Segunda-feira, 04 de junho de 2012 (9º encontro)

Considerando a sua opinião e as dos demais profissionais da educação no momento do encontro de formação continuada leia o trecho abaixo,  reflita e comente o tipo de educador que estamos sendo.

“... Inteligência tem a ver com a arte de vincular conhecimento de maneira útil e pertinente, isto é, de produzir novas formas de progresso e desenvolvimento; consciência e sabedoria envolvem reflexão, isto é, capacidade de produzir novas formas de existência, de humanização. (apud Pimenta 1996, p. 78)...”
Fonte web

109 comentários:

  1. Josenilde N. Paniago - E. M. Apostolo Paulo


    Esta “inteligência” tem haver também com responsabilidade e aquisição de autonomia, proporciona a nós educadores reflexão sobre nossa ação, melhora nossas habilidades e competências ao longo de nossa carreira. Estamos em constante formação esta reflexão deve ser continua e contribui de forma direta e evita uma formação fragmentada

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Oliveira Canedo- Escola Municipal Cecilia Meireles
    9º Encontro- Modelos de formação: A reflexão como dimensão estruturante das práticas docentes e do desenvolvimento profissional.
    A educação vem derrubando barreiras de alguns aspectos tradicionais, como a transmissão de conhecimentos e abrindo espaço a construção de conhecimentos. Para seguir a modernização, novas práticas e reflexões entram em ação na vida do educador para que ele não seja um mero transmissor de conhecimentos e sim um mediador, provocador, estimulador de conhecimentos, provocar desejo em seus alunos, onde sintam vontade de conhecer o desconhecido e somar seu conhecimento aos outros. O profissional da educação não necessita somente ter domínio nos conhecimentos específicos, precisa ter varias outras competências para somar as teorias estudadas na formação inicial para ter bom desenvolvimento profissional. Precisa-se, envolver as três dimensões: a do saber (conhecimentos específicos), a do saber fazer (atitudes perante o ato educativo) e saber ser e saber tornar-se ( relações interpessoais, motivações, expectativas). Devemos estar sempre abertos a novas reflexões e sermos professores inteligentes, segundo Pimenta 1996, p. 78, “vincular conhecimento de maneira útil e pertinente...”

    ResponderExcluir
  3. Todos os professores que temos contato estão em algum tipo de formação, pois ninguém, hoje em dia, pode ficar parado no tempo. Nossa comunicação enquanto profissionais melhorou muito, com troca de experiências e aceitando sugestões.

    ResponderExcluir
  4. O educador precisa adquirir as três competências saber , saber fazer, saber ser e saber tornar- se.O educador deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos e passa a ser um mediador, provocador, estimulador de conhecimentos, que estimule em seus alunos o desejo e a vontade de conhecer o desconhecido e somar seu conhecimento a outros.

    ResponderExcluir
  5. Com base no 9º encontro: “A reflexão como dimensão estruturante das práticas docentes e do desenvolvimento profissional”, é possível dizer que o nosso grupo de trabalho chega a conclusão de que é preciso saber envolver as três competências (científicas, pedagógicas e pessoais) e acredito que nós estamos tentando fazer isso a todo momento. Estamos sempre trocando experiências e conhecimentos, ou seja, em constante formação contínua.

    ResponderExcluir
  6. Nós professores estamos em processo de constante aprendizado, e as reflexões dos estudo da formação continuada vem nós dando suporte para melhorar mais a nossa pratica pedagógica.È através das trocas de experiências que procuro valorizar e respeitar a cada um porque cada um tem suas praticas e estratégias e maneiras diferenciadas de trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Nós professores precisamos envolver a três competências (científicas, pedagógicas e pessoais), em nossa prática diária para atingirmos melhoria na qualidade de ensino, procuro fazer isso sempre. Estamos em constante aprendizado e trocando experiências e conhecimentos com o grupo de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Refletindo sobre o assunto em pauta acredito que essa “inteligência” tem tudo haver com responsabilidade em vincular o conhecimento de forma a atingir as três competências : saber, saber fazer, saber ser e saber tornar-se. Para isso nós educadores precisamos sempre ser um mediador, provocador, estimulador de conhecimentos, provocando desejo para que os alunos sintam vontade de conhecer o desconhecido e somar seu conhecimento aos outros.

    ResponderExcluir
  9. Nós profissionais precisamos envolver sim, as três competências, (cientificas, pedagógicas e pessoais), para a melhoria no desenvolvimento profissional, pessoal e melhoria na qualidade de ensino, pois estamos sempre em busca do saber ser, e do saber fazer.

    ResponderExcluir
  10. MARIA MADALENA DA MATA SOUSA14:39:00

    ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROF.ª : MARIA MADALENA DA MATA SOUSA

    Eu penso que como docentes devemos estar envolvidos em todas as competências, para melhor conseguirmos adquirir conhecimentos e assim melhorarmos o nosso trabalho, e nada melhor do que a troca de experiência, o que deu e o que não deu certo no nosso trabalho diário.

    ResponderExcluir
  11. Todos nós educadores devemos estar sempre buscando novos conhecimentos e participando de algum tipo de formação, pois a nossa própria profissão exige isso, buscar-mos novas práticas, atualização de conhecimentos, adquirir novas competencias exigidas pela diferenciação e modernização do sistema educativo, para isso é necessário analizar-mos nossas atitudes como professores, nossas relações interpessoais e competencias ligadas ao processo pedagógico e consequentemente no desenvolvimento e realização profissional e pessoal,com reflexões,trocas de experiencias e conhecimentos com o grupo e em constante formação.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto educador devemos estar em constante construção do conhecimentos, pois as mudanças estão chegando a todo momento,precisamos estar envolvidos nas tres competencias, para podermos fazer o nosso trabalho ser mais gratificante, saber ser e saber fazer e saber, pois a sala de aula deve ser um lugar acolhedor e motivador a onde os alunos possam desenvolver com sucesso a sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Reflexão do 9º encontro mesmo que nós não queremos temos que ter as três competências, pois às vezes abrimos mão de algumas questões pessoais para envolver no científico para então qualificar o pedagógico, ter ético e bom relacionamento em equipe, intervindo competências e experiências do ser e saber ser nos reeducando reaprendendo para o profissional.

    ResponderExcluir
  14. De acordo com a leitura do texto sabemos que é através da inteligência que todo conhecimento é adquirido, e que diante de todas essas colocações do texto nós estamos sendo educadores aprendiz ,pois a cada encontro sentimos que realmente estamos e ainda precisamos aprender muito. Portanto precisamos estarmos envolvidos as três dimensões: a do saber (conhecimentos específicos), a do saber fazer (atitudes perante o ato educativo) e saber ser e saber tornar-se ( relações interpessoais, motivações, expectativas).

    ResponderExcluir
  15. Ao refletir sobre o texto de reflexão, percebo que o educador tem que estar apto a ser um inovador, sendo suas competências muito complexas, pois precisam dominar três dimensões de acordo com Tavares, sendo as competências: a do saber, a do saber fazer e saber ser e saber tornar-se. Acredito que o mais desafiador, nos dias atuais é a relação interpessoal, principalmente entre professor/aluno, pois o respeito e afeto dos alunos pelo professor estão se acabando, acho que a educação evoluiu, mas o professor perdeu muito o seu valor, e o professor cada dia que passa aumenta seus desafios em relação à alunos indisciplinados e com problemas familiares diversos.

    ResponderExcluir
  16. FORMAÇÃO CONTINUADA IX
    Nós como professores devemos estar em constante envolvimento em todas as competências que são científicas, pedagógicas e pessoais, para assim conseguirmos revelar mais conhecimentos e melhorar o nosso trabalho do dia a dia com intuito de trocar idéias e as experiências para uma boa qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  17. Neste encontro a reflexão foi sobre as três dimensões fundamentais. Nos professores precisamos estar envolvidos com as três competéncias a científicas, pedagógicas e pessoais, e nos estamos sempre em busca do saber para melhoria da qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  18. Nilce Maria EM. Vila Nova16:50:00

    No nosso dia a dia, buscamos práticas e conhecimentos para melhorias educativas. Valorizando a prática e interagindo no processo de construção e formação.

    ResponderExcluir
  19. PROFESSORA ELIZANE MAIA; ESCOLA CECILIA MEIRELES17:28:00

    A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO FAZ COM QUE O PROFESSOR VIVA EM CONSTANTES DESAFIOS E EM CONTÍNUAS MUDANÇAS, AS QUAIS APRESENTAM CADA VEZ MAIS NOVAS EXIGÊNCIAS. A FORMAÇÃO CONTINUADA TEM PROCURADO TRAZER SUBSÍDIOS DIVERSIFICADOS, PROCURANDO SEMPRE ASSEGURAR E COMPLEMENTAR, POSSIBILITANDO O PROFESSOR A SE APROFUNDAR E ATUALIZAR CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. O DOMÍNIO PROFISSIONAL NUM SISTEMA COMPLEXO EXIGE SABERES E COMPETÊNCIAS ESPECIALIZADAS, NAS QUAIS E PARA AS QUAIS É PRECISO ESTAR SEMPRE ABERTO A NOVAS APRENDIZAGENS PARA DESENVOLVER INTERVENÇÕES INOVADORAS NOS CONTEXTO ESCOLAR. PORTANTO É PRECISO QUE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESTEJA SEMPRE ENVOLVIDOS COM AS TRÊZ COMPETÊNCIAS, CIENTÍFICAS, PEDAGÓGICAS E PESSOAIS,

    ResponderExcluir
  20. Refletindo o texto estudado penso eu que estamos desenvolvendo as competências ciêntifica e pedagógica bem,mesmo porque nada adiantaria as formações continuadas se não fosse para melhorarmos nossa prática em sala de aula. Porém a competencia interpessoal é a que mais me preocupa,pois não depende somente do aluno e professor é um problema que envolve todo um contexto familiar e sociedade em que se encerem esses alunos.
    Muitos com famílas desistruturadas onde leva o aluno a ter problemas de comportamento e dificuldade na aprendizagem, e as teorias estudadas naõ estão nos ajundando muito,pois os comportamentos mudam e se agravam a cada dia e ano que passam. E esses alunos com tais problemas nem sempre a família se preocupam com os tais.
    Percebo então que em todas as escolas os educadores não tem muito problemas com as competencias pedagógicas e ciêntificas e sim com a falta de disciplinas, mal comportamento dos alunos em sala. E o que é pior, não temos muito o que fazer...

    ResponderExcluir
  21. Nos professores até temos essa conciência de trabalhamos com as três competências(cientificas, pedagógicas e pessoais), para a melhoria no desenvolvimento profissional, pessoal e melhoria na qualidade de ensino,mas infelizmente na prática do nosso dia-a-dia a realidade é outra, escrever, falar tudo torna tudo mais fácil, mas o dificil é dizer que tudo funciona com falicidade que é uma grande mentira.

    ResponderExcluir
  22. De acordo com as reflexões realizadas nesse encontro, percebo que é o conjunto de competências que envolvem a prática pedagógica, onde o professor deve estar em constante busca do saber para desenvolver atividades que supra as necessidades dos alunos. Porém, hoje em dia a realidade de nossos alunos é em parte crítica, os valores familiares estão se perdendo, com isso os problemas com a indisciplina são cada vez mais freqüentes no âmbito escolar, com isso o professor tem que se dobrar para atender as múltiplas necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  23. Acredito que todos nós educadores ou a maioria, procuramos ao máximo sermos inteligentes onde a contextualização dos conteúdos sempre vem em primeiro plano, mas sabemos que nos dias atuais não tem sido fácil essa tarefa de ensinar, pois o ensinar está lincado ao educar e este não compete a escola como um todo. Educação é algo que o aluno já traz de casa, ai está o grande desafio...

    ResponderExcluir
  24. 9º ENCONTRO
    PROFESSORA CLAUDIA RIBEIRO

    O educador deve-se envolver com as três competências saber , saber fazer, saber ser e saber tornar- se, pois dentro das competências podemos desenvolver melhor o nosso trabalho tornado a escola um lugar agradável e aconchegante,facilitando o aprendizado de nossos alunos e assim educador deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos e passa a ser um mediador, provocador, estimulador de conhecimentos, que desperte em seus alunos o desejo e a vontade o desejo de conhecer o novo.

    ResponderExcluir
  25. Nós professores precisamos envolver a três competências (científicas, pedagógicas e pessoais), em nossa prática diária, nós como educadores temos que buscar novos conhecimentos em nosso trabalho, mas também temos que estudar a nossa prática pedagógica, eu não concordo de estudar coisas que não é do nosso conhecimento e nem da nossa prática,temos que estudar nossa realidade de ensino

    ResponderExcluir
  26. A formação continuada de professores no cotidiano da escola é fundamental,devemos estar sempre em construção de conhecimentos,as mudanças estão chegando a questão da competência é abordado como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem devemos estar envolvidos nas três competências , para tornar nosso trabalho mais gratificante, saber ser e saber fazer e saber em sala de aula desenvolver o trabalho motivado e com sucesso a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  27. 9°- ATIVIDADE
    Acredito que nos como professores estamos esforçamos ate onde podemos ser inteligentes. Pois estamos em busca de novos conhecimentos, para aprimorar nossa a pratica em sala e a formação é essencial, pois através dela estamos sempre discussão, do que é certo ou errado.

    ResponderExcluir
  28. Prof: Odoniel M. Costa

    Escola Apóstolo Paulo

    Avaliar nossa atuação na escola e cogitar os passos futuros coloca a necessidade de termos clara as metas que queremos atingir e de organizarmos os meios que as viabilizem. Em outras palavras, temos que planejar as nossas ações, que se articulam em torno do projeto educacional construído coletivamente. Esse é o caminho para se combater as atividades desarticuladas e casuístas, caminhando na construção de práticas educativas sintonizadas com as atuais necessidades dos nossos alunos e da sociedade.

    ResponderExcluir
  29. Após a reflexão sobre o assunto estudado, nos educadores precisamos e devemos adquirir as três competências, por que são através dessas competências que se atinge a qualidade de ensino, pois uma é complemento da outra, devemos estar envolvidas em todas para melhorar nosso trabalho como profissional, e sempre em busca de conhecimentos para adquirir experiências.

    ResponderExcluir
  30. DHAYANNE DA SILVA THEMOTEO LEONARDO
    ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA

    Acredito que através de nossa contínua formação, estamos nos mantendo qualificados a ponto de sermos capazes de desenvolver um trabalho crítico e reflexivo produzindo saberes que nos permitam desenvolver práticas pedagógicas mais significativas e relevantes para atender o que pede a sociedade.

    ResponderExcluir
  31. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Escola Municipal Agrovila Central
    Nós educadores precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos, e participando da formação continuada é de certa forma um dos novos caminhos para fazermos troca de experiências, pois a nossa própria profissão exige isso, buscar novas práticas, atualizar o conhecimento, ampliar nossas competências, exigidas pela modernização do sistema educativo, e isso se faz necessário analisar nossas atitudes como professores, nossas relações interpessoais e intrapessoais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola Municipal Agrovila Central
      Marislei Carias
      Reflexão sobre o 9º Fórum da Formação Continuada.
      Como educadores a postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender conosco. Por isso precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos, e buscando compartilhar ideias nas formações e isso é de certa forma um dos caminhos para fazermos troca de experiências, pois a nossa própria profissão exige que sejamos participativos em busca de novos horizontes, buscar novas práticas, atualizar o conhecimento, ampliar nossas competências, exigidas pela atualização do sistema.

      Excluir
  32. Escola Municipal Agrovila Central
    professora:Meyrilene Gomes da Silva

    Acredito que o texto fala sobre como devemos usar nossa inteligência, para fazer com que nos educadores transforme conhecimento teórico em prático, significa transforma esse conhecimento em favor do desenvolvimento do aluno e do seu aprendizado.fazendo com que eles se tornem críticos,participativos e conscientes de suas responsabilidades como cidadãos.

    ResponderExcluir
  33. Acredito que estamos sempre buscando nos aperfeiçoar nas três competências (científicas, pedagógicas e interpessoais), porém não é fácil, principalmente no contexto atual que precisamos lidar com várias questões, como por exemplo: dificuldades de aprendizagem, indisciplina... Pais que não assumem sua responsabilidade em relação aos filhos, deixando que a escola resolva os problemas. Por isso esta sendo difícil conseguirmos atingir todas as competências necessárias, somente com muita ação, reflexão e trabalho em equipe conseguiremos avançar para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  34. O profissional da educação não necessita somente ter domínio nos conhecimentos específicos, precisa ter outras competências para somar as teorias estudadas na formação inicial para ter bom desenvolvimento profissional. Envolver as três dimensões: a do saber conhecimentos específicos a do saber fazer atitudes perante o ato educativo e saber ser e tornar-se relações interpessoais, motivações e expectativas. Devemos estar sempre abertos a novas reflexões e sermos professores inteligentes, Aprender para conhecer supõe aprender para aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento. Uma das tarefas mais importantes no processo educacional, hoje, é ensinar como chegar à informação. Parte da consciência de que é impossível estudar tudo, de que o conhecimento não cessa de progredir e se acumular. Então o mais importante é saber conhecer os meios para se chegar até ele.

    ResponderExcluir
  35. De acordo com meu entendimento penso que, as três competências uma complementam a outra. Vejo que para ser bom educador precisamos refletir constantemente nossa prática, postura e saber entender as nossas próprias ações. Por isso devemos trabalhar de maneira que leva o aluno a pensar, criar e refletir sobre os acontecimentos e a ter responsabilidade.

    ResponderExcluir
  36. CLAUDIA BUSANELLO, ESCOLA VILA NOVA INFANTIL
    As mudanças contínuas e rápidas que a sociedade moderna está exposta, exige transformações nos sistemas educacionais, inclusive e principalmente na formação dos professores. Essa formação deve ser contínua e diversificada, voltada para a prática em sala de aula. Em Portugal a formação continuada é fundamentada no decreto lei que garante como um direito e também como um dever. Essa formação tem por objetivo melhorar a competência profissional dos docentes, incentivar a participação dos docentes na inovação educacional e na melhoria da qualidade da educação e ensino, além de propiciar aos profissionais a aquisição de novas competências.

    ResponderExcluir
  37. 9º Encontro
    Maria José Cordeiro de farias
    A reflexão como dimensão das práticas docentes e do desenvolvimento profissional. Para seguirmos esta modernização, novas reflexão da prática pedagógica do educador, pois ele deixa de ser um transmissor e passa a ser um mediador, valorizando o processo de construção e formação envolvidas as atividades de investigação.

    ResponderExcluir
  38. Talvez seja este o aprendizado mais difícil: manter o movimento permanente, a renovação constante, a vida vivida como caminho e mudança. E é isso que nos é cobrado a cada instante, esse aprendizado que nos leva á inteligência que tem tudo á ver com o conhecimento que temos que buscar constantemente. O aprendizado nunca termina. Não existe parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições para aprender, acredito que cada um de nós educadores está buscando esse aprendizado. Pois nós não só ensinamos como aprendemos mais ainda, do que ensinamos.

    ResponderExcluir
  39. 9º Encontro
    O foco principal considera a Didática como elemento articulador da formação docente. Neste sentido, promove modalidades educativas que considerem o conflito como base para a organização e a produção do conhecimento. Dito de outra forma, a Didática possibilita a síntese organizadora da prática educativa. Diante disso questionamos: que estratégias didáticas dos professores precisam desenvolver para lidar com a complexidade cultural da educação

    ResponderExcluir
  40. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova17:21:00

    A formação contínua pode ser considerada como um excelente instrumento para ultrapassar a desatualização; O educador que está sempre em busca de uma formação, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

    ResponderExcluir
  41. 9º ENCONTRO
    ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
    PROFESSORA: MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES
    Após a reflexão do texto do 9º encontro, percebo que “só sei que nada sei”. Com isso então, percebo a grande necessidade de buscar conhecimento para estar preparada. A nossa profissão exige muito, e necessitamos da busca de novas práticas atualizadas, adquirir novas competências para atender as mudanças constantes que surgem para contribuir na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. É fundamental que tenhamos consciência das dimensões no nosso fazer pedagógico nos pilares: a do saber, do saber fazer, saber ser, e saber tornar-se. Só assim faremos um trabalho eficiente e com qualidade. A formação continuada nos oferece condições de crescermos tanto profissional como pessoal.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo21:26:00

    O professor para desenvolver profissionalmente é necessário que domine conhecimentos específicos, tenha competências ligadas ao processo pedagógico e saiba relacionar-se com os alunos e refletir sobre suas práticas de ensino.Motivar os alunos, perceber a própria atitude em sala de aula receber as mudanças de braços aberto e sabr partilhar são competencias que contribuem que tornar um professor em educador.

    ResponderExcluir
  43. Escola Apostolo Paulo Iraci Correia S S Oliveira10:49:00

    Nos dias atuais a educação passa por várias transformação exigida pela modernização, por isso o professor precisa sempre estar em busca de novos conhecimentos através de formação continuada, cursos que transforme sua pratica pedagógica, pois essa profissão exigem que o educador acompanhe a atualidade, amplie suas competencias, fazendo com que suas aulas se torne mais atraente e significativa.

    ResponderExcluir
  44. Escola Municipal Agrovila Central
    Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Considerando todos os textos estudados durante a formação fica claro que a formação do profissional em educação deve ser constante e continua e que o professor é e dever ser mediador do conhecimento, dispondo maneiras de instigar o aluno de modo que os mesmos venham a se interessar a se desenvolver nisto as três formas do aprender, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser.

    ResponderExcluir
  45. A educação passa por várias transformação exigida pela modernização, por isso o professor precisa sempre estar em busca de novos conhecimentos através de formação continuada, cursos que transforme sua pratica pedagógica, pois essa profissão exige que o educador acompanhe a atualidade, amplie seus conhecimentos, fazendo com que suas aulas se torne mais atraente e significativa.Estamos nos mantendo qualificados a ponto de sermos capazes de desenvolver um trabalho crítico e reflexivo produzindo saberes que nos permitam desenvolver práticas pedagógicas mais significativas e relevantes para atender o que pede a sociedade

    ResponderExcluir
  46. Elma Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:14:00

    Com certeza a frase mostra que todos os profissionais tem que ter a busca de novos conhecimentos e essa busca se da através de diversas leituras, pois so através da leitura teremos a possibilidade de melhorar nossa prática pedagógica bem como nossa forma de ver o mundo.

    ResponderExcluir
  47. Elma Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:19:00

    Concordo que devemos estar sempre em busca de novos conhecimentos e colocá-los em prática, dessa forma estaremos contribuindo para uma Educação que se transforma a cada dia.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    9º Encontro
    A Educação vem passando por transformações e uma delas é a transmissão de conhecimento deixando de lado o modelo tradicional, abrindo espaço ao conhecimento a modernidade, a tecnologias, a novas práticas e reflexões sobre nossa prática pedagógica. Pois em todo momento o professor hoje é visto como um mediador, provocador e estimulador do conhecimento e não um mero transmissor desse conhecimento.

    ResponderExcluir
  50. Escola Apóstolo Paulo
    Professor: Antonio Eduardo Pinheiro
    9º Encontro
    Realmente temos que deixar de lado o velho modelo de ensino e buscar mudar a maneira de ensinar, pois tudo vai inovando assim mesmo é a maneira do professor ensinar e para que isso aconteça ele tem que estar em busca de novos conhecimentos e formas de transmitir o seu conhecimento de forma dinâmica e prazerosa dentro desse novo mundo tecnológico e globalizado se não ficaremos sempre pra trás.

    ResponderExcluir
  51. Escola Apóstolo Paulo
    Professor: Antonio Eduardo Pinheiro
    9º Encontro
    Realmente temos que deixar de lado o velho modelo de ensino e buscar mudar a maneira de ensinar, pois tudo vai inovando assim mesmo é a maneira do professor ensinar e para que isso aconteça ele tem que estar em busca de novos conhecimentos e formas de transmitir o seu conhecimento de forma dinâmica e prazerosa dentro desse novo mundo tecnológico e globalizado se não ficaremos sempre pra trás.

    ResponderExcluir
  52. Escola Apóstolo Paulo
    Prof Antonio Eduardo Pinheiro
    Segundo este pensador nos somos transmissores de conhecimento e temos que estar aprimorando ou seja em constante busca de conhecimento para mudar a nossa pratica pedagógica, para assim dar mais significado e tornar as aulas mais prazerosas tornando os alunos ativos e críticos.

    ResponderExcluir
  53. Creio que um bom educador precisa está sempre ápto a buscar novos conhecimentos,para que possa ter um ótimo desenvolvimento pedagógico,pessoal e social.Quanto as competencias acredito que elas são indispensáveis para o desenvolvimento de um bom profissional,mais é preciso que cada um cumpra com suas devidas responsabilidades.

    ResponderExcluir
  54. Sabemos que a educação está em constante transformação, possibilitando mudanças e exigindo muito determinação, principalmente diante das tecnologias que são ferramentas importantes na nossa prática pedagógica. Precisamos descobrir novas possibilidades de produzir conhecimento que venha contribuir no processo de ensino aprendizagem. A educação requer reflexões que questionam constantemente nossas ações, devemos manter o desejo de aprender e estar interagindo com o mundo.

    ResponderExcluir
  55. Precisamos envolver as três competências (científicas, pedagógicas e pessoais), em nossa prática diária para atingirmos melhoria na qualidade de ensino. Curiosidade, interesse, alegria e motivação são os pré-requisitos necessários ao aprendizado do que quer que seja. Não basta entender como se aprende, é preciso descobrir a melhor forma de ensinar. E nós professores não podemos ficar parados no tempo devemos sempre estar em busca de formação.

    ResponderExcluir
  56. O professor precisa ser atuantetem e está sempre ápto a buscar novos conhecimentos ,e ser flexivel. A nossa profissão exige muito, e necessitamos da busca de novas práticas atualizadas, adquirir novas competências para atender as mudanças constantes que surgem para contribuir na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  57. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo08:29:00

    A busca de novos conhecimentos cada vez mais está presente em nosso dia a dia, hoje temos várias fontes de buscas, a internete as Formações Continuadas bem como a Formação Inicial nos propõe metodologias diferenciadas para melhorarmos a nossa prática pedagogica.

    ResponderExcluir
  58. Acreditamos que estamos sendo educadores que buscamos cada vez mais conhecimentos. Estamos em progresso e desenvolvimento, e estamos sendo inteligentes, ao passo de que cada vez mais nos encontramos em reflexão sobre as nossas práticas. O lógico é que conciliar as três competências fundamentais: científicas, pedagógicas e pessoais não são fáceis para ninguém, mais é o que precisamos para atingir melhoria na qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  59. Segundo a reflexão desse encontro, acredito que nós educadores estamos nos aperfeiçoando nas três competências, (cientificas, pedagógicas e pessoais), sejam no trabalho, nas formações contínuas ou nos cursos que realizamos. Sabemos que o papel do professor nos dias de hoje não se limita no ensinar, envolve outros desafios que na sua responsabilidade tenta buscar procurando compreender e melhorar a aprendizagem do seu aluno.

    ResponderExcluir
  60. Ivete Alves
    Percebemos neste encontro que o docente necessita destas três competências para desempenhar sua pratica com mais competência e aguçar no aluno o gosto pelo conhecimento, descobrindo o que ele conhece e aproveitando dentro dos conteúdos que devem ser trabalhados, sendo flexível, e chamando atenção do aluno para novos aprendizados, pois o professor não é mais o transmissor e sim o estimulador de novos horizontes.

    ResponderExcluir
  61. É fundamental nossa participação nos momentos de formação continuada, porque temos a possibilidade de vivenciar novas experiências do que deu certo ou não em nossa pratica pedagógica e buscar novos conceitos e ações em melhoria de nosso trabalho docente e que vai ocasionar mudanças na sociedade.

    ResponderExcluir
  62. Simone de Assis Silva16:46:00

    Simone de Assis Silva
    Escola Apóstolo Paulo

    Percebo que ha grande necessidade de o educador esta em constante busca de conhecimento para atender as necessidades de novas práticas pedagógicas para contribuir com a melhoria de ensino.

    ResponderExcluir
  63. Com relação ao texto, os profissionais da educação tem que estar sempre abertos a novos conhecimentos, novas praticas pois o saber depende essencialmente do saber fazer e estes não se fazem sozinhos, se complementam com o saber ser e saber tornar-se um profissional, ou seja, os conhecimentos específicos, o desempenho profissional e as relações interpessoais andam de mãos dadas e não se compreendem separadamente, se complementam e o professor inteligente é aquele que reconhece isso e busca na sua pratica inovar sempre, mas tem a consciência que não caminha sozinho, que o grupo tem que ir junto com ele.

    ResponderExcluir
  64. Na leitura do texto fala muito sobre esses três domínios fundamentais a do saber conhecimentos específicos a do saber do desempenho profissional, atitudes perante o alto educativo a do saber ser e saber tornarem-se relações interpessoais. O domínio dos conteúdos, conhecer a realidade do aluno.

    ResponderExcluir
  65. ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES.

    Solange Busanello

    9º ENCONTRO.

    A REFLEXÃO COMO DIMENSÃO ESTRUTURANTE DAS PRÁTICAS DOCENTES E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
    O texto mostra a importância da reflexão do fazer pedagógico, e como um processo de busca constante para melhoria e seu desenvolvimento profissional que requer domínio dos conteúdos e também domínio sobre o processo ensino-aprendizagem, onde pesam as atitudes do professor e as relações interpessoal assegurando a formação que valoriza não só a inquisição de conhecimento, mas também mudanças atitudinais.
    As competências do professor se estruturam em três dimensões:
    - competências científicas (a do saber): implicam no conhecimento científico e no domínio dos conteúdos;
    - competências pedagógicas (saber fazer): refere-se ao saber fazer operacionalizar os conhecimentos com metodologias e estratégias mais adequadas tendo em vista o aluno;
    - competências interpessoais (relação professor e aluno): refere-se à capacidade de interlocução que o professor realiza para promover o envolvimento dos seus alunos. Portanto, nós professores precisamos estar sempre em formação continuada, sempre estar aberto ao diálogo pedagógico.

    ResponderExcluir
  66. O educador deve fazer uma auto avaliação para saber em que nível sua competência se encontra, o que irá resultar em uma grande evolução na sua função como educador.
    O educador busca de uma formação continua, para ampliar o seu campo de trabalho.
    A formação continua proporciona ao profissional um maior acervo de conhecimentos necessários para uma educação de qualidade, dando suporte ao educador para sua pratica pedagógica.
    Atualmente é necessário uma formação continua que valorize a pratica realizada pelos educadores no cotidiano da escola quanto o conhecimento que provem dos estudos realizados de sua formação, que venha articular teoria e pratica.
    Pois é através da educação que se constrói uma sociedade mais justa e humanitária.

    ResponderExcluir
  67. O educador deve fazer uma auto avaliação para saber em que nível sua competência se encontra, o que irá resultar em uma grande evolução na sua função como educador.
    O educador busca de uma formação continua, para ampliar o seu campo de trabalho.
    A formação continua proporciona ao profissional um maior acervo de conhecimentos necessários para uma educação de qualidade, dando suporte ao educador para sua pratica pedagógica.
    Atualmente é necessário uma formação continua que valorize a pratica realizada pelos educadores no cotidiano da escola quanto o conhecimento que provem dos estudos realizados de sua formação, que venha articular teoria e pratica.
    Pois é através da educação que se constrói uma sociedade mais justa e humanitária.

    ResponderExcluir
  68. 9º Fórum da Formação Continuada.
    Precisamos estar sempre em busca constantante de novas informações novas práticas atualizando o conhecimento diário, onde a formação continua e de grande importância nesse crescimento e busca de informações novas porque acontece uma troca de conhecimento e experiências na melhoria e qualidade do ensino/aprendizagem, devemos ser um mediador, do conhecimentos, para despertar no aluno o desejo e a vontade de aprender e descobrir o novo

    ResponderExcluir
  69. O professor tem que estar sempre em busca de coisas novas e proporcianar novos conhecimentos aos alunos,as formações continuadas nos dão suporte a esses novos idéias etroca de experiência entre colegas, e os meios de comunicação, nos dão esse suporte.

    ResponderExcluir
  70. FABIANA BARRETO, VILA NOVA08:04:00

    Para que os alunos desenvolvam os quatro pilares citados no texto - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser - o educador é preciso tê- los assimilados em sua vivência, em sua prática diária, sendo consciente de que seu trabalho deve mediar a construção do conhecimento de forma interessante e envolvente, acreditando que se aprende participando, vivenciando sentimentos, testando hipóteses e escolhendo procedimentos lúdicos para atingir seus objetivos.

    ResponderExcluir
  71. Este 9º encontro da formação continuada é um estudo que nós como educadores devemos e temos que estar envolvidos com todas as disciplinas, e assim ser um profissional responsável por atender às exigências impostas pela necessidade social de aperfeiçoar cidadãos conscientes e aptos, prontos a enfrentar os obstáculos do seu cotidiano. É o profissional que desenvolve o currículo escolar, e é preciso repensar a qualidade do ensino ministrado pela escola e sua tarefa na formação de cidadãos capazes de participar plenamente da vida econômica, social, política e cultural, e o educando serem responsáveis por conduzir saberes científicos, conteúdos formais, com base nos conhecimentos prévios destes alunos, além de receber dos educandos novas informações que vão modificando e enriquecendo gradativamente a sua visão de sociedade, civilização e de mundo.

    ResponderExcluir
  72. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.10:46:00

    Conforme estudo deste 9º encontro sobre as práticas docentes precisamos vincular o conhecimento envolvendo as três competências, intermediando e provocando nossos alunos para desenvolver suas capacidades em sala de aula. Para que desta forma tornem-se mais críticos e participativos.

    ResponderExcluir
  73. MARGARIDA CAMPOS VALÉRIO EMEI JACY K. SALAMONI.10:48:00

    Conforme estudo deste 9º encontro sobre as práticas docentes precisamos vincular o conhecimento envolvendo as três competências, intermediando e provocando nossos alunos para desenvolver suas capacidades em sala de aula. Para que desta forma tornem-se mais críticos e participativos.

    ResponderExcluir
  74. Nós educadores precisamos estar sempre atualizados e criando juntos novos modos de ensinar e aprender. Estamos diante de um novo modelo de sociedade e às vezes não sabemos como agir em determinadas situações, de um lado o sistema pronto a ser seguido, do outro a sociedade diante deste mundo globalizado onde a informação esta ao alcance de todos.
    Um dos nossos problemas a superar ainda é desafiar diante do novo sem medo de provocar certos rebuliços .
    Há exemplo podemos citar o filme A PROFESSORA MALUQUINHA que apresentava um comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente, porém, isso pode incomodar alguém.
    O próprio sistema procurou derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino.
    Em alguns momentos não sabemos pra onde correr, e não somos compreendidos.....
    O que fazer????

    ResponderExcluir
  75. LINO SCHAEFER – ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
    9º Encontro- Modelos de formação: A reflexão como dimensão estruturante das práticas docentes e do desenvolvimento profissional.
    A reflexão precisa fazer parte do nosso dia-a-dia. Principalmente no planejamento e na prática de nossas aulas. Já não cabe mais ao professor ser um transmissor de conteúdos, e sim precisamos oportunizar (tempo, espaço, material...) para o aluno construir seu conhecimento. Nesse sentido o professor precisa considerar as três dimensões: a do saber (conhecimentos específicos), a do saber fazer (atitudes perante o ato educativo) e saber ser e saber tornar-se (relações interpessoais, motivações, expectativas).
    A melhoria da qualidade da educação passa necessariamente pelo compromisso responsável do professor: formação, reflexão, atualização. Precisamos estar abertos a esse processo de ação-reflexão-ação.

    ResponderExcluir
  76. 9º Encontro
    Nas práticas docentes, precisamos sempre desenvolver as três competências, sempre buscar coisas novas e proporcionar novos conhecimentos aos alunos. sempre despertar o interesse e a curiosodade a eles.

    ResponderExcluir
  77. Acredito que os educadores estão buscando constantemente novas formas de despertar no educando a importância do conhecimento para sua vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  78. Escola Agrovila Central

    Lucelia Lopes da Silva

    Ao ler o texto ele deixa bem claro as responsabilidades e autonomia do educando, leva a reflexão e ação pedagógica Saber fazer/ Saber ser/ Saber torna-se um mediador do conhecimento, provocando e estimulando o desejo de aprender.

    ResponderExcluir
  79. EVALDO SOARES DE CARVALHO08:15:00

    Através do aperfeiçoamento e da formação contínua podemos desenvolver a nossa inteligência. Contudo, inteligência é uma ferramenta muito relativa, que, como ja foi dito, serviu para mediar e resolver muito problemas relacionados com a sobrevivência da humanidade. Porém, lembrando de Howard Gardner, existem multiplas inteligências. A inteligência e o cérebro são como músculos, tem que ser desenvolvida. Para isso, é inecessário que se exercite muito. Mas numa sociedade edonista, o único exercício necessário é o do corpo, a aparência, o físico, etc. Não que seja dispensável, que é super importante para a saúde. No entanto, o cerebro se exercita com leituras. Mas não qualquer leitura. Leituras edificantes, transformadoras, que modelem seu ser por dentro e por fora, que te faça sonhar e querer transformar sua realidade.

    ResponderExcluir
  80. O educador ele precisa está sempre em evolução. A formação continua veio para qualificar melhor as nossas práticas pedagógicas, possibilita um controle diferenciado do trabalho e da aprendizagem. A educação está em constante transformação, à tecnologia está cada vez mais englobada na escola mais são ferramentas que ajuda qualificar as nossas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  81. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana de Oliveira Pereira
    Reflexão sobre o 9º Fórum da Formação Continuada.
    Considerando todos os textos estudados durante a formação fica claro que a formação do profissional em educação deve ser constante e que o professor é e dever ser mediador do conhecimento, dispondo maneiras de instigar o aluno no qual ele possa e tenha o interresse de conhecer e apreender para o seu dia-a-dia. Pois temos que ter consciência que temos que ensinar para o mundo adulto mostrando todas as dificuldades e barreiras que muitas das vezes se encontra. E assim nos deparamos em nossas formações caminhos e trocas de experiências onde nos mostra que sempre temos que busca novos horizontes na qual estaremos ampliando nossas competências perante profissional e educador.

    ResponderExcluir
  82. Após as reflexões feitas percebemos que a ação pedagógica reflete no Saber fazer/ Saber ser/ saber tornar-se motivador das ações pedagogicas mediando conhecimentos e compartilhando os mesmos.

    ResponderExcluir
  83. De acordo com Tavares, temos que dominar as três competências: saber, saber fazer e saber ser e saber tornar-se, para tanto precisamos estar sempre nos atualizando e inovando pois, só assim conseguiremos melhorar nosso trabalho, despertando em nossos alunos a vontade e o gosto pelo saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade somos responsáveis diretamente por várias decisões que nossos alunos tomarão em seus futuros, e se propiciamos esse prazer de aprender nesses indivíduos, quer dizer que fizemos bem nosso papel de agente transformador.

      Excluir
  84. Ao estudar sobre o texto de reflexão, percebo que o educador tem que estar apto a ser um inovador, sendo suas competências muito complexas, pois precisam dominar três dimensões de acordo com Tavares, sendo as competências: a do saber, a do saber fazer e saber ser e saber tornar-se. Nós como professores devemos estar em constante envolvimento em todas as competências que são científicas, pedagógicas e pessoais, para assim conseguirmos revelar mais conhecimentos e melhorar o nosso trabalho do dia a dia com intuito de trocar ideias e as experiências para uma boa qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Escola Municipal Cristalino - E.M.C
    Plínio Maurício Lisbôa Costa.

    A educação atualmente está em profundas transormações em todos os seus aspectos. O profissional educador deve primeiramente perceber que deve possuir três caracteristicas em seu "saber " (saber fazer, saber ser, sber transformar), relacionando estas respectivamente a cada um dos três atributos de suas "habilidades" profissional (cientifico, pedagógico, social), que por sua vez resultam em um profissional apto a os desafios educacionais do século XXI,isto é; com pleno domínio e desenvolvimeto em sua "inteligencia emocional". A inteligencia cognitiva e intelectual passam a ser atributos sincronicos no comjunto da inteligencia emocional (WEISINGER.2001).

    ResponderExcluir
  88. Professsor Divino Escola Guarujá15:05:00

    Nós como educadores precisamos estar em constante evolução, sempre aprendendo cada vez mais, e a formação continuada nos qualifica para melhorar as nossas práticas na área pedagógica e na aprendizagem dos nossos alunos, a formação possibilita a todos nós um melhor preparo em nosso trabalho e em nossa aprendizagem. A educação melhorou um pouco e está em constante transformação, às tecnologias estão cada vez mais apoiando os profissionais da educação dentro das escolas.

    ResponderExcluir
  89. Escola Municipal Agrovila Central: Água Boa MT
    Essa formação tem por objetivo melhorar a competência profissional dos docentes, incentivar a participação dos docentes na inovação educacional e na melhoria da qualidade da educação e ensino, além de propiciar aos profissionais a aquisição de novas competências. Uma das tarefas mais importantes no processo educacional, hoje, é ensinar como chegar à informação. Parte da consciência de que é impossível estudar tudo, de que o conhecimento não cessa de progredir e se acumular. Então o mais importante é saber conhecer os meios para se chegar até ele.

    ResponderExcluir
  90. Kátia Simone, Escola Municipal Agrovila Central.
    A formação se faz necessária em nosso dia-dia profissional, afinal estamos lidando com pessoas que precisam estar preparadas para enfrentar todas as rápidas mudanças que acontecem a nossa volta.
    A evolução tecnológica é a principal necessidade do nosso saber conhecer atualmente, tanto para nós professores quanto para os nossos educandos.

    ResponderExcluir
  91. Elisângela Barbosa,Escola Municípal Guarujá.
    9ºEncontro:
    Entendemos toda essa complexidade sabemos a fazer ou ainda queremos fazer, recriar tecnicas, transformar o nosso modo de atuar, diversificar e buscar.Envolvendo as três competências fundamentais em nossos estudos de formação para atingirmos melhoria na qualidade do ensino, com maior conhecimento,utilizando trocas de experiência, e envolvendo a realidade dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  92. Nós professores estamos em processo de constante aprendizado, e as reflexões do estudo da formação continuada vem nós dando suporte para melhorar a nossa pratica pedagógica. Estamos em constante aprendizado e trocando experiências e conhecimentos com o grupo de trabalho.

    ResponderExcluir
  93. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL


    Na educação todos sem exceção devemos e precisamos sempre estar em busca de novos conhecimentos, por tanto, é participando de formações continuada que de certa forma encontraremos novos caminhos e novas experiências, pois a nossa própria profissão exige isso, buscar novas práticas, atualizar o conhecimento, ampliar nossas competências, exigidas pela modernização do sistema educativo, para isso é necessário analisar nossas atitudes como professores, nossas relações interpessoais e competências ligadas ao processo pedagógico e consequentemente no desenvolvimento e realização profissional e pessoal, com reflexões, trocas de experiências e conhecimentos com o grupo e em constantes formações.

    ResponderExcluir
  94. Sabemos que todo esse aprendizado precisa ser levado para frente reapassado para nossos alunos é por isso que buscamos cada vez mais nos aprofundar no conhecimento, e a formação se faz necessaria para nosso dia-a-dia para que possamos enriquecer ainda mais a nossa prática pedagógica, tanto em sala de aula quanto para a nossa vida pessoal. Buscar o conhecimento através da formaçção continuada, não é algo que se conquista em um ou dois dias, mais num estudo constante ao longo da nossa jornada.

    ResponderExcluir
  95. Nós enquanto educadores deveram estar envolvidos com as três competências, Científica, pedagógicas e pessoais.
    A grande dificuldade esta nas relações disciplinar com os alunos, pois estão sendo inserido nas escolas sem regras e limites, sobrecarregando os educadores, sendo responsabilidade da família. Pois a educação e algo em que vem de casa.

    ResponderExcluir
  96. Escola Apóstolo Paulo
    Sidna de Jesus carvalho

    Sabemos que enquanto educadores têm que estar em uma formação continua, participando ativamente de capacitações, estudos, bate-papos sobre assuntos ligados a nossa profissão, porque temos que nos atualizar, interagir para que possamos acompanhar a evolução, conhecer os nossos alunos e partilhar conhecimentos, sugestão de metodologia. Porque temos que desenvolver três principais competências: a competência cientifica, competência pedagógica e a competência pessoal.

    ResponderExcluir
  97. O professor precisa sempre estar sempre estudando até mesmo para se aperfeiçoar e estar por dentro de atualidades e as mudanças que acontecem dentro das escolas e no mundo hoje..uma pessoa atualizada está sempre à frente dos demais colegas.

    ResponderExcluir
  98. Nos professores precisamos estar envolvidos com as três competências, a científicas, pedagógicas e pessoais, e nos temos que estar sempre em busca do saber para melhoria da qualidade de ensino. Como o educador precisa adquirir as três competências do saber , saber fazer, saber ser e saber tornar- se, não podemos perder nem um minuto sem aprender, devemos sempre estar em busca do saber.

    ResponderExcluir
  99. Ademária – Apóstolo Paulo
    Nos educadores precisamos adquirir as três competências: saber, saber fazer, saber ser e saber tornar- se. Com isso nós educadores deixaremos de sermos meros transmissores de conhecimentos e passaremos a sermos mediadores, instigadores e estimuladores de conhecimentos. E devemos estar em uma formação continua, sendo participativos em grupos de estudos relacionando diversos temas e sempre estando em constante interação com as mudanças.

    ResponderExcluir
  100. Todo o professor tem que ter ética em sua profição, principalmente a respeito com as relações didáticas, os professores tem que ter moralidade profissional, tem que se interrogar e se questionar sobre a posturade sua profissão,interrogar-se a respeito da prática profissional,todos nos somos qualificados,a ética esta acima da moralidade,e todos temos que nos respeitar para ser respeitado.

    ResponderExcluir
  101. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    Refletindo sobre esse 9º encontro, percebe-se que o educador deve se aprimorar, se aperfeiçoar, por isso se torna essencial em sua vida profissional, para se tornar competente e comprometido com os resultados de sua tarefa educativa. Se não se qualifica não sabe como fazer desse dom algo sublime. Sempre estar atualizando os conhecimentos , ampliando as competências exigidas pela constantes mudanças na área educacional.

    ResponderExcluir
  102. 9º Encontro
    Nós enquanto educadores precisamos adquirir as três competências ;saber,saber fazer,saber ser e saber torna-se.Devemos manter atualizado nossos conhecimentos,ampliando as competências exigidas.

    ResponderExcluir
  103. Sim nós professores temos que envolver as três competências isso é fundamental, o conhecimento específico, desempenho profissional, atitudes perante o ato educativo, as relações interpessoais, motivações, e expectativas para atingirmos melhoria na qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  104. Nos educadores precisamos adquirir as três competências: saber, saber fazer, saber ser e saber tornar- se.Precisamos estar sempre em busca constante de novas informações novas práticas atualizando o conhecimento diário, onde a formação continua e de grande importância.

    ResponderExcluir
  105. Jovelina R. Veloso. Esc. Mun. Bela Vista.

    Enquanto educadores estamos sempre em busca de conhecimento, seja na dimensão do saber, seja na do saber fazer ou na do saber ser e saber tornar-se, todavia, é comum esquecermos que mais importante que consumir conhecimento é construí-lo, pois é nas oficinas de formação, nos projetos e nos círculos de estudos que o construímos a partir de nossas vivências.

    ResponderExcluir
  106. A formação dos professores necessita capacitar os docentes para uma atividade que não seja exclusivamente — ainda que pareça — a de dar aulas, pois cada vez mais estes profissionais precisam realizar trabalhos em equipe.
    Ter a capacidade de refletir sobre a própria prática docente, com o objetivo de compreender e interpretar a realidade social.

    ResponderExcluir
  107. Nós professores devemos sempre estar em busca dos conhecimentos para poder passar para nossos alunos.

    ResponderExcluir