinência, o autor define uma série de competências fundamentais para a autonomia das pessoas.
    O professor que participa da formação,e trabalha neste contexto, deve optar por problemas e Projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar os seus conhecimentos e, em certa medida, a completá-los. Trata-se de uma pedagogia ativa e cooperativa, aberta para o mundo e para a vida.

    ResponderExcluir
  52. Analisando o contexto atual, enquanto professora necessito constantemente me atualizar e buscar novas metodologias que favoreça a aprendizagem dos alunos. Na escola todos são responsáveis pela aprendizagem dos educando, precisamos trabalhar em equipe e refletir sobre as nossas práticas diariamente.

    ResponderExcluir
  53. Confornme estudo do 8º encontro, Perrnoud nós coloca que os professores devem estar sempre buscando novos conhecimentos e inovando saberes, realmente dentro da formação continuada que estamos tendo nas escolas temos o momento de expor as idéias a troca de conhecimento é recíproca entre todos os professores.

    ResponderExcluir
  54. O conhecimento é considerado uma construção contínua. O aprender contínuo é essencial, deve haver sempre a formação continuada que se dá de maneira reflexiva e busca a melhor maneira para a aplicação do conhecimento e do saber. O professor deve ser um facilitador do processo de ensino-aprendizagem junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele está inserido, e estar em atualização continua mediante as mudanças que ocorrem no mundo globalizado de hoje.

    ResponderExcluir
  55. Um aspecto relevante é que a sociedade tende a atribuir à escola na figura do professor tarefas, outrora, da família e de outras instituições sociais. O professor acaba por desempenhar múltiplos papéis; (professor propriamente dito, psicólogo, pai/ mãe... Enfim, o que implica a aquisição de novas competências por parte do docente. Assim se a educação é compreendida como meio de se promover transformações sociais significativas, os problemas sociais buscarão solução. Por outro lado a escola reflete os problemas da sociedade da qual faz parte, sendo igualmente afetada pelos mesmos. Sinto que este é um dos problemas que mais nos atinge, se nos desempenhasse só o nosso papel com certeza não estaríamos vivendo no limite, teríamos mais animo e gosto pela profissão. Então nos precisamos refletir muito mais sobre o nosso papel, e posicionar. Pois entendo que desenvolver um papel não é tão fácil imagina múltiplos papéis. Se continuar assim como ficaremos? O que pode vir acontecer com os educadores?

    ResponderExcluir
  56. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.15:52:00

    Analisando os modelos de formação consideramos que o mais abrangente para que possamos adquirir uma boa formação é o modelo centrado na análise que é presidido por uma racionalidade crítica e emancipatória. Estamos buscando algo que nos possibilite uma forma mais direcionada ao pedagógico, através destas discussões almejamos que ocorra alguma transformação.

    ResponderExcluir
  57. Josenilde Nogueira Paniago - EM Apóstolo Paulo (Serrinha)


    Enquanto educadora meu pensamento é assim: “considerando que o aluno é o centro do ensino e o professore o responsável por este processo, acredito que o ato de ensinar é complexo é sem dúvida marcado por inúmeras situações que contradizem o que realmente deve ocorrer. Em todas as instâncias devemos atuar com vistas na melhoria e na transformação do ensinar. Portanto, devemos estar actualizados e buscarmos incansavelmente ampliação destes conhecimentos e do saber como fazer, que torne nossa pratica cada vez mais eficiente".

    ResponderExcluir
  58. De acordo com o posicionamento desse pensador , acredito que estou em constante aprendizagem,pois suas colocações são muito objetivas a realidade.Acredito que todos nós professores estamos sempre seguindo esses caminhos em relação as necessidades da escola e dos alunos, pois estamos sempre nos aperfeiçoando de forma contínua

    ResponderExcluir
  59. Pelo que discutimos ficou claro que o tempo para preparação das aulas está muito curto principalmente porque os professores têm que dividir seu tempo entre duas turmas. Todos os discursos sempre apontam o professor como a base de todo um sistema, concordo só que somos crucificados por um ou dois que tem dificuldades e esquecem os outros vinte e três que aprendem, somos cobrados por todos os lados. Claro, temos profissionais que tem seus problemas, mas a escola deve tomar decisões profissionais.

    ResponderExcluir
  60. Estamos cada vez mais em busca de novos conhecimentos através das reflexões que a formação continuada vem nos oferecendo, e isso vem nós dando um suporte de maior aprofundamento nos conhecimentos e também desenvolver a partilha de experiências entre colegas .

    ResponderExcluir
  61. Professor: Divino Escola Guarujá08:02:00

    Quanto à análise do texto que estudamos na formação, nós profissionais da educação precisamos estar em constante busca de novos métodos e práticas, isto para enriquecer a nossa forma de trabalho e atualizar os nossos conhecimentos, precisamos sempre empenhar na aprendizagem dos nossos alunos, no meio educacional todos somos responsáveis pelo aprendizado dos alunos num contexto geral.

    ResponderExcluir
  62. De acordo com o que foi discutido durante a formação, pode perceber que as cobranças e as criticas para com a educação e os professores sempre irão acontecer, mas o que não podemos é deixar que isso nos afete porque diante das criticas nós só temos a aprender, pois na maioria das vezes somos levados a nos questionar quanto ao nosso fazer pedagógico. Eu acredito que o professor é capaz de rever seu contexto e procurar através dessas formações absorverem o que tem de bom, e repassar esse conhecimento adquirido para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  63. Uma boa escola se preocupa com a formação de seus alunos. Uma escola de excelência se preocupa também com a formação de seus professores. Um bom professor se preocupa em ensinar bem seus alunos. Um professor excelente se preocupa em aprender com eles ajudando-os a percorrer os caminhos em direção às suas próprias descobertas. Para isso, precisa estar bem informado, ter domínio das diversas tecnologias de ensino e ser conhecedor das principais teorias de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  64. A educação está em constante mudança e transformação , portanto torna-se necessário uma formação continuada de qualidade para que possamos estar acompanhando essa evolução para melhor atender nossos alunos , em busca de melhor desempenho.

    ResponderExcluir
  65. MARIA MADALENA DA MATA SOUSA14:40:00

    ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROF.ª : MARIA MADALENA DA MATA SOUSA

    Como todo profissional devemos sempre estar em busca de novos conhecimentos, pois vivemos em um mundo globalizado, onde há todo momento surgem novas descobertas, e somos privilegiados por podermos ter acesso a tecnologia que nos auxilia, pois em outros países não é tão fácil, pois os mesmos não dispõe de tantos recursos.

    ResponderExcluir
  66. Nilce Maria EM. Vila Nova16:53:00

    A formação contribui no processo social e pessoal, com objetivos contínuos adquirindo práticas e críticas reflexivas, para o desenvolvimento do sucesso profissional e pessoal do docente.

    ResponderExcluir
  67. Nós, professores, educadores, transmissores de conhecimento estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Mas para isso precisamos de apoio da secretaria e principalmente dos pais, dessa presença que hoje é um dos pontos que dificulta mais o crescimento da melhoria para educação escolar.

    ResponderExcluir
  68. Com as constantes transformações que a sociedade vem passando e com o avanço das tecnologias que faz com que essas transformações ocorram em um ritmo bem acelerado, é impossível em qualquer profissão, que um profissional não se sinta a necessidade de refletir sua prática e adquirir novos conhecimentos. Enquanto profissional da educação, acredito que o posicionamento dos educadores em geral é de cada dia mais buscar melhorias e se adequar as necessidades da escola e dos alunos, mas esse posicionamento não deve ser apenas dos profissionais da educação, mas sim da sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  69. Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
    Escola Cantinho da Alegria

    Estou sempre atenta as necessidades de meus alunos e o que busca a escola, acredito que a observação, análise e avaliação, são formas eficazes de se direcionar um bom trabalho dentro de classe. Minhas aulas, assim como as dos demais professores da escola em que trabalho, são sempre preparadas antecipadamente, afinal o bom professor é aquele que faz uma sondagem (diagnóstico) dos alunos e, depois, planeja visando suprir as necessidades dos mesmos. Acredito que a formação continuada também contribui para o bom desenvolvimento das aulas em sala, nos abre novos horizontes e nos mantêm sempre informados de assuntos diversos.

    ResponderExcluir
  70. Escola Mnicipal Agrovila central
    Meyrilene gomes da Silva

    Segundo Perrenoud nós educadores devemos cada vez nos aperfeiçoar,buscar uma formação,rever nossos métodos e metodologias para fazer com que em nossa sala sejamos agente de transformação,para que isso se torne de fato realidade devemos colocar em prática o que aprendemos nessas formações

    ResponderExcluir
  71. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Escola Municipal Agrovila Central
    O professor como todo profissional deve sempre estar em constante busca de novos conhecimentos, pois vivemos em um mundo de mudanças diárias, onde há todo momento surgem novas descobertas, e temos hoje o privilegio termos acesso a tecnologia para facilitar nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  72. Precisamos sempre estar em constante busca do conhecimento para transmitir valores de qualidade aos educandos. No que diz respeito das tecnologias, também sempre precisamos nos aperfeiçoar, porque a cobrança aos professores é grande, por isso precisamos estar preparados para os desafio.

    ResponderExcluir
  73. 8º Encontro
    Maria José Cordeiro de Farias
    Sabemos que o mundo que vivemos esta sempre em transformação, por isso os professores precisam analisar como esta seu aprendizado, buscando novos conhecimentos, pois os professores são aqueles que transmite saberes aos alunos, e são responsáveis pela melhoria da qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  74. Segundo Perrenoud, nós professores somos o centro do processo da melhoria da qualidade da educação. E precisamos ser inovadores, buscar aperfeiçoamento, analisando as necessidades dos nossos alunos. Acredito que, nos encontros de formação continuada, já acontece essas inovações, estamos caminhando nessa direção. Para assim melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  75. Rosangela Neves Oliveira - Escola Municipal Vila Nova23:58:00

    Acredito que como professora preciso sempre atualizar meus conhecimentos e buscar melhorar o processo ensino-aprendizagem. As mudanças vêm acontecendo muito rápido e tenho a necessidade como profissional de cada vez mais estar atualizada e melhor cada vez mais.

    ResponderExcluir
  76. 8º Encontro
    Mas a verdade é que não houve uma reflexão que permitisse transformar a prática em conhecimento. E a formação de professores continuou a ser dominada mais por referências externas do que por referências internas ao trabalho docente. Impõe-e inverter esta longa tradição, e instituir as práticas profissionais como lugar de reflexão e de formação em busca de seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  77. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova17:34:00

    O educador precisa estar se aprimorando e aperfeiçoando seu conhecimento para tornar-se cada vez mais atualizado e comprometido com a árdua tarefa de ensinar.

    ResponderExcluir
  78. Nos transmissores de conhecimento estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Mas para isso precisamos de apoio da secretaria e principalmente dos pais, dessa presença que hoje é um dos pontos que dificulta mais o crescimento da melhoria para educação escolar.

    ResponderExcluir
  79. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Antonio Eduardo Pinheiro
    Segundo esse pensador temos que estar em constante busca de aperfeiçoamento da nossa pratica pedagógica,para termos uma educação melhor para nossos educandos precisamos mudar nossa metodologia de ensino e para que isso aconteça temos que estar sempre aprimorando os nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  80. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Antonio Eduardo Pinheiro
    Segundo este pensador é transmissores de conhecimento e temos que estar aprimorando para mudar a nossa pratica pedagógica dando mais significado e tornando as aulas mais prazerosas tornando-os alunos mais ativos e críticos.

    ResponderExcluir
  81. Escola Apostolo Paulo
    Sidna de Jesus Carvalho

    Sabemos que o educador carrega nos ombros a responsabilidade de leitura, interpretação, compreensão e mudanças da sociedade, por isso o educador tem que realizar muitas leituras para melhorar o seu potencial de leitor e de educador gestor responsável pela mudança e inovação educacional, ou seja, da sociedade, pois sabemos que a educação inova e promove mudanças no planeta.

    ResponderExcluir
  82. Escola Apóstolo Paulo

    Formação contínua vem a nos proporcionar não só novos e mais fundados conhecimentos, mas também ampliar a partilha de conhecimentos, dinâmicas reflexivas e a edificação de conhecimento, para que sejamos gestores conscientes. A formação contínua de professores justifica-se, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas reivindicações ao saber e ao saber fazer.

    ResponderExcluir
  83. 8º encontro. O meu posicionamento enquanto educadora é de aperfeiçoamento, ainda estou cursando o nível superior, estou em busca de sabedoria e de melhorias para atuar melhor como educadora. Faço o que posso para estar sempre participando de formações que me ajudem a atuar e transformar as necessidades da escola e dos alunos.

    ResponderExcluir
  84. Ivete Alves Escola Agrovila Central
    Neste encontro estudamos sobre algumas competências que o professor precisa ter para trabalhar de forma que em sua pedagogia mostre resultado, pois percebemos que o docente precisa está em constante pesquisa e indagação sobre sua pratica docente, para que possa ensinar seus alunos a pensar e produzir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  85. Simone de Assis Silva16:40:00

    Simone de Assis Silva
    Escola Apóstolo Paulo

    O educador tem a responsabilidade de mudanças da sociedade por isso tem de adaptar as mudanças e ampliar seus conhecimentos principalmente com as formações continuadas que é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  86. Segundo o Perrenoud e a formação do professor reflexivo, tramissor do conhecimento isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa e que elabora em cima dessa prática, é o paradigma própria formação, num processo de auto-formação, de reelaboração dos saberes inicial, em confronto com sua prática vivenciada. Assim, seus saberes vão se construindo apartir de uma reflexão, sobre a prática dominante na área de formação de professores, na atualidade.

    ResponderExcluir
  87. O mundo vive em constantes mudanças e o professor tem que estar sempre atento as essas mudanças, aumentando seus conhecimentos suas estratégias e suas habilidades.Em todas as instâncias devemos atuar com vistas na melhoria e na transformação do ensinar. Portanto, devemos estar actualizados e buscarmos incansavelmente ampliação destes conhecimentos e do saber como fazer, que torne nossa pratica cada vez mais eficiente".

    ResponderExcluir
  88. Para Perrenoud temos que estar sempre nos aperfeiçoando, pois somos responsáveis pela melhoria da qualidade da educação de nossos alunos e, só conseguiremos transformar essa realidade se estivermos em constante aprendizado e atentos as necessidades de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  89. FABIANA BARRETO, VILA NOVA07:52:00

    Ao ler e discutir este texto me veio a mente que se a escola não se renovar, não se esmerar para proporcionar aos alunos, um aprendizado de qualidade e que venha ao encontro de sua realidade, não terá sucesso. O que cabe a educação é proporcionar meios eficazes para que saibamos selecionar tudo o que chega até nós educadores, de maneira que se tire proveito do que realmente é relevante, não só para nós, como também para as pessoas que nos rodeiam, que fazem parte da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  90. Concordo com a citação de Perrenoud, pois somente a troca de experiências e a parceria entre direção, coordenação e comunidade escolar são capazes de atuarem com sabedoria e conhecimento na busca de uma escola melhor. Para tanto, uma formação contínua, de qualidade deve articular todos esses setores em busca de novos paradigmas que atenda a necessidade a atual .

    ResponderExcluir
  91. Escola Agrovila Central

    Lucelia Lopes da Silva

    Hoje vivemos em um mundo onde há constates mudanças. Por isso sabemos que o professor carrega quase todas as responsabilidades sociais, moral, critica etc. Precisa buscar sempre aperfeiçoando o conhecimento.

    ResponderExcluir
  92. A formação para Perrenoud situava (em 1993) o professor como o centro no processo da melhoria da qualidade do ensino. Será que hoje estamos sendo tratados com todo esse valor de 19 anos atrás?
    Estamos buscando constantemente inovar para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos, contudo às vezes nos deparamos com muitos entraves, que dificulta desenvolvermos o que nos propomos a realizar. Se formos o centro do processo, como afirmou Perrenoud, temos que ter mais autonomia em nossas aulas e mais respeito por parte de alunos e pais.

    ResponderExcluir
  93. Patrícia Santos Rosa Almeida E.M Cristalino22:55:00

    Para Perrenoud, o professor deve estar em constante mudança e buscando melhorar sua qualidade de educador e consequentemente a qualidade da aprendizagem, contudo, a educação só terá melhores resultados quando todos, professores, diretores, coodenadores, pais e comunidade, se unirem num mesmo propósito que é melhorar a qualidade na educação em nosso país.

    ResponderExcluir
  94. EVALDO SOARES DE CARVALHO08:04:00

    Os teóricos, como perrenoud, devia se antenar mais na realidade cotidiana de cada país, de cada estado e de cada escola. No Brasil temos por exemplo a lei do piso nacionsal que são mínimos os estados e municípios que o pôe em prática. Como podemos colocar o professor como centro das decisões nas nossas escolas se ele não possui uma valorização adequada? No Brasil, atualmente,o professor é o centro apenas pelo fracasso da educação, o centro da culpa pelas famílias não terem uma cultura letrada de incentivo à educação, o centro da culpa por não saber motivar o educando a estudar, pois o mesmo não vê a escola como uma ferramenta de ascenção social, etc, etc.

    ResponderExcluir
  95. CLAUDIA BUSANELLO, VILA NOVA INFANTIL
    O professor deve estar em constante busca de novidades para atrair a atenção dos alunos, pois com o crescimento das tecnologias, os alunos estão cada vez ativos em sala de aula, porém nem sempre a esperteza dos alunos se concentra no lado positivo, e os professores estão se deparando, cada vez mais com alunos rebeldes, sem limites os professores temos que estar preparados para trabalhar com esse tipo de aluno, esta situação está sobre carregando os profissionais da educação, pois antes ele se preocupava apenas com o conteúdo que ia trabalhar em sala de aula, hoje, além de professor, ele tem que ser pai, psicólogo.

    ResponderExcluir
  96. Com a leitura do texto e refletido concordo com Perrenoud que a formação deve ser aquela que o professor no centro da melhoria da qualidade da educação, individualmente ou em grupo os professores são considerados responsáveis pela análise das necessidades da escola. E também como líderes inovador capaz auto- aperfeiçoamento de analisar as suas próprias ações, identificar e reagir ás necessidades dos alunos. A formação continuada deve ser mais uma troca ideias, estratégias para sala de aula e também mais a realidade da escola.

    ResponderExcluir
  97. Luciney P. Sousa
    Nós estamos vivendo em um mundo que se encontra em constante mudança, por isso a formação continuada contribui para o bom desenvolvimento das aulas. Não podemos esquecer que a formação continuada deve estar dentro da nossa realidade enquanto país, estado, município e individualmente enquanto escola.

    ResponderExcluir
  98. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana de Oliveira Pereira
    Reflexão sobre o 8º Fórum da Formação Continuada.
    Nós, professores, educadores do conhecimento estamos em constante mudança, no qual temos que nos aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento que nossos alunos exigem de nós, ou seja, estamos em constante aprendizagem. Precisamos de mais apoio, incentivo e acompanhamento em grupos de estudos com frequência para nosso melhoramento e enriquecimento de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  99. A constituição de um grupo de trabalho para o desenvolvimento das atividades formativas parte do pressuposto de que é possível compartilhar com os professores o planejamento do processo de formação continuada e as vivências pedagógicas. Assim, o professor também passa a ser responsável pelo processo formativo, podendo sugerir alterações na estrutura e desenvolvimento das atividades.

    ResponderExcluir
  100. Com a leitura do texto e refletido concordo com Perrenoud que a formação deve ser aquela que o professor no centro da melhoria da qualidade da educação, individualmente ou em grupo os professores são considerados responsáveis pela análise das necessidades da escola. E também como líderes inovador capaz auto- aperfeiçoamento de analisar as suas próprias ações, identificar e reagir ás necessidades dos alunos. O que cabe a educação é proporcionar meios eficazes para que saibamos selecionar tudo o que chega até nós educadores, de maneira que se tire proveito do que realmente é relevante, não só para nós, como também para as pessoas que nos rodeiam, que fazem parte da nossa realidade.

    ResponderExcluir