Segunda-feira, 20 de agosto (12º encontro)


              Após o encontro de formação continuada que fala sobre a Lei 9.795 dispondo sobre a educação ambiental; poste neste fórum sua opinião em relação às duas atividades realizadas com os alunos (uma formal e a outra não formal). 

87 comentários:

  1. Leciona na Escola Municipal Cecília Meireles (5º ano A e B e 4º ano B), onde desenvolvemos vários projetos, alguns deles com enfoque especial na Educação Ambiental. Formalmente trabalhamos muito com o cuidado do ambiente da sala de aula e da escola, como por exemplo, o cuidado de não rabiscar as mesas, não jogar lixo no chão ou mesmo pela janela da sala de aula, além de todos os conteúdos trabalhados nas aulas de ciências que estão diretamente relacionados com o cuidado do meio ambiente.
    Os projetos que desenvolvemos também formalmente na escola relacionados à Educação Ambiental, são: horta escolar: produção de adubo orgânico e horta vertical; projeto cisne (limpeza do pátio ao lado da quadra e plantação de grama e mudas de árvores para sombra) e, ainda desenvolvemos com os alunos do 5º ano o projeto “guardiões da alimentação” cuidando para que não seja desperdiçando tanto alimento.
    A atividade não formal que desenvolvemos com um grupo de alunos foi uma conscientização da comunidade em geral sobre a possibilidade da produção de adubo orgânico e horta vertical através de meio de comunicação (TV – com o repórter Gilnei). Na oportunidade os alunos explicaram o projeto para a comunidade e falaram da importância e da possibilidade de ser feito nas residências.
    As fotos desses projetos estão no blog pessoal e algumas também no blog da escola(fotos da feira de ciências de 2011 onde um dos projetos foi apresentado).

    ResponderExcluir
  2. As atividades realizadas com o 5º ano "C" foram questões sobre: lixo, cadeiras e mesas rabiscadas e quebradas, economia de água e energia entre outras que surgiram durante o debate. A informal foi o compromisso dos alunos em conscientizar os familiares sobre preservação do meio ambiente.
    A educação Ambiental está sendo apresentada nas escolas com vários projetos que possuem excelentes resultados, e entrelaçada em todas as disciplinas, os livros didáticos contém imagens assustadoras da fauna e flora "do hoje e do ontem".O importante são os alunos terem a consciência que depende deles também a conservação e preservação do meio ambiente para que seus filhos e netos possam conhecer espécies de animais e plantas, e que os seres humanos precisam ter uma mudança drástica de atitude em relação a essas questões.

    ResponderExcluir
  3. A atividade sobre o meio ambiente foi desenvolvida com a turma do 2° ano c da escola Cecília Meireles onde foi feito um debate entre alunos e professora sobre a importância da preservação do meio ambiente para a nossa sobrevivência, após todos levaram para casa a seguinte pergunta para ser refletida juntamente com seus pais (O QUE EU E MINHA FAMILIA DEVEMOS FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE) no dia seguinte todos trouxeram a reflexão e fizeram uma produção de texto ( ao nível de serie que estão inseridos) sobre a reflexão feita juntamente com os pais.A reflexão foi de muita importância pois pude perceber que os alunos tem uma grande consciência sobre a importância do meio ambiente para a nossa sobrevivência saiu cada produção de texto linda!

    ResponderExcluir
  4. APÓS A REFLEXÃO DO ENCONTRO DO DIA 20 TRABALHAR O TEMA ÁGUA FOI FACIL, POIS TRABALHAMOS TODOS OS DIAS COM OS ALUNOS, NO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO Á CULTURA DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, MOSTRANDO SUAS MULTIPLAS FORMAS DE USO, TODAS AS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM AGUA SEJA NA PISCINA NO RIO NO MAR OU ATÉ MESMO NA MANGUEIRA DE CASA. AI É QUE SE TEM UM GRANDE PROBLEMA A ÁGUA NÃO É BRINQUEDO E NÃO PODE SER DESPERDIÇADA, TRABALHEI COM CARTAZ,VIDEO MUSICA, MOSTRANDO A ELES COMO DEVERMOS USAR A ÁGUA SEM DESPERDISAR ,ASSIM TRABALHANDO COM ELES TODOS OS DIA ESPERA-SE QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM A IMPORTANCIA DA ÁGUA TANTO PARA A VIDA ANIMAL COMO PARA A VEGETAL,QUE SAIBAM UTILIZA-LA SEM DESPERDICIO E SEM POLUI-LA, LEVANDO PARA SEU MEIO SOCIAL TODOS ESSES APRENDIZADOS.




    ResponderExcluir
  5. Após a reflexão do estudo do meio ambiente com o tema: a água. Foi trabalhada a importância da água para a vida, o estado da água, as atitudes de conservação e preservação da água e valorização do meio ambiente e da natureza para a vida do planeta, conhecendo um pouco no dia a dia com os alunos do Pré I B Matutino. Observei a forma como as crianças usam a água na escola como um estudo de forma significativa: na roda de conversa comentei que tenho observado que algumas crianças enchem o copo e não bebe toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos: a partir daí coloquei o problema de onde vem a água, será que existe muita água no planeta para beber, de como utilizamos a água no dia a dia, como devemos fazer para cuidar da água. Para isso trabalhei com cartazes, Vídeo, pintura e músicas para que eles entendam melhor a utilização da água. Esperamos que tenham compreendido as informações contendo as dicas de como preservar a água em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  6. Após os estudos sobre o meio ambiente escolhi o tema a água.Depois de muito refletir sobre o consuno de água em casa e na escola ,trabalhei com os alunos através de diálogo,vedeo, cartaz, e pinturas. Pois todos os dias os alunos escovas os dente e sempre estou com ele falando sobre o cuidado da água para não deixar aberto a torneira todo o tempo enquanto estão escovando os dente, e lavando as mãos,e que eles corrigem uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdicio.

    ResponderExcluir
  7. Com os estudos da formação continuada, tema meio ambiente, trabalhei sobre a água, com materiais didáticos, vídeo, cartaz, musicas e diálogos, no intuito de despertar os alunos da necessidade que devemos ter em saber usar a água sem desperdício, a importância de preservar e não poluir nossos rios, pois são eles que garantem a nossa água, e por meio de atitudes, informações e conceitos serão apreendidos na prática e no desenvolvimento do dia- a dia.


    ResponderExcluir
  8. Diante dos estudos da formação continuada, onde o tema é o meio ambiente. Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde, eu trabalhei com meus alunos através de cartazes, vídeo, folhas mimeografadas, livros de historias que fala sobre a água, na verdade como eu trabalho na educ. infantil, todos os dias nos trabalhamos com nossos alunos , na escovação, banho, uso do banheiro e assim ajudar a preservar esse recurso natural, explicando para os nossos alunos o quanto é importante cuidar deste tesouro que é a água evitando o desperdício e o uso indevido.

    ResponderExcluir
  9. Após a reflexão do texto decidimos trabalhar o tema A importância da água em nosso planeta.
    Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente e com isso cabe nos colaboradores da educação priorizar um trabalho diário com os pequeninos, uma vez que já e trabalhado todos os dias na hora do banho, da escovação de lavar as mãos e ate no tomar a água o cuidar para não desperdiçar Economizar com consciência a água para que não falte no futuro.

    ResponderExcluir
  10. Trabalho na E.M. Vila Nova com as turmas do 1º ano A e 2º ano B.
    Esse tema Meio Ambiente é um trabalho que trabalhamos diariamente com os alunos. Como informal: conscientizar os alunos para manter a sala sempre limpa e organizada, não jogar lixos na sala de aula e nem nos corredores da escola. Como também, não rabiscar as paredes e carteiras. E essa mesma conscientização para os alunos levar para suas casas. Formal: vamos plantar umas plantinhas e cuidar diariamente para que ela possa desenvolver. Sempre explicar a utilidade das plantas, como também embeleza nosso ambiente no cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. Após o estudo, conclui que nossa escola, vem trabalhando no dia-a-dia a importância do meio ambiente para conosco, nossas crianças são estimuladas a terem cuidado com ambiente escola preservando limpo, organizado, principalmente com água. Em todas as atividades procuramos passar aos nossos alunos a importância do uso da água, na hora da escovação para não deixar a torneira aberta o tempo todo, no banho, ao lavar as mãos. Lembrando que sempre procuramos explicar de maneira simples e objetiva para nossas crianças, de forma que os mesmos entendam todo percurso que à água faz para chega r em nossas casas, escola. Procuramos expor nos cartazes com imagens ampliadas que os alunos e os pais possam observar a importância que a água nos faz, em vídeos infantis e até mesmo em brincadeiras .

    ResponderExcluir
  12. Anossa escola trabalha diariamente com os alunos sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. os cuidados com a água, o lixo, as plantas que temos ao redor de nossa escola . Quando realizamos um passeio vamos conversando sobre o lixo nas ruas, a sombra das árvores por que temos que cuidar delas, com palavras simples, historias, observação de figuras de livros, trabalhos de recorte e colagem, procuramos informar e concentizar nossos alunos desde pequenos que o meio ambiente faz parde de nossa vida, sem ele nos não viveremos.

    ResponderExcluir
  13. Após estudos realizado não e difícil pois já trabalhamos com os aluno no dia -dia sobre o desperdício de água , orientando na ora de escovar os dentes, no banho e quando tomam água no filtro, colocar só a medida que vão tomar, em sala foi trabalhado com vídeo figuras, revistas e livros. Portanto, hoje, mais do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida.

    ResponderExcluir
  14. Apos participar do estudo percebi que a nossa escola tabalha com um projeto sobre reciclagem, no dia a dia trabalhamos com os alunos sobre o meio ambiente os cuidados com o desperticio da água, não jogar lixo no chão,nas ruas, pois no futuro tenhamos vários problemas,como inundações,rios poluidos natureza desvastada, com pequenas ações realizadas com nossos alunos da educação com serteza fara a diferença em suas vidas no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Água Boa, 23/08/2012
    Escola Edna Lane de Educação Infantil
    Professora: Marta Gislene Gomes (Suzi)
    Após o encontro da formação, continuada que abordou o tema educação ambiental, sobre a lei 9795, farão realizados com os alunos de forma formal e outra não formal.
    Maneira formal
    A Educação Ambiental e trabalhado o tempo todo na escola é na vida dos educados procuramos conscientizar mais cedo possível sobre esse processo educacional, sobre o meio ambiente, de maneira formal nas salas de aulas, como por exemplo: colocar lixo sempre no lixo, cuidar com a sujeira que produz não rabiscar as paredes as mesas procurar cuidar do material, escolar procuramos fazer alguns debates com os alunos, explicando no dia a dia quando surgir oportunidade etc.
    Maneira não formal
    Fizemos um passeio com os alunos da escola Edna Lane, conhecer o lixão da cidade, mostrando que as maiorias das pessoas não estão contribuindo de maneira adequada a seletiva do lixo, não estão separando os lixos como, por exemplo, plásticos, vidros, papelão, resto de alimentos, estão misturando tudo na mesma sacola de plásticos. Encontramos mau cheiro, animais mortos em decomposição muitos objetos que poderia der reciclados e reaproveitados até doados com uma boa higienização.

    ResponderExcluir
  16. ÉRICA CARDOSO
    ESCOLA AGROVILA CENTRAL
    Este é um assunto que tenho trabalhado em sala desde de o inicio do ano, pois o tema esta sempre presente , neste bimestre temos focado no ciclo da água e o solo sustentáculo da vida, onde temos trabalhado com revistas, livros didáticos, vídeos, círculos de debates, produções de textos verbais e não verbais . Tenho sentido um grande envolvimento dos alunos em relação ao tema pois esta próximo da realidade de muitos , eles tem compreendido a importância do cuidado com o meio ambiente e que dependemos dele e somos responsáveis por ele.

    ResponderExcluir
  17. Neste 12º encontro após refletir sobre o tema Meio Ambiente, trabalhei sobre a água na verdade a gente trabalha todos os dias, através de diálogo como economizar água na hora de escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho. Acredito que através do que é trabalhado na escola eles levam para o seu meio social todo o conhecimento que ele adquiriu na escola. Trabalhei também com o vídeo da turma da Monica Economizar Água, músicas, cartazes. Espero que eles entenderam a importância da água na nossa vida e saibam como preservar a água em nosso planeta sem desperdício.

    ResponderExcluir
  18. Bom, desde o começo do ano venho trabalhando com os alunos do 6º ano a temática " Água " onde está sendo apresentado ao alunos a cada bimestre a revista " Água na Escola" onde a mesma é composta por 6 volumes, é um material muito interessante pois apresenta uma linguagem simples com muitas ilustrações, e logo após a leitura é sempre feito um momento de reflexão e discussão sobre o tema.Confesso que a Educação Ambiental é um tema desafiador pois exige mudança de comportamento e sabemos que nossa sociedade apresenta certos habitos que terminam influenciando as novas gerações, mas o importante é sermos perseverantes.Outro fator que vem sendo discutido é o " Lixo ", principalmente o lixo domestico e suas destinações e consequências.

    ResponderExcluir
  19. Maria Madalena da Mata Sousa14:46:00

    ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROF.ª : MARIA MADALENA DA MATA SOUSA

    Como trabalho a disciplina de geografia e estamos trabalhando o conteúdo: “ Hidrosfera com o 6º ano "C" foi trabalhado: A escassez de água . A informal foi o compromisso dos alunos em conscientizar os familiares sobre como eles podem estar ajudando a economizar a água em casa. Fizemos um resgate sobre quantidade de água há alguns anos atrás e como está na atualidade e como estará daqui a alguns anos o nosso planeta. Assistimos alguns vídeos sobre os países que já estão passando pelo problema da falta de água. E percebi o quanto é importante para os alunos perceberem que eles podem estar ajudando a economizar a água, pois o futuro depende muito mais deles que são novos do que de nos que já estamos mais velhos.

    ResponderExcluir
  20. Percebe - se que ainda há necessidade de sensibilizar mais sobre o meio ambiente, não só o tema água, mesmo que estamos trabalhando em sala de aula na prática ex: de atividade formal cartazes, leituras, pesquisas, vídeos, mas somos sabedores que precisa ir mais alem, pois a população cresce a cada dia, assim como o uso desordenado da mesma forma havendo desperdício, e nem todos tem consciência da importância de economizar, ou até de reutilizar a própria água que usamos tantas vezes e jogamos fora. E Como aplicar atividade não informal? Sensibilizando a sociedade que todos devem ter o encargo, de estar envolvido na batalha, economizar fechando as torneiras, e no banho não ficar alem do tempo necessário. Pois a água é tudo ela é o combustível de todas as vidas.

    ResponderExcluir
  21. È comum verificarmos nos noticiários mudanças de temperaturas, estas situações nos fazem perceber que a natureza está sofrendo. A água também esta sofrendo com essas mudanças é um grave problema para o meio ambiente. Após a reflexão do estudo sobre o meio ambiente com o tema: a água. Trabalhei com os alunos do jardim, apesar de pouca idade sentiram a importância de preservar a água, foi, através de dialogo, vídeo, cartaz, e pinturas. Pois todos os dias os alunos escova os dentes, lavar as mãos sempre estou com eles falando sobre os cuidados da água para não deixar a torneira aberta todo o tempo enquanto estão escovando os dentes e lavando as mão, e que eles corrigem uns aos outros pois são eles que garantem a nossa água, e por meio de atitudes, informações e conceitos serão apreendidos na prática e no desenvolvimento do dia- a dia.

    ResponderExcluir
  22. Após a reflexão do estudo do meio ambiente com o tema: a água. Foi trabalhada a importância da água para a vida, o estado da água, as atitudes de conservação e preservação da água e valorização do meio ambiente e da natureza para a vida do planeta, conhecendo um pouco no dia a dia com os alunos Observei a forma como as crianças usam a água na escola como um estudo de forma significativa: na roda de conversa comentei que tenho observado que algumas crianças enchem o copo e não bebe toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos: a partir daí coloquei o problema de onde vem a água, será que existe muita água no planeta para beber, de como utilizamos a água no dia a dia, como devemos fazer para cuidar da água. Para isso trabalhei com cartazes, músicas para que eles entendam melhor a utilização da água. Mostrando a eles como devemos usar a água sem desperdiço assim trabalhando com eles todos os dia esperar-se que as crianças entendam a importância da água


    ResponderExcluir
  23. IVETE ALVES OLIVEIRA AGROVILA
    No dia 23 de agosto tivemos a formação em nossa escola estudamos vários temas e ficou nítido que precisamos trabalhar mais com nossos alunos sobre o meio ambiente e os impactos ambientais, pois há necessidade sensibilizar estes a pensar que o ser humano é o agente transformador do meio em que ele vive, mesmo que estamos trabalhando em sala de aula na prática ex: de atividade formal cartazes, leituras, pesquisas, debates, mas somos sabedores que é preciso ir mais alem. E Como aplicar atividade não informal? Sensibilizando a sociedade que todos devem ter responsabilidade com seus atos, pois se um jogar lixo ou desmatar, isto não afetara só ele, mas todos, pois todos nossos descuidos prejudicam ao meio ambiente e a todos os seres humanos.

    ResponderExcluir
  24. A conservação do planeta para que se possa utilizar-ló por toda vida ,mostrando os impactos causados pela má influência dos adultos e o descaso com a natureza que nos proporciona um mundo cheio de maravilhas.Uma forma mais formal seria apresentar fatos já publicados e pesquisas mais complexas,a não formal seria saber sobre o que vem dito em casa com a família.

    ResponderExcluir
  25. Poderão ser desenvolvidos vários projetos sobre a educação ambiental, com os alunos da educação infantil. Uma dica para a atividade formal seria a construção de uma horta no pátio da escola, produção de adubo orgânico, limpeza do espaço escolar e plantação de árvores frutificas e mudas de árvores para sombra. Já na atividade não formal seria uma conscientização dos alunos com a comunidade até mesmo com os familiares sobre a preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  26. Escola de Educação Infantil Edna Lane
    Professora Patrícia Alves da Silva
    Tema: Educação Ambiental
    Ao termino da 12º Encontro da formação continuada onde o tema abordado foi a Educação Ambiental, sobre a lei nº 9795 onde foram discutido a maneira formal e informal de como é inserido em ambiente escolar este tema e as duas formas lidarmos . Onde observei que já trabalhávamos o tema em sala de aula.
    A educação ambiental na maneira formal e trabalhado o tempo todo, pois, na escola esta sendo desenvolvido o projeto reciclagem onde procuramos conscientizar nossos alunos mais acerca problemas causados pela falta de consciência do ser humano de não cuidar do que temos de mais valioso que e a natureza que deus nos deu. E que a mesma esta pedido socorro se nos não a socorrê-la o futuro se de caus. Temos que aprender que na natureza nada se perde tudo se transforma, exemplo reciclar papeis fazendo cartões, garrafas pet porta canetas entre outros, outro exemplo importante e a seletiva do lixo em casa, não jogar lixo no chão ou local improprio.
    No ambiente não formal a educação ambiental foi realizado através de um passeio com os alunos da escola onde fomos visitar o lixão da cidade onde procuramos mostrar que a maioria das pessoas agem de maneira incorreta, e não contribuindo de maneira correta na separação do lixo , por exemplo plástico, vidros, papelão restos de alimentos ,onde estão colocando tudo junto no mesmo saco.
    Lá encontramos mal cheiro animais mortos, objetos que poderia se reaproveitando, ou reciclados transformando em outros objetos onde poderia favorecer muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  27. De acordo com a leitura do texto eu vejo que na escola é e sempre foi trabalhado essa questão da Educação Ambiental com os alunos, no sentido de conscientizar a importância da preservação do meio ambiente buscando a sensibilização através de uma integração entre escola e comunidade.Pois os problemas ambientais e sociais vivenciados atualmente demonstram que ainda existe e vivenciamos com a educação não formal , ou seja, criando um marco crítico na sociedade. Diante disso a Educação Ambiental deve ter como principio: cuidado ,preocupação e sustentabilidade em relação ao ser humano evitando a poluição e proporcionando a integridade do nosso meio ambiente que é essencial para a vida de todos.

    ResponderExcluir
  28. Atualmente trabalho com alunos de educação infantil e durante o ano letivo, abordamos de formas diárias o tema: Cuidado com meio ambiente. Salientamos sempre a importância de colocar o lixo no lugar certo, não destruir os objetos de forma geral, evitar os desperdícios de água, consumo de energia de forma exagerada... Trabalhamos esses temas através de atividades que envolvem: Conversas informais, projeção de vídeos, brincadeiras diversas, músicas e histórias com apresentações onde contamos com a participação da comunidade escolar. E essas atitude de professores, alunos... Reflete em casa na família e futuramente na conscientização dos membros que faz parte de nossa sociedade em relação aos cuidados e preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Atividade do 12º segundo encontro
    Atividades realizadas com os alunos do 3º ano “B” da Escola Municipal Cecília Meireles. A atividade realizada com os alunos foi sobre LIXO. Foi feito uma reflexão sobre lixo, que cada minuto de nossas vidas produzimos lixo, mas devemos ter a consciência que muito do lixo que produzimos podemos reciclar. No primeiro momento foi feito uma leitura, depois uma seleção de figuras e até mesmo o material. Confeccionamos cartazes para analisar o tempo que cada material dura no ambiente, o que é lixo orgânico e lixo seco, recolhemos lixo no pátio da escola e analisamos que lixo é esse, e se podemos fazer uma seleção, ou até mesmo reciclar o nosso lixo. Para trabalhar o informal foi feito uma pesquisa nas famílias para saber sobre o destino do lixo de cada família. Foi uma atividade que muito interessante com os alunos, pois os mesmos fizeram uma reflexão da durabilidade do material no ambiente. As fotos da atividade se encontram no blog pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo uma reflexão sobre esta atividade acredito que sobre meio ambiente todas as escolas trabalham com tema transversal.

      Excluir
    2. Atividade do 12º segundo encontro Após a atividade teórica chegamos a conclusão que em nossa escola é trabalhado a educação ambiental do espaço público escolar. Diversos projetos estão aflorando a somar-se aqueles tradicionais do currículo escolar água,solo,ar. É DE GRANDE importância a os nossos alunos as questões da seletividade de resíduos e as fontes energéticas sustentáveis.

      Excluir
  31. A nossa escola trabalha diariamente com os alunos sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. A importância da água em nosso planeta.
    Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Em todas as atividades procuramos passar aos nossos alunos a importância do uso da água, na hora da escovação para não deixar a torneira aberta o tempo todo, no banho, ao lavar as mãos. Lembrando que sempre procuramos explicar de maneira simples e objetiva para nossas crianças, de forma que os mesmos entendam todo percurso que à água faz para chega r em nossas casas, escola. Procuramos expor nos cartazes com imagens ampliadas que os alunos e os pais possam observar a importância que a água nos faz, em vídeos infantis e até mesmo em brincadeiras .

    ResponderExcluir
  32. Na escola Edna Lane é desenvolvido vários projetos uns deles é sobre o meio ambiente, onde os professores já vem trabalhando com os alunos no decorrer do ano letivo, a preservar o ambiente escolar, não jogar lixo no chão , não rabiscar as mesas e as paredes da escola, evitar o desperdício da água e observar a limpeza ao lado da escola . A informal foi passeios que fizemos com os alunos nas ruas perto da escola para observar se as pessoas estão se conscientizando a não jogar lixo nas ruas, percebemos que nossa cidade é bem cuidada, não há lixos acumulado mais há pessoas que ainda não tem consciência ainda joga litros de plástico e sacolas nas ruas. Através desse passeio mostramos para os alunos a importância de ter uma cidade limpa, e quais os danos causados quando se joga lixo no chão.

    ResponderExcluir
  33. Após os estudos sobre a educação ambiental, como já trabalhamos todos os dias com nossos alunos sobre a conscientização do meio ambiente e principalmente sobre a água, quando lavam as mãos escovam dentes,tomam banho,e ate mesmo quando tomam água que coloquem somente o necessário para não jogar fora para que não falte água. Assistimos DVD da turma da Monica, que mostrou que devemos ter essa conscientização e principalmente não jogar lixo nos rios, e através de desenho eles demonstraram o quanto é importante estarmos cuidando do nosso meio ambiente. Espero que com as atividades desenvolvidas eles repassem para seus familiares e que tenham esse conhecimento e cuidado com a água do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  34. Após o estudo sobre a educação ambiental, trabalhei com os alunos do maternal ll, através de vídeo, diálogo sobre os cuidados que devemos tomar para não poluir o meio ambiente, começando pela sala de aula, não riscar mesas, cadeiras, paredes, não desperdiçar água nas torneiras nem na escola e até mesmo em suas casas, manter a sala de aula limpa e organizada. A informal levamos os alunos até a usina de reciclagem e mostramos a quantidade de lixos produzidos em nossa cidade e que se a população de Água Boa estivesse preocupada com o meio ambiente não teria tantos lixos ali como restos de comidas e folhas que poderia ser transformada em adubos orgânico para as plantas, tinha uns tubos de ferro que poderia ser transformados em vasos de flores, depois fomos a onde fica a reciclagem ali atualmente só estão reciclando papelão, garrafas pet e plásticos. E por esse motivo existe aquele enorme acumulo de lixo e com muito mau cheiro. Depois fizemos um passeio observando que existe pessoas que não preocupa com o meio ambiente estão jogando sacolas e embalagens de salgadinhos nas ruas.

    ResponderExcluir
  35. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
    PROF: LUCIMEIRI RIBEIRO DE SOUSA
    O TEMA MEIO AMBIENTE É UM DOS ASSUNTOS QUE TENHO TRABALHADO COM MUITO CARINHO EM SALA, POIS A PROBLEMATICA ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO, NESTE BIMESTRE TENHO TRABALHADO COM MEUS ALUNOS, A QUESTÃO DO LIXO E A ÁGUA. FIZEMOS RODAS DE CONVERSA, PRODUÇÕES DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, OBSERVAÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA. OS ALUNOS DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE PELO O ASSUNTO, E DESCOBRIRAM QUE ELES TÊM QUE TER MAIS COMPROMENTIMENTO COM O MEIO EM QUE VIVE.

    ResponderExcluir
  36. Escola Agrovila Central ,27 de Agosto 2012
    Profª Marina Martins
    12º encontro

    Neste bimestre trabalhei com os meus alunos do 2º ano do ensino fundamental o Vídeo Kauan a lenda das águas. O vídeo conta a historia de um rio que era enorme, mas devido à poluição acabou secando, e no seu leito o menino Kauan encontrava muito lixo. Depois de assistir o vídeo as crianças produziram textos com figuras e debatemos sobre o assunto. As crianças aprenderam porque ocorre o assoreamento nos rios. Como a maioria delas moram perto de rios entenderam que devem cuidar das matas ciliares para os rios não acabarem.

    ResponderExcluir
  37. PROF: ELIZANE MAIA, ESCOLA CECILIA MEIRELES14:44:00

    O MEIO AMBIENTE É TRABALHADO TODOS OS DIAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA EM GERAL. NO DIA A DIA O PROFESSOR ESTA SEMPRE FRISANDO SOBRE O LIXO, O CUIDADO COM A ÁGUA E OUTROS.
    AO ABRIR UM PEQUENO DEBATE SOBRE O MEIO AMBIENTE COM MEUS ALUNOS DO 2° ANO OBSERVEI QUE É UM TEMA QUE ELES TIRAM DE LETRA. ELES EXPLICAM NOS MINIMOS DETALHES O QUE SE DEVE FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE OU SEJA, ELES TÊM CONCIÊNCIA DO QUE SE DEVE OU NÃO FAZER PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
    PARA TRABALHAR O NÃO FORMAL DEPOIS DO DEBATE PEDI PARA ELES CONFECCIONAR UM PLANFETO PARA ENTEGAR PARA ALGUMA PESSOA QUE ELES CONHEÇA E QUE FAZ ALGO DE ERRADO QUE PREJUDICA O MEIO AMBIENTE. DEPOIS DOS RELATOS DAS ENTREGAS DOS PLANFETOS, OBSERVEI QUE OS PROFESSORES DEVE TRABALHAR EM CONJUTO COM OS ALUNOS E FAZER ESSE TRABALHO DE CONCIENTIZAÇÃO, O QUE SE PERCEBE É QUE TEM MUITO ADULTOS QUE NÃO TÁ NEM AI COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE OU QUE NÃO TEM CONCIÊNCIA DA GRAVIDADE DOS PROBLEMAS.

    ResponderExcluir
  38. A atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano "A" sobre o meio ambiente, onde foi apresentado a preservação do ambiente urbano e rural de forma formal e não formal.Realizamos um trabalho de campo, onde os alunos fizeram uma visita nas chácaras aqui no setor operário e outra na zona urbana na qual os mesmos puderam observar os dois ambientes, como por exemplo: Entenderam porque não podem criar animais na zona urbana,não podem jogar lixo nas ruas e não fazer queimadas nos quintais de casas. Foi explicado as crinças que na zona rural podem fazer coisas que na urbana não podem. A informação informal foi uma entrevista feita com algumas pessoas do bairro sobre a questão do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  39. O assunto meio ambiente deve estar sempre presente em nosso dia a dia, em nossa escola é trabalhado diariamente o lixo a economia da agua, os cuidados em sala de aula, não rabiscar mesas, paredes, etc. Visitamos o lixão com nossos alunos para que os mesmos observassem comom as pessoas agem de forma incoreta não contribuindo para a separação do lixo onde muitos dos materiais poderiam ser reaproveitados.

    ResponderExcluir
  40. Escola Municipal Agrovila Central (Meyrilene Gomes da Silva)
    Após ler sobre como desenvolver o tema meio ambiente com as crianças das séries iniciais,já que trabalho com o 1 ano fundamental ,percebi que as crianças prestam bastante atenção quando assunto é meio ambiente e cuidados com a natureza .
    Então decidi falar para eles sobre quais cuidados eles deviam ter ao escovar,lavar as mãos já que o meu projeto era sobre a higiene bucal ,mas também junto a esse projeto desenvolver nas crianças a noção de como usar á água de forma correta sem desperdício ,depois assistimos ao filme Kauan e a Lenda das Águas ,as crianças então puderam fazer uma relação de como os rios ficam sem a devida proteção ,já que no filme trata sobre a poluição dos rio seco.depois fizemos uma ilustração do desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL AGUA BOA MT.
      Após ler sobre como desenvolver o tema meio ambiente com os alunos do 5º ano, percebi que os alunos prestaram bastante atenção quando assunto é meio ambiente e cuidados com a natureza.
      De acordo com a leitura do livro O FANTASMA DOS VAGA-LUMES vemos que na escola sempre foi trabalhado essa questão da Educação Ambiental, pois os alunos já conhecem bem o tema e a importância da preservação do meio ambiente. A educação Ambiental é um tema infinito, pois exige que nossa sociedade seja perseverante.

      Excluir
  41. FABIANA BARRETO, VILA NOVA08:45:00

    Neste bimestre os alunos da Escola Municipal Vila Nova assistiram o filme Lorax e através deste refletiram e debateram sobre a conservação do meio ambiente. Após as discussões meus alunos do 1º ano desenharam sobre o filme.

    ResponderExcluir
  42. Neste Bimestre trabalhei sobre Meio Ambiente com minhas turmas de 3º ano, primeiramente informalmente fazendo a leitura do meio em que vivemos, passeando com os alunos ao redor da escola para que observassem quanto lixo é jogado no chão. Em seguida depois de muita reflexão levei os alunos para assistirem o filme Lorax e através deste mediei um debate sobre as atitudes do homem em relação ao meio ambiente.
    Depois os alunos construiram desenhos e cartazes referente o tempo de decomposição do lixo no meio ambiente e fizeram a pintura do muro da Creche Edna Lane (AJUDE SALVAR O MUNDO). Diante dos estudos e debates pudemos observar que esse assunto exige reflexão do cotidiano para atingir os objetivos desejados e alcançar mudança de atitude.

    ResponderExcluir
  43. Observo que na escola é e sempre foi trabalhado essa questão da Educação Ambiental com os alunos, no sentido de conscientizar a importância da preservação do meio ambiente buscando a sensibilização através de uma integração entre escola e comunidade. Pois os problemas ambientais e sociais vivenciados atualmente demonstram que ainda existe e a vivenciamos .

    ResponderExcluir
  44. Lucelia Lopes da Silva

    Trabalhando a importância do ciclo da água.
    Foram utilizados leitura de textos informativo, verbais e não verbais demonstrando o movimento que a água faz na natureza, sendo que este movimento e infinito e circular, demonstrando através dos cartazes o processo de evaporação das águas, explicando que á evaporização forma as nuvens, ficam escuras atingem altitudes e acontece a chuva.
    Precisamos conscientizar mais a importância da água no planeta terra, para que eles percebem a alteração climática e crie invenção, ampliação para socorrer o planeta como os rios lagos e oceanos. refletindo esses mudanças dentro das quatro estações do ano.

    ResponderExcluir
  45. Após a reflexão do texto decidimos trabalhar o tema A importância da água em nosso planeta.
    Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente e com isso cabe nos colaboradores da educação priorizar um trabalho diário com os pequeninos, uma vez que já e trabalhado todos os dias na hora do banho, da escovação de lavar as mãos e ate no tomar a água o cuidar para não desperdiçar Economizar com consciência a água para que não falte no futuro.

    ResponderExcluir
  46. Sempre trabalhei educação ambiental com meus alunos, (desde a educação infantil até o ensino fundamental). Pois vivemos no meio ambiente e assim sendo, é impossível não se trabalhar esse tema.
    No entanto para reforçar os conteúdos que já são trabalhados no currículo escolar. Assistimos alguns filmes.
    • As aventuras de Sammy;
    • Lorax;
    • Musica planeta azul (de chitãozinho e chororó);
    • Musica planeta Água, (Guilherme Arantes).
    Após assistirmos os vídeos, debatemos os assuntos abordados nos mesmos, e os alunos produziram textos e fizeram ilustração.
    As crianças estão bem conscientes dos problemas ambientais. O problema maior está em alguns adultos que ainda tem dificuldades de mudar seus hábitos e continuam prejudicando o nosso ambiente.

    ResponderExcluir
  47. Este tema meio ambiente é interessante refletir a todo tempo, pois o mesmo está precisando de mais cuidado. Eu em quanto pessoa, educadora já tenho em mente que este assunto deve ser trabalhado com as crianças desde pequenos, pois precisamos conscientizar da importância do cuidado com o meio ambiente. Porque nos somos os responsáveis por ele. Na escola trabalho todos os dias falando sobre os desperdícios de água, como: (colocar água no copo só o que vai beber, enquanto escova os dentes desligar as torneiras, ao lavar as mãos não ficar com a torneira ligada por muito tempo). Jogar lixo na lixeira, não jogar comida fora, etc. assistimos um vídeo sobre a água, para reforçar tudo o que já é trabalhado no cotidiano escolar. Também mostrei cartaz sobre os cuidados com a água, onde os alunos prestaram muita atenção em tudo o que foi trabalhado. Isso pode ser pouco, mas para eles faz a diferença. Tenho consciência de que não termina por aqui, que isso deve ser contínuo.

    ResponderExcluir
  48. Após a leitura e fazendo uma reflexão sobre como tem sido desenvolvido o projeto sobre o Meio Ambiente, que é um tema gerador percebi o quanto é importante e como as crianças gostam de fazer esse trabalho. Dentro da sala de aula comentei com os meus pequeninos sobre como é bom cuidar da nossa escola mantendo sempre organizada nossa sala de aula. Penso que de acordo com a idade deles eles podem ter absorvido um pouco do que foi ensinado, até por que o aprendizado é diário. Portanto é necessário que estejamos sempre conscientizando e orintando nossos alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  49. Após leitura percebi que a Educação Infantil também faz um trabalho com os pequeninos muito importante diariamente falando da importância de cuidar da escola não jogando lixo no chão, ensinando colocar já no lixeiro, quando beber água não deixar a torneira aberta, conscientizando que um dia vai faltar e temos que cuidar desde pequenos, não rabiscar as paredes, e assim por diante temos que sempre estar em alerta com nossos alunos para cuidar do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  50. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL AGUA BOA MT.
    De acordo com a leitura do texto eu vejo que na escola é e sempre foi trabalhada essa questão da Educação Ambiental com os alunos, no sentido de conscientizar a importância da preservação do meio ambiente buscando a sensibilização através de uma integração entre escola e comunidade. A educação Ambiental é um tema desafiador, pois exige mudança de comportamento e sabemos que nossa sociedade apresenta certos hábitos que terminam influenciando as novas gerações, mas o importante é sermos perseverantes. Outro fator que vem sendo discutido é o “Lixo”, principalmente o lixo domestica e suas destinações e consequências. Pois em nossa comunidade não temos coleta seletiva e nem caçambas para estarem recolhendo os lixos da nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  51. 12º encontro

    Professora cassimira

    As escolas têm o papel de criar projetos de Educação Ambiental no sentido de fazer com que a questão ambiental seja incorporada de forma a ser tratada como um tema de contínuo aprendizado e não apenas lembrada em eventos esporádicos. A Educação Ambiental formal é aquela que se realiza através das instituições de ensino por meio de seus cursos. Tem o papel fundamental na construção da cidadania ecológica, pois age diretamente de forma científica sobre os indivíduos. Pois trabalhamos todos os dias o assunto e o mesmo o desperdício de água, não jogar lixo na rua, porque lugar de lixo é no lixo

    ResponderExcluir
  52. Maria José Cordeiro de Farias Escola Mun. Ed. Infantil Vila Nova

    Neste texto sobre a Educação Ambiental, onde nos mostra a importancia de estarmos conservando o meio ambiente, vimos que dependemos dele para sobrevivermos. O homem está prejudicando muito a fauna e a flora, quando faz suas queimadas, desmata e jogando lixo em qualquer lugar. Após terminar a leitura do texto percebi que já estamos trabalhando há muito tempo com nossos alunos quando ensinamos respeitar a natureza e jogar o lixo sempre no lixeiro, assim estamos estimulando a terem cuidado com o meio ambiente, sem falar que a escola permanecerá sempre limpa. Sensibilizamos a sociedade para que todos tenham a responsabilidade com seus atos pois não afetará só um e sim todo ser humano e o meio ambiente. Se trabalharmos com os alunos em sala de aula mostrando cartazes e revistas e com a sociedade concientizando sobre a importância do meio ambiente,assim estamos trabalhando de maneira formal e não formal.

    ResponderExcluir
  53. “água” tem sido considerada importante no ensino de modo geral, pois permite ao professor problematizar situações para que os alunos as interpretem, de maneira que os auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a construção de atitudes de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Neste trabalho, permitiu aos alunos do jardim B conscientizar a importância de cuidar e preservar o meio ambiente é interessante e poderá fornecer subsídios para aperfeiçoar a abordagem do tema água em sala de aula. Em todas as atividades procuramos passar aos nossos alunos a importância do uso da água, na hora da escovação para não deixar a torneira aberta o tempo todo, no banho, ao lavar as mãos. Lembrando que sempre procuramos explicar de maneira simples e objetiva para nossas crianças, de forma que os mesmos entendam todo percurso que à água faz para chega r em nossas casas, escola. Procuramos expor nos cartazes com imagens ampliadas que os alunos e os pais possam observar a importância que a água nos faz, em vídeos infantis e até mesmo em brincadeiras.

    ResponderExcluir
  54. Claudia Busanello, Vila Nova Infantil
    Nós trabalhamos com nossos alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, trabalhos desenvolvidos em sala de aula com pinturas, colagens e historinhas, são completados com as explicações e atividades desenvolvidas fora da sala. Esse trabalho é desenvolvido até em situações corriqueiras, como ao ver o aluno encher o copo para beber água, a gente conversa para que ele só coloque no copo a quantidade de água que vai beber, o mesmo acontece quando vê um aluno jogar o lixo no chão, de tanto o professor corrigir e mostrar, os próprios colegas já tomam a iniciativa de corrigir o colega que jogou o lixo no chão. Esse trabalho começa no espaço escolar e aos poucos surte efeito em casa, pois o aluno que aprendeu desde pequeno, ainda na escola de educação infantil que não pode jogar lixo no chão vai passar a corrigir o irmão mais velho, os pais e com o passar do tempo toda a sua comunidade vai estar ciente da importância de cuidar do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  55. ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
    PROFESSORA-MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES

    Após refletir conteúdo estudado sobre a Lei 9.795 dispondo sobre a Educação Ambiental, discute-se a importância do ensino com enfoque no zelo pelo meio ambiente para garantir a sobrevivência na Terra.É desafiador porque exige mudanças de comportamento. Partindo do princípio “aqui eu vivo, aqui eu moro, aqui é meu lugar”, Educação Ambiental começa da conscientização aos cuidados com a sala de aula e a escola, cuidando do patrimônio escolar, não rabiscar carteiras, mesas, paredes, e cuidados com o lixo, não jogando no chão, corredores ou no pátio da escola. Propondo formação de grupos que atuam na limpeza da sala de aula, batizando-os como “Patrulha da limpeza”. Outras ações como o desperdício da água no dia a dia, ao lavar as mãos, escovar os dentes. Além das atividades do cotidiano escolar, tenho trabalhado projetos relacionados ao meio ambiente como “A compostagem”,transformando o lixo em húmus;” Plantio de ervas medicinais”. De alguma forma contribuindo para a preservação e a conservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  56. ESCOLA APOSTOLO PAULO IRACI C S S OLIVEIRA21:53:00

    Após o estudo sobre o tema educação ambiental, percebemos que é muito importante estar constantemente trabanhando sobre o meio ambiente buscando o conhecimento, e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importancia de preservar e cuidar do meio em que vive, ela conserteza será cidadão responsavel e comprometido com a sociedade a qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transforma o meio em que vive em realidade, cuidando da propria escola não jogar lixo no chão, patio, corredores, não rabiscar mesas, carteiras e paredes e cuidar do material escolar, pois pequenas ações faz grandes diferenças em relação ao meio em que vive, pois tornando o ambiente agradavel.

    ResponderExcluir
  57. O tema meio ambiente é um conteudo que é trabalhado diariamente pelas escolas, e ressaltando que esta procupação se inicia na educação infantil, onde são desenvolvidos projetos com a ajuda dos alunos demostrando a importância de preservarmos o nosso meio ambiente, infelizmente ainda temos pessoas que não dão o devido valor da preservação , mas as escolas estão fazendo o seu papel.

    ResponderExcluir
  58. Escola Apóstolo Paulo, professora Elma Gomes de Moraes.
    Considerando a importancia da temática Ambiental, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda e adote posturas e comportamentos de sencibilização e cuidados com o ambiente.
    Enquanto professora adoto um trabalho vinculado as demais áreas de conhecimentos, propondo atitudes de zelo. Este zelo inicia-se com pequenas ações na sala de aula, estendendo assim para a familia, comunidade ...

    ResponderExcluir
  59. Escola Municipal Apóstolo Paulo
    Sidna de Jesus Carvalho

    A questão ambiental na Escola Apóstolo Paulo a alguns anos tem sido abordada com frequencia e de forma coerente.A equipe escolar busca a conscentização dos alunos através de pequenas ações como: trabalhar a reciclagem nas oficinas sociais, a questão do lixo a partir do zelo da sala de aula e entre outros assuntos relevantes envolvendo a questão ambiental.

    ResponderExcluir
  60. Escola Apóstolo Paulo, professora Edna15:42:00

    Procuro estar sempre mostrando para meus alunos a importancia de cuidar da natureza, a cuidar da higiene pessoal e principalmente social, estou participando de um projeto com a titular da sala professora Patricia, trabalho com a Educação Infantil e sei que é la que a criança inicia sua aprendizagem e principalmente boas maneiras.

    ResponderExcluir
  61. Professor Eduardo15:52:00

    Escola Apóstolo Paulo, professor Antonio Eduardo Pinheiro
    Quando se trata de meio ambiente, são questões que toda escola deve trabalhar com seus alunos, como nossa escola já esta incluída no meio, por ser uma escola do campo, procuramos trabalhar projetos voltados para meio ambiente, em relação água e a própria natureza que são elementos fundamentais para que nossos alunos possam inserir no cotidiano, os critérios que levaram como cidadão consciente de como preservar e conservar para eles viverem uma vida melhor na sociedade. Alem dos projetos em desenvolvimento estou trabalhando com um que visa melhorar espaço da escola através da matemática onde passamos a desenvolver a geometria em um jardim agrofloresta com os alunos de 5ª a 8ª série. Alem desses projetos temos a horta escolar, o viveiro, e as coletas de sementes de plantas da região.

    ResponderExcluir
  62. A nossa Escola já vem desde há muitos anos atrás trabalhando com questões relacionadas ao Meio Ambiente, partindo da conscientização dos alunos no envolvimento de diversas ações e projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos profissionais da educação. Como educadora já venho desenvolvendo diversas ações e atividades envolvendo o Zelo e cuidado com o nosso ambiente escolar, a nossa casa, o cuidado com o desperdício da água, a importância das plantas, o lixo. Trabalhamos com alunos de 3 á 6 anos de idade onde muitos já vem adquirindo essa concepção de zelo e cuidado com o ambiente, a sua própria higiene pessoal o qual os fazem muito bem.As ações desenvolvidas estarão postadas no meu blog, confiram.

    ResponderExcluir
  63. Ademária - Apóstolo Paulo

    Conforme estudo da Lei, ainda tem muito a ser alcançado no refere-se à questão Ambiental, mas como diz o ditado cada um faz a sua parte, nós da Escola Apóstolo Paulo já vem a algum tempo procurando sensibilizar nossos alunos através de ações, mostrando de maneira teórica e prática o zelo pelo Meio Ambiente, com atividades do dia a dia de sala de aula, como higiene, a questão lixo, desperdício de água entre outras atividades enfocando a questão ambiental.

    ResponderExcluir
  64. Após a reflexão do encontro do dia 20, percebi que em nossa escola é presente e contínua as práticas educativas sobre a questão do meio ambiente, usamos sempre a reflexão como um ponto de partida para a realização de nossas atividades formal e não formal, estamos sempre lembrando nossos alunos que joguem o lixo no lixo, que não desperdicem água, alimentos, energia, que zelem de seus materiais escolares e de sua escola. As atividades são com cartazes, vídeos, músicas e etc. E assim acreditamos que nossas crianças descubram o meio em que vivem, mas que ao mesmo tempo aprendam a cuidar e preservar, assimilando a tamanha importância do meio ambiente, e sendo multiplicadores dessa conscientização ambiental.

    ResponderExcluir
  65. Na escola Edna Lane temos trabalhado sobre a importância dos cuidados com meio ambiente. Em m todas as atividades procuramos passar aos nossos alunos a importância do uso da água, na hora da escovação para não deixar a torneira aberta o tempo todo, no banho, ao lavar as mãos. Não jogar lixo no chão, não rabiscar as paredes. Lembrando que sempre procuramos explicar de maneira simples e objetiva para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  66. Após o encontro de formação continuada que fala sobre a Lei 9.795 dispondo sobre a educação ambiental e o debate ocorrido no grupo escolar, afirmo a importância de se trabalhar à educação ambiental formalmente com os alunos através da prática na qual já acontece diariamente na escola com pequenas atitudes diariamente ensinadas e cobradas e a não formal, na qual pretendemos através da conscientização não somente do aluno (a) em si, mas também, envolver toda a comunidade escolar e famílias sobre a importância do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  67. Pude observar através do estudo que a nossa escola trabalha dia a dia com os alunos a importância de cuidar, de preservar o meio ambiente. Nas atividades procuramos explicar aos alunos de maneira objetiva e simples a importância do uso consciente da água, de jogar lixo nos lugares apropriados entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  68. Meio ambiente um assunto necessário em nossa escola, são nas pequenas coisas que as crianças ou adultos reaprendem a valorizar e respeitar o lugar onde vivem, esse assunto é muito importante e deve ser discutido formalmente ou informal. Portanto cabe a nos seres humanos discutir e colocar em pratica as nossas ações de preservação ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  69. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    A Escola Apóstolo Paulo tem trabalhado esse tema de forma clara. Por ser uma escola do campo,tem sido desenvolvido vários projetos voltados para o meio ambiente partindo da conscientização até a prática. Refletindo sobre a Lei 9.795 que fala sobre a Educação Ambiental, a gente percebe que existe uma certa distância para as pessoas terem total consciência na preservação do mesmo. Enquanto uns preservam outros exploram de forma errada.

    ResponderExcluir
  70. Cinara Cristina Pereira Domingues-Escola Apóstolo Paulo16:33:00

    De fato é muito importante trabalhar a conscientização de se preservar o meio ambiente e mostrar como preservar. Sabendo que a educação em sua maioria ocorre dentro do ambiente escolar e que ela se estende ao longo da vida e vai além das gerações, passando de pais para filhos, eu´, no percurso das minhas aulas, juntamente com a escola Apóstolo Paulo venho desenvolvendo projetos com a participação dos alunos. Temos visto várias formas de diminuir o desperdício de água, assim como a higiene pessoal e outros quesitos referentes ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  71. Professor Divino Guarujá11:00:00

    Ao estudarmos sobre o meio ambiente na formação continuada trabalhei o tema a água com minhas turmas. Debatemos, estudamos o livro didático, fizemos várias perguntas, houve reflexão por parte de todos os alunos sobre o consumo de água em casa, na escola, na rua vimos vídeo, fizemos atividades em sala de aula, depois concluímos que sem água não tem como haver vida na terra, pois ela é realmente o líquido mais precioso do planeta, e que precisamos lutar para tê-la em nosso meio sempre. Foi muito legal!

    ResponderExcluir
  72. Observo que na escola é e sempre foi trabalhado essa questão da Educação Ambiental com os alunos, no sentido de conscientizar a importância da preservação do meio ambiente buscando a sensibilização através de uma integração entre escola e comunidade.

    ResponderExcluir
  73. Professora Lucélia Aparecida Varela Escola Vila Nova Infantil.

    A Lei Federal nº 9.795 define a Educação Ambiental como
    o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem
    valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
    voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do
    povo, essencial à sadia qualidade de vida , todos os dias trabalhamos com os alunos a formal e não formal, na hora da escovação, conversamos explicamos que a água tem que ser usada somente o essencial, depois desligar a torneira.E esse é o objetivo da disciplina Educação Ambiental.

    ResponderExcluir
  74. A importacia da concentizaçao com o meio ambiente “água” tem sido considerada importante no ensino de modo geral, pois permite ao professor problematizar situações para que os alunos as interpretem, de maneira que os auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a construção de atitudes de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Neste trabalho, permitiu aos alunos em geral conscientizar a importância de cuidar e preservar o meio ambiente é interessante e poderá fornecer subsídios para aperfeiçoar a abordagem do tema água em sala de aula. Em todas as atividades procuramos passar aos nossos alunos a importância do uso da água, na hora da escovação para não deixar a torneira aberta o tempo todo, no banho, ao lavar as mãos. Lembrando que sempre procuramos explicar de maneira simples e objetiva para nossas crianças, de forma que os mesmos entendam todo percurso que à água faz para chega em nossas casas, escola. Para que no futuro nao fiquemos sem este bem tao presioso.




    mesmo em brincadeiras.

    ResponderExcluir
  75. Escola Municipal Agrovila Central
    Professora: Giovana de Oliveira Pereira
    12º Encontro
    Poderão ser desenvolvidos múltiplos projetos sobre a Educação Ambiental, com os alunos observo que na escola sempre foi trabalhado. Pois no sentido de conscientizar a valor da preservação do meio ambiente buscando a sensibilização por meio de uma relação entre escola e comunidade. Uma atividade formal impacto ambiental, pois existe necessidade sensibilizar estes a pensar que o ser humano é o agente transformador do meio em que ele vive, ainda que estamos trabalhando em sala de aula na prática ex: de atividade formal cartazes, leituras, pesquisas, debates, contudo somos sabedores que é preciso ir mais além. Já na atividade não formal seria uma sensibilização dos alunos com a comunidade até mesmo com os familiares sobre a preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  76. Meio ambiente um assunto necessário em nossa escola, são nas pequenas coisas que as crianças aprendem a valorizar e respeitar o lugar onde vivem, diante disso pudemos observar que esse assunto exige reflexão do cotidiano para atingir os objetivos desejados e alcançar mudança de atitude.

    ResponderExcluir
  77. Para falar em Educação Ambiental, necessariamente devemos falar de atitudes, de cultura, de qualidade de vida, de respeito, de ética, de cidadania, de sociedade, de natureza, de recursos naturais, de água, de energia, de ar, de terra, enfim, poderíamos continuar por um bom tempo listando a abrangência do assunto Educação Ambiental. Nosso olhar sobre todos estes aspectos deve ser um olhar abrangente e integrador, ao invés de fragmentado. Além disto, precisamos olhar para nós, para o outro e para o meio com uma nova maneira de ver, porque desde sempre fomos educados para enxergar o meio ambiente como um grande “armazém de utilidades” – como diz Vilmar Berna -, onde dele extraímos matéria prima para produção e consumo, e, portanto, somos educados, desde sempre, para sermos consumidores em potencial. É este olhar que deve ser modificado, principalmente dentro dos sistemas educacionais. Este olhar renovado traz a tona importância das atividades interdisciplinares

    ResponderExcluir
  78. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa

    Considerando o tema, a Escola Apóstolo Paulo já vem desenvolvendo a algum tempo projetos nesta área, e procuramos conscientizar os alunos o quão importante é o meio em que vivemos. Nunca esquecendo que as pequenas ações é que faremos grandes cidadãos. Nesta perspectiva os professores adotaram maneiras de manter as salas limpas, fazendo os recolhimentos dos lixos produzidos pelos alunos, e sempre que necessário fazemos a limpeza das mesmas.

    ResponderExcluir
  79. ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA
    PROFª DHAYANNE

    Trabalho com educação infantil em duas turmas de pré I, desta forma minhas atividades sobre o tema, foram planejadas de acordo com as capacidades de entendimento de meus alunos, que apesar de muito jovens, demonstraram perfeito entendimento da necessidade cuidar do nosso planeta. A primeira aula (formal) foi direcionada á explicar para as crianças a importância do meio ambiente para a vida humana, o diálogo aconteceu em sala de aula através de uma roda de conversa, também assistimos um pequeno vídeo da turma da Mônica, onde o desenho reforça a idéia. A segunda aula foi um pouco mais dinâmica (não formal) onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o lixão de água boa, após o passeio voltamos para a escola depois de um diálogo com os alunos sobre lixo e reciclagem, pedi para que eles fizessem um desenho sobre o que viram no passeio.

    ResponderExcluir
  80. A questão da educação Ambiental requer uma atenção muito especial, e prescisa ser trabalhada com os alunos não apenas uma ou duas vezez, mas deve se fazer um trabalho contínuo e voltados para a preservação da natureza, dos rios, das matas e, principalmente da mãe terra, que é dela que tiramos nosso sustento.

    ResponderExcluir
  81. Adriana E. M. Guarujá13:58:00

    Considerando a importância do meio ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

    ResponderExcluir
  82. Simone de Assis Silva10:50:00

    Escola Apóstlo Paulo
    Simone de Assis Silva
    A escola Apóstolo Paulo vem desenvolvendo algumas atividades que contempla a importância de trabalhar o meio o meio ambiente começando pelas salas de aula e com a reciclagem de papel usado colaborando para a diminuição do lixo em nossa escola.

    ResponderExcluir