Segunda-feira, 30 de abril de 2012 (5º encontro)


Participe neste fórum comentando resumidamente a conclusão a qual o grupo de profissionais da educação  de sua escola chegou ao debater as questões:  um, dois, cinco e sete  durante o encontro de formação continuada desta semana.

106 comentários:

  1. 5º encontro
    A formação inicial é apontada pela maioria como "excelente". Mas, ao mesmo tempo, reconhecem não estarem preparados para o dia-a-dia dentro da sala de aula. "Como a relação entre a motivação e a prática de ensino quase não aparece, muitos provavelmente não se dão conta de como a graduação foi ineficiente", observa Telma que as secretarias (municipais e estaduais) de Educação e o Ministério da Educação praticamente não aparecem como atores importantes da realidade do Magistério. É igualmente preocupante porque essas instituições deveriam ser as provedoras não só das políticas públicas, mas também de toda a infra-estrutura e das condições gerais para que a aprendizagem ocorra. "O professor não se enxerga como parte do sistema e, por isso, se sente tão sozinho na difícil tarefa de ensinar", enfatiza Sônia Kruppa.

    ResponderExcluir
  2. Denise Adriana Ferrari10:18:00

    A Educação está sempre em constante transformação por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como estamos despreparados visto que a formação inicial não nos dá suporte suficiente na prática de educar; pois como sabemos, o papel da escola também mudou muito nestas últimas décadas; cada dia um desafio novo,hoje por exemplo, nossa formação pode caber, amanhã já poderá estar ultrapassada; então precisamos estar sempre nos atualizando para darmos o melhor de nós mesmos nesta árdua tarefa de ensinar.

    ResponderExcluir
  3. Silvia Bortolin. Escola M. Vila Nova10:22:00

    Na reflexão de segunda feira, realmente eu senti que minha licenciatura em Letras ficou a desejar, saímos muito despreparados para a sala de aula, as universidades deveriam iniciar seus cursos com as didáticas e o curso deveria ser em conjunto com a sala de aula, cada cursista deveria vivenciar e aplicar os conteúdo aprendidos na sala de aula e depois tais conclusões deveriam ser refletidas durante o curso. Cada cursista expondo suas angustias.

    ResponderExcluir
  4. ESCOLA CECÍLIA MEIRELES
    POR QE A FORMAÇÃO NÃO PREPARA PARA O DIA A DIA

    Realmente a formação não nos prepara para enfrentar as inúmera situações que se apresentam no dia a dia escolar. Encontramos no interior das salas de aula situações que não são discutidas teoricamente quando estamos nos preparando para essa profissão. Cada caso é um caso e somente as experiências adquiridas ao longo do tempo aliadas a busca constante de informações é que podem nos indicar um caminho. Em alguns casos podemos até agir de forma não tão apropriada mas com certeza a intenção e o desejo de ajudar e acertar é o melhor. A formação continuada que nos é oferecida atualmente ajuda sim, mas no entanto não resolvem o problema uma vez que são muito simplificadas. Ainda acredito na busca profissional de cada um.

    ResponderExcluir
  5. Escola Mun. Ed. Inf. Vila Nova
    Maria José Cordeiro de Farias
    Texto
    A formação e a realidade do dia-a-dia
    As faculdades devem analisar como foi e está sendo à formação de professores, pois eles recebem informações e conteúdos que trabalham durante sua formação. Mas estes são teoria desenvolvida na faculdade. A mudança do método de ensino dos cursos de formação inicial realmente é um processo longo, até que os coordenadores se conscientizem que estes formandos precisam de muitas aulas práticas em seus estágios que são muito rápidos, não dá tempo para os formandos vê a realidade de sala de aula. Não quer dizer que todo o professores não estás preparado, tem muitos que vão atrás de colegas para trocar experiência e consegue realizar bom trabalho. Vimos que essa deficiência é falta dos pais, por não estarem dando limite á seus filhos em casa, assim os professores poderão dar continuidade na educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, escola Agrovila Central.
      Colega suas palavras talvez possam me ajudar a expor as minhas opiniões, porque acredito ainda que os gestores das escolas precisam levar essas nossas angustias ás suas reuniões com as secretarias e mostrar que muitas das suas decisões refletem diretamente nas nossas atitudes em sala de aula.
      Além disso quando começamos não dá para ter todas as respostas, nem depois de anos isso é possível. Na maioria das escolas ao invés de sermos bem vindos somos tratados como novatos e nossas idéias geralmente por melhores que sejam são descartadas. Mas ainda bem que a experiencia chega depois de muitos anos de trabalho e muitas "cabeçadas".

      Excluir
  6. A formação que recebemos em sala é bem diferente da realidade escolar,nos professores vamos enfrentando as dificuldades em sala e com as experiências vamos nos aperfeiçoando.A Educação está sempre em constante transformação por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como estamos despreparados visto que a formação inicial não nos dá suporte suficiente na prática de educar.Claro que nós professores vamos sempre em busca de novos conhecimentos para estar aptos para entrar em sala e lidar com as dificuldades.

    ResponderExcluir
  7. Realmente a formação não nos prepara para enfrentar a inúmeras situações que se apresentam no dia a dia escolar. Encontramos no interior das salas de aula situações que não são discutidos conteúdos que trabalham durante sua formação. Mas estes são teoria desenvolvida na faculdade, prática em estágios que são muito rápidos, não dá tempo para os formandos vê a realidade de sala de aula.

    ResponderExcluir
  8. Aperfeiçoar a formação profissional dos professores é uma medida de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação. A valorização e qualificação dos professores é considerada fundamental para a melhoria da qualidade da educação.Com essa formação resolvemos dificuldades enfrentadas no nosso dia-a- dia escolar.

    ResponderExcluir
  9. 5º encontro
    Também senti que a graduação não prepara o professor por completo para assumir sala de aula. Na teoria tudo é muito bonito e perfeito, mas na prática pedagógica a realidade é bem outra. Muitas vezes não nós sentimos preparados para lidar com as diferenças de muitos alunos. A formação continuada é muito boa, porque compartilhamos nossas experiências e idéias. Enfim, sempre aprendemos algo.

    ResponderExcluir
  10. Maria Madalena da Mata Sousa14:55:00

    Professora: Maria Madalena da Mata Sousa
    Escola Municipal Vila Nova

    Quando terminei a faculdade e fui para sala de aula não me senti preparada, primeiro a faculdade deixa a desejar quanto à disciplina de Didática, segunda é a falta de experiência de recém-formada, mas quando o professor tem vontade de superar isso corre atrás de uma nova aprendizagem e novas metodologias, mesmo porque não somos prontos e acabados, todos os dias surge novos desafios não só na nossa área, mas em todas as áreas. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor.

    ResponderExcluir
  11. POR QUE A FORMAÇÃO NÃO PREPARA PARA O DIA-A-DIA
    A formação para os professores até pouco tempo atrás se ocupava apenas com a teoria, a prática não era trabalhada pelas universidades e os novos professores chegavam na sala de aula com a pouca experiência dos estágios. Esse foi o principal problema apontado por 49% entre 64% dos entrevistados que aprovaram a formação inicial em uma pesquisa realizada entre os professores em todas as capitais brasileiras. Porém esse não é o único problema apontado para deficiência da educação brasileira, para a socióloga Sônia Kruppa, a constante troca de professor na entidade educacional compromete a organização e a implantação de um projeto em conjunto. A formação continuada também precisa ser repensada para realmente surtir efeito dentro da escola. A relação entre a escola, sociedade e família também deve ser forte, pois um bom vínculo entre essas três bases a é imprescindível para um desenvolvimento dos alunos.
    A graduação que eu fiz estava direcionada para os profissionais que já atuavam na sala de aula, então se preocupou apenas com a teoria, a prática cada professor já havia desenvolvido com o passar dos anos em sala.
    Eu acredito que bons textos reflexivos podem contribuir muito no dia-a-dia em sala de aula na compreensão de algumas atitudes de nossos alunos, na auto-avaliação de nossa prática. Eu acredito que as políticas educacionais implantadas pelo poder público muitas vezes não condizem com a realidade em sala de aula, o grande número de alunos em sala, especialmente na educação infantil e no primeiro ciclo, a falta de preparo dos professores para trabalhar com a inclusão, são alguns itens que podem ser mencionados nesse sentido.

    ResponderExcluir
  12. Escola Municipal Agrovila Central
    Em nosso dia-a-dia nos deparamos com inúmeras situações no interior das salas de aula, situações que são discutidas teoricamente quando estamos nos preparando para essa profissão. As práticas em estágios são muito rápidas, e não dá tempo para os formandos vêem a realidade das salas de aula. Esse e um dos motivos em que a educação está sempre em constante transformação Pois á cada dia é um desafio novo, hoje, por exemplo, nossa formação pode caber, amanhã já poderá estar ultrapassada; então precisamos estar sempre nos atualizando para darmos o melhor de nós mesmos nesta árdua tarefa de ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, escola Agrovila Central.
      Marly você tem razão e isso acontece em tudo que fazemos, e se não estamos atualizados, para que serviremos á frente de uma sala de aula? E isso me angustia muito quando penso que temos que aprender tanto em tão pouco tempo, mas são sofrimentos que enfrentamos em todas as profissões.

      Excluir
  13. EVALDO SOARES DE CARVALHO VILA NOVA18:22:00

    Existem grandes variações no que diz respeito a formação do professor nos dias de hoje. Existem professores que são comprometidos com sua formação e buscam o máximo de seu curso, outros buscam as facilidades, a negligência, pois buscam simplesmente o canudo. Outros querem transformar suas vidas, suas carreiras e a vida do educando em algo melhor. Outros querem apenas os benefícios que porventura os outros lutando podem lhe propiciar, etc. Existem faculdades voltadas para uma boa formação profissional. Aquelas que têm compromisso político com o país e com o ser humano que está formando. Hoje existe o fenômeno da massificação dos curso superiores. Faculdades que não "ensinam" os profissionais a pensarem, a agirem e refletirem criticamente suas práticas, seu aprendizado e a sua própria existência. Faculdades e Universidades que não promovem o ensino, a pesquisa e a extensão. Ou seja, ministram ensino da teoria desvinculado da prática. Hoje, encontramos muitos "pensadores iluminados" que apontam o fracasso da educação apenas pela ótica do professor e que o mesmo somente aponta empecilhos e desculpas para fazer um mal trabalho. Acredito que está sentado em um escritório teorizando é a coisa mais simples, mas se ater ao baixos investimentos em educação e as famílias desestruturadas e problemas terríveis de disciplinas nas escolas país afora é ser conivente com um país de cultura suburbana. Pois um país só cresce e desenvolve se forem garantidos altos padrões de investimentos na educação e no capital humano.

    ResponderExcluir
  14. 5º Encontro
    Ser professor vai além do estudar e conhecer as teorias de grandes pensadores conhecê-las e estuda las é fundamental ,mais não basta ,seria necessário que as universidades e faculdades explorassem de forma correta as didáticas. A educação esta sempre em constante transformação por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como estamos despreparados visto que a formação inicial não nos dá suporte suficiente na prática de educar, não levando em conta as necessidades cotidianas tanto dos alunos quanto dos professores.

    ResponderExcluir
  15. A formação que fiz realmente não prepara para a rotina diária do dia a dia, na teoria é muito bonito tudo pode e se torna fácil, mas quando a questão é pratica enfrentamos varias situações que não fomos preparados para resolver, mas nas atuais situações fazemos estágios onde temos uma vaga noção da realidade, mas que para sermos professores que honra sua camisa temos que estar em busca de conhecimentos e enfrentar de cabeça firme as varias situações do cotidiano conquistando alunos e familiares demonstrando o quanto eles são fundamentais para uma sociedade justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  16. POR QUE A FORMAÇÃO NÃO PREPARA PARA O DIA-ADIA
    LINO SCHAEFER – ESCOLA CECÍLIA MEIRELES

    Eu entendo que a Formação Inicial prepara para enfrentar o dia-a-dia (para a realidade da sala de aula). O que muitas vezes acontece é que não sabemos lidar com alguns aspectos. A Universidade é um momento e um espaço de reflexão. Ela não passa receitas e sim forma e desafia o formando a construir competências para lidar na prática diária. Na formação inicial recebemos muitas informações teóricas que nos ajudam na prática.
    Precisamos melhorar ainda a nossa formação continuada e, nesse sentido precisamos ser professores leitores. Ser leitores e ter momentos de partilha de nossas experiências e conhecimentos. Isso com certeza enriquece a nossa prática. Muitas sugestões partilhadas por outros professores em momentos de formação continuada foram úteis em minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, com certeza as formações continuadas são muito esclarecedoras e nos ajuda a solucionar muitas duvidas e dificuldades, pois o ditado diz que duas cabeças pensam melhor que uma,e isso é verdade, mas ainda vejo muita dificuldade durante as minhas aulas principalmente por falta de apoio, em relação ao ensino aprendizagem, no quesito disciplina. O professor tem sempre que ser criativo e conquistar o respeito do aluno,mais numa sala com tantas cabeças isso acontece com uns e com outros não. Nesse caso o aluno nunca pode sofrer sanções, e eles sabem e se aproveitam disso. Ainda precisamos evoluir, em relação a isso nas nossas formações.

      Excluir
  17. Rosangela Neves Oliveira Escola Municipal Vila Nova20:21:00

    A formação e a realidade do dia-a-dia


    A teoria da formação inicial é excelente, mas enfrentarmos as diversas situações encontradas no dia-a-dia da sala de aula esta formação é insuficiente. A realidade da sala de aula deveria ser mais trabalhada durante a graduação para assim ter mos mais conhecimento na hora de enfrentarmos a sala de aula. Acredito que a formação continuada faz a diferença quando trocamos experiências e buscamos juntos soluções para nossos problemas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  18. PROFESSORA: ELIZANE MAIA, ESCOLA CECILIA MEIRELES14:56:00

    MESMO COM FORMAÇÃO SUPERIOR E EXPERIÊNCIA, O PROFESSOR SEMPRE VAI ENFRENTAR UM PROBLEMA EM SALA DE AULA COM O QUAL NÃO SABE LIDAR. NAS UNIVERSIDADES, AINDA É TUDO MUITO SEGMENTADO. A FORMAÇÃO É MUITO TÉORICA E AS TEORIAS NÃO AJUDAM A COMPREENDER A REALIDADE DENTRO DA SALA DE AULA. AO TERMINAR NOSSA GRADUAÇÃO O PROFESSOR SABE QUE AINDA NÃO TERMINOU SUA APRENDIZAGEM, SÓ ESTA APENAS COMEÇANDO, É ALI NA SALA DE AULA ONDE O PROFESSOR APRENDE E SE PREPARA PARA OS DESAFIOS FUTUROS. A FORMAÇÃO CONTINUADA ESTA SENDO MUITO ÚTIL PARA NOSSO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO, COM AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E A INTERAÇÃO DOS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  19. FABIANA BARRETO, VILA NOVA15:55:00

    A palavra didática vem da expressão grega, que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Ela estuda os diferentes processos de ensino-aprendizagem. Hoje observamos que os cursos de graduação exploram somente teoria e deveriam apresentar e explorar uma variedade de idéias e técnicas para os futuros professores, incentivando os estudantes de pedagogia a vivenciar experiências dentro de sala de aula entre diferentes escola, ou seja, com realidade diferentes.É muito importante os encontros de formação continuada pois muitos professores sentem hoje a necessidade de apoio pedagógico em relação as dificuldades do dia a dia junto aos alunos, e acabam desabafando e trocando experiências nos encontros.

    ResponderExcluir
  20. A formação continuada tem objetivo das diversas trocas de experiências. Os educadores vêm percebendo a importância e a necessidade de um agente mediador que o auxilie na busca de soluções inteligentes para o gerenciamento e a qualidade do seu trabalho na escola. A formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Aperfeiçoar, criar grupos de estudos específicos, através de uma formação continuada onde proporcionará ao mesmo independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.

    ResponderExcluir
  21. A formação do professor é muito importante, mais a competencia profissional vai sendo adquerida a partir das práticas, pois o professor se depara com inumeras situaçãoes em sala de aula, situações que no decorrer da formação não são descutidas. A formação tem que melhorar é necessario ter uma visão interactiva , ou seja não uma visão exclusivamente prática. A formação continuada vem contribuindo para constituição do profissional, mais não é o suficiente para resolver o problema que os profisionais vem enfretando no dia- dia escolar.

    ResponderExcluir
  22. Diante da reflexão do 5º encontro eu senti que a minha graduação deixou muito a desejar ,me preparando mais pra teoria do que para a prática ,seria muito importante se a mesma tivesse me preparado de forma correta para trabalhar essas realidades em sala de aula,as vezes recebemos informações teóricas que muitas vazes não nos ajudam na pratica.

    ResponderExcluir
  23. A area da educação está sempre se modificando por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como fomos pouco preparados durante a nossa formação inicial e que não temos muito suporte para a prática de educar, por isso devemos sempre procurar acompanhar as atualizações na educação, ou seja, ler muito.

    ResponderExcluir
  24. Lucélia Aparecida Varela, Escola Municipal Vila Nova Infantil.

    A maioria dos entrevistados não tem duvida, para 64%, a formação inicial foi excelente, porém 49% reconhecem que não estão preparados para a realidade da sala de aula. Estudar as teorias dos pensadores entre outros é fundamental mais não basta, a prática é totalmente diferente.
    Ao mesmo tempo em que se expressam dificuldades e duvidas por parte de muitos docentes, significativas experiências tem sido desenvolvida, tanto no âmbito das escolas como em outros espaços de educação.
    A educação é um processo coletivo, entre a responsabilidade da família e escola. Em tal perspectiva, a prática educativa enquanto parte integrante da prática social global é um local de luta por mudanças estruturais na sociedade que tende a manter-se injusta. Assim, alguns aspectos dessa transformação, que fazem parte do processo de transmissão e assimilação do saber elaborado, já se efetivam nesse processo.

    ResponderExcluir
  25. Muito do que aprendemos em sala de aula na faculdade não condiz com a realidade do que fazer em uma sala de aula com alunos de personalidades e culturas diferenciadas. Os problemas surgem, até resolvê-los, muitas vezes gera uma preocupação de o que você esteja fazendo não é o melhor e nem o correto. Mas o profissional que veste a camisa, que se prepara que troca experiências sempre acaba encontrando ajuda e continua firme.

    ResponderExcluir
  26. A Educação está sempre em constante transformação por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como estamos despreparados visto que a formação inicial não nos dá suporte suficiente na prática de educar.Claro que nós professores vamos sempre em busca de novos conhecimentos para estar aptos para entrar em sala e lidar com as dificuldades.

    ResponderExcluir
  27. Antigamente na escola tecnicista o social era ditado pelos militares que tinha o poder com subsídios diferente na forma de ensinar. Depois na construção do saber tecnologia passa dominar o espaço impedindo a transmissão de emoção, correndo o risco de exclusão do individuo. O profissional da educação deve ter criatividade e conhecimento, teórico e critico sobre a realidade do aluno, e considerando a tecnologia como parceira transformando em qualidade as aulas em sala.

    ResponderExcluir
  28. Considero que teve uma boa formação com respeito aos cursos de graduação, pelo menos os de Água Boa são considera estar bem preparado para atuar em sala de aula. Outra conclusão só estão meio descontente e com o nível de insatisfação com a profissão, no caso do magistério, é um dos mais altos se comparados às demais profissões. Aos pouco estamos ganhando respeito da comunidade em geral.

    ResponderExcluir
  29. IVONE A. LIMA – ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.
    O profissional atuante necessita acompanhar a evolução nos diversos segmentos da sociedade. E na educação especificamente em sala de aula, deve-se levar em consideração a interação de diversos mecanismos que estimulem a aprendizagem do aluno ,mas evitando desgaste por parte do educador na realização de suas atividades.

    ResponderExcluir
  30. Os cursos de formação geralmente se baseiam em vários fundamentos teóricos, que são muito importantes, porém o “como ensinar” recebe uma pequena parcela do tempo de graduação, no entanto, para quem escolhe ser educador, faz-se necessário ir muito além daquilo que aprendemos na faculdade, haja visto que se possuirmos uma sala com 25 alunos, cada um é único, com características próprias, que aprendemos a lidar apenas na prática diária, na troca de experiências com quem já enfrentou determinada situação. Segundo o professor Bernard Charlot, de Paris, em entrevista ao iG, “ a sociedade precisa cada vez mais de um mestre que ensine a pensar, a resolver problemas, a produzir conhecimento”, pois a informação vem através da internet.

    ResponderExcluir
  31. Kátia, escola Agrovila Central.
    A academia não nos prepara para assumir uma sala de aula, acredito que isso ocorra por que os estágios são muito curtos e na maioria das vezes, num estágio o acadêmico apenas observam, e uma outra coisa que sempre questiono é a realidade que estudamos, ela é de teóricos que se dedicam a observar o comportamento tanto de professores quanto de alunos e quando eles vivem a realidade é sempre algo rápido e na maioria das vezes de salas laboratório, criadas exatamente para acontecer do jeito que eles planejam e não salas comuns iguais as que trabalhamos, multisseriadas, com alunos de varias idades e cada um com uma realidade social e familiar diferenciada. Se esses caras viessem trabalhar nas nossas escolas como pessoas comuns e não como especialistas. Tivessem sua autoridade tolhida por leis escolares ou pela falta delas, convivessem com nossos diretores e coordenadores com suas qualidades e limitações, com todas as dificuldades econômicas que enfrentam, com certeza nossas leituras seriam muito mais uteis e relevantes. O que o professor e o aluno precisa é melhores estruturas física e menos demagogos na educação.Se isso acontecesse ouviriamos menos que o aluno tem potencial o que falta é criatividade do professor. De que adianta criatividade se nos falta material pedagógico? Quando nos mandam ter ideias diferentes...É essa nossa ideia diferente nos forneçam material para trabalhá-la.

    ResponderExcluir
  32. Formação não prepara para o dia a dia.

    O professor, por excelência, é o profissional que sabe ensinar e tem domínio sobre os conteúdos que leciona. Aparentemente óbvios esses preceitos infelizmente não se confirmam no dia-a-dia, e a maior causa disso é a formação inicial. O curso de Pedagogia, que deveria garantir a competência de quem leciona na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, formas profissionais despreparados para planejar, ensinar e avaliar. O resultado é a péssima qualidade da Educação no país.

    ResponderExcluir
  33. Formação não prepara para o dia a dia.

    O professor, por excelência, é o profissional que sabe ensinar e tem domínio sobre os conteúdos que leciona. Aparentemente óbvios esses preceitos infelizmente não se confirmam no dia-a-dia, e a maior causa disso é a formação inicial. O curso de Pedagogia, que deveria garantir a competência de quem leciona na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, formas profissionais despreparados para planejar, ensinar e avaliar. O resultado é a péssima qualidade da Educação no país.

    ResponderExcluir
  34. Por que a formação não prepara para o dia-a-dia?

    Mesmo fazendo o curso normal, e posteriormente o curso de pedagogia, ambos deixam a desejar quanto ao quesito de formação mais técnica e didática, necessárias para o dia-a-dia da sala de aula. Só depois de formação acadêmica e passados alguns anos que me tornei professora, no início da carreira e em certas ocasiões me sinto às vezes perdida. Como vou fazer? Agora entra aqui o ponto mais importante, o diálogo entre professores e coordenação, a formação continuada, não importa terminar uma faculdade e parar no tempo, porque a educação como um todo se modifica, então temos que estar em constante busca por novos conhecimentos. Nesse aspecto entra a responsabilidade também de todo o sistema de ensino, este também é responsável pela qualidade da educação.

    ResponderExcluir
  35. Professora: Josenilde N. Paniago ( EM do Campo Apóstolo Paulo)
    Nós educadores nos encontramos em situações que necessitamos de um entendimento globalizado, partindo do principio que todas as pessoas são capazes de aprender, temos que buscar a melhor forma de ensinar. Com uma evolução acelerada, para tornar significativo o ensinar e produzir conhecimentos temos que nos adequar as mudanças.
    E também, levar em consideração as diversidades, seja ela, cultural, racial, social, enfim, devemos contribuir para o desenvolvimento integral do ser. Pois é através da educação que vamos influenciar efetivamente na transformação que esperamos e que merecemos.

    ResponderExcluir
  36. Na minha formação pedagógica foram repassados vários teorias e pouco estágio, pois é um dos componentes que deve ser fortalecido, em minha opinião é o estágio, pois precisa ganhar maior importância e deve ocorrer desde o início da formação do professor. O estágio é fundamental para conectar o que o aluno aprende na universidade e o mundo real. Ele precisa sair sabendo como são as escolas, quais são as dificuldades concretas que ele vai encontrar e quem são esses alunos que vão ensinar e que só estuda na psicologia. Uma das principais críticas é que a universidade não prepara o professor para lidar com a realidade da sala de aula, que inclui problemas de aprendizagem e um contexto social que influencia no processo. Os estudos e cursos oferecidos na formação continuada aperfeiçoaram um pouco cada profissional, principalmente nas TICs, e outros, só que foi pouco tempo para o professor fazer as atividades, ficou muito cansativo e estressante.

    ResponderExcluir
  37. FORMAÇÃO CONTINUADA V
    As exigências colocadas para a formação do professor é uma reforma de educação, que não se dá somente no plano da formação inicial, mas traz também desdobramentos para a formação continuada, se atualizando profissionalmente, seguindo a lógica da chamada reciclagem que acaba por se apresentar como uma obrigação colocada para o professor. Em outras palavras, cabe-lhes buscar sempre instrumentos para melhor lidar com novos problemas, necessidades e desafios de trabalho permanente em transformação no dia a dia.

    ResponderExcluir
  38. Na verdade a formação continuada inicial não me preparou para sala de aula, pratica se adquire no dia-a-dia. Mas na formação inicial,não deixou a deseja, porque na teoria aprendi muitas coisas que eu era leiga, porem deixou a desejar no estágio. Segunda (Redina, Scarpa) toda crianças aprende com desafio, concordo com a teoria dela, pois o aluno desafia as professoras todo o tempo mas o professor tem que dominar o conteúdo e a sala de aula . A formação continuada para mim é tudo aquilo que nos da um bom embasamento em sala. Podemos em volver o poder publico postando estes trabalho, que eles tem acesso, então expressar o nosso descontentamento sobre a educação.

    ResponderExcluir
  39. A formação e a realidade do dia-a-dia
    No meu caso em especifico (Educação Física) tive uma formação primando pela inclusão, pelo aprender pela experiência dos fundamentos, o prazer da disciplina e a necessidade de se fazer exercícios variados. Quando entrei pela primeira vez em uma sala para dar esta disciplina fiquei muito decepcionada, pois os alunos não queriam saber de fazer Educação Física, só queriam bola (jogar futsal). Hoje aqueles alunos que me conhecem sabem como trabalho, mas, mesmo assim temos que fazer acordos para que eles façam o que é preciso para depois fazer o que eles querem. E ainda tem outro fato que são os jogos entre escolas em que temos que mostrar resultados com times formados nas escolas e excluindo 90% dos alunos que tem poucas habilidades para jogos, mas tem vontade de participar. Na formação de magistério e pedagogia muitos cursos deixam a desejar no que diz respeito à parte prática falta o desenvolvimento de oficinas e confecção dos materiais básicos. Nossa formação deve ser diária através da troca de experiências com nossos colegas e estar aberto a sugestões. As coordenadoras estão se envolvendo com muitos trabalhos burocráticos e não tem tempo para acompanhar os professores nas salas, mas mesmo assim tudo o que pedimos para a nossa somos atendidos. Todos os professores deveriam passar pela direção e coordenação é uma ótima experiência.

    ResponderExcluir
  40. A conclusão que o grupo chegou ao analisar as questões, é que, a maioria das vezes os profissionais da educação se deparam com uma realidade bem diferente do que aprendemos durante nossa formação. E com certeza os estudos e reflexões realizados durante a formação continuada podem sim fazer uma grande diferença em nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  41. ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
    PROFESSORA MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES
    5º ENCONTRO
    Porque a formação não prepara para o dia a dia.
    Entendo que a Formação Inicial tem o objetivo de preparar o formando para os enfrentamentos, desafios do cotidiano de sala de aula. O que muito acontece são pessoas que estão em busca de um certificado não de uma formação. Por outro lado não sabemos fazer um elo entre teoria e prática. Com isto não estamos preparados para lidar com certas situações que surgem no cotidiano escolar. A construção de competências se dá aliada à responsabilidade e partilha de experiências na busca do dia a dia, com momentos de reflexão nas formações continuadas. Não podemos ser acomodados. Precisamos ser leitores, pois a leitura é uma arma que vence.

    ResponderExcluir
  42. Diante de tantas transformações na educação, a formação do Professor tem sim que ser bastante reflexiva, porque sabemos que no curso superior aprendemos mais a teoria e menos a pratica, mas isso não faz o profissional incapaz de lidar com situações diversas na sala de aula e preciso ir alem buscar todos os caminhos e alternativa para auxiliar às dificuldades decorrentes da formação. Sendo que o papel da escola no contexto atual, de formação dos professores e prática reflexiva tem ajudado muito a capacitar esse profissional e dado um suporte maior na resolução dos problemas.

    ResponderExcluir
  43. A formação do professor é muito importante, a educação está sempre em constante transformação.
    Muito do que aprendemos na faculdade não condiz com a realidade do que fazer em uma sala de aula. Encontramos no interior das salas de aula situações que não são discutidas teoricamente quando estamos nos preparando para essa profissão.
    A formação continuada também precisa ser repensada para realmente surtir efeito dentro da escola.

    ResponderExcluir
  44. Teresinha D. Giotti E.M. Cantinho da Alegria-5°encontro
    Entendemos que a formação pedagógica enfoca muito a teoria e deixa a desejar a pratica na sala de aula. No entanto cabe a nos educadores estar sempre buscando novos métodos de ensino. E importante participar dos encontros de formação continuada, dos cursos oferecidos pelo MEC, dialogando com os professores trocando experiências, leituras individuais voltada para a educação, pois, tudo isso contribui com o nosso desenvolvimento pessoal e social que vai refletir na sala de aula. Dessa forma, devemos estar em constante busca do conhecimento para melhorar a cada dia o ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  45. Em nosso grupo concordamos que os profissionais que fizeram o magistério, na maioria, têm uma preparação para enfrentar uma sala de aula já os profissionais que só passaram por uma graduação se deparam com uma realidade bem diferente da que viram nos bancos universitários e, para mudar isso, cada um tem que buscar, aprender sempre,cada dia mais, não só com estudos mas também com a troca de experiências constante como a que realizamos em nossas formações continuadas.

    ResponderExcluir
  46. A formação pedagógica é só na teoria, na pratica deixa a desejar em sala de aula. O simples fato de freqüentar uma universidade ler, estudar debater teses de grandes nomes da pedagogia, é sem duvida uma experiência interessante, nas só isto não basta, muitos educadores reconhecem que não estão preparados a realidade a lidar com certas situações que surgem no cotidiano escolar. O professor tem que buscar novos conhecimentos, e ser criativo para estar apto a entrar em sala lidar com as dificuldade que surgir

    ResponderExcluir
  47. Após o encontro fiz uma reflexão na faculdade estudei mais os pensadores e no magistério mais praticas para o dia-dia em sala de aula. Mas as coisas importantes que aprendi eu tive que ir buscar, por conta própria, em livros , internet etc...pela minha necessidade e curiosidade. A medida que vou sentindo necessidade, começo a pesquisar. O resto, é vivendo e aprendendo, prestando muita atenção e trocando experiências com as pessoas que nos cercam.

    ResponderExcluir
  48. Percebe que a falta de experiência encontradas nas salas de aula hoje é muito grande. Principalmente para os professore iniciantes que recebem uma bagagem muita rápida nos seus estágios, e nem todos estão preparados com a realidade do dia-dia. A teoria é bem diferente da prática, por tudo isso que o trabalho com a educação deve ser coletivo, ambas as partes sempre tem o que compartilhar entre si. A formação continuada é sem duvida um suporte para os professores, são oportunidades de reflexão, troca de opiniões com os colegas, sempre é favorável para nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  49. A formação inicial é muito importante, onde apresenta diversas teorias em relação ao desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos, mas precisamos buscar o conhecimento cada vez mais, a fim de ampliar metas que possamos atingir na área de educação e dessa forma desempenhar nosso papel de educador. Percebemos que a realidade de sala de aula é bem diferente e nem sempre a teoria condiz com a prática, contudo percebo que a formação inicial e continuada pode fazer a diferença no nosso dia a dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  50. Entendo que nossas univercidades se preocupam com muita teoria e deixam de lado a prática,na minha opinião os professores tem que ser mais ativos principalmente quem trabalha nas series inicias pois os alunos tem muita energia e os professores precisam trabalhar com atividades que envolvem a luticidade, aprender brincando,na inicio de minha carreira de professor aprendi muitas coisas que acho indispensavel para que os alunos se envolvam em todas as atividades para ter uma boa aprendizagem, tambem temos que nos empenhar em buscar coisas novas e que chamam atemção do aluno, eu buscava em livros e continuo utilizando essa ferramenta que muitos acham que so as novas tecnologias é que nos proporcionam coisas novas,temos que usar diferentes formas para que nosso aluno aprenda

    ResponderExcluir
  51. IRACI CORREIA DE SOUZA ESCOLA APOSTOLO PAULO10:57:00

    A maioria dos professores sai da faculdade despreparado para enfrentar inumaras situações que surge no dia a dia em sala de aula.Por isso é importante os professores buscar conhecimento que vise um ensino de qualidade, já que a educação passa por transformação a cada momento, por isso o professor deve ir além em busca de novos conhecimentos para tornar suas aulas mais significativas e atraentes, pois o aluno de hoje busca sua aprendizagem de acordo com a atualidade.

    ResponderExcluir
  52. JHORDANNIA ALVES ARAÚJO
    ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA

    Na maioria das faculdades não anda formando seus alunos como devia e nem mostrando a realidade do que acontece em várias áreas. Por isso esta tendo tantos professores despreparados e sem vontade de busca conhecimento para transmitir para os alunos. Pois todas as áreas de serviço sempre temos que buscar mais conhecimento, principalmente para o professor que todos os dias tem que passar informações diferentes e estar bem informado.

    ResponderExcluir
  53. NEM TODOS OS FORMADOS A NIVEL SUPERIO ESTAM APITOTOS A SEREM EDUCADORES POR FALTA DE UMA MELHOR ORIENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ONDE SE FORMARAM, E AFALTAS DE ENTERESE EM BUSCAR UM APERSOAMENTO PARA A AREA DA EDUCAÇÃO.COMO É COMUM EM TODOS OS SETORES DE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  54. Realmente no curso superior aprendemos mais a teoria e menos a pratica, na teoria tudo é muito fácil, no dia a dia nos deparamos com situações diversas, porem como escreveu a colega Maria José e eu concordo plenamente com ela “isso não faz o profissional incapaz de lidar com situações diversas na sala de aula é preciso ir alem buscar todos os caminhos e alternativa para auxiliar às dificuldades decorrentes da formação”. Quanto à formação continuada, acho de grande importância é um momento de troca de experiências e idéias.

    ResponderExcluir
  55. A formação dos professores é importante, pois as faculdades trabalham em cima de teorias, mas seria interessante abranger mais a pratica. Atualmente o magistério deveria ser mais valorizado já que ele do mais suporte para os professores, mas isso só não basta, nós educadores devemos buscar meios para alcançar nossos objetivos e ao mesmo tempo ser mais criativos, trabalhar com o lúdico não só na educação infantil, mas também nas series iniciais do ensino fundamental. Trabalhos com educação infantil é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  56. A educação é um processo coletivo, entre a responsabilidade da família e escola. Encontramos no interior das salas de aula situações que não são discutidas teoricamente quando estamos nos preparando para ser profissional. A Educação está sempre em constante transformação por isso muitas vezes nos deparamos com obstáculos em sala de aula e vimos como estamos despreparados visto que a formação inicial não nos dá suporte suficiente na prática de educar. . Existem faculdades voltadas para uma boa formação profissional. A valorização e qualificação dos professores são consideradas fundamentais para a melhoria da qualidade na educação que muitas vezes acontece é que não sabemos lidar com alguns aspectos. .Com essa formação resolvemos as dificuldades enfrentadas no nosso dai-a- dia escolar.

    ResponderExcluir
  57. Profº Paulo Escola Bela Vista
    Por que a formação não prepara para o dia-a-dia?
    A questão dos professores, na maioria das vezes não se encontrarem aptos para a dura realidade de uma sala de aula, é que as faculdades estão muito fáceis nos dias de hoje, sem dizer que a maioria delas visão só o capita, independentemente de ser particular ou pública, pois todas elas rolam dinheiros, seja pelo governo ou pelo prestação no final do mês. Não que sou contra as quantidades de faculdades existentes nos dias atuais, e que elas tinham que se preocupar com a qualidade dos cursos e não da quantidade de formandos.
    Não adianta ficar procurando culpados, pois essa dura realidade não vai mudar por agora, pois o mercado esta exigindo grande quantidade de pessoas formadas, de pessoas com diplomas nas mãos, mas os resultados estamos vendo na falta de qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  58. Luciene Bela Vista
    Os professores não se encontra apto para a realidade da sala de aula. As faculdades estão muito mais fácil de entrar.
    só que as faculdades não prepara um bom professor, essas faculdades só pensa no capital, seja particular ou pública.

    ResponderExcluir
  59. Neste 5º encontro me fez relembrar a minha formação no magistério, foi mais prática para o dia-a-dia em sala de aula, já na faculdade foi uma realidade bem diferente muita teoria, a prática deixou a desejar em sala de aula. Como educadora procuro buscar novos métodos de ensino, e a formação continuada nos dá suporte troca de idéias com colegas, e faz diferença no nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  60. bom a formação serve pra que todos os professores si encontram para debater tudo o que acontece em sala ,com isso ele fazem um levantamento de tudo que acontece turanti a semana , serve também para que eles tenha novas ideias em debate com os outros professores

    ResponderExcluir
  61. Gostei muito deste 5º encontro me fez refletir sobre minha formação no curso superior foi muita teoria e pouca prática sempre trabalhei com educação infantil e meus estágios foram de um a quatro, pouco tempo por isso não me sente bem preparada para o dia-a-dia em sala de aula, as faculdades foca muita na teoria e a prática deixou a desejar em sala de aula. Como educadora procuro buscar novos métodos de ensino, e a formação continuada nos auxilia nessa caminhada cada encontro aprendo mais com troca de idéias com colegas, e faz diferença no nosso trabalho. Pois não á ensino sem aprendizagem.

    ResponderExcluir
  62. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.10:17:00

    A formação inicial nos da um suporte teórico, (conhecimento) onde entendemos cada fase de desenvolvimento do ser humano, porém a prática vamos adquirindo no dia- a-dia é importante que nós professores saibamos lidar com as diferentes situações em sala de aula. Quanto à formação continuada é um estudo indispensável entre os profissionais da educação, pois a educação se renova a cada dia e precisamos nos reciclar para acompanhar a evolução que ocorre constantemente.

    ResponderExcluir
  63. Acredito que o professor è um profissional que sabe ensinar e tem domínio sobre os conteúdos ministrados, isso com certeza aprenderam no seu dia a dia em sala, pois a pedagogia e o estagio que deveria nos dar prática e experiência de como devemos trabalhar infelizmente não é assim, Penso que deveríamos ter mais estagio para vivenciar os processos de aprendizagem e também ter um bom domínio de sala para garantir que todos aprendam, sei que o ensino leva tempo para aprender, e as mudanças que ocorrem é uma experiência de aprendizagem constante. E è a prática realmente que nos leva a perfeição.

    ResponderExcluir
  64. Os cursos superiores nos oferecem muita teoria e pouca prática, já quem teve o previlégio em se formar no magistério teve a oportunidade de ter melhor preparação para enfrentar a realidade do dia a dia em sala de aula, mas na realidade em que estamos vivendo o professor precisa se aperfeiçoar cada vez mais para acompanhar o desenvolvimento que está acontecendo, buscar novos métodos, sermos mais criativos, buscarmos o lúdico para trabalhar com nossas crianças e com certeza a formação continuada nos ajudara muito.

    ResponderExcluir
  65. Professora Eurípia Ana Teixeira/ E. M. Bela Vista



    Sem sombra de dúvida a formação é de suma importância, para que o profissional se aproprie de ferramentas para ensinar, desde que a mesma leve em conta as necessidades cotidianas do professor. Então por que a formação não prepara para o dia-a-dia? Conforme citação de Regina Scarpa: “Só a certeza de dominar os conteúdos e as melhores maneiras de ensiná-los fará com que o educador enfrente com tranqüilidade a dura realidade da sala de aula: Toda criança gosta de aprender de maneira desafiadora.” Buscar conhecimento deve ser a meta de quem deseja ensinar, mas sem perder de vista a criatividade, dedicação, levando em conta as limitações e realidade de cada aluno. Uma coisa é conhecer e outra é fazer, que o nosso fazer possa condizer com o conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
  66. A educação esta sempre em conastante mudaças , muitas vezes nos deparemos com dificuldade e situaçoes em sala de aula e percebe-se que alguns proficionais ao concluir sua falculdade naõ~tem esperiencia em sala de aula , muito teoria e pouca pratica . A formacao continuada ajuda muito os professores a refletir e troca ideias que vem a nos beneficia .

    ResponderExcluir
  67. Clarice Vendruscolo Buguiski Escola Municipal Bela Vista
    Realmente nossa formação não nos prepara totalmente para a sala de aula, pois sala de aula somente a conhece quem passa por ela e a cada dia são novas experiências, muitos obstáculos a serem superados. Por isso devemos estar sempre buscando a troca de experiência com nossos colegas para assim podermos estar preparados para situações inesperadas que possam surgir.

    ResponderExcluir
  68. Simone F. da Silva Freitas E.M.bela Vista
    No tocante ao estudo do 5º encontro "Por que a formação não prepara para o dia-a-dia?" Ao meu ver isso está em todas as áreas não somente na questão professor, a formação com certeza é de suma importância a cada profissional,contudo ela por si só não faz a diferença é preciso que cada um busque na prática diária o domínio naquilo a que se dispõe a fazer, e é nessa hora que toda a teoria adquirida num banco de faculdade se torna algo a nosso favor aliada a prática.

    ResponderExcluir
  69. Como eu já trabalhava antes com crianças mesmo sendo professora leiga, vejo que a faculdade deu suporte para melhor entender as ações humanas, ajudando a ver com outros olhos aquilo que antes não era visto. A formação continuada tempos atrás ficava a muito desejar, hoje tem melhorado bastante,ao meu ver a formação continuada precisa ser repensado para ser trabalhado conforme a realidade de cada escola, e não um estudo determinado.

    ResponderExcluir
  70. Rosangela Ap. Grande- Escola Cecília Meireles.

    As formações que as universidades trazem não oferecem maior tempo em prática pedagógica e sim dedica-se maior tempo com a teoria, o que dificulta o desenvolvimento do profissional em presenciar/conviver com situações novas e não de certa forma conseguir lidar com estas situações. Portanto, o educador deve continuar pela busca do seu aprimoramento pensando não só no seu crescimento, mas principalmente no seu aluno.

    ResponderExcluir
  71. REGINA MARIA SAN JUAN -ESCOLA JACY K. SALAMONI
    Ainda sou uma docente em formação. Curso atualmente o terceiro período de pedagogia e para falar e verdade fico ate triste e meio desanimada com o meu curso por ver tantos comentários ruins a respeito dos cursos de pedagogia aqui, mas, embora ainda em formação, também sou obrigada a concordar que a teoria que vi ate agora, apesar de bem dinâmica e completa, não me da respaldo suficiente para o dia a dia de uma sala de aula. A realidade de uma sala de aula é muito diferente da teoria que vemos nos bancos da faculdade. É mais complexa e como não poderia deixar de ser, é muito diferente daquilo que vemos nos livros, apesar de concordar que os temas propostos para os estudos são relevantes para a nossa formação. Na verdade o que falta realmente no curso é mais pratica. Nenhum profissional da educação sai da faculdade realmente preparado para o que vai encontrar na sala de aula. Conforme Regina Scarpa, o aluno gosta de desafios, mas se o profissional não for suficientemente preparado, quem vai acabar por ser desafiado pelo aluno é ele.

    ResponderExcluir
  72. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    Nesse 5º encontro foi discutido o porquê a formação não prepara para o dia-a-dia. Entendemos que realmente a bagagem que a formação oferece não é o suficiente para uma boa atuação do professor. O mesmo tem que estar em constante busca, procurando aprimorar seus conhecimentos, para conseguir acompanhar as constantes transformações que a educação vem sofrendo.E vemos que tem uma certa distância do que estudamos na faculdade com a prática em sala.

    ResponderExcluir
  73. O estudo mostra claramente que a Formaçao inicial contribui muito em vários aspectos, porém é na prática cotidiana e no empenho por proporcionar uma Educação de qualidade que nos fazemos bons educadores.Quando falo em qualidade me refiro em estarmos sempre em Formação, buscando leituras de Referenciais teoricos que fizeram a diferença como: Paulo Freire, Libanio, etc.

    ResponderExcluir
  74. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo10:24:00

    Sou tecnica da Educação Infantil e ainda não fiz a Formação Inicial, mas procuro fazer o melhor pegando experiencias com meus colegas, lendo e participando das Formações Continuas da minha escola, procuro também ser carinhosa com meus alunos dando o meu melhor.

    ResponderExcluir
  75. Patricia Bortulluzzo, Escola Apóstolo Paulo10:31:00

    Esse debate realmente nos faz entender que a Formação Inicial é muito importante mas não nos torna profissionais Competentes nem melhores. É necessário estarmos buscando melhorias e nos tornando profissionais que busca sempre: inovações e informações para ampliar nossa ´prática Pedagógica.

    ResponderExcluir
  76. 5º Encontro – Porque a formação não prepara para o dia-a-dia.
    Na formação de profissionais da educação, estudam-se teorias de grandes pensadores, porém, nenhum deles enfrentou um dia as situações que ocorrem em nosso cotidiano. No entanto, o professor além da formação tem que ter dons, como: o do amor por crianças, de ser facilitador, ajudador, investigador, pais e mães adotivos, doador e muito mais. Só a formação realmente não basta, porém nos auxilia muito, eu por exemplo me identifico muito com Wallon, que da ênfase na afetividade, e a maioria dos meus projetos da faculdade foram embasadas teoricamente nele. A formação continuada é uma excelente oportunidade de para trocarmos importantes experiências que vão nos auxiliar na nossa pratica pedagógica, além de textos que estudamos e debatemos com excelentes resultados.

    ResponderExcluir
  77. Silvia17:13:00

    5º Encontro-Porque a formação não prepara para o dia-a-dia. Eu acredito que a formação inicial nos ensina a ser professor, sendo este um processo que vai muito além dos conhecimentos ditos técnicos e específicos com os quais entramos em contato na universidade. Embora reconhecemos essa especificidade do processo de aprender a ser professor, consideramos que os professores devem, sim, possuir uma boa base teórica que lhes permita desconstruir e reconstruir suas representações, recombinar seus saberes a todo instante, refletindo sobre as ações que desenvolve e vendo-se também como protagonista de seu processo de formação e (trans)formação.
    De acordo com o professor Lino: ”Precisamos melhorar ainda a nossa formação continuada e, nesse sentido precisamos ser professores leitores. Ser leitores e ter momentos de partilha de nossas experiências e conhecimentos”.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.
    4º ENCONTRO.
    Solange Busanello

    A EDUCAÇÃO VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR
    Na entrevista feita pelos professores, falam que a baixa qualidade da educação se da pela sobreposição das funções que hoje estão atribuída ao professor, com a desestruturação da família as crianças não estão chegando a escola com os princípios básicos da educação, passado a ser do professor esta responsabilidade além de ter a missão de ensinar. Com a massificação do acesso a educação tem que ser revisto o projeto pedagógico, que o professor deve dar espaço para a participação a uma vez que as crianças são curiosas por natureza.
    A formação acadêmica não esta preparando o professor para o dia-a-dia, e os professores não encontram nos órgãos responsáveis suporte para seu trabalho.

    ResponderExcluir
  80. CECÍLIA MEIRELES.
    Solange busanello.
    5º ENCONTRO.
    POR QUE A FORMAÇÃO NÃO PREPARA PARA O DIA-A-DIA?
    Como diz o título do texto, realmente a formação do professor na Universidade não prepara o professor para enfrentar uma sala de aula, que hoje encontramos uma miscigenação de crianças, que a escola também perdeu aquela identidade do saber tudo, hoje as nossas crianças vem com uma visão mais ampla sobre escola, a escola era a única fonte de informação, hoje a mídia principalmente a internet é uma fonte de informação e de entretenimento, fazendo com que a escola não seja o centro de formação e de transmissão de conhecimento, provocando uma reestruturação no fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  81. Professor: Divino Escola Guarujá10:35:00

    O texto realmente é um tema muito bom para todos nós educadores, pois a formação acadêmica não nos prepara totalmente para trabalharmos em sala de aula, depois de nossa graduação precisamos usar as técnicas e experiências que já possuimos por meio de nosso conhecimento adquirido acerca da escola e da sala de aula, mas acredito que devagar nós conseguimos desenvolver a nossa tarefa e o nosso papel de educador, pois temos conosco boa vontade, coragem e dedicação em nosso ofício, somos uma das pessoas que procuramos a cada dia fazer algo de bom em prol dos milhões de crianças que estudam e fazem parte de todo processo educativo de nosso país.

    ResponderExcluir
  82. É verdade que a formação não nos prepara para lidar com tantas situações que aparece no cotidiano escolar. Até mesmo porque para ensinar não tem uma receita pronta e acabada. Diante da atual sociedade em que vivemos nos deparamos com situações em nosso dia a dia que nos deixa sem ação, e ás vezes tomamos certas atitudes que pensamos não ser tão correta, mas na tentativa de acertar e fazer o melhor. Mas com a experiência adquirida no decorrer dos dias, e a busca constante de informações é que podem melhorar a prática pedagógica. As teorias nos das noções de como é ensinar, e também de entender um pouco das ações humanas. A formação continuada ajuda, mas não resolve, porque são muitos os fatores que interfere na educação. Penso não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença se houver uma busca constante.

    ResponderExcluir
  83. 5 º encontro
    Como podemos perceber a grande maioria tem o mesmo anseio com relação à prática em sala, o que mostra que ficou a desejar necessitando de mais orientações, na prática pedagógica, somos sabedores que no ensino não tem receita pronta, mas também temos que encontrar saída diante da situação. Como vamos saber lidar com tantas diferenças? Lidamos com vidas, com ser pensante em constante desenvolvimento, com diferentes situações, e temos que saber fazer a limonada e dar sabor a ela, de modo que possa incluir a variedade de conhecimento do ensino da educação, com jogo de cintura.

    ResponderExcluir
  84. Acredito que a formação ajuda e muito, mas no dia -a- dias enfrentaram coisas concretas, que temos dificuldades de resolver, as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos.
    E o educador hoje tem que estar bem preparado, pois, o aluno chega à escola com grandes desafios e para enfrentar isso o professor tem que ter as melhores maneiras de ensiná-los e assim enfrentará com tranqüilidade a dura realidade de sala de aula.
    Em minha opinião a formação continuada não ajuda muito no dia-a-dia de sala de aula, e sim da mais trabalho para o professor fazer, onde nesse tempo poderia preparar mais aula diferenciada buscando o que precisa realmente. O que tem fazer é a troca de experiência entre colegas dando apoio juntamente com a coordenadora.
    Está na hora dos responsáveis assumirem mais seu papel e fazer o seu trabalho. E enfrentar problemas no coletivo para se resolver, que teremos uma escola com qualidade.

    ResponderExcluir
  85. Em minha formação pedagógica adquiri muitos conhecimentos sobre as teorias de pedagogos, psicopedagogos, pensadores, filósofos que foi muito importante para refletir sobre a minha prática em sala de aula e também entender os problemas de cada aluno de uma forma mais ampla, porém a realidade de sala de aula vai além de muitas teorias, quando nos deparamos com uma dupla jornada de trabalho e muitas cobranças de atividades extras e nos falta tempo para nos preparar melhor no que é de fato importante, a nossa prática pedagógica, se quisermos uma qualidade no ensino, temos que nos preparar e aperfeiçoa em nossa dia a dia e buscar a construir nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  86. Na formação de magistério e pedagogia muitos cursos deixam a desejar no que diz respeito à parte prática, falta o desenvolvimento de oficinas e confecção dos materiais uteis ao desenvolvimento de aulas práticas que ajudem o aluno a aprender com mais segurança. A formação deve ser diária através da troca de experiências e sugestões entre os colegas, com isso o professor passa a ter mais auxilio para desenvolver aulas que ajudem no aprendizado dos seus alunos

    ResponderExcluir
  87. Geralmente os cursos de formação apresenta muito mais conhecimentos teóricos , dando pouca importância à prática propriamente dita , sendo assim o profissional se forma mas enfrenta dificuldades em exercer a profissão . Cabendo ao educador estar sempre em busca constante para aprimorar seus conhecimento e atender seus alunos , pois a educação está em constante mudanças e requer que o profissional esteja sempre em busca de novos conceitos para acompanhar essa evolução .

    ResponderExcluir
  88. Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança. Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, o professor necessita estar o tempo todo interagindo com o mundo que o cerca, pois nesse novo contexto, educar deve ser, então, colaborar para que alunos estejam inseridos num processo permanente de aprendizagem. Devemos trabalhar de tal forma que o aluno seja capaz produzir conhecimento.

    ResponderExcluir
  89. Acredito que há alguns anos atrás, quando ainda existia o magistério, o professor realmente passava por uma formação que o auxiliava na sala de aula, através das práticas no estágio, passando realmente desde a antiga primeira série à quarta. Hoje observa que as universidades não trabalha rigorosamente a prática de sala de aula e lamentavelmente não existe o magistério.

    ResponderExcluir
  90. Acredito que aprendi muito mais em meu magistério, em relação à parte pratica da educação, do que estou aprendendo agora cursando o nível superior. Considero o magistério um curso extremamente importante para a qualificação do professor. Afinal não é só de teoria que se forma um bom profissional e educação, por este motivo acredito que está na hora de repensar sobre a importância de se ter um curso como o magistério, como base para uma graduação.

    ResponderExcluir
  91. Acredito que a formação inicial foi muito importante e me preparou sim para atuar numa sala de aula, penso que não devemos nos acomodar apenas nessa formação e sempre buscarmos aperfeiçoar nos estudos. Nossa carreira como bom profissional depende do esforço e interesse de cada um. Antigamente não tínhamos as oportunidades que temos hoje, facilidade para estudar mas em compensação falta interesse em buscar.Quanto o desenvolvimento de qualidade no ensino aprendizagem acho que estamos caminhando mas precisamos de maior comprometimento da família e sociedade nesse processo juntamente com a escola.

    ResponderExcluir
  92. 5º Encontro- Por que a formação não prepara para o dia- a – dia?
    Posso dizer que a graduação foi o inicio da caminhada, pois ser professor é bem mais do que um mero diploma. Ser professor é saber ensinar, transmitir, informar, ajudar, proteger, cooperar... É com isso, faz-se necessário ir muito além daquilo que aprendemos na faculdade. O professor tem sempre que ser criativo e conquistar o respeito dos alunos.
    Acredito que a formação continua traz bons textos reflexivos que podem contribuir muito no dia-a-dia em sala de aula, na compreensão de algumas atitudes de nossos alunos, na auto-avaliação de nossa prática, onde as políticas educacionais implantadas pelo poder público muitas vezes não condizem com a realidade em sala de aula.

    ResponderExcluir
  93. Os profissionais que fizeram o magistério, na maioria, têm uma preparação para enfrentar uma sala de aula já os profissionais que só passaram por uma graduação se deparam com uma realidade bem diferente tem que ter a troca de experiências constante como a que realizamos em nossas formações continuadas. No entanto cabe a nos educadores estar sempre buscando novos métodos de ensino. E importante participar dos encontros de formação continuada, dos cursos oferecidos pelo MEC, dialogando com os professores trocando experiências, leituras individuais voltada para a educação, pois, tudo isso contribui com o nosso desenvolvimento pessoal e social que vai refletir na sala de aula.

    ResponderExcluir
  94. Então eu penso que nossas formações contribuiu e contribui muito para o dia-a-dia em sala de aula. Mais não basta porque é na pratica, a convivência e troca de experiência com os colegas, é a união de teoria x prática é que nos tornam mais capacitados a encarar os desafios do di-a-dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  95. A formação continuada também precisa ser repensada para realmente surtir efeito dentro da escola. A relação entre a escola, sociedade e família também deve ser forte, pois um bom vínculo entre essas três bases a é imprescindível para um desenvolvimento dos alunos.Na formação de pedagogia e muitos cursos deixam a desejar no que diz respeito à parte prática falta o desenvolvimento de oficinas e confecção dos materiais básicos.

    ResponderExcluir
  96. Ser educador nos dias de hoje vai além dos conhecimentos que temos e que adquirimos através da faculdade, vai da busca constante do conhecimento, conhecimento esse que não pode ser adquirido do dia pra noite é um conhecimento que se conquista ao longo do tempo e com muito esforço, através da formação contínua dos professores, e para que tenhamos essa formação temos que estar abertos para aderir esse conhecimento e passá-lo para frente na sala de aula com nossos alunos e colegas. A formação inicial que temos não nos da suporte para que possamos encarar os desafios constantes da sala de aula. Nós professores precisamos nos ater as inovações, e estar sempre atentos para as formações que nos são oferecidos e procurar colocar em prática no dia-a-dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  97. Jovelina R. Veloso. Escola M. Bela Vista.

    Penso que realmente a graduação não nos prepara para a realidade da sala de aula, nem poderia, pois cada indivíduo (educando, educador e comunidade) tem peculiaridades e seu comportamento é determinado pela situação, desse modo, entendo que o papel da formação inicial seja nos possibilitar subsídios para que possamos, a partir de nossa prática de sala de aula, buscar esse "preparo", ora na formação continuada ora por meio do auto-didatismo (que é isso que aprendemos na graduação. No mais, temos que ler mais, que aperfeiçoar e/ou buscar novas metodologias e não perder tempo tentando apontar um culpado pelas dificuldades de ensinar.

    ResponderExcluir
  98. Acredito que mesmo os Professores que concluem uma graduação seja ela presencial ou a distancia com as melhores notas não estão totalmente preparados para enfrentar a lida do dia a dia, necessitando de formações continuadas e novos cursos para conseguir acompanhar as evoluções que acontece a todo instante. Portanto nenhum professor é perfeito, necessitando ser remodelado a cada instante de sua vida profissional, participando de diversas capacitações seja ela teóricos ou práticas.

    ResponderExcluir
  99. Na faculdade se fica muito na teoria, mas quando entramos em sala de aula a dificuldade é grande e temos que se virar para aprender no dia a dia o que a faculdade nos não ensinou.

    ResponderExcluir
  100. Escola Apóstolo Paulo
    Pro:Odoniel M. Costa
    Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança.Portanto nenhum professor é perfeito, necessitando ser remodelado a cada instante de sua vida profissional, participando de diversas capacitações seja ela teóricos ou práticas.

    ResponderExcluir
  101. Ademária – Apóstolo Paulo.
    Acredito que quando passamos pela nossa formação inicial seja ela qual for já esta nos preparando para alguma coisa, pois por menor que seja sua aprendizagem, em algum momento ela a de servir. E com isso nós educadores aos realizarmos nossos encontramos de formação continuada, nos estudos e reflexões realizadas nos auxilia e faz a diferença em nosso trabalho de sala de aula. Portanto somos humanos e devemos estar sempre na busca por inovações e acompanhar as mudanças que vem ocorrendo em nosso meio.

    ResponderExcluir
  102. Escola Apóstolo Paulo
    Professor: Antonio Eduardo Pinheiro
    A Formação Inicial é só o começo de uma grande jornada tem que estar em constante busca de conhecimento, dentro desta busca esta a formação continuada que como diz o nome é contínua, através dos estudos realizados e das nossas reflexões vem fazendo a diferença pois trocamos idéias e conhecimentos que enriquecem o nosso trabalho dentro da sala de aula,posso dizer que esta sendo muito produtivo nossos encontros.

    ResponderExcluir
  103. Simone de Assis Silva- Escola Apóstolo Paulo

    A formação inicial tem o objetivo de preparar os educadores para saber que esse aprendizado é uma seqüência, e que sempre teremos que estar preparados para os desafios que vem ao nosso encontro , por isso devemos procurar sempre acompanhar as atualizações na educação com muita leitura.

    ResponderExcluir