Segunda-feira, 11 de junho de 2012 (10ª encontro)



Comente o trecho abaixo:
“a ética permite a crítica à pequena moral e pela crítica é possível questionarmos a ideologia, lançando-nos em diferentes alternativas sociais.”

96 comentários:

  1. Com base no 10º encontro: Ética – Educador – Brasil Escola “O lugar da ética no trabalho do (a) professor (a)” e no trecho acima, pode-se dizer que a ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, pois ela permite a crítica construtiva e deve-se fazer presente em todos os ramos profissionais, não somente na Educação.

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  2. A Ética Docente tem a finalidade de compreender o cotidiano escolar do professor através de uma reflexão de consciência do mesmo sobre o seu papel e comportamento na sociedade. Mencionar a ética dentro do contexto educacional, é algo importante, pois os profissionais precisam de uma formação que esteja embasada em princípios morais e éticos, para construir uma sociedade mais virtuosa. A ética profissional serve como uma bússola que vai orientar o professor direcionando-o para o desenvolvimento, e assim, estimulando-o para que o mesmo possa ampliar sua capacidade de pensar e de agir, refletindo o seu papel diante da sociedade.

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  3. EVALDO SOARES DE CARVALHO08:33:00

    O encontro: Ética – Educador – Brasil Escola “,trouxe uma discussão importantíssima para os dias atuais. Se confundi ética com moral. Muitos grupos sociais possuem suas morais. Alguns valores são aceitos em um grupo em outro é uma obminação.Por exemplo o sexo no ocidente tão disseminado, depois de várias épocas regulado e reprimido pelas igrejas, hoje estamos às voltas como os abusos e prostituição. A corrupção, o peculato e o estlionato,vistos como "ser esperto", "levar vantagem", em nossa sociedade é simplesmente uma moral criado por um grupo. Cabe justamente a ética questionar e regular este tipo de comportamento. Ético, é tudo aquilo que é feito e refletido se prejudicou seu semelhante, seu planeta, o meio ambiente, etc. ou não. Como diz Leonardo Boff, ética é o meio pelo qual se organiza a morada comum dos seres humanos para viverem em harmonia. Na educação não é diferente. Todos dizemos que somos éticos, mas na verdade, todos temos nossas morais, nossos conjuntos de valores que tomamos como verdadeiros e absolutos. Mas eticamente não os questinamos e não os transformamos para transformar nossa vida e o meio que nos circunda.

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  4. Falar a respeito desse tema é bem complicado nos dias atuais “a ética”, mas fazendo uma breve reflexão, acredito que ela faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia. A escolha por uma profissão, por exemplo, é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Vá e busque o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência. Mas quando temos ética e responsabilidade, a confiança que é depositada em você passa a valer à pena.

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  5. Vivemos numa sociedade onde todos os envolvidos procuram de alguma forma ser éticos, porém vejo que precisamos avançar muito no quesito ética, a moral predomina nos padrões atuais, cabe a nos refletirmos sobre as nossas práticas e procurar ser uma pessoa ética.

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  6. Em nosso 10º encontro discutiu-se a Ética, mral e a ação profissional, acredito que somente com uma filosofia de vida embasada por verdadeiros princípios humanitários, é que poderemos construir a moralidade que buscamos enquanto professor-educador, com formas de maior independência, pois a pequena moral profissional, que se origina da prática cotidiana do experimentar a profissão sem reflexão, simplesmente só permite concordar ou discordar com os prepostos da grande moral ou ideologia dominante, devemos buscar o que é preciso, mais reflexão da ação, moral, naquilo que objetivamos verdadeiramente enquanto profissionais- educadores e formadores. O agir profissional deverá estar sempre vinculado a uma escolha com a devida reflexão, capaz de interrogar-se e questionadora da validade no aspecto ético. A ética situa-se acima da moralidade, porque é capaz de questioná-la. Nesse sentido, é esclarecedor e imprescindível ter visão desta posição quanto que a questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas, nem se reduz ao problema da criação dos valores por ação simplesmente de solidariedade. A ética nasce da existência concreta que cada indivíduo tem como consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, sempre tendo o apelo constante de que cada indivíduo deve ser respeitado e promovido. Isso faz refletir toda a importância que deva ter a qualificação do trabalho do professor, como uma atividade na dimensão moral que requer a direção da postura ética, pois somente assim seremos capazes de estabelecer projetos sociais, contexto; trabalho e história voltados à verdadeira formação educacional. Em suma, é a ética que permitirá a crítica e pela crítica é possível questionarmos a ideologia, lançando-nos em diferentes alternativas sociais.

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  7. Aprendemos que todos os professores são pessoas morais, o que não significa que tenham postura ética em todo momento. A ética situa-se acima da moralidade porque é capaz de questioná-la. Nesse sentido, é esclarecedora a posição de Nascimento quando afirma: a questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária. Nasce na existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro e da sociedade onde vive.

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  8. Muitas são as reflexões acerca do papel social do professor, com relação à ética. A ética e a moral ao constituir-se como um fenômeno que regula a vida social e que julga o agir considerado correto ou errado, colocam a questão da tensão/conflito que se estabelece entre o sujeito e a esfera social. Em outros termos, a moral como ideologia sedimenta uma práxis que transforma a realização pessoal, promovendo entre indivíduos. Aprendemos que nos são pessoas morais, o que não significa que tenham postura ética em todo momento ela situa-se acima da moralidade porque é capaz de questiona-se. Nesse sentido, é esclarecedora a posição de Nascimento quando afirma: a questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária.

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  9. 10º encontro: ÉTICA-EDUCADOR-BRASIL ESCOLA.
    O texto abordado neste encontro discutiu-se a ética e a moral. Através dos princípios morais cada sociedade estabelece suas normas, regras e valores, os tabus, o certo e errado, os costumes que determinam o comportamento do ser em sociedade. A ética vem para estabelecer o caráter, fazendo uma reflexão sobre a moral e como ser social deve proceder à frente o convívio social diário. A ética é um comportamento autônomo do indivíduo como capaz de desejar e alcançar racionalmente.. Assim, a moral impõe do exterior, as regras do comportamento e da ação, além de definir sanções para a prática desviante. A ética supõe um sujeito racional e livre, capaz de, por si mesmo, estabelecer valores e respeitá-los.

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  10. Neste 10° encontro falamos sobre a ética e a moral, a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. E quando aplicada se destina as praticas individuais e nas múltiplas áreas de atuação do ser humano em sociedade, buscando solucionar os eventuais problemas morais que surgem no exercício profissional e na vida social. A ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, ética é teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, e moral é o aspecto cientifico da moral, pois tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política o direito e toda uma estrutura que cerca o ser humano.

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  11. O 10ª encontro,o assunto foi para refletir sobre a exigência ética da moral na educação,sobre aquestão de como a escola pode contribuir para a formação ética e moral de seus membros em nossa sociedade.Sendo que ética são os principios morais e os valores que norteiam humanos nas suas ações com os outros membros da coletividade.Pois hoje em dia a escola está deixando um pouco de lado a construção moral e a educação ética, atribui-se prioridades de outros assuntos como o vestibular e outros, mas esquece que a formação do aluno é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida.As crianças educadas éticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatorias.

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  12. O 10º encontro destacou um tema ainda polêmico na atual sociedade; a Ética profissional, sabemos ainda que precisamos mudar muito nossas atitudes e valores quando refletimos sobre a ética ,pois o ser humano por si só ainda deixa a desejar o quisito ética onde em algumas atitudes que ainda se pratica na sociedade atual cabe a cada um de nòs fazer uma reflexão do eu e realmente nos auto avaliarmos.

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  13. Ética é um assunto de grande importância para as mais diversas áreas e setores, e não seria diferente no processo de educação. Ela não é de A importância somente para profissionais da educação, mas para todo ser humano para que possamos viver relativamente bem em sociedade.
    A humanidade não nasce ético; reconhecemos que sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com seu desenvolvimento. É neste momento de formação de um futuro profissional, docentes devemos ter a consciência do tipo de didática e metodologia a serem norteadoras de cada conteúdo, respeitando o universo do aluno, sua realidade e aplicabilidade. Tendo clareza do nosso compromisso na formação de cidadãos críticos, o educador deve ser capaz de fazê-lo compreender e interpretar a realidade social e os direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva, ambiental. Sob este ponto de vista, é que se faz necessário relacionar a esse compromisso à ética, à competência e à moral. Todos nós vivemos em sociedade, convivemos com os outros e, portanto, devemos saber refletir sobre nossa forma de agir. Este é o ponto X da moral e a ética.

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  14. Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
    ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA

    Acredito que o trecho adverte que a ética está para a moral, como uma questionadora da realidade, sendo que implicara á ela, investigar a conduta humana de forma racional, para assim ser capaz de analisar o que pode ser correto ou errado dentro das possibilidades do individuo. Desta forma a Moral pode ser entendida como um conjunto de regras e valores optados pela sociedade para diferir o certo do errado, o que é moralmente aceito daquilo que é propriamente dito como imoral. Desta forma podemos concluir que a ética é questionadora da ideologia estabelecida pela moral, como o trecho acima vem nos dizer.

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  15. 10° encontro Ética – Educador – Brasil Escola.
    A ética nasce da existência concreta que cada indivíduo tem como consciência dos valores, Leonardo Boff afirma que ético é o meio pelo qual se organiza a morada comum dos seres humanos para viverem em harmonia. Podemos dizer que moral se trata do conjunto de valores, de normas, e de noções que é certo e errado, proibido e permitido dentro de uma determinada sociedade.

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  16. A ética e a moral são os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade. A escola de hoje está deixando um pouco de lado a construção moral e a educação ética, atribuí-se prioridades a outros assuntos como o vestibular, a mensalidade escolar, mas esquece que a formação do indivíduo é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida. Cabe a cada um de nós fazer uma reflexão.

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  17. Para um convívio em sociedade sempre se exigiu um
    comportamento relativo às leis estabelecidas. Ao longo da história, observa-se
    que as leis variaram de acordo com o contexto religioso e político de cada
    época. Durante a Idade Média e na Idade Moderna, a ética não era
    considerada uma ciência, logo não havia uma relação entre ética e educação.
    Essa visão só foi modificada na idade contemporânea, onde a ética teve uma
    nova conotação, sendo dessa forma considerada como uma ciência. E com
    isso fortaleceu-se o argumento que a relação entre a ética e a educação é
    notória no cotidiano do ser humano, pois ambas são extremamente importantes
    para sua formação moral, intelectual e teológica. Não há como isolá-las por
    ações, pois elas estão inseridas no mesmo contexto da sociedade.
    A instituição educacional é uma das e, talvez, a mai

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  18. De acordo com o tema: Ética – Educador – Brasil – Escola, sabe se que ética profissional é o conjunto de normas morais pelas quais um indivíduo deve orientar seu comportamento profissional. A Ética é importante em todas as profissões, e para todo ser humano, para que todos possam viver bem em sociedade.Diante disso a ética profissional se faz presente não só na educação, mas na vida pessoal e social do individuo trazendo os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade , alto nível de rendimento, respeito a dignidade humana.

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  19. Refletindo sobre o tema Ética e Moral: é um conjunto de normas e regras estabelecido pela sociedade, que influência nas ações do ser humano em coletividade, por isso devemos estar atentos em nossos atos para que esses valores não se percam diante as dificuldades e problemas que surgem no decorrer de nossa vida diária. É importante refletir sobre o certo e errado diante de cada situação para não prejudicar alguém ou ser prejudicado.

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  20. A ética é um processo norteador dos nossos atos, com isso nos possibilita crítica a ideologia, não podemos ficar alienados e aceitar todas as informações que nós são transmitidas, por isso é importante sempre analisarmos e questionarmos, para realizarmos ações justas e aceitáveis pela sociedade.

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  21. 10 ENCONTRO
    PROFESSORA CLAUDIA RIBEIRO.
    Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A ética é um processo fundamentador dos nossos atos, nos possibilitando a crítica a ideologia, não podemos ficar alienados e aceitando tudo que nos é passado e empurrado de garganta abaixo por isso é importante sempre analisar nossa moral e ética como profissional e como cidadão para praticarmos ações justas e aceitáveis pela sociedade.

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  22. Neste encontro falamos sobre a ética e a moral. A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, pois ela permite a crítica construtiva e deve-se fazer presente em todos os ramos profissionais não somente na educação, mas também na vida pessoal e social do indivíduo. Isso faz refletir toda a importância que deva ter a qualificação do trabalho do professor, como uma atividade na dimensão moral que requer a direção da postura ética.

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  23. Falar a respeito deste tema é bastante complicado, faz parte do nosso dia a dia. Ética significa modo de ser ou caráter já a palavra moral significa relativo aos costumes ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

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  24. Ética significa caráter, modo de ser. Isso vale tanto para indivíduos como para grupos da sociedade. A ética diz respeito à organização da vida da pessoa, da família, das instituições, da sociedade como um todo. Faz-se necessária à compreensão detalhada a cerca de qual seria o papel moral do educador, sendo imprescindível o entendimento diferenciado entre a ética e a moral sofre transformações, principalmente quando submetida à reflexão realizada pela ética. É ter seus valores e princípios fundamentados nas suas convicções e particularidades, que diz respeito à forma particular de agir da pessoa em sua atividade profissional em benefício da comunidade a que pertence. Ética vai complementar o trabalho formativo que realizamos no dia-a-dia e isso pode ser efetivado através de atividades práticas que possibilitem real vivência dos valores esquecidos por muitos.

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  25. Escola Municipal Cristalino - E.M.C
    Plínio Maurício Lisbôa Costa.

    A ética e moral são por si mesmo, dois conjuntos distintos. Enquanto a ética é algo imutável,intriseco a cada ser humano e forjado da interação entre os sujeitos das sociedades humanas,o que chamamos de moral é mutavél, de acordo com os proprios valores estipulados de moralidade para cada aspecto do cotidiano. A moralidade por tanto é flexivel contraditoria de acordo com coveniencias e situações. Quanto a ética educacional relaciona-sea individualidade,a democracia,o respeito em todas as suas formas na atuação profissional,em intese á ética acompanha o profissional educador determinado com o processo de ensino-aprendizagem. A moral por sua vez é variavél de acordo com o contexto e grupos sociais a o qual o educador acha-se inserido seja e outros educadores ou mesmo educandos. Por tanto pautar-se na ética é em todas as circunstâncias a melhor forma de ágir ao profissional educador.

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  26. Discordando um pouco do texto estudado, acho que ética e moral estão interligadas. Tipo: mesmo peso mesma medida, se eu não tiver ética no meu trabalho eu não terei moral para desenvolver um bom trabalho com paz e tranquilidade.

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  27. A ética só se adquire com a moral e a moral só se faz presente com a ética. Essas duas palavras são totalmente dependentes entre si.
    Portanto, convivemos com a sociedade, com várias pessoas, por isso precisamos ter ética profissional e pessoal para ter moral.

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  29. Escola Municipal Agrovila Central: Água Boa MT
    A ética situa-se acima da moralidade, porque é capaz de questioná-la. Nesse sentido, é esclarecedor e imprescindível ter visão desta posição quanto que a questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas, nem se reduz ao problema da criação dos valores por ação simplesmente de solidariedade. Nasce na existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro e da sociedade onde vive.

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  30. Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Escola Municipal Agrovila Central
    A educação nos dias de hoje exige uma postura de ação com responsabilidade, ou seja, capacidade de oferecer respostas mais apropriadas às demandas, à medida que essas se aparecem. O conhecimento atual aponta para atitudes criativas, para a busca de soluções originais, para a direção ética, para o resgate dos valores. O estudo da Ética vai completar o trabalho formativo que cumprimos no dia-a-dia e isso pode ser efetivado através de atividades práticas que permitam real vivência dos valores esquecidos por muitos. A Ética, antes de qualquer coisa, deve estar impregnando as ações de cada dia, seja dentro da sala de aula ou fora dela. Nunca se deve perder a ensejo de desenvolver a mente e o coração dos alunos. Se tiver de ser feito através de uma matéria específica, que seja bem-feito e que haja contextualização com a ocasião presente. Hoje temos a necessidade de ter educadores completos que tenham caracteres éticos em sua essência para nortear nossas crianças, adolescentes e jovens que procuram alguma coisa melhor para sua formação e para suas vidas.

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  31. Elisângela Barbosa,Escola Municípal Guarujá.
    10º encontro
    Ética- Educador- Brasil Escola
    No meu ponto de vista,no sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta dos meus alunos, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. Norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

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  32. Ao analizarmos este texto percebemos a importância da ética no nosso cotidiano, através da ética desenvolvemos os bons costumes e a moral, podendo mudar uma sociedade manipulada pelo sistema, fazendo com que a mesma reflita e seja dona de sua própria ideologia.

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  33. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova08:57:00

    A educação tem como responsabiliddae a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos, então todas as situações criadas para sua formação pode estar relacionada com atividades que desenvolvem a ética moral, pois criamos nossa personaliddae num espaço participativo onde existe trocas de opiniões e discussões de idéias aprovadas ou não.

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  34. Professor Divino Escola Guarujá11:25:00

    Este encontro foi muito bom, pois falamos sobre a ética e a moral, hoje e sempre elas foram muito importante no meio de todos os profissionais em todas as áreas, a ética pode ser definida como um conjunto de valores morais, que busca uma melhor organização no meio da sociedade entre seus agentes, e no meio educacional ela é necessário entre todas as pessoas, porque ela busca a construção de uma vida melhor do indivíduo em todos os sentidos, moral e ética como discutimos andam juntos e melhora cada vez mais a vida e a convivência dos seres humanos em todos os aspectos na sociedade.

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  35. A ética são os princípios morais e os valores que norteiam humanos nas suas ações com os outros membros da coletividade .Pois hoje em dia a escola está deixando um pouco de lado a construção moral e a educação ética, atribui-se prioridades de outros assuntos como o vestibular e outros, mas esquece que a formação do aluno é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida.As crianças educadas eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatórias.

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  36. De acordo com meu ponto de vista, ética - está ligada as relações estabelecidas entre os seres humanos e a valorização das relações interpessoais ( justiça, solidariedade, respeito mútuo, diálogo ) sempre salientando o seu cárater crítico da reflexão.No ambiente escolar por exemplo temos que valorizar o diálogo enquanto uma prática possível e viável para a solução dos problemas escolares criando um espaço de discussão, aberto ao diálogo.

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  37. Iraci correia S S Oliveira Apostolo Paulo13:46:00

    A ética moral são valores que norteia os seres humanos em todos os momentos de suas ações, por isso é importante sempre analisarmos e questionarmos, para realizarmos ações justas e aceitaveis na coletividade.Pois é através da ética que desenvolvemos bons costumes e a moral para que possamos viver em uma sociedade mais justa e humana.

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  38. ELIZANE MAIA; ESCOLA CECILIA MEIRELES14:36:00

    Ética e a Moral se formam numa mesma realidade, ou seja, são um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo assim, o bem-estar. Por tanto Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

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  39. Quando se diz que a ética permite a critica á pequena moral, podemos entender que, ao convivermos com diferentes situações no nosso cotidiano, através dessa critica e os questionamentos, faz com que o ser humano reflita sobre seus conceitos e relacionamentos adquirido no dia a dia. Sendo que ética e moral são de origem distintas, a ética significa ser, enquanto a moral está relacionada aos costumes. Sendo elas semelhantes e responsáveis pela conduta do homem determinando seu caráter para assim saber como se comportar em sociedade.

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  40. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 10º Fórum da Formação Continuada.
    Um professor, educador é parte importante da formação de crianças, adolescentes e jovens, por isso ele deve preocupar-se com valores éticos e morais. Considerando que os valores morais são construídos em todos os momentos, dentro e fora da escola, que cada pessoa, no caso, os alunos constroi seu sistema de valores baseados nas interações estabelecidas no seu meio de convivio e também que esses valores resultam de projeções de sentimentos positivos sobre as pessoas, entre outros, a vida do professor suas atitudes, seu comportamento, seu vocabulário deve ser levada em consideração. Como educador, ele não deve considerar apenas a vida moral individual, mas também deve estar comprometido com a harmonização da convivência coletiva. Dessa forma, é de suma importância que o professor reflita sobre sua função de educador, pois ela transcende o seu trabalho na sala de aula, e como moral tem relação direta com deveres e o sentimento de obrigatoriedade, ou seja, obrigação, como um querer é ponto passivo que uma pessoa somente age moralmente quando assim o quer. Por isso é de fundamental importancia, ou seja, o agir racionalmente, e moralmente, responsável e ético para um profissional, mas principalmente enquanto cidadão.

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  41. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Em minha opinião ÉTICA são princípios morais e valores que norteiam nos seres humanos em nossas ações com os outros membros da coletividade, por isso é importante sempre analisarmos e questionarmos, para realizarmos ações justas e aceitáveis na coletividade. Pois é através da ética que desenvolvemos bons costumes e a moral para que possamos viver em uma sociedade mais justa e humana.

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  43. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
    Giovana de Oliveira Pereira
    10º Encontro
    Pode se percebe que a ÉTICA é um conjunto de valores no qual vem para orientar o comportamento do homem em relação aos outros em uma sociedade e a MORAL, pois todo ser humano possui onde na qual ela será distinguida em BEM OU MAL no contexto em que se vive. Além disso, a ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam “respeitar e venerar a vida”. O homem, com seu livre arbítrio, vão formando seu meio ambiente ou destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
    Com isso nos profissionais da Educação temos o dever de transmitir esses valores para os nossos alunos deixando bem claro que somos livres para escolar como seremos e como agiremos perante a sociedade. Dessa forma, é de suma importância que o professor reflita sobre sua função de educador, pois ela transcende o seu trabalho na sala de aula, e como moral tem relação direta com deveres e o sentimento de obrigatoriedade, ou seja, obrigação, como um querer é ponto passivo que uma pessoa somente age moralmente quando assim o quer. Por isso é de fundamental importância, ou seja, o agir racionalmente, e moralmente, responsável e ético para um profissional, mas principalmente enquanto cidadão.

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  44. FABIANA BARRETO, VILA NOVA12:58:00

    O homem vive em sociedade, convive com outros homens, portanto, cabe-lhe pensar e responder a seguinte pergunta: Como devo agir perante os outros? Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Moral e ética, as vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de principios ou padrões de conduta. Ética pode também significar filosofia da moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados). Assim, muitos preferem associar a palavra ética aos valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os moralistas. As pessoas não nascem boas ou ruins, é a sociedade, quer queira, quer não que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no comportamento da criança. E naturalmente, a escola também influência, mas é preciso deixar claro que ela não deve ser considerada onipotente, única instituição social capaz de educar moralmente as novas gerações. também não se pode pensar que a escola garanta total sucesso em seu trabalho de formação. Na verdade, seu poder é limitado, mas mesmo com limitações a escola participa da formação moral de seus alunos.

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  45. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano. A mesma abrange diversos campos. Penso que falar em ética, nos dias de hoje não é tão simples assim, pois vivemos momentos que tudo precisa para ontem, o povo está num corre, corre que se puder passar por cima do outro passa sem pensar, sem olhar. Essa é a realidade atual. Nós enquanto professores, profissionais da educação, precisamos refletir sobre isso, e praticar a ética. Pois afinal somos exemplos, pelo menos é pra ser.

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  46. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
    Existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
    Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

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  47. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL.

    Lucélia Lopes da Silva

    A ética moral são valores que norteiam desde á família até a escola. Nos dias de hoje a escola deixa a desejar a construção moral e ética na educação, sem falar nas famílias que muitas das vezes não consegue assimilar essa ideologia. Neste novo século vivemos em uma moral muito flexível de acordo com a convivência e situação.Quando falamos de ética logo vemos o profissional determinado, com poder diante de seu conhecimento.

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  48. A ética e da moral são muito semelhantes. Ambas são responsáveis por construir as bases que vão conduzir o homem, determinando o seu caráter e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A ética é um processo fundamentador dos nossos atos, nos possibilitando a crítica a ideologia, não podemos ficar parados e aceitar tudo que nos é posto, é importante sempre analisar nossa moral e ética como profissional para tornamos cidadãos justos e aceitáveis pela sociedade.

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  49. Para vivermos em sociedade nem sempre precisamos agir com ética e moral, hoje em dia o certo toma o lugar do errado e vice- verso.
    Para compreender melhor isso basta assistir os jornais em redes nacionais...
    Porém, para formação de uma sociedade justa e igualitária é necessário rever e questionar a questão da ética e da moral.

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  50. Josenilde Nogueira Paniago – EM Apóstolo Paulo


    A ética é vista acima da moralidade, ela nasce intrínseca no individuo e possibilita a este reflexão e questionamento sobre o que é certo ou errado. A partir deste princípio o individuo alcança sua realização e consegue se interar no seu habitat e certamente, essa moral está relacionada com a forma de pensar.

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  51. A moral sofre transformações, principalmente quando submetida à reflexão realizada pela ética, ou seja, uma esta interligada na outra e nos conflito de valores culturais e sociais. A Ética, antes de qualquer coisa, deve estar presente nas ações de cada dia, seja no nosso dia a dia dentro da sala de aula ou fora dela. Precisamos ter e ser éticos sempre

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  52. Pode se percebe que a ética é um conjunto de valores no qual vem para orientar o comportamento do homem em relação aos outros em uma sociedade e a moral.Sendo que ética são os principios morais e os valores que norteiam humanos nas suas ações com os outros membros da coletividade.

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  53. Na verdade a ética e a moral sempre andam juntas, porém eu compreendo que a moral se trata de regras, normas, que são estabelecidas pela sociedade ou por um grupo de pessoas. Já a ética se sobrepõe a moral, pois ela permite questionamentos e críticas a respeito da moral. Assim, tanto no profissional, quanto no pessoal, devemos sempre nos guiar pela ética.

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  54. Temos sempre ter muito cuidado para não confundir ética com moral..até mesmo porque o que pode ser moral pra mim pode não ser para outra pessoa, mas ética não, ela está acima disso, ou vc tem ou não tem! Não existe ser meio ético. Sempre digo aos meus alunos que: SER ÉTICO É FAZER O CERTO MESMO QUANDO NÃO TIVER NINGUÉM OLHANDO.

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  55. Nilce Maria E.M Vila Nova12:08:00

    A moral é um ponto de partida que se entende como regras e normas, socialmente aceitas para a vida de uma coletividade e constitui-se como um fenômeno que regula a vida social e que julga o agir considerado correto ou errado. A ética situa-se acima da moralidade porque é capaz de questioná-la e não se restringe a aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária, ela permite a crítica à pequena moral e pela crítica é possível questionarmos a ideologia, lançando-nos em diferentes alternativas sociais.

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  56. Maria Madalena da Mata Sousa14:34:00

    ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROF.ª : MARIA MADALENA DA MATA SOUSA

    O artigo 1o diz que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em várias esferas (família, convivência, trabalho, escola, movimentos sociais etc). A educação para a cidadania, e os programas educacionais voltados para esse fim, pressupõe a crença na tolerância, a marca do bom senso, da razão e da civilidade que faz com que os homens possam se relacionar entre si. Um dos problemas que se coloca na sociedade brasileira contemporânea é o do como educar para o respeito às diferenças e para o respeito a todos os seres humanos, sem violência. Essa questão é central para ética. Pois é através desse caminho que conseguirmos resgatar os valores perdidos há anos nas escolas, atualmente, não são incomuns ações de violência e desrespeito sob todas as formas: agressões, uso de drogas, ameaças, discriminações, desrespeito aos professores e aos alunos... Hoje e comum transferir para os professores a exigência das virtudes, da justiça e da responsabilidade pela formação dos cidadãos, mas na lei diz que e a educação e um processo formativo que envolve todos que faz parte da vida do educando.

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  57. Elma Gomes de Moraes, Escola apóstolo Paulo15:24:00

    Vivemos em uma sociedade cheia de preconceitos e cobranças, onde a ética e a moral andam juntas uma complementando a outra. Devemos ser éticos na familia, no trabalho e em todos os lugares, pois a sociedade nos cobram valores, atitudes, normas,respeito,etc
    Essas atitudes devem ser colocadas em prática no cotidiano e enquanto profissionais devemos levar isso aos nossos alunos.

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  58. Ademária – Apóstolo Paulo.
    No argumento filosófico, ética e moral tem diferentes significados. Enquanto a ética está associada a valores morais que serve de norte para a orientação do ser humano, a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. E levando para o lado prático, a ética e moral são semelhantes. São responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, definindo o seu caráter e suas virtudes. E nós como profissionais devemos transmiti-las para que sejam colocadas em práticas no cotidiano.

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  59. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    A Moral é um fenômeno que regula a vida social e que julga o agir considerado correto ou errado, coloca a questão da tensão/conflito que se estabelece entre o sujeito e a esfera social. Podemos afirmar que o indivíduo define-se pela sua capacidade de pensar; julgar e querer, levando-o a posicionar-se frente ao mundo e frente aos outros: compreendendo; escolhendo e desejando. A ética situa acima da moralidade porque é capaz de questiona-la. A ética nasce na existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, cujo rosto é um apelo constante a ser respeitado e promovido. Assim se da à importância em qualificar o trabalho do professor como uma atividade que ultrapasse a dimensão moral na direção da postura ética. Em suma, a ética permite a crítica à pequena moral e pela crítica é possível questionarmos a ideologia, lançando-nos em diferentes alternativas sociais.

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  60. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Maria Luiza
    No 10º encontro o texto abordado para estudo e reflexão, falou-se da ética e da moral. Moral é um conjunto de regras, normas, valores que orienta cada ser humano, dando um norte às suas ações e que determina o certo e o errado, o bom e o mau, Ética fala-se do comportamento do ser humano. Moral e ética caminham juntas e ambas são responsáveis para a construção de bases para a formação da conduta humana. Nesse sentido determina o caráter, as boas maneiras e modos de agir e de comportamento de como viver e conviver na sociedade, atuando com ações justas, virtuosas, como bom cidadão.

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  61. Reflexão do 10º encontro.
    Nós adquirimos a moral no meio ambiente em que se vive e no contexto de nossa localidade onde moramos a moral é um forte influenciador do comportamento humano. A ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, pois tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. Isto faz com que o termo ético necessita ter, em verdade, uma maneira correta para ser empregado, quer dizer, ser imparcial, a tal ponto a ser um conjunto de princípios que norteia uma maneira de viver bem consigo próprio, e com os outros.

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  62. A ética faz com que o profissional respeite seu semelhante no exercício de sua profissão, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural, pois a ética está presente em todas as raças, ela é um conjunto de regras e princípios ou maneira de pensar e expressar. A ética é a ferramenta mais poderosa para a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis respeitando os direitos e deveres de cada um, pois todos têm direito e deveres no meio em que estão inseridos

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  63. Escola Cecília Meireles
    Acredito que são atitudes pautadas no bem comum que reforçam a ética e a moral de uma pessoa, mantê-las no dia a dia profissional vai muito além de fazer discursos politicamente corretos,é preciso manter postura ética sempre e levar conosco para a sala de aula.

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  64. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais,e quando aplicada se destina as praticas individuais e nas múltiplas áreas de atuação do ser humano em sociedade, buscando solucionar os eventuais problemas morais que surgem no exercício profissional e na vida social. A ética se confunde muitas vezes com a moral, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, ética é teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, e moral é o aspecto cientifico da moral.

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  65. Maria José C. de Farias- Escola Vila Nova Infantil
    Ética- Educador- Brasil Escola
    O papel social do professor na modernidade são teses que eles defende para mostrar os caminhos necessários que deve ser seguido em relação ao professor e alunos. A moral, ao constituir-se um fenômeno que regula a vida social que julga o agir, considerando correto ou errado, coloca a questão de tensão e conflito entre o sujeito e a esfera social. O educador na modernidade moral não espelha no contexto, trabalha a história de uma coletividade.
    A ética é importante em todas as profissões e para todo ser humano , para que possam viver em armonia com a sociedade.

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  66. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo14:59:00

    Desde cedo aprendemos que devemos ser éticos e ter moral, porém a maioria confunde um com o outro e com esse texto ficou claro o que é e o que podemos contribuir para que nossos alunos sejam cada vez mais éticos e criem valores.

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  67. A etica e moral devem e tem que caminhar junto lado á lado, pois moral se constitui em um processo de formação do caráter da pessoa humana .Ética são valores e normas ter dignidade, e ética profissonal do professor é ter postura e compromisso com o processo escolar. É muito importante passar para nossos alunos ter posturas éticas no exercício da profissão e na sociedade em que vivemos.

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  68. Jhordannia Alves Araújo
    Escola Bela Vista

    No texto observamos que os princípios morais e determinados por cada sociedade que estabelece suas normas, regras e valores. A ética estabelece o caráter, fazendo uma reflexão sobre a moral e como ser social deve proceder à frente da sociedade.

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  69. É a ética que regula nossas ações em sociedade,a moral determina como devemos agir nessa sociedade, são valores que devemos passar para nossos alunos. Devemos passar para eles que são valores que norteiam nossas ações em sociedade, são valores que devemos passar para nossos alunos devemos passar para eles que são esses valores que norteiam nossas ações em sociedade.

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  70. Ética – Educador – Brasil Escola
    É interessante refletir sobre esse assunto. Cada grupo social tem seus “combinados” para uma boa convivência. E a escola é um lugar privilegiado para a aprendizagem e a prática desses combinados (que muitas vezes não estão escritos e sim são passados de geração em geração oralmente) que chamamos de comportamento moral e ético.
    Na nossa escola partilhamos da importância de nós professores ser modelos para nossos alunos. Não tem nada melhor que nós (adultos) mostrar para nossos alunos (crianças), através do exemplo aquilo que no nosso grupo social consideramos certo ou errado... Nada adiante ter um discurso, se a prática é contrária. O exemplo ensina mais que palavras.

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  71. Apesar da individualidade nossos comportamentos não refletem apenas no campo individual, e sim no social. Como profissional, atuamos dentro de um sistema e é necessário que ele respeite a ordem deste sistema, para que possa, com ética, ter sucesso como indivíduo. Ter a conduta ética adequada evita a responsabilidade por danos na relação educacional, danos em relação às pessoas envolvidas, bem como dano à própria educação, que é o objetivo maior da atividade da docência.

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  72. Ivete Alves Agrovila Central
    No 10° encontro estudamos sobre ética e moral, pois a partir do momento em que o homem precisa de uma comunidade para excercer a sua própria existência no mundo, ele precisa estar atento a suas atitudes e aos reflexos delas na sociedade em que vive.
    Moral e ética estão intimamente ligadas. A primeira se relaciona diretamente à segunda, pois é a prática dela, e a segunda é relativa à reflexão filosófica sobre as questões que modificam o relacionamento dos indivíduos numa sociedade, levando nos a refletir sobre as nossas praticas e atos.

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  73. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    Esse encontro foi muito bom. Falar de ética e moral é muito importante, pois faz parte do nosso dia-a-dia.É uma tarefa pouco fácil, pois não há receitas prontas.Com as constantes mudanças que ocorrem na sociedade, mudam-se também os comportamentos, exigindo assim, a quebra de alguns paradigmas e a busca de novas posturas.Com isso o educador deve estar em constante reflexão sobre as atitudes, pois é importante para o aprimoramento das relações, uma vez que o educador representaum "modelo" para seus educandos e sociedade em geral.

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  74. Essa questão é muito interessante quando se fala em moral e ética será que realmente estamos sabendo realmente seguir esse conceito, pois o que percebo é que infelizmente ainda existe muito individualismo principalmente na educação. Ética e moral são aspectos fundamentais da existência humana: é a criação de valores. Em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. A partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a e se transformando continuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com nossa necessidade e desejos, condições e circunstâncias em que vivemos. Sendo que éticos são os princípios morais e os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade. A ética depende do tipo de relação social que o indivíduo mantém com os demais. Existem tantos tipos de moral como de relações sociais. A moral é imposta a partir do exterior como um sistema de regras obrigatórias, muitas vezes difícil de ser compreendida e, é essa moral e ética que temos que transmitir para nossos alunos no dia-a-dia como educadores.

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  75. Estamos inseridos em uma sociedade onde a moral é estabelecida na formação de indivíduos. No entanto precisamos ter atitudes éticas tanto na nossa vida profissional como pessoal respeitar e valorizar o outro. Através de nossas atitudes vamos trilhar caminhos para uma boa convivência com as pessoas que nos rodeiam.

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  76. É praticamente impossível falar de ética sem falar da moral, pois ambas caminham juntas e São esclarecedora. A ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores criados pela moral.
    Ética e moral são dois fatores que não restringem somente ao papel social do professor, mas em todas as profissões, ou melhor, deve fazer parte da vida de todo ser humano.

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  77. Ética é um ponto em que acreditamos que ainda existe, Será? Não sei, parece uma historia falar sobre esse assunto, Lógico, de humor, gostaria de entender o significado verdadeiro dessa pequena palavra, mas não consigo é tão complicado enxergar isso em pessoas que dizem ser ético, parece brincadeira, de mau gosto, mas tudo bem acho que é normal. Muita vezes ouço falar sobre isso na educação, de como trabalhar e principalmente de como ser ético, (hahahaa.....,) é complicado, pois muitos profissionais são tão éticos que não conseguem segura a língua na boca.

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  78. Pensar a ética docente é pensar a qualificação do trabalho como uma atividade que ultrapasse a dimensão moral na dimensão da postura da ética, uma vez que a ética permite a critíca a moral e atravez da crítica é possivel questionarmos a ideologia, modo de pensar e de agir, lançando-nos em diferentes alternativas sociais.

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  79. NODULO 10 FORMAÇÃO CONTINUADA 2012-06-24

    Hoje em dia todas as pessoas precisam ter ética, pois a sociedade nos cobra a produção e reprodução da moralidade através das nossas ações, e a relação do educador e aluno está cada vez mais desgastada, podemos constatar isso no nosso dia-a-dia, onde a mídia expõe agressões e desrespeito entre alunos e educadores. Diante disso o que podemos fazer para enfrentarmos os problemas em sala de aula causados pelo mau comportamento dos alunos que não respeitam as regras necessárias, para os seres humanos conviverem na sociedade. Diante de tantas mudanças da sociedade e globalização das tecnologias, então o papel do educador é promover uma tomada de decisões que integre os alunos diversidades culturais tornando-os pessoas com vontade de aprender, de pensar, sendo critico e transformador da sua própria história.

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  80. Ética e Moral são os maiores valores de uma pessoa. Ambos significam “respeitar e venerar a vida”. Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

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  81. IVONE A. LIMA - ESCOLA CECILIA MEIRELES
    ENQUANTO EDUCADORA ACREDITO QUE A MORAL E A ETICA CAMINHAM JUNTAS E QUE DEVEMOS NOS VALORIZAR PROFISSIONALMENTE , CUMPRINDO COM NOSSAS OBRIGACÕES, RESPEITANDO O PROXIMO SABENDO QUE SOMOS ESPELHOS PARA NOSSOS ALUNOS.

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  82. A ética nasce da existência concreta que cada indivíduo tem como consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, sempre tendo o apelo constante de que cada indivíduo deve ser respeitado e promovido. Isso faz refletir toda a importância que deva ter a qualificação do trabalho do professor, como uma atividade na dimensão moral que requer a direção da postura ética, pois somente assim seremos capazes de estabelecer projetos sociais, contexto; trabalho e história voltados à verdadeira formação educacional

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  83. Falar de ética e de moral é bem difícil, pois são palavras sinônimas mas ao mesmo tempo com conceitos diferentes, tanto que a ética é a representação do nosso bom caráter e moral é o nosso respeito e obediência a normas e costumes culturais. A ética é universal, e a moral é cultural, e ainda acredito que ética é teoria, e moral é prática, e difícil de ser exercida o tempo todo.

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  84. Jovelina R. Veloso. Esc. Mun. Bela Vista.

    Concordo que a ética é algo imutável, intrínseco a cada ser humano e forjado da interação entre os indivíduos, ao passo que a moral é mutável, ou seja, são valores de moralidade convencionados pela sociedade para cada contexto.

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  85. Ética, há explícito que nos costumes, manifesta-se um aspecto fundamental da existência humana, a criação de valores, os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento.
    Segundo o PCN (1998, p. 61) trazer a ética para o espaço escolar significa: enfrentar o desafio de instalar, no processo de ensino e aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento, uma constante atitude crítica, de reconhecimento dos limites e possibilidades dos sujeitos e das circunstâncias, de problematizarão das ações e relações e dos valores e regras que os norteiam. Configura-se, assim, a proposta de realização de uma educação moral que proporcione às crianças e adolescentes condições para o desenvolvimento de sua autonomia, entendida como capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios, participando da gestão de ações coletivas. O desenvolvimento da autonomia é um objetivo de todas as áreas e temas transversais e, para alcançá-lo, é preciso que elas se articulem. A mediação representada pela Ética estimula e favorece essa articulação.

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  86. ATRAVES DA REFLEXÃO, OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO,RESPEITO Á LIBERDADE DE ESCOLHA ,RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA E INDIVIDUALIDADE DE CADA UM,RESPEITOAO PRÓXIMO ,É QUE ESTAREMOS DEFININDO UMA AÇÃO PEDAGOGICAMENTE ÉTICA.

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  87. Como discutido no encontro, a moral faz parte do senso comum e determina a nossa postura diante de fatos ou atitudes, mas a ética esta acima dos conceitos morais. Moral e ética são distintas. Temos que nos policiar mais para que as duas caminhem juntas, pois a educação é o espelho da sociedade e como profissional da educação tem que ter postura ética e precisamos sempre refletir sobre nossos atos, admitir que somos falhos, mas procurarmos sempre nos aprimorar e agir com compromisso com a ética e sem falsa moral.

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  88. Primeiramente, devemos ter claro o que significa ética, pois, a ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ou seja, ela serve para que haja um “equilibrio” social, é constituida por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
    Falando em equilibrio, isso é uma coisa da qual nós Educadores devemos nos primar, pois, depararemos com situações em sala de aula e em nosso cotidiano de educar como, desrespeito, salários baixos, má condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem, entre outros, se não tivermos esse equilibrio não conseguiremos grandes transformações com nosso trabalho ou simplesmente nos frustraremos.Temos as nossas necessidades materiais, claro, mas o que é determinante para ser um educador que faz a diferença?
    A educação é muito mais do que um trabalho, posso dizer que é um projeto de vida, que se não baseada na paixão pela formação do ser humano, perde o sentido em si mesma. Quem você quer ser para seu aluno é fundamental no que ele irá se transformar.
    Que tipo de cidadãos queremos formar?
    Nós, educadores, devemos trazer conosco valores morais, tais como respeito, paciência, atenção, dignidade, diálogo, dedicação, discrição, compreensão e igualdade. Sem esses valores será difícil atingir o objetivo da educação.
    O cuidado com nossa postura dentro e fora da escola é de suma importância, pois somos espelhos para nossos educandos.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência!” (Cury)

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  89. Escola Municipal Agrovila Central
    Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    A ética e a moral são idênticas depende do ponto de vista de cada um. Ambas são responsáveis na construção das bases que vão conduzir o ser humano, determinando o seu caráter e suas virtudes, ensinarem a melhor forma de agir e comportar perante a sociedade. A ética é fundamentada em nossos atos, nos possibilitando a crítica e a ideologia, não podemos ficar parados e aceitar imposição, é importante sempre analisar nossa moral e ética como profissional para tornamos cidadãos justos e aceitáveis pela sociedade.

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  90. Simone de Assis Silva17:01:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Simone de Assis Silva
    A ética é um processo que norteia a refletir sobre as nossas atitudes como ser humano e principalmente como educador por que somos espelho para a maioria de nossos alunos é essa reflexão que nos leva ao reconhecimento de nossas escolhas e a importância da moral que nos define como cidadãos.

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  91. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO

    A ética é uma atitude que o ser humano tem que adquirir ao longo de sua vida para que possa desenvolver intelectualmente e profissionalmente bons costumes e a moral, contribuindo com a inovação e mudanças na sociedade e na aprendizagem dos próprios alunos.

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  92. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa

    Entre nós professores, verdadeiramente o que é certo ou o errado; o bem ou o mal; o justo ou o injusto,está sempre implicado de uma determinação da grande moral ou ideologia dominante, sem a devida reflexão de nossa ação profissional. Acredito que somente com uma filosofia de vida embasada por verdadeiros princípios humanitários, é que poderemos construir a moralidade que buscamos enquanto professor-educador, com formas de maior independência, frente à ideologia dominante, pois a pequena moral profissional, que se origina da prática cotidiana do experimentar a profissão sem reflexão, simplesmente só permite concordar ou discordar com os prepostos da grande moral ou ideologia dominante, devemos buscar o que é preciso, mais reflexão da ação, fazer sempre com consciência de que podemos fazer para formar na promoção da verdadeira moral, naquilo que objetivamos verdadeiramente enquanto profissionais educadores.

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  93. A ética e a moral, ao meu ver, deveriam fazer parte do cotidiano não só dos professores, mas de todos os membros que vivem em sociedade pois dizem respeito ao bem estar de todos os indivíduos, porém muitas vezes esses conceitos são deixados de lado para atender apenas os interesses próprios. E isso acontece nas escolas também, pois muitos professores deixam a ética e a moral de lado e buscam agir seguindo seus impulsos e interesses, passando por cima de normas, regras e muitas vezes até de regimento escolar. Um bom exemplo disso é a forma com que professores se relacionam com os alunos, aquele aluno que vem limpo, cheiroso, é esforçado, tem toda a atenção e carinho do professor, em quanto aquele aluno que chega sujo, desajeitado e tem dificuldade de aprendizagem, que deveria ter mais atenção do professor, muitas vezes é deixado de lado.

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  94. A formação integral do cidadão não diz respeito apenas a atitudes e valores, mas também a conteúdos, considerados na sua totalidade. Na verdade, fatos, conceitos, procedimentos de todas as áreas de ensino estão intimamente ligados aos valores e atitudes humanas. Desse modo, a vida da escola, seja ela na sala de aula, nas reuniões de professores, nos encontros com os pais, seja nos trabalhos feitos pelos alunos respira ética, mesmo se a escola tem atitudes pouco éticas, ou até quando o grupo não têm consciência desse fato.

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  95. 10º Encontro – GABRIELA OLIVEIRA CANEDO – Cecilia Meireles
    Ética – Educador – Brasil Escola
    O professor cumpre um papel social muito importante neste mundo pós-moderno, seduzido pela moral burguesa. Moral, esta, que leva o ser humano ao individualismo a buscar interesses individuais e a consumir coisas das quais muitas vezes são prejudiciais. Contudo o professor imbuído de uma postura ética deve provocar em seus alunos um olhar reflexivo sobre os valores morais tão difundidos pela sociedade contemporânea. Entretanto vale ressaltar que sem uma postura critica reflexiva o trabalho do professor corre o risco de reproduzir e perpetuar os valores e a moral burguesa. A leitura de autores clássicos pode ser um bom caminho para que o professor tenha uma postura mais coerente com seu papel social.

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  96. Ética é um assunto de grande importância para as mais diversas áreas e setores, e não seria diferente no processo de educação. Ela é de importância para todas os seres humanos, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. O homem não nasce ético; reconhecemos que sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com seu desenvolvimento.
    A ética profissional é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e tome sua ação mais eficaz diante da sociedade. Vale lembrar que o docente tem um papel de fundamental importância na formação de cidadãos críticos, desta forma ele deverá exercer um papel competente e ético, exigindo criatividade, reflexão, coragem, querer fazer e acreditar que é possível mudar.

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