Segunda-feira, 18 de junho de 2012 (11º encontro)


Comente:
“A educação é o percurso de nossas próprias vidas! Na escola, onde passamos grande parte da nossa formação educacional, aprendemos – ou deveríamos aprender – a compartilhar conhecimentos, a dividir brinquedos e brincadeiras, a pesquisar com diversos recursos, a falar e a ouvir.”


95 comentários:

  1. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Lucélia Lopes da Silva

    No 11° encontro o texto deixou bem claro o papel do professor como fruto das relações na escola. A aprendizagem e a nossa própria vida nos aprendem a tarefa de educar verdadeiramente sabendo executar os alunos, respeitando-o em seus desejos, fazendo-se sedutor para ser ouvinte, divulgando os valores positivos através de sua fala e ação, amando, chamar a atenção, compartilha medos e tristezas, relatar alegrias, dizer as necessidades, indicar o caminho certo quando o outro insisti ir para o errado, e isso provoca um conhecimento incorruptível para todas as relações humanas.

    ResponderExcluir
  2. Dimensionando seu poder de atuação, os professores podem agir mais atentamente. Podem ajudar seus alunos no aprendizado da tolerância, na capacidade de ouvir e de fazerem ouvidos, no respeito às regras do outro, no convívio em sociedade, nas ações para a melhoria da sua escola, da sua cidade, do seu país. Dentre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça.

    ResponderExcluir
  3. Josenilde Nogueira Paniago – EM Apóstolo Paulo

    Na atualidade o professor vive em prol da educação, ele é visto como um agente de aprendizagem. Na escola ele tece suas relações, divide e recebe conhecimentos. Portanto, a escola é vista como um berço materno e acompanha o individuo ao longo de sua vida, desenvolvendo um papel fundamental e necessário.

    ResponderExcluir
  4. A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Mas possui também uma dimensão que não se valoriza muito hoje na escola: a do desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador. A educação pessoal acontece ao longo de nossa vida, no desafio maravilhoso de crescer, de evoluir mais em todas as áreas, de tornar-nos pessoas mais livres, de aprender a conviver com nossas dificuldades, de aprender a conviver com as pessoas

    ResponderExcluir
  5. O percurso da Educação em nossa vida é construir-nos como pessoas realizadas, interessantes, produtivas, afetivas. Uma construção contínua, com contradições, mas constante nesse objetivo maior que é humanizar-nos, evoluir sempre mais, fazer melhores escolhas, viver uma vida mais livre e realizadora.

    ResponderExcluir
  6. É muito interessante a abordagem do texto do décimo primeiro encontro. Nos dá a falsa impressão que o professor é um super-herói. De fato o professor é capaz de muitas ações que fazem parte do que fazer pedagógico, como amar, dar exemplo, ensinar a ser compreensivo, tolerante, etc. Mas se esquecem que o professor, na realidade sozinho não pode nada, não transforma nada sem o apoio do conjunto da sociedade. Ele não pode ser disciplinador, pois corre o risco de está causando constrangimento ilegal ao aluno. Vai ter que prestar conta com o Ministério Público. A mídia devia trabalhar mais em prol de uma sociedade mais pacífica juntamente com o professor. O político ladrão e corrúpto, que faz parte de nossas manchetes todos os dias, devia trabalhar juntamente com o professor em prol de uma sociedade mais pacífica. As famílias desestruturadas deviam trabalhar apoiando o professor para uma cultura de valores sociais mais refinados e não rivalizando-se com o professor, pois não pode ter determinadas posturas com seu filho maravilhoso. Os próprios colegas professores deveriam trabalhar em harmonia para querer transformar o seu meio. Lutar por uma vidad mais justa. Mas quando alguns professores,uma mimoria, algumas vezes, se revolta, não é contra as mazelas sociais, mas contra seus semelhantes ou contra o sindicato que os defende. Não é contra os políticos irresponsáveis que ajudou a eleger que destrói a dignidade que lhe resta cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Como educadores devemos estar atentos aos nossos alunos e as mudanças, no passado os professores não tinha muito afinidade com os alunos. E o professor no passado era visto como uma autoridade. E também os alunos começavam sua vida escolar mais tarde. Mas na educação infantil os alunos são muito dependentes de nos, devemos ter muito cuidado e atenção com os mesmos e a sim criamos um laço de afinidade ate mesmo com a família por estarmos no dia a dia muito próximo.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente a relação professor e aluno tem se modificado bastante, nós enquanto professores temos de ser não só apenas professores, mas principalmente amigos dos nossos alunos, entender o que se passa na vida deles, conversar, elogiar, para que se estabeleça laços de amizade. Infelizmente ainda temos muitos professores que preferem ser vistos como carrascos pelos alunos e evitam uma aproximação maior e na verdade esse tipo de atitude acaba gerando somente mais problemas. E na escola também temos de ser assim, buscar um equilíbrio sempre, sorrir aos colegas, brincar, conversar, porque quando a EQUIPE é boa e se ajuda a escola fica mais agradável.

    ResponderExcluir
  9. Como profissionais críticos e atuantes na área de ensino, observamos que, atualmente, impera um total descaso pelo ato de lecionar e aprender. Já não há mais o respeito mútuo entre aluno e professor; a indisciplina em sala de aula é uma constante; a dificuldade que os estudantes encontram em usar a linguagem escrita como elemento de reforço ou registro da fala, uma triste realidade; e atos de violência escolar já fazem parte do nosso dia-a-dia. Portanto, estes artigos têm como objetivo mostrar alguns dos problemas que constatamos no decorrer do processo ensino-aprendizagem e apresentar sugestões, sempre respaldadas por embasamentos teóricos e experiências reais vivenciadas por profissionais renomados, de como tais problemas poderiam ser mais bem administrados e, por que não, eliminados. Considerando tal abordagem, tomamos por base de nossas observações a relação professor-aluno, como uma revisão crítica de desempenho e atitude social; aliada à metodologia adotada pelo docente; se não o maior, um dos principais fatores que rege a motivação pelo aprender por parte do discente em formação.

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o texto em debate podemos perceber claramente que vivemos em época de manifestações de massa, multidões que acorrem aos estádios para assistir ao futebol, ao culto religioso, à banda de rock, ao partido político ou ao carisma de um falso ídolo, mas nunca nos sentimos tão só e sem vínculos autênticos de amizade.
    Nos dias de hoje já não importa ter amizades autênticas, mas relacionamentos úteis.
    O outro é avaliado para ser nosso amigo instrumental, em função de interesses mesquinhos.
    O encontro e troca de experiência ao vivo esta sendo trocada por meios virtuais que promete ser mais interessante.
    Para nós educadores é mais um desafio a ser enfrentado nos dias atuais....aprender a conviver...
    Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião.
    Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer,
    o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  11. Nilce E.M. Vila Nova12:15:00

    O professor contribui para o sucesso do processo educativo como um todo. É importante refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido dentro da escola, bem como problemas e desafios enfrentados. Atualmente o trabalho pedagógico preocupa em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, mas principalmente instrumentalizá-lo para o aprendizado escolar levando-o a perceber a importância desse aprendizado para sua vida cotidiana.

    ResponderExcluir
  12. Ao refletir sobre a educação é o percurso de nossas próprias vidas; entendo que desde que nascemos estamos sendo educados e sendo formandos. Em todos os lugares aprendemos e estamos sendo educado, como na escola, no cotidiano, em casa, na rua, no supermercado, na TV, em tudo se aprende. No cotidiano escolar, desde o berçário as crianças aprendem a dividir compartilhar conhecimentos, a dividir brinquedos e brincadeiras, a falar e a ouvir. Enfim, estamos aprendendo em tudo, desde um não, uma observação de olhar, no pegar, cheirar. Tudo na vida é conhecimento e aprendizado.

    ResponderExcluir
  13. Maria Madalena da Mata Sousa14:04:00

    Maria Madalena da Mata Sousa
    Escola Municipal Vila Nova

    A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica também, que o professor, educador da era industrial com raras exceções, deve buscar educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais

    ResponderExcluir
  14. Raimunda Carvalho Ribeiro14:06:00

    Professora: Raimunda Carvalho Ribeiro
    Escola Municipal Vila Nova

    O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno. Para que isto ocorra, é necessária a conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, aberto às novas experiências, procurando compreender, numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los à auto-realização.

    ResponderExcluir
  15. Elma Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo15:37:00

    Esta frase realmente vem nos mostrar o quanto é importante a relação professor/aluno e vice versa. E com certeza tem que estar pautada no respeito, no diálogo, nos valores adquiridos no cotidiano, e com certeza essa relação não se constroe apenas na escola ela é partilhada entre escola, familia e sociedade ao longo de nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola Municipal Agrovila Central
      Giovana
      Reflexão sobre o 11º Fórum da Formação Continuada.
      Na atualidade o professor vive em função da educação, na escola ele divide e recebe conhecimentos, portanto a escola é vista como um segundo lar e acompanha o individuo ao longo de sua vida, desenvolvendo um papel fundamental e necessário. Por isso a educação, sem dúvida, é um processo de construção de relações, em que o educando é um ser ativo na interação com o mundo. A escola de hoje exige novas posturas, novas responsabilidades de todos que nela contribuem para uma melhoria do ensino.

      Excluir
  16. A educação sem duvida é um processo de construção de relações, em que o educando é um ser ativo na interação com o mundo.O professor que se propõe ser facilitador seria liberar a curiosidade, permitindo que os alunos construan um campo de conhecimento que direcione seus proprios interesses.Portanto todo o conhecimento começã na busca incessante do desconhecido ou na curiosidade do ser. A educação e uma forma de intervenção no mundo onde aprendemos ou reproduzimos o saber escolar ou cotidiano, além do conhecimento dos conteúdos ensinados ou aprendidos na unidade escolar.

    ResponderExcluir
  17. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno, é necessária a conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, aberto às novas experiências, procurando compreender, numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los à auto-realização. Essa relação não deve ser restringida só na escola, mas ela deve ser partilhada na sociedade e na família como colocou a colega acima.

    ResponderExcluir
  18. Sem duvida a escola é um lugar onde obtemos muitas informações, se aprimoramos o aprendizado que trazemos de casa e através das culturas dos outros. É o lugar onde também fazemos amigos, pois muitas amizades são obtidas através da escola.

    ResponderExcluir
  19. A escola é uma instituição social, onde não só intermediamos a aprendizagem de ler e escrever, mas preparar o aluno para a convivência do mundo que o cerca. Sempre considerando a bagagem que já possui. O aluno sempre se espelha muito no professor, principalmente nas séries iniciais, por isso precisamos ficar atentos para respeitá-lo e transmitir valores, como: afeto, carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  20. Como professor vivemos em função da educação e é considerado um agente de aprendizado visto como conhecimentos atuais como, na escola, na família, no cotidiano, em casa, na rua e em todo o lugar se aprende. Na escola interagem as relações e amizades, se divide conhecimentos. Portanto na escola é vista como um laço materno que acompanha o indivíduo ao longo de sua vida, desenvolvendo uma unidade de valores, cabendo um papel fundamental e importante, levado a perfeição de uma formação, associando um caminho de conquistas para o educando e educadores.

    ResponderExcluir
  21. De acordo com o texto 11° A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender e compartilhar conhecimentos, pois a troca de experiências enriquece e nos proporciona crescimento, sendo nos facilitador da aprendizagem devemos ser mais aberto as novas experiências, procurando compreender os sentimentos e os problemas de nossos alunos levando os a auto- realização.

    ResponderExcluir
  22. Sem dúvida a educação abrange todo um processo na vida familiar, e nos movimentos sociais. E que só através do diálogo muitas vezes surgi o caminho certo,não só na escola entre professor e aluno,mais em todo e qualquer ambiente social.

    ResponderExcluir
  23. Ademária – Apóstolo Paulo.

    Vivemos uma época em que as mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e, principalmente, sociais, trazem à Escola uma responsabilidade acrescida na definição do seu papel e formas de atuação. No entanto, a escola não pode continuar a ser apenas um local de instrução, mas sim um local onde se personaliza, socializa e educa. A escola tem de ser um lugar de diálogo onde os jovens possam participar de uma forma empenhada e alegre no seu projeto educativo. Deste modo deixaremos de formar jovens passivos, acomodados e sem opinião, para formarmos jovens participativos, ativos, com iniciativa e criatividade, com autonomia, dinâmicos e críticos no exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que nosso trabalho tem de ser maior do que apagar incêndios tem de ser um trabalho de construção ele tem que respeitar princípios que precisam ser maiores, tem que ser uma coisa de instituição. É uma onda, porque, na verdade, é um trabalho de sedução, de convencimento, de vagar e sempre. Com professor não é diferente precisa ser de pouco a pouco, pois é muito difícil compartilhar todos compete.

    ResponderExcluir
  25. O professor deve gostar e acreditar naquilo que faz através de suas ações e atos, ele servirá de modelo para seus alunos se ele ensina a respeitar o próximo ele deverá respeitar seus alunos, se ele ensina a refletir ele deve também refletir. Assim ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois a sua frente estão seres humanos que estão sendo moldados por ele. Trabalho na educação infantil os alunos chegam à escola pequenos e assim criamos um laço com a família por estar dia a dia em contato.

    ResponderExcluir
  26. De acordo com o texto -11. A educação, sem duvida que nos como educadores da aprendizagem presente e futura, têm a sua criatividade e temos que buscar conhecimentos, e nossos alunos vão regularmente enfrentado dilemas éticos e morais que exigem a tomada de uma posição informada, por isso, vai exigir que nossos, alunos por serem pequenos na educação infantil, se sintam capazes de interagir através de muitas brincadeiras,criatividades, como aprendizes confiantes e capazes de pensar criticamente, de forma criativa e reflexiva.

    ResponderExcluir
  27. Na realidade estamos perante uma sociedade que exige uma escola dinâmica e aberta ao meio, que desenvolva uma cultura de participações que saiba partilhar a educação com a família, que é a principal entidade responsável pela educação. A escola de hoje exige novas posturas, novas responsabilidades de todos que nelas contribuem para uma melhoria do ensino quer sejam professores, pais ou outros. Mas o papel do professor é e será determinante para o sucesso de qualquer reforma do sistema educativo

    ResponderExcluir
  28. As reflexões que seguem têm por objeto os aspectos individuais da aprendizagem ao longo da vida, por isso a ação educativa da escola deve propiciar ao aluno oportunidades para que esse seja induzido a um esforço intencional, visando resultados esperados e compreendidos, a aprendizagem que está envolvida em múltiplos fatores que se implicam mutuamente e que embora possamos analisá-los separadamente, fazem parte de um todo que depende, quer na sua natureza, quer na sua qualidade, de uma série de condições internas e externas do sujeito. O principal objetivo da educação é o de proporcionar situações de interação tais, que despertem no educando motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os próprios professores. Porque, mesmo que a aprendizagem ocorra na intimidade do sujeito, o processo de construção do conhecimento dá-se na diversidade e na qualidade das suas interações.

    ResponderExcluir
  29. O professor precisa acreditar no que diz ter convicção em seus ensinamentos para que os alunos também acreditem e se sintam envolvidos. Precisa de preparo para ir ao rumo certo e alcançar os objetivos que almeja.
    É lamentável. Os Processos de aprendizagem formais que ocorrem nas instituições de formação clássicas e que são, geralmente, validados por certificações socialmente reconhecidas;
    processos de aprendizagem não formais que se desenvolvem habitualmente fora dos estabelecimentos de formação institucionalizados nos locais de trabalho, em organismos e associações, no seio de atividades sociais, na busca por interesses esportivos ou artísticos;
    processos de aprendizagem informais, que não são empreendidos intencionalmente e que "acompanham" incidentalmente a vida cotidiana. A escola tem de ser um lugar de diálogo onde os jovens possam participar de uma forma empenhada e alegre no seu projeto educativo.

    ResponderExcluir
  30. Escola Apostolo Paulo Iraci C S S Oliveira15:39:00

    Diante de tantas transformações que vem ocorrendo na educação, a relação entre professores e aluno tem mudado bastante, nós enquanto educadores temos de ser não apenas professores, mas sim criar laços de amizade com os alunos, ensinar e aprender junto, compartilhar conhecimentos, pois o pofessor nao deve preocupar somente com o conhecimento pedagogico, mas também com o processo de construção da cidadania do aluno.

    ResponderExcluir
  31. Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Escola Municipal Agrovila Central
    A expressão "aprendizagem e formação ao longo da vida" indica, em primeiro lugar, uma medida de tempo, uma expressão quantitativa ou uma duração que é a do tempo de uma vida humana. O professor deve ser também um investigador nas suas atitudes: deve saber ouvir, entender o que seus alunos precisam, compreender as fases de desenvolvimento deles para melhor adaptar seu ensino. Sendo bom ouvinte, o professor vai formar bons ouvintes com seu exemplo. Sendo amável, seu aluno saberá muito mais da arte das boas atitudes no trato com as pessoas. Sendo comunicativo, verá florescer alunos criadores, falantes, esforçados na tarefa da expressão.

    ResponderExcluir
  32. Sem sombra de dúvida a escola assim como a família dever ser o espaço onde a troca de experiência deve prevalecer, o diálogo é algo indispensável seguindo esse pressuposto a educação brasileira revelará melhores resultados.

    ResponderExcluir
  33. Escola Cecília Meireles
    Sendo a escola a segunda maior instituição social responsável pela formação do ser humano, seu papel ainda continua sendo o de formar valores, socializar e preparar o indivíduo para a vida, embora estejamos vivendo outros tempos, ainda é na escola que construímos saberes, identidade própria e criamos relações pessoais, por isso acredito que a boa relação professor/aluno contribui para a formação de adultos mais seguros,responsáveis e felizes.

    ResponderExcluir
  34. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo14:50:00

    Ao longos dos anos vamos aprendendo e criando valores, aprendidos na escola na familia e de uma forma geral.
    Acredito que devemos valorizar os valores repassados de pela nossa familia onde se valoriza o brincar, o respeito e acima de tudo o amor.
    É isso que devemos transmitir ao nossos alunos.

    ResponderExcluir
  35. Com base no trecho acima, é possível afirmar e concordar com as palavras citadas, pois a escola é tudo isso e muito mais. A escola é a segunda casa da criança e dos próprios funcionários, ou seja, é o lugar onde deve haver todas essas trocas de experiências, conhecimentos e compartilhar saberes e aprendizagens.

    ResponderExcluir
  36. Na educação, sem duvida a importância do professor enquanto agente de mudanças faz com que o sujeito evolua e aprenda a viver em sociedade, favorecendo a compreensão mútua e a tolerância, nunca foi tão importante como nos dias atuais. Assim, a responsabilidade dos professores é grande, a quem cabe formar o caráter e o espírito das novas gerações. Compartilhar conhecimentos e valorizar o respeito e manter uma boa convivência com os colegas e com os alunos é fundamental para que haja uma aprendizagem igualitária.

    ResponderExcluir
  37. O professor é o grande agente do processo educacional. O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. A questão da relação entre professor e aluno é apontada como determinante na constituição da moral do sujeito. O conceito de respeito torna-se essencial para este trabalho ao entendermos que, é a relação de respeito mútuo que leva à construção da moral da autonomia e ao sentimento de cooperação. Dentro do ambiente escolar, o adulto, na figura do professor, só é significativo quando consegue estabelecer uma relação de respeito, com o aluno, de modo a permitir que a moral do adolescente evolua.

    ResponderExcluir
  38. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 11º Fórum da Formação Continuada.
    O professor não deve atentar-se somente com informação através da assimilação de conhecimentos, mas também pelo processo de construção da ética, cidadania do educando. Para que isto ocorra, é necessária a conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, aberto às novas experiências, procurando compreender, numa afinidade empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los a compreender isso de forma afável e á auto- realiza-los.
    Contudo nós professores contribuímos para o sucesso do processo educativo como um todo. E isto é importante refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido dentro da escola, bem como problemas e desafios enfrentados pelos alunos e professores, direção. Atualmente o trabalho pedagógico preocupa em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, mas principalmente instrumentalizá-lo para a prática escolar levando-o a apreender a importância desse aprendizado ao longo de sua vida.

    ResponderExcluir
  39. Somos educadores, agentes de aprendizagens e claro, vivemos em prol da educação. É no seio da maior instituição social que cada indivíduo desenvolve ao longo da vida, nela educando e educador troca experiências, conhecimentos e compartilhar saberes. E hoje, por mais que a educação esteja passando por momentos difíceis que vem desde a violência, baixos salários, baixos níveis de aprendizagens e tantos outros problemas, ainda penso que a educação é a solução para o país.

    ResponderExcluir
  40. Muitos anos se passaram, e a realidade do professor em sala de aula também, anos antigo o professor era visto com respeitos por todos (alunos, pais e outros), hoje a mudança é tão grande que passar a ter uma revolta grande pelos profissionais da educação, os direitos são exigido por uma qualidade melhor de trabalho, mas muitas vezes não são ouvidos. A forma de trabalhar com os alunos, hoje são total transformação, é trabalhado nas áreas, formas de atividades dinâmicas para prender ainda mais atenção dos alunos, métodos que hoje é exigido pela realidade de hoje.

    ResponderExcluir
  41. Maria José C. de Farias – Escola Vila Nova Infantil

    A aprendizagem e a nossa própria vida nos ensina a tarefa de educar sabendo executar os alunos, respeitando-o em seus desejos, fazendo-se sedutor para ser ouvinte, divulgando os valores positivos através de sua fala e ação,chamando a atenção nos medos e tristezas. A educação sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender trocando experiência com os outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Acredito que devemos valorizar os valores repassados pela nossa família onde se valoriza o brincar, o respeito e acima de tudo o amor

    ResponderExcluir
  42. A educação, sem dúvida,é um processo de construção de relações, em que o educando é um ser ativo na interação com o mundo.A escola de hoje exige novas posturas, novas responsabilidades de todos que nelas contribuem para uma melhoria do ensino quer sejam professores, pais ou outros.

    ResponderExcluir
  43. Há 30, 40 anos, a escola guardava a função de “templo do saber”, onde o sujeito para se integrar ao conhecimento era impelido à escola. Hoje temos diversidade de oportunidades que a mídia em geral oferece a escola. Fazer dinâmica para interagir as relações entre alunos, família e escola, criando uma possibilidade maior de avanço do conhecimento. Portanto, nenhum professor consegue criar, planejar, realizar, e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com razoável profundidade e com a necessária adequação à situação escolar, os conteúdos das várias áreas do conhecimento, os contextos em que se inscrevem e as temáticas sociais transversais ao currículo escolar, bem como suas especificidades.

    ResponderExcluir
  44. Ao falar da educação estamos falando em algo que vai muito além. Ninguém escapa da mesma, pois ela acontece na família já nos primeiros dias de vida da criança, e segue por toda a vida. A educação continua na escola, na rua, igreja, nas instituições enfim em todo lugar que a gente for estamos aprendendo algo. Em tudo isso se manifesta uma de suas características que é o processo. Educação não é um ponto de chegada, mas uma seqüência. Nesse contexto educativo está presente a dinâmica das ações e relações entre as pessoas e grupos, o que faz desse processo um mecanismo que pode produzir transformações sociais.

    ResponderExcluir
  45. Nossa que texto legal! Esse texto merece ser lido em mais oportunidades. Precisamos encarnar a mensagem que transmite esse texto. A vida é muito mais do que só trabalho e reclamar... Todos somos GENTE! A cosia mais importante numa escola é a relação humana que deve acontecer. Antigamente a relação aluno professor era de um respeito por medo; era autoritarismo. Hoje não, os alunos dialogam com o professor, trocam ideias e conhecimentos. O respeito é conquistado mutuamente.
    Estou convencido que a melhor forma de melhorar nossa relação com os alunos é através de projetos, onde ocorre uma relação diferente entre professor e aluno. No momento que conseguimos estabelecer uma relação de amizade com nossos alunos a aprendizagem flui muito mais.
    Precisamos: nos comprometer como: colega, amigo e irmão.

    ResponderExcluir
  46. Estes artigos têm como objetivo mostrar alguns dos problemas que constatamos no decorrer do processo ensino-aprendizagem e apresentar sugestões, sempre respaldadas por embasamentos teóricos e experiências reais vivenciadas por profissionais renomados, de como tais problemas poderiam ser mais bem administrados e, por que não, eliminados. Considerando tal abordagem, tomamos por base de nossas observações a relação professor-aluno, como uma revisão crítica de desempenho e atitude social; aliada à metodologia adotada pelo docente.

    ResponderExcluir
  47. 11º Encontro
    Uma reflexão sobre o papel do professor.
    O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha todo conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos. O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula, mas fora dela também.

    ResponderExcluir
  48. Adorei esse texto. Onde fala um pouco sobre a importância do ser humano e da relação entre professor e aluno de igual pra igual (agentes de aprendizagens), A nossa realidade de hoje e bem diferente de antigamente naquela época o aluno não tinha voz ativa só obedecia calado, hoje acontece a grande troca onde o aluno participa ativamente da sua opinião e é valorizado o conhecimento que já trás consigo, e acontece uma troca mutua naturalmente de conhecimento, respeito, amor, carinho e amizade tornando um vinculo forte de confiança uns nos outros na busca de uma escola melhor para todos.
    .

    ResponderExcluir
  49. Todos nós educadores temos a percepção que a escola é um espaço de transmissão de culturas, valores, normas e principalmente de educação. A escola é o lugar em que a criança passa por um processo de socialização e temos consciência de que devemos ter e ensinar a educação para um mundo melhor. É na escola que passamos grande parte do dia e de nossas vidas, e as crianças também, e é por isso que a interação faz parte da educação.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Jovelina R. Veloso. Esc. Municipal Bela Vista.

    O discurso de que a educação é a chave para o "crescimento" de uma nação é tão antigo quanto a própria educação, todavia, ainda hoje é tão recente e aplicável que, estudos, pesquisas, debates e projetos se esmeram por priorizá-la em detrimento da ausência de relacionamentos familiares, profissionais e sociais, pois é por meio daquela que crescemos, convivemos e partilhamos conhecimentos e aspirações.

    ResponderExcluir
  52. Professor Divino Escola Guarujá07:53:00

    Vivemos hoje um período muito diferente dos anos anteriores na educação, principalmente no relacionamento entre professor e aluno, mas sem dúvida nós educadores temos que continuar com nossa postura de professor, precisamos saber desenvolver nosso papel, no diálogo, na amizade, na forma de ensinar e de aprender dos nossos educandos, mas não podemos deixar que falte o respeito, pois ensinar e um processo de construção e para isso é preciso buscarmos o equilíbrio da boa convivência neste processo, e acima de tudo precisamos cultivar o amor entre todos nós educadores, pois na escola é gente que trabalha, o aluno é gente, todos são pessoas com todas as características de um ser humano.

    ResponderExcluir
  53. IVONE ARAUJO LIMA- ESCOLA CECILIA MEIRELES
    A ESCOLA CONTINUA A TER E SER O PRINCIPAL MECANISMO PARA A CONSTRUYCAO DO CONHECIMENTO E FORMACAO DO CIDADÃO, ASSIM, TEMOS QUE TRABALHAR EM CONSONANCIA COM OS PRINCIPIOS QUE CABEM A UM EDUCADOR.

    ResponderExcluir
  54. Depois da reflexão deste texto preciso mesmo acreditar que a escola e professor venha a ter um papel mais importante para a sociedade e alunos que se encere. Para que o aluno e professor venha ter um relacionamento de amizade e comprometimento,é preciso que o aluno saiba ouvir e entender a importancia de aprender novos conhecimentos. É preciso que haja resgate dos valores morais e éticos.

    ResponderExcluir
  55. BOM NO MEU PONTO DE VISTA PROFESSOR E ALUNO TEM QUE HAVER UMA BOA RELAÇÃO ,MAS EM CERTOS CASOS É MUITO DIFICIL HOJE HAVER UM RELAÇAO COMPLETA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

    ResponderExcluir
  56. É importante o professor manter um relacionamento de respeito e de forma amigável com os alunos para que os mesmos possam desenvolver a aprendizagem. O professor é o mediador entre o ensinar e aprender, o aluno aprende de diversas maneiras , cabe ao professor estimular o conhecimento o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  57. Escola Municipal Agrovila Central
    Meyrilene Gomes da Silva
    Acredito que hoje a educação aconteça dessa maneira,más há alguns anos atrás,não era bem assim que isso acontecia ,alunos sentados enfileirados em suas cadeiras com medo de perguntar durante á as aulas o professor era o detentor do saber.Hoje não cada vez mais temos alunos participativos,que interage com seus colegas e professoras cabe agora a nós professores(as),direcionarmos essa interação para contribuir em seu processo de aprendizagem em aulas dinâmicas e prazerosas,por quando há questionamentos há aprendizagem.

    ResponderExcluir
  58. É importante o professor manter um relacionamento de respeito e de amizade com os alunos para que os mesmos possam desenvolver a aprendizagem. O professor é o mediador entre o ensinar e aprender, o aluno aprende de diversas maneiras cabe ao professor estimular o conhecimento.. A escola é o lugar em que a criança passa por um processo de socialização o professor prepara o aluno para enfrentar as dificuldades e ensina a educação para um mundo melhor, é na escola que passamos grande parte do dia de nossa vidas e as crianças também, a interação faz parte da educação. A mídia em geral oferece a escola, dinâmica para interagir as relações entre alunos, família e escola, criando uma possibilidade maior de avanço do conhecimento.

    ResponderExcluir
  59. O professor como mediador do processo de ensino aprendizagem deverá estar aberto às novas experiências deve contribuir para o sucesso do processo educativo dos alunos tem que estar pautado no diálogo, respeitando os valores adquiridos no dia-dia para a formação do cidadão consciente de seus direitos e deveres na sociedade em que estão inseridos. É na escola que aprendemos fazemos amigos, a onde existe a troca de experiências conhecimento e saberes, pois é na escola em que passamos a grande parte do nosso dia e dos nossos alunos por isso ela deverá ser um lugar atraente, acolhedor e motivador para que os nossos alunos possam desenvolver com sucesso sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  60. A sociedade mudou, a família mudou, a educação mudou, nós mudamos, porém não conseguimos aceitar a falta de limites, a falta de autoridade dos pais ou autoridades, pois todos são questionados do por que das atitudes, ordens ou regras, antes por nós obedecidas sem questionar. Confunde-se liberdade com libertinagem, bom tratamento com moleza. Para alcançarmos a ESCOLA de dita ou sonhada por Paulo Freire temos muito que evoluir tanto como pessoas, como sociedade, comunidade e profissionais.

    ResponderExcluir
  61. Ao ler o trecho acima, percebi a importância que a educação tem na vida das pessoas. Acredito que os ensinamentos recebidos tanto de professores como da comunidade escolar e principalmente os ensinamentos oriundos da família são essenciais no desenvolvimento do caráter da pessoa, nos orientando quanto à ética e a moral.

    ResponderExcluir
  62. A educação na escolar vem contribuindo para melhorar a sociedade em que encontra; este processo e lento, nós deparamos a todos os momentos com famílias desestruturadas, psicologicamente é emocionalmente. A escola vem sendo uns dos papeis fundamentais na família não só no educar.
    A relação professor e aluno tem se modificado bastante, nós enquanto professores têm de ser não só apenas professores, mas principalmente amigos dos nossos alunos, entenderem o que se passa na vida deles, conversar.

    ResponderExcluir
  63. Nossa sociedade esta cada vez mais pensando em consumismo,as famílias estão se esquecendo em formar filhos com valores, respeito e educação,A educação é tudo em nossas vidas onde os alunos ficam a maior parte do tempo com os professores,e a família fica de lado pois so a noite é que estão juntos, mas muitas vezes a tv toma o lugar de sentar e conversar, dialogar com os filhos, por isso que o professor deve ser tambem um envestigador, para poder conpreenderas as fases do desenvolvimento das criança, e ter um bom relacionamento entre professor e alunos.

    ResponderExcluir
  64. A educação faz parte da vida de cada ser humano. Ela começa na família e a escola da continuidade, para que haja um bom relacionamento entre professor e aluno, a família e a escola deve caminha junto,o que não vem acontecendo, muitas família acha que a escola e um deposito de criança larga toda a responsabilidade em cima do professor.
    nós quanto professor estamos sempre nos atualizando através de formações contínuada e cursos estudos, pesquisas para melhor desenvolver nossa prática pedagógica. por isso os professores estão super carregado esquecendo até de si mesmo, a maioria dos professores não esta tendo tempo para relacionar com outras pessoas que não seja da escola.

    ResponderExcluir
  65. A pratica do professor é um conjunto de ações intencionais, conscientes, dirigidas para o fim especifico de educar. No passado ele era visto como detentor do saber, hoje tem que se conscientizar que este papel já não lhe cabe mais, o professor hoje tem que ser mediador deste saber. Não se preocupar somente com o saber pedagógico mas com todo o processo de formação do individuo preparando-o para o mundo, formando cidadãos plenos, conscientes de seus deveres e direitos, seres críticos e conscientes da realidade em que vivem. Contudo, faz-se necessário que o professor crie laços de afinidade com o aluno, deve saber ouvir, entender o que seus alunos precisam, compreender as fases de desenvolvimento deles para melhor adaptar seu ensino.

    ResponderExcluir
  66. Elisângela P.Barbosa
    Escola Municipal Guarujá
    11º encontro:A responsabilidade dos professores é grande, a quem cabe formar o caráter do cidadão,será que é somente o professor?acho que não,né.É um todo. Em sala de aula temos que ser não só mediadores, mais conquistadores,só assim, conseguiremos compartilhar conhecimentos e valorizar o respeito mútuo, transmitir,e tornar acima de tudo amigo de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  67. O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado.Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para nossos alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
    O aluno é como se fosse um solo fértil , onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo momento e não só na escola com o professor. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado pelas coisas que existem; ele desenvolverá uma necessidade por aprender, tornando-se um ser questionador e crítico da realidade que o circunda. Como diz o filósofo: “O verdadeiro objetivo da Educação não é meramente prover informação, mas o estímulo de uma consciência interna” (Al- Ghazali).

    ResponderExcluir
  68. A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Dentre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça. Por tanto A escola é uma instituição social, onde não só intermediamos a aprendizagem de ler e escrever, mas preparar o aluno para a convivência do mundo que o cerca.

    ResponderExcluir
  69. Escola Municipal Agrovila Central
    Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Na atualidade o professor vive em prol da educação, ele é visto como um agente de aprendizagem. Na escola ele tece suas relações, fazendo a troca de conhecimentos. Assim sendo, a escola é vista como um berço materno e acompanha o individuo ao longo de sua vida, desenvolvendo um papel fundamental e necessário perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  70. Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
    Escola Cantinho da Alegria

    A escola deve proporcionar ao aluno um ambiente social onde se garanta a construção do conhecimento, sendo que este precisa ser trabalhado de uma forma onde o saber esteja associado aos valores humanos que explorem o equilíbrio pessoal, a expressividade e a postura dos alunos e profissionais da educação. Não há como crescer no aprendizado se não houver um relacionamento entre as pessoas. O novo professor precisa mostrar para seus alunos que além de educador, ele esta em sala de aula trabalhando em conjunto com a família e de certa forma mostrando que assim como no ambiente familiar, a escola também proporciona amor, atenção e compreensão por mais difícil que esta tarefa seja devido a questões de indisciplina e nova postura dos alunos atuais.
    Acredito que está na hora de unir os papéis, já que a divisão não está dando certo. A família deve trabalhar em sociedade com a escola e os professores precisam se sentir parte da família, afinal temos também laços que nos unem fortemente com nossos alunos, repartimos experiências e emoções, sendo que vale a pena o professor ser visto como um verdadeiro contribuinte na educação moral e intelectual de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  71. Simone de Assis Silva17:24:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Escola Apóstolo Paulo
    Simone de Assis Silva
    Depois da reflexão deste texto veio ficar bem claro que o papel do professor é alem do ensino aprendizagem é também o saber amar, compartilhar, chamar a atenção no momento certo e compartilhar medos e alegrias onde se divide e recebem conhecimentos isto é o papel fundamental do educador.

    ResponderExcluir
  72. Simone de Assis Silva
    Escola Apóstolo Paulo
    Depois da reflexão deste texto veio ficar bem claro que o papel do professor é alem do ensino aprendizagem é também o saber amar, compartilhar, chamar a atenção no momento certo e compartilhar medos e alegrias onde se divide e recebem conhecimentos isto é o papel fundamental do educador.

    ResponderExcluir
  73. Escola Municipal Agrovila Central Água Boa MT. As famílias desestruturadas deviam trabalhar apoiando o professor para uma cultura de valores sociais mais refinados e não se rivalizando com o professor, pois não pode ter determinadas posturas com seu filho maravilhoso. Os próprios colegas professores deveriam trabalhar em harmonia para querer transformar o seu meio. Considerando tal abordagem, tomamos por base de nossas observações a relação professor-aluno, como uma revisão crítica de desempenho e atitude social; aliada à metodologia adotada pelo docente; se não o maior, um dos principais fatores que rege a motivação pelo aprender por parte do discente em formação.

    ResponderExcluir
  74. A relação do professor com aluno mudificou muito nos utimos tempos, hoje podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. Para que que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos, se ele ensina a refletir ele deve também refletir , se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele. A relação professor/ aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos.

    ResponderExcluir
  75. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO
    O mundo, a sociedade e a educação passam por modificações a todo instante. Atualmente as crianças iniciam sua vida escolar cada vez mais cedo, com isso o professor tem que ficar atentos as modificações para que possa atender essa clientela com justiça, dignidade e honestidade, porque os tempos mudaram com isso a função do professor não é mais de transmitir conhecimento, mas partilhar.

    ResponderExcluir
  76. O texto nos coloca que temos a tarefa de educar verdadeiramente sabendo escutar o aluno respeitando seus desejos e fazendo-o ouvinte sendo um intermediador entre a aprendizagem e o conhecimento, enfim o professor e aluno devem ter uma sintonia compartilhando aprendizagen e divulgando seus valores através de sua ação.

    ResponderExcluir
  77. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa

    O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno.
    O novo professor precisa mostrar para seus alunos que além de educador, ele esta em sala de aula trabalhando em conjunto com a família e de certa forma mostrando que assim como no ambiente familiar, a escola também proporciona amor, atenção e compreensão por mais difícil que esta tarefa seja devido a questões de indisciplina.

    ResponderExcluir
  78. A formação é um fator fundamental para o professor. Não apenas a graduação universitária ou a pós-graduação, mas a formação continuada, ampla, as atualizações e os aperfeiçoamentos.
    Para que um professor desempenhe com maestria a aula na matéria de sua especialidade, ele precisa conhecer as demais matérias, os temas transversais que devem transcorrer todas elas e, acima de tudo, conhecer o aluno. Tudo o que diz respeito ao aluno deve ser de interesse do professor.
    Ninguém ama o que não conhece, e o aluno precisa ser amado! E o professor é capaz de fazer isso. Para quem teve uma formação rígida, é difícil expressar os sentimentos; há pessoas que não conseguem elogiar, que não conseguem abraçar, que não conseguem sorrir. O professor tem de quebrar essas barreiras e trabalhar suas limitações e as dos alunos

    ResponderExcluir
  79. Atualmente estou trabalhando com a educação infantil, portanto nessa faixa etária de idade das crianças ainda pode-se dizer que há um bom relacionamento entre professores e crianças, pois nessa idade elas necessitam de carinho e atenção e cuidados e retribuem com mesmo carinho recebido. Já não se pode dizer o mesmo das crianças maiores que na maioria das vezes não consegue manter um bom relacionamento com seus educadores.
    Com certeza era mais aparente o respeito pelos os professores, nos dias de hoje até parece que quem requer respeito são os alunos e não os professores que estão sendo refém de certos alunos. Esses reflexos são da atual modernidade. Procurar trazer a família para o ambiente escolar através de ações educativas compartilhada entre toda comunidade escolar

    ResponderExcluir
  80. As transformações ocorridas nas famílias estão se refletindo nas escolas. Antes as famílias transmitiam valores e limites a seus filhos e às escolas cabia a função de preparar os alunos para a vida e para o mercado profissional. Na atualidade as crianças ficam mais tempo longe dos pais, pois a mãe está mais atuante no mercado de trabalho o que a deixa mais afastada de seus filhos e esses buscam a atenção que não tem em casa nos professores, colegas e demais funcionários da escola. Muitas vezes esses alunos usam a indisciplina e até mesmo a agressão para chamar a atenção, o que tem preocupado os professores pois, ao apresentarem esses sintomas também, na maioria das vezes, apresentam dificuldades em aprende e o professor que deveria dar mais atenção a essas crianças, tidas como problemas, se afasta ainda mais agravando a situação. As relações de coleguismo e amizade entre os profissionais da escola as vezes são abaladas pela concorrência e muitas fofocas, e a escola que deveria ser um local de boa convivência, de fazer amigos muitas vezes se transforma num espaço de tortura pois tem muitos profissionais trabalhando contrariado.

    ResponderExcluir
  81. A escola deve ser um local de instrução, onde se personaliza, socializa e educa. A escola deve ser um lugar de diálogo e alegre onde os jovens e crianças possam participar compartilhar conhecimrntos de uma forma empenhada no seu projeto educativo. Deste modo estaremos formando jovens participativos, ativos, com iniciativa, criatividade e críticos no exercício da cidadania.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  82. 11º Encontro – GABRIELA OLIVEIRA CANEDO – Cecilia Meireles.
    O papel do Professor e os frutos das relações na escola
    Neste mundo pós-moderno onde coisas sobrepõem as pessoas o trabalho do professor torna-se muito importante na formação de seus alunos que são e serão os cidadãos do hoje e do amanhã. Nesse sentido a pedagogia do exemplo torna-se fundamental na formação moral e ética de cidadãos e cidadãs compromissadas com um mundo onde os valores da família, do amor e da amizade possa ecoar longe. A Escola é o lugar privilegiado para a discussão e reflexão, pois nela, encontramos uma diversidade enorme de pessoas. aprender a com/viver em sociedade é fundamentalmente tarefa da escola e do professor, este deve ser exemplo de docência e decência para que seus alunos vejam nele mais que um professor, vejam um educador, alguém compromissado e engajado na luta pela inclusão e por um mundo mais justo e acolhedor.

    ResponderExcluir
  83. De acordo com a reflexão O papel do professor não é a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. O professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo momento e não só na escola com o professor, mas com nossa convivencia. De valorizar nossos colegas ,respeitandoa as diferaenças de cada um.

    ResponderExcluir
  84. Escola Municipal Apóstolo Paulo
    Professora: Maria Luiza de Lima Fernandes.
    Para o 11º encontro o texto para ser refletido, é de um conteúdo relevante, abordando sobre “O papel do professor e os frutos das relações na escola”. Vivemos numa sociedade onde as transformações que ocorrem na família tem refletido nas escolas. Cada vez mais, a família vem perdendo sua estrutura, deixando de transmitir valores e limites que são bases para a formação humana. A escola tem papel relevante, o professor torna-se peça fundamental na formação ética e moral dos alunos, futuros cidadãos, capazes de uma convivência harmônica na sociedade, conscientes de seus direitos e deveres.O professor deve ser profissional competente, que instiga o aluno aprender com motivação,transmitindo, afetividade, amor, amizade, coleguismo,em uma relação de confiança.

    ResponderExcluir
  85. No momento estou trabalhando com a educação infantil e nessa faixa etária as crianças são muito carinhosas e dependentes dos educadores, portanto posso dizer que temos um bom relacionamento com nossos alunos. Durante muitas décadas os professores foram tratos como mestres tento muito respeito por parte dos alunos e também da comunidade em si. Mas hoje já não pode afirmar que ainda são tratados com respeito. O motivo pelo qual ocorrem essas mudanças no meu ponto de vista são os tempos em que estamos vivendo hoje, tudo muito moderno. A família também está se desfazendo em meio essa modernidade e com isso ficando mais ausente até mesmo da escola. O que poderia ser feito penso eu é que quanto mais ações planejada e executada pela escola com objetivo de unir em um só laço escola e família buscando o regaste dessa união fortalecendo elos que traria ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  86. A interação professor-aluno ultrapassa os limites profissionais, escolares,
    do ano letivo e de semestres. É, na verdade, uma relação que deixa marcas, e
    que deve sempre buscar a afetividade e o diálogo como forma de construção do
    espaço escolar.
    Ser professor não constitui uma tarefa simples, ao contrário, é uma tarefa
    que requer amor e habilidade. Como bem destaca RODRIGUES (1997), o
    educador não é simplesmente aquele que transmite um tipo de saber para seus
    alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel do educador é
    bem mais amplo, ultrapassando esta mera transmissão de conhecimentos.
    No sistema escolar, o profissional deve tornar seu saber pedagógico uma
    alavanca desencadeadora de mudanças, não somente ao nível da escola que é
    parte integrante, mas também ao nível do sistema social, econômico e político. O
    professor deverá ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano de
    sala de aula, retirar dos elementos teóricos que permitam a compreensão e um
    direcionamento a uma ação consciente.

    ResponderExcluir
  87. Elizane Maia:escola cecilia meireles17:58:00

    O educador precisa estar sempre em constantes buscas por melhores aprendizados, a formação continuada tem trazido grandes contribuições. O professor deve ser um aliado na construção do indivíduo - aluno- e não, simplesmente, um transmissor de disciplinas. O distanciamento entre professor e aluno devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que aluno seja levado a querer aprender... A desejar sempre mais e que o educador sinta-se como um elemento de importância fundamental na vida daquele aluno que levará para sempre os ensinamentos adquiridos.

    ResponderExcluir
  88. A educação é um fator importante na formação de indivíduos de nossa sociedade é através dela que estamos em constante aprendizagem e sempre compartilhamos conhecimentos, experiências com membros da comunidade escolar, portanto a relação de professor e aluno deve esta aberta ao diálogo existindo respeito, sintonia entre ambos para valorização e reconhecimento do ser humano.

    ResponderExcluir
  89. Quando falamos da educação, estamos falando da nossa própria vida. Por isso nós educadores precisamos refletir muito sobre o assunto, e passar para nossos alunos o que tivemos de melhor. A relação entre professor e aluno deve ser aberta, muito diálogo e respeito.

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. A questão da educação é algo muito relevante, pois é algo que precisa ser tratada com respeito, porque quando falamos em educação não estamos falando apenas da nossa sala de aula, mas do nosso dia a dia, do convívio com os colegas, a relação entre professores e alunos. Nos dias de hoje é preciso que tenhamos em mente o que realmente queremos para nossos alunos e se estamos preparados para vestir a camisa de sermos um bom profissional. Porque ensinar não apenas fazer de conta que ensinamos e o aluno fazer de conta que aprende, é muito mais do que isso, envolve valores, conceitos éticos que nós professores temos que transmitir para nossos alunos, segurança, e principalmente devemos levar a educação a sério o que é de melhor para obter um bom resultado.

    ResponderExcluir
  92. É na escola que obtemos muitas informações que nos serão úteis para toda a vida, por tanto, cabe ao professor passar isso aos seus alunos pra melhor maneira, em uma relação aberta, de amizade e de confiança.

    ResponderExcluir
  93. O professor deve ser um aliado na construção do comhecimento a ser passado para seus alunos.

    ResponderExcluir
  94. Elisângela Samira de Lima Fernandes- Apóstolo Paulo

    Muito interessante esse texto. Mostra o valor que tem o papel do professor.As mudanças na educação acontece a todo momento e o professor tem que "rebolar" para dar conta do recado.Muitas vezes fazendo o seu papel e o da família, uma vez que a mesma deixa a responsabilidade de toda a educação sobre a escola.Hoje, é o professor , a peça mais importante na formação do cidadão.

    ResponderExcluir