Segunda-feira, 27 de agosto (13º encontro)

Após o encontro de formação continuada que dispõe sobre a educação ambiental; opine neste fórum sobre a importância da visita ao laboratório de informática  e os  planos de aulas encontrados sobre o tema em questão.

84 comentários:


  1. Quando pesquisamos planos de aula sobre E.A. no endereço fornecido, logo percebemos que o plano de aula que foi entregue para nós, também se encontrava neste endereço. Em seguida observamos que existem inúmeros planos de aula e reportagens sobre esse assunto. Abrimos alguns (árvores brasileiras em extinção, Ilha das Flores, biomas brasileiros, papel reciclado, horta com crianças...)
    O nosso plano de aula sobre Educação Ambiental está relacionado ao ambiente da escola:

    PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    OBJETIVOS:
    1- Refletir sobre áreas verdes e cuidados com meio ambiente no espaço da Escola Municipal Cecília Meireles para despertar um espírito transformador;
    2- Oportunizar a prática do plantio de grama e plantas que produzem sombra para transformar o atual espaço (terreno baldio com inço e lixo) num espaço agradável para uso pedagógico.

    ETAPAS:
    1ª ETAPA: estudar e refletir sobre as áreas verdes de nossa cidade. Observar os terrenos baldios. Observar o terreno ocioso de nossa escola, observar o lixo que se encontra neste espaço (Quem jogou? Que tipo de lixo encontramos?) e refletir com os alunos que poderemos fazer neste espaço (Plantar grama? árvores para sombra?).
    2ª ETAPA: Fazer uma produção de texto sobre as observações e sobre o assunto. Fazer um desenho do espaço definindo o “Antes” (como é hoje) e o “Depois” (como eles imaginam como este espaço poderá ficar).
    3ª ETAPA: recolher o lixo (fazer análise desse lixo; quem jogou? Alunos? Vizinhos?), tirar o matinho, plantar grama e mudas de árvores para sombra com os alunos (quando iniciar o período das chuvas). Todos os alunos que quiserem e puderem no contra-turno podem participar desta atividade.

    DURAÇÃO:
    Segundo semestre do letivo de 2012

    PROFESSORES:
    Professor Lino em parceria com Professora Tânia.

    ResponderExcluir
  2. Sabe-se que atualmente existe um imenso desafio em preservar o meio ambiente principalmente a água doce ( potável para consumo humano), em desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. É preciso fortalecer valores éticos e responsabilidades no exercício da cidadania, bem como dar condições para que se perceba que o ambiente sadio reflete diretamente na qualidade de nossa vida.
    Estamos desenvolvendo um projeto na Educação infantil sobre a importância da Água para nossa vida. (duração de seis meses)

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    TEMA AGUA
    • Objetivo.
    • Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
    • Reconhecer a importância da água para a nossa vida;
    • Reconhecer a importância da água para o nosso corpo;
    • Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar água – (adesão de atitude);

    • Desenvolvimento

    • Preservação da água, evitando o desperdício;
    • Maneiras de tratamento da água e sua reutilização;
    • A importância da água na nossa vida;
    • Importância da água no nosso corpo;
    • A economia de água – adesão de atitude;
    • Principais formas de preservar, recuperar o meio ambiente;
    • Desenho livre e de observação;
    • Recorte e colagem.

    ResponderExcluir
  3. Devido à importância de se preservar o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo disseminado desde as últimas décadas. Trazendo a idéia de que os recursos naturais devem ser usados para saciar as necessidades do homem, sem desperdício, de forma a não esgotá-los para as futuras gerações.
    O desafio de se trabalhar ou conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e grande, existem muitas maneiras de se planejar uma aula sobre este tema vamos trabalhar com a turma do 2° ano da escola Cecília.
    DISCIPLINA: ciência
    DURAÇÃO: 2meses do 2° semestre do ano de 2012
    TEMA: Respeito ao meio ambiente em que vivemos
    OBJETIVO:
    • Refletir e conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente.
    PROFESSORES: GEIZA SCHREIBER E ELIZANE MAIA
    ETAPAS:
    1° ETAPA
    Em uma conversa formal explicar sobre o lixo, quanto tempo demora para se decompor em nossos planeta.
    2ª ETAPA
    Fabricar com os alunos caixinhas simulando as lixeiras de coleta seletiva de lixos.
    3ª ETAPA
    Sair no bairro da escola recolhendo alguns lixos e fazendo a seletiva.
    Após elaborar uma produção de texto sobre o que aprendeu.

    ResponderExcluir
  4. Prof: Elizane Maia, Escola Cecilia Meireles15:17:00

    Devido à importância de se preservar o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo disseminado desde as últimas décadas. Trazendo a idéia de que os recursos naturais devem ser usados para saciar as necessidades do homem, sem desperdício, de forma a não esgotá-los para as futuras gerações.
    O desafio de se trabalhar ou conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e grande, existem muitas maneiras de se planejar uma aula sobre este tema vamos trabalhar com a turma do 2° ano da escola Cecília.
    DISCIPLINA: ciência
    DURAÇÃO: 2meses do 2° semestre do ano de 2012
    TEMA: Respeito ao meio ambiente em que vivemos
    OBJETIVO:
    • Refletir e conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente.
    PROFESSORES: GEIZA SCHREIBER E ELIZANE MAIA
    ETAPAS:
    1° ETAPA
    Em uma conversa formal explicar sobre o lixo, quanto tempo demora para se decompor em nossos planeta.
    2ª ETAPA
    Fabricar com os alunos caixinhas simulando as lixeiras de coleta seletiva de lixos.
    3ª ETAPA
    Sair no bairro da escola recolhendo alguns lixos e fazendo a seletiva.
    Após elaborar uma produção de texto sobre o que aprendeu.

    ResponderExcluir
  5. PROJETO DE ASSENTAMENTO P.A JARAGUÁ
    FORAM ABORDADAS EM SALA DE AULA ESTAS QUESTÕES:
    SOBRE O MEIO AMBIENTE.
    Leva-los todos os seres humanos a refletir o quando a natureza é importante na vida dos seres vivo que habita na terra. E o quanto dependemos dela para viver. É através dela que tiramos, o nosso sustento, é da natureza que a medicina extrai as plantas para a cura de várias enfermidades. É por esses e outros motivos que temos que cuidar com carinho das matas ciliares, da nossa região: Em fim. A natureza é tudo para as vidas que habita no planeta terra.

    ResponderExcluir

  6. ESCOLA AGROVILA CENTRAL
    Professora: Lucélia Lopes da Silva

    Objetivo:
    ●Constituir semelhança dentre as características e comportamentos dos seres vivos e seus ciclos, tais como a Água em condições do ambiente em que vivem.


    Objetivos específicos:
    ●Reconhecer a importância da água para a vida no nosso planeta, Passado, presente e futuro.
    ●Identificar os fatores que causa a diminuição das águas.


    Metodologia:
    ●A aula será executada com entrevista dentre as pessoas mais antigas, reflexão de como era no passado, presente e como será no futuro o ciclo da água. Será desenvolvido através de cartazes, figuras de colagem e visitas aos sites de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Profª Marina Martins Teles
    Escola Agrovila Central
    Após assistir o vídeo Kawan a lenda das aguas. Fizemos uma reflexão sobre o meio ambiente. Como devemos manter os rios para que eles não sequem.
    A importância da mata ciliar.
    Como manter os rios vivos.
    A criança na faixa etária de 7 anos de idade poderá aprender com esta aula: •

    • Conhecer a importância das plantas para os rios;
    • Reconhecer alguns cuidados que devemos ter com as nascentes;
    Duração das atividades
    Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Essa aula não necessita de conhecimentos prévios
    Estratégias e recursos da aula
    Atividade 1: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS AGUAS?
    1º Momento: Assistir o vídeo sobre a importância dos rios. O/a professor/a deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, para conhecer o enredo, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o/a professor/a deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
    • Qual a importância das aguas?
    • Como cuidar das matas ciliares?

    2º Momento: Ao final da exibição do vídeo, o/a professor/a deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.
    Atividade 2– CONVERSANDO SOBRE O QUE APRENDEMOS SOBRE AS AGUAS
    1º Momento: O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as aguas.
    • Por que as plantas são importantes para manter os rios?
    • Como podemos cuidar das matas ciliares?
    Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as ideias iniciais e elaborem novos conhecimentos.
    2º Momento: Pesquisa na biblioteca da escola - O/a professor/a antecipadamente deverá pedir a bibliotecária da escola que separe alguns livros sobre a importância das plantas para os rios. E antes de irem à biblioteca, o/a professor/a deverá pensar com as crianças quais os aspectos que irão pesquisar. Cada grupo deverá receber um pequeno roteiro para a pesquisa. (Cada grupo responderá uma das questões acima). Ao chegarem na biblioteca deverão pesquisar em vários materiais o tema acima citado.

    ResponderExcluir
  8. Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Escola Municipal Agrovila Central
    Diante das mudanças climáticas percebemos a importância de trabalhar o ciclo da água, o cuidado de preservação dos recursos hídricos.
    Disciplina: práticas agro ecológicas
    Duração : segundo semestre de 2012.
    Tema: Ciclo da água
    Objetivo:
    _ Conhecer o ciclo das águas, o processo de evaporação, as chuvas, e retorno das água para os rios, lagos e mares.
    _ Conscientizar da importância de economizar,cuidar e preservar.
    Metodologia:
    As aulas serão ministradas com pesquisa na internet, com as pessoas da comunidade, debates, livros didático, produção de desenhos, textos verbais e não verbais, vídeos relacionados.

    ResponderExcluir
  9. Tanto o plano de aula que nos foi apresentado no encontro, quanto os que estão no site que nos foi sugerido, são de grande valia para auxiliar-nos em nossa prática pedagógica.
    Optei por trabalhar com os alunos do 3º e 4º ano o tema lixo. No primeiro momento fizemos um passeio no bairro Vila Nova para observarmos se no mesmo tinha lixo espalhado pelas ruas. Filmamos e fotografamos os lixos encontrados nas ruas e no parquinho.
    Constatando o problema, voltamos para a escola onde discutimos o assunto em questão. As crianças foram bastante participativas, no debate. Fizeram textos e desenhos relacionados ao tema pesquisado.

    Esta foi mais uma sementinha plantada em cada aluno (a) envolvido. E os mesmos vão passar aos seus familiares a importância de se dar um destino adequado ao lixo. Evitando assim sérios problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  10. CONTEÚDO: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E RECICLAGEM DE LIXO.

    Nos dias atuais o ser humano vem sendo dominado pelo consumo. O ser humano, mais do que qualquer outro ser vivo na face da Terra, tem necessidades que precisam ser satisfeitas diariamente, alimentar, hidratar, vestir, morar, educar, transportar, comunicar, divertir etc.
    O problema do lixo está estreitamente relacionado ao consumismo, agravado pela explosão demográfica, males que precisam ser sanados urgentemente pelo ser humano, sob pena de levá-lo à degradação. Indivíduos, famílias, sociedades, governos, todos devem contribuir para a solução do problema. Começando por cuidar cada um do seu próprio lixo.
    Buscando: Repensar o que é de fato lixo, reduzir, diminuindo o consumo desnecessário, reutilizar, evitando o desperdício de energia e dos recursos naturais; e reciclar transformando a matéria que seria dispensada em recurso renovável. Não podemos nos deixar consumir pelo consumismo do mercado, pois afinal, nós estamos no topo dessa cadeia, somos consumidores.

    OBJETIVO: Trabalhar as formas de seleção do lixo para reciclagem e a conscientização da preservação do meio ambiente.

    TURMA: 3 Ano “B”.

    DURAÇÃO: Segundo semestre de 2012.

    MATERIAL: Galão de água mineral.

    DESENVOLVIMENTO:
    1º) Palestra de orientação dos conceitos de lixo, classificação do lixo; Tempo de decomposição do lixo de acordo com a classificação; Como reaproveitar alguns tipos de lixo.

    2º) Confecção de lixeira artesanal para seleção de lixo em casa.

    3º) Confecção de cartazes sobre lixo e suas classificações.

    4º) Parte prática: Coleta, classificação e deposito do lixo nos locais indicados, feito pelos alunos.

    5º) Debate sobre o tema entre os alunos.

    6º) Distribuição do questionário sobre o tema para as crianças responder juntamente com seus familiares.

    7º) Recolhimento e avaliação dos questionários.

    8º) Levantamento sobre a influência nos hábitos da família antes e depois do trabalho de conscientização da separação e classificação do lixo.

    As fotos do projeto se encontram no blog pessoal.

    PROFESSORAS: Arlene (Leninha) e Solange Busanello.


    ResponderExcluir
  11. Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. Atualmente existe um imenso desafio em preservar o meio ambiente

    ResponderExcluir
  12. Toda criança passa a desenvolver atos responsáveis/ irresponsáveis quando a mesma recebe informações, com isso o dever do professor é procurar prevenir erros ao comunicar seu aluno, a educação ambiental não esta de fora dessa prevenção, ao contrario, não só os educadores escolares e sim toda participação da comunidade com esse desenvolvimento de formar bons cidadãos para o presente e o futuro.
    As crianças são os novos membros de uma espécie que se renova há milhões de anos sobre a Terra. Elas são seres da natureza e, simultaneamente, da cultura; são corpos biológicos que se desenvolvem em interação com os outros membros de sua espécie (VIGOTSKI, 1989, p.16),

    ResponderExcluir
  13. Após o tema discutido sobre educação ambiental, percebi que é um tema muito trabalhado no ambiente escolar para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar, cuidar e respeitar o meio em que vivem. Primeiramente dialogamos sobre como cuidar do ambiente escolar, não gastar água sem necessidade, usar o banheiro corretamente, jogar lixo no lixo, não rabiscar as paredes, entre outros. São atitudes simples como essas, que contribui com a conscientização dos alunos e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com a preservação do meio ambiente. Desenvolvemos uma atividade onde os alunos do pré II formaram frases oralmente do que se deve fazer para preservar o ambiente escolar, as frases foram registradas no quadro por mim, para que eles pudessem copiar e completar a atividade dirigida. Também recitamos poemas relacionados a esse tema, desenhos realizados pelos alunos e passeios para observar o ambiente externo da escola.

    ResponderExcluir
  14. Os planos que estão no site que nos foi sugerido são de muita importância para nos auxiliar em nossa prática pedagógica. Observamos que existem vários planos de aula sendo desenvolvido com os alunos sendo de grande valia, pois os alunos prestam muita atenção quando se fala da natureza. Optamos em desenvolver um projeto na Educação Infantil sobre o tema a água que é de muita importância na nossa vida e na vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Este projeto será desenvolvido durante este segundo semestre de 2012.

    ResponderExcluir
  15. MARIA MADALENA DA MATA SOUSA16:07:00

    ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROF: MARIA MADALENA DA MATA SOUSA

    Este plano de aula inicia uma série de conteúdos propostos para trabalhar com a questão hídrica no 6º ano da disciplina geografia do ensino Fundamental. Serão abordadas aqui, sob o ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra.
    Após informar aos alunos sobre o assunto da aula, será apresentado o vídeo “Planeta Água” para reforçar sobre as infinidades de utilização da água para a vida, em seguida expor o conteúdo com a utilização do data show para demonstrar o processo de tratamento de água, como também dos malefícios da utilização de água não potável.

    CONTEUDO: HIDROSFERA

    DURAÇÃO DA AULA

    4 aulas de 60 min.

    OBJETIVOS

    Identificar os estados físicos da água na natureza
    Analisar a quantidade de água potável disponível no planeta.
    Sensibilizar os alunos sobre a escassez da água e o desperdício no cotidiano

    ESTRATÉGIAS

    -Fazer leitura do texto informativo abaixo sobre o ciclo da água.
    -Pesquisa no laboratório de informática sobre o assunto
    -Cartazes de informativos

    AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais, na apresentação de atividades escritas; pesquisas e relatórios.

    ResponderExcluir
  16. Após o encontro discutido o tema educação ambiental, esta questão é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade, e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de nossa escola com isso percebemos que é um jeito fácil de nós transmitir o aprendizados para nosso alunos, e o cuidado que devemos ter com a água do nosso planeta. As crianças precisam aprender estes ensinamentos desde cedo. Não basta nós apenas ensinar com livros, precisamos estar ensinando sobre o desperdício da água para que não deixem torneiras vazando e mangueiras abertas,etc.. valores e atitudes cotidianas requer cuidado especial da nossa parte.

    ResponderExcluir
  17. Gilmari Caron Escola Municipal Cantinho da alegria

    Após o tema discutido sobre educação ambiental, percebi que é um tema muito trabalhado no ambiente escolar para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar, cuidar e respeitar o meio em que vivem. Primeiramente dialogamos sobre como cuidar do ambiente escolar, não gastar água sem necessidade, usar o banheiro corretamente, jogar lixo no lixo, não rabiscar as paredes, entre outros. São atitudes simples como essas, que contribui com a conscientização dos alunos e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com a preservação do meio ambiente. Assistimos um vídeo da turma da Monica que fala sobre os cuidados com meio ambiente,dialogamos e desenvolvemos uma atividade onde os alunos do pré II formaram frases oralmente do que se deve fazer para preservar o ambiente escolar, as frases foram registradas no quadro por mim, para que eles pudessem copiar e completar a atividade dirigida. Acredito que essa conscientização e feita diariamente nas escolas.

    ResponderExcluir
  18. IVETE ALVES AGROVILA
    SUJEITO ECOLÓGICO
    Este tema tem como foco levar o aluno a perceber suas crenças e valores que apontam para um jeito ecológico de ser, um novo estilo de vida, com modos próprios de pensar no mundo e principalmente, de pensar a si mesmo e as relações com os outros nesse mundo, nos fez pensar nesse projeto, pois a conscientização humana por parte do meio ambiente deve ser pensada e repensada, pois vivemos em um mundo em constante transformações, onde o ser humano é o principal agente transformador do meio ambiente.
    OBJETIVOS Gerais – Desenvolver o respeito ecológico
    • Específicos – Ampliar o conceito de Meio Ambiente e Ecologia.
    Perceber a importância da participação no cuidado com o meio ambiente.
    METODOLOGIA Para que haja o respeito ecológico é preciso primeiramente que haja uma conscientização humana e proporcionar condições de aprendizagem como a leitura, que é uma maneira possível para a apresentação de uma nova estratégia de conhecimento, Fazendo a articulação desses conhecimentos, desse modo o leitor amplia sua leitura e conseqüentemente encontra uma solução para o problema e passa a entender melhor a gravidade da situação, e até mesmo encontra alternativas para o melhoramento do Meio em que vive.
    RECURSOS Utilizaremos como recurso principal aplicação de aulas expositivas, debates, câmeras fotográficas, panfletos, papel A4, canetas, lápis, cartolina, tesoura, cola.
    AVALIAÇÃO será feita de acordo com o tema abordado e o trabalho executado, será também avaliada a forma de pensar de cada estudante.

    ResponderExcluir
  19. Professora: Meyrilene Gomes da Silva
    Escola Municipal Agrovila Central

    Tema: Água e sua importância
    Duração: 90 minutos /duas aulas
    Série :1°ano fundamental

    Objetivos: Fazer com que os alunos percebam a importância da preservação dos rios.
    Conscientizar os alunos sobre a importância de cuidados com o meio ambiente
    Em um primeiro momento assistimos ao vídeo sobre Kauan e a lenda das águas. Fiz um debate com os alunos sobre o que eles perceberam com o filme quais atitudes poderiam ter sido tomadas para que o rio não secasse já que o filme tratava da poluição dos rios e, da morte dos seres que nele vivem.
    Em um segundo momentos pedir para que as crianças fizessem uma ilustração de como era o rio antes da poluição e de como ele ficou após poluírem ele jogando lixo em sua margem e dentro dele.
    Nessa atividade percebi o quanto as crianças gostaram do filme e qual a relação que elas fazem sobre os cuidados com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  20. Após o tema discutido sobre educação ambiental, (o tema água) e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil é mais difícil ainda.


    ResponderExcluir
  21. Conhecendo e discutindo as pesquisas realizadas no site e o meio ambiente, sobre o tema: Água é Vida. A importância de levá-los os seres humanos a refletir o quanto a água é importante para a nossa vida e dos seres vivos. E o quanto dependemos dela para viver. Nós humanos seres do planeta, é através dela que sobrevivemos. E por isso devemos cuidar deste bem precioso que habita em nosso planeta. Água é Vida. Cada criança que participa desse projeto é a esperança de que um dia as pessoas passaram a respeitar a água como um bem comum a todos e a utilizarem de maneira racional e consciente, sabendo que somente assim será garantida a vida em nosso planeta.
    Está sendo desenvolvido este projeto na educação infantil sobre a importância da Água é Vida: durante o segundo semestre

    ResponderExcluir
  22. Os planos que estão no site que nos foi sugerido são de muita importância para nos auxiliar em nossa prática pedagógica. Observamos que existem vários planos de aula sendo desenvolvido com os alunos sendo de grande valia, pois os alunos prestam muita atenção quando se fala da natureza. Optamos em desenvolver um projeto na Educação Infantil sobre o tema a água que é de muita importância na nossa vida e na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, e nós escolhemos este tema visando o aluno a ser, (este um transmissor de conhecimentos para toda a escola, família e comunidade), atendendo para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura para nos e para a natureza. Este projeto será desenvolvido durante este segundo semestre de 2012.

    ResponderExcluir
  23. Após o tema discutido sobre educação ambiental, (o tema água) e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil. Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é que sustenta a proposta de educação na Escola que tem como missão “promover a educação, produzindo e disser-minando o conhecimento, compromissando com a formação do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana.
    Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com o aluno levara por toda sua vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  24. Através de análise do estudo 13º de formação continuada, temos como fonte de pesquisa o portal virtual do professor ele apresenta recursos educacionais, e outras experiências através dele facilita e dinamizam o trabalho dos educadores, onde podemos conferir sugestões, criar aulas e receber orientação de experiências entre professores, e o educador deve utilizar o plano de aula como guia, permanecendo atento aos imprevistos. O plano de aula é um auxílio muito importante que nos dão suporte nas circunstancias do dia a dia de sala de aula. Na Educação Infantil, o trabalho com a higiene é cotidiano. E durante as aulas há Incentivos com as crianças a lavarem as mãos antes de lanchar, depois de brincar no parque que é uma prática diária. A fim de que esta rotina possa despertar o interesse das crianças através do lúdico e assimilarem como um hábito, sempre informando o cuidado com as torneiras sobre não desperdiçar água desnecessária.

    ResponderExcluir
  25. Plano de aula Água: uso consciente x desperdício

    Objetivos
    - Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
    Conteúdos
    - Água: usos, economia e desperdício;
    - Natureza e sociedade.

    Tempo estimado
    Segundo semestre de 2012
    Educação Fundamental ( faixa etária 6 anos)

    Material necessário
    Cartolina ou papel craft para a confecção de cartazes, copos plásticos pequenos, cola e recortes de jornais e revistas sobre economia e desperdício de água, imagens apresentadas no data show.

    Desenvolvimento

    O desenvolvimento do plano acontecerá durante 4 etapas ( Não coube a postagem de todo o plano) Porém o mesmo estará postado no blog da escola.

    Avaliação

    Verifique se a turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Você pode fazer essa verificação observando as falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, analisando o material produzido na última aula e até mesmo acompanhando possíveis mudanças no comportamento dos pequenos em relação ao consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos e corrigir uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdício.

    ResponderExcluir
  26. Os exemplos de planos de aula sugeridos, são referenciais de trabalhos interessantes e nos servirão de suportes pedagógicos. Trabalho com projetos sobre o Meio Ambiente, integrados as demais areas de conhecimentos partindo de pequenas Ações, e tem dado grandes resultados, os alunos adquirem o habito de cuidar do seu espaço.
    Algumas das Ações desenvolvidas, estarão postadas no meu blog.

    ResponderExcluir
  27. Após o encontro discutido o tema educação ambiental, esta questão é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade, e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de nossa escola com isso percebemos que é um jeito fácil de nós transmitir o aprendizados para nosso alunos, e o cuidado que devemos ter com a água do nosso planeta. As crianças precisam aprender estes ensinamentos desde cedo. Não basta nós apenas ensinar com livros, precisamos estar ensinando sobre o desperdício da água para que não deixem torneiras vazando e mangueiras abertas,etc.. valores e atitudes cotidianas requer cuidado especial da nossa parte.

    ResponderExcluir
  28. Após o encontro discutido o tema educação ambiental, esta questão é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade, e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de nossa escola com isso percebemos que é um jeito fácil de nós transmitir o aprendizados para nosso alunos, e o cuidado que devemos ter com a água do nosso planeta. As crianças precisam aprender estes ensinamentos desde cedo. Não basta nós apenas ensinar com livros, precisamos estar ensinando sobre o desperdício da água para que não deixem torneiras vazando e mangueiras abertas,etc.. valores e atitudes cotidianas requer cuidado especial da nossa parte.

    ResponderExcluir
  29. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:00:00

    Os exemplos de planos que vimos são interessantes nos mostram exemplos de projetos envolvendo principalmete a água.
    Estamos com um projeto interdisciplinar que incluiremos os cuidados com a água, o lixo e as plantas e que estenderemos ate o final do ano.

    ResponderExcluir
  30. Escola do Campo Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    Os planos de aula assistido e discutidos são referencias de trabalhos pedagógicos desenvolvidos que servem como subsídios para elaboração de nossos projetos sobre a questão ambiental que é tão discutida, principalmente a água que é o bem mais precioso que temos e que esta se esgotando. Assim com base no plano de aula resolvemos desenvolver um projeto interdisciplinar focado no cuidado com a água, o lixo e as plantas que se estendera até o final do ano.

    ResponderExcluir
  31. Iraci C S S Oliveira, Apóstolo Paulo17:35:00

    Os exemplos de planos de aulas sugerido é muito importante que nos dão suporte nas circunstância do dia a dia e tambem mostrar aos alunos a nessecidade de darmos um tratamento adequado ao lixo que geramos no dia-a-dia e na nossa escola, com isso torna o ambiente em que vivemos mais limpo e agradavel. Consentizar os alunos da responsabilidade que temos para com lixo que geramos. Levar a criança a adiquirir habito de limpeza e higiene. Compleender a importância do ambiente em que vive. Algumas atividades desenvolvida estarão postada no meu blog.

    ResponderExcluir
  32. 13º Educação Ambiental
    PROFESSORA: GABRIELA OLIVEIRA CANEDO
    ESCOLA MUNICIPAL CEC ILIA MEIRELES.
    Após estudo do texto, pesquisamos sites de educação ambiental, e planejamos aulas que esperamos resultar em envolvimento e participação dos alunos durante a aula. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas, verificando se os alunos serão capazes de: refletir de maneira crítica sobre os problemas ambientais, suas causas e consequências para a sociedade atual e futura; reconhecer a importância de preservar o espaço escolar e outros contextos sociais; identificar os problemas relativos ao ambiente escolar e propor ações para a sua resolução na escola e fora dela.

    ResponderExcluir
  33. A importância de se visitar esses planos de aulas, é que eles nos deixam bem reflexivos sobre a questão ambiental, e isso é muito bom, e ainda nos dão dicas de ótimas atividades a serem trabalhadas com nossos alunos, pois sabemos que a cada ano que se passa vem aumentando a preocupação com o meio ambiente, e a escola com a sua função de educadora ganha esta temática que é a educação ambiental onde desenvolvemos atividades e projetos com a intenção de educar nossas crianças e comunidades, sensibilizando-as para as questões ambientais. Temos o objetivo de mobiliza-las para que mudem suas atitudes erradas para com o meio ambiente, para que assim, todos nós e futuras gerações possamos usufruir de benefícios de um equilíbrio ambiental.

    ResponderExcluir
  34. ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
    PROFESSORA: MARIA LUIZA DE LIMA FERNANDES
    Após o encontro de formação continuada que dispõe sobre a educação ambiental, passamos a pesquisar os planos de aula oferecidos no endereço fornecido, analisamos várias sugestões de planejamento como fonte de pesquisa que servirão de apoio à nossa prática pedagógica, abordando o tema educação ambiental que facilitarão o trabalho dos educadores. Para mim educação ambiental começa do meu pequeno mundinho que me cerca: minha casa, meu quintal, meu bairro, minha cidade, minha escola. Faço meus alunos saberem que parte das pequenas ações como cuidar da sala de aula, o espaço em que passa um bom tempo.

    PROJETO


    Tema: Meio Ambiente.
    Titulo: Cuidando da sala de aula.
    Apresentação
    O projeto cuidando da sala de aula tem como objetivo levar o aluno a reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que lugar determina aspectos importantes da vida. Nesse sentido vale observar as atitudes dos alunos no que diz respeito a preservação e a limpeza da sala de aula e formar atitudes de responsabilidade em relação às questões ambientais partindo da sala de aula e também conscientizar os alunos da relevância da higiene e dos cuidados do ambiente para melhoria das condições de vida.
    Levar o aluno a compreender que o zelo pela sala de aula se faz necessário, pois o aluno permanece uma boa parte do seu tempo na escola.


    Justificativa
    O projeto cuidando da sala de aula partiu de um acordo entre alunos e professores.
    Tem como finalidade incentivar os alunos na preservação da sala de aula objetivando não rabiscar carteiras, paredes, não jogar lixo no chão.
    Conscientizar os alunos da relevância dos cuidados com a sala de aula é cuidar do meio ambiente.

    Objetivo geral
    #Conscientizar os alunos da importância da conservação, limpeza e a manutenção do bem público.
    Objetivos específicos
    #Cuidar da estrutura física da sala de aula, dos materiais, bebedouros, banheiros, pátios, aparelhos eletrônicos, e objetos de uso para alimentação e tomar água;
    #Cuidar do ambiente escolar com amor;
    #Conscientizar os alunos da valorização da escola começando pela sala de aula.
    Metodologia
     Iniciar o desenvolvimento do projeto falando para os alunos da importância de uma sala de aula limpa e bem cuidada.
     Falar que educação ambiental começa nos pequenos espaços em que se vive e que determinam aspectos importantes da vida.
     Distribuir tarefas para os alunos da sala de aula para que este projeto seja realizado com sucesso.
     Dar nome as equipes escolhidas de “Patrulha da limpeza”.
     Realizar as atividades de forma harmônica, conduzindo para que seja fixada a importância da limpeza, conservação e manutenção da sala de aula.
     Tarefas:
    *lembrar que ambiente limpo não é aquele que mais limpa, é o que menos suja;
    *o amor que devemos ter pela escola não rabiscando carteiras, paredes e cartazes;
    *uso das lixeiras na sala; colocar o lixo na lixeira fazendo com amor;
    *fazer a limpeza das carteiras, cadeiras, prateleiras, quadro e livros, demonstrando amor ao realizar as tarefas;
    *saber usar com zelo e com amor os aparelhos eletrônicos;
    *fazer a limpeza da sala varrendo-a conscientes da importância para a contribuição da limpeza do planeta Terra;
    *fazer a limpeza do teto periodicamente.

    Avaliação
    O processo avaliativo acontecerá durante todo o período em que o projeto será desenvolvido, através de mudanças de comportamento e pela participação e o compromisso dos alunos e professores que passam pela sala.

    Duração:
    Este projeto está sendo desenvolvido desde o inicio do ano letivo e que será dado continuidade até o final do ano.

    Público alvo
    O projeto está sendo desenvolvido em uma sala multisseriada 4º e5º anos da escola Apóstolo Paulo em Serrinha.

    Responsáveis; Maria Luiza e Elisângela Samira




    ResponderExcluir
  35. Não estou aqui para falar sobre o que todos nós já sabemos e já cansamos de ouvir, concordo em partes que a culpa é nossa, mas o que podemos fazer? Não quero propor uma revolução, mas se sabemos que temos um problema, e que podemos solucioná-lo, então, por que não o fazemos?
    A verdade permanece um mistério, mas que o Planeta está gritando por socorro, e que nós não estamos ouvindo, é  fato. Muitas são as alternativas para mudar esse quadro, podemos escolher se acreditamos ou não, se deixamos de comer carne, jogar lixo nas ruas, trocar de carro, apagar as luzes, ou não.
    Você sabe em qual verdade acreditar, então acredite nela, e faça alguma coisa, sejamos mais conscientes, e menos indiferentes.

    ResponderExcluir
  36. A importância da preservação do meio ambiente deveria ter sido incentivada à centenas de anos, dessa forma não teríamos atingido este estágio de desenvolvimento e o planeta seria mais natural.
    Porém devemos praticar ações sérias visando a preservação do planeta, pois somente através de uma sólida educação cultural e ambiental do homem, e de um sério comprometimento dele com o bem estar do mundo onde vive, que será possível conter suas ganâncias e egoísmos, para podermos construir um mundo que será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

    ResponderExcluir
  37. 13º Encontro de Formação Continuada-Escola Municipal Cristalino

    Os educadores de diversas áreas do conhecimento podem estar fazendo uso do laboratório de informatica , bem como das bibliotecas em seus respectivos educandários e blogger's de outros profissionais da educação,que desenvolvam "projetos de educação ambiental".
    Ao fazer uso do laboratório de informatica em nosso educandário, foi possível desenvolver de forma sintética o seguinte material que certamente será de grande valia em desenvolver e executar o projeto e compartilho através do link: https://docs.google.com/document/d/1rzQ4ZKNnVwa8_DYCxlMXXm7x5wDnHlJSXkWhbhY6NxY/edit

    Palavras chave: sustentabilidade - projeto teórico - planos de aula- Educação ambiental

    Realizar está formação permitiu aguçar ainda mais o quanto o tema projetos é importante em nossos educandários.

    ResponderExcluir
  38. Após o estudo deste 13º encontro, visitando o site sugerido entre outros, podemos chegar à conclusão que a educação ambiental não pode mais esperar, precisamos de atitudes concretas e urgentes e temos que trabalhar isso todos os dias para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar. Atitudes simples como não gastar água desnecessariamente, fechar a torneira enquanto escova os dentes e na hora do banho devemos fechar a torneira ao passar o sabonete, ou ao lavar a cabeça, dar descarga corretamente ao usar o banheiro, jogar lixo no lixo, não rabiscar as paredes, reciclar o lixo, entre outras, são atitudes simples que contribuem consideravelmente com o meio ambiente. Esta educação, trabalhada todos os dias, eles transmitem também aos seus familiares e levam consigo para a vida.

    ResponderExcluir
  39. Através do estudo deste 13º encontro, visitei o site sugerido e pude chegar à conclusão de que a educação ambiental não pode mais esperar, é necessário que tomemos atitudes urgentes e temos que trabalhar isso todos os dias em sala para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar a o meio ambiente. Ensinar a eles atitudes simples como não gastar água desnecessariamente, fechar a torneira enquanto escova os dentes, jogar lixo no lixo, reciclar o lixo, entre outras, que irão ditar o futuro do meio ambiente. E essa questão do meio ambiente se trabalhada dia a dia será levada pelos alunos para a vida inteira e passarão a diante para seus familiares, amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cleidiane, essa conscientização que vai sendo aprendida aos poucos de uma maneira consistente e insistente com certeza surtirá, ótimos resultados.

      Excluir

  40. Trabalhar com os alunos interdisciplinarmente em todos os conteúdos, sempre conscientizando eles da importância da natureza para nossa sobrevivência, não só o ser humano, como também os animais. Também é muito importante que as famílias deem continuidade em suas casas com os filhos, mas isso nem sempre é feito. Mas, cada um fazendo sua parte já é um passo bem grande.

    ResponderExcluir
  41. Kátia Simone, Escola Municipal Agrovila Central.
    Os planos de aula observados são ótimos suportes para nosso trabalho em sala de aula, uma vez que é sempre bom termos contatos com outras idéias e referencias.
    O meio ambiente é o bem mais precioso que dispomos e fazer uso consciente dele é de grande importância , devemos colocar nossos alunos em contato com essa responsabilidade, e quanto mais cedo melhor.

    ResponderExcluir
  42. Existem inúmeros planos de aula na internet, portanto cabe aos pesquisadores adaptá-los a realidade que se encontra, existem um ditado popular."Nada se cria tudo se copia." Porém se copia de forma diferente.

    ResponderExcluir
  43. Elisângela Samira de Lima Fernandes-Escola Apóstolo Paulo

    Nesse encontro foi nos oferecido um site onde pudemos analisar vários planos de aulas em relação ao meio ambiente, nos quais servirão como suporte na prática pedagógica. Várias atividades e projetos podem ser desenvolvidos através deles.
    Segue abaixo um projeto que está sendo desenvolvido juntamente com a professora Maria Luiza.
    PROJETO


    Tema: Meio Ambiente.
    Titulo: Cuidando da sala de aula.
    Apresentação
    O projeto cuidando da sala de aula tem como objetivo levar o aluno a reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que lugar determina aspectos importantes da vida. Nesse sentido vale observar as atitudes dos alunos no que diz respeito a preservação e a limpeza da sala de aula e formar atitudes de responsabilidade em relação às questões ambientais partindo da sala de aula e também conscientizar os alunos da relevância da higiene e dos cuidados do ambiente para melhoria das condições de vida.
    Levar o aluno a compreender que o zelo pela sala de aula se faz necessário, pois o aluno permanece uma boa parte do seu tempo na escola.


    Justificativa
    O projeto cuidando da sala de aula partiu de um acordo entre alunos e professores.
    Tem como finalidade incentivar os alunos na preservação da sala de aula objetivando não rabiscar carteiras, paredes, não jogar lixo no chão.
    Conscientizar os alunos da relevância dos cuidados com a sala de aula é cuidar do meio ambiente.

    Objetivo geral
    #Conscientizar os alunos da importância da conservação, limpeza e a manutenção do bem público.
    Objetivos específicos
    #Cuidar da estrutura física da sala de aula, dos materiais, bebedouros, banheiros, pátios, aparelhos eletrônicos, e objetos de uso para alimentação e tomar água;
    #Cuidar do ambiente escolar com amor;
    #Conscientizar os alunos da valorização da escola começando pela sala de aula.
    Metodologia
     Iniciar o desenvolvimento do projeto falando para os alunos da importância de uma sala de aula limpa e bem cuidada.
     Falar que educação ambiental começa nos pequenos espaços em que se vive e que determinam aspectos importantes da vida.
     Distribuir tarefas para os alunos da sala de aula para que este projeto seja realizado com sucesso.
     Dar nome as equipes escolhidas de “Patrulha da limpeza”.
     Realizar as atividades de forma harmônica, conduzindo para que seja fixada a importância da limpeza, conservação e manutenção da sala de aula.
     Tarefas:
    *lembrar que ambiente limpo não é aquele que mais limpa, é o que menos suja;
    *o amor que devemos ter pela escola não rabiscando carteiras, paredes e cartazes;
    *uso das lixeiras na sala; colocar o lixo na lixeira fazendo com amor;
    *fazer a limpeza das carteiras, cadeiras, prateleiras, quadro e livros, demonstrando amor ao realizar as tarefas;
    *saber usar com zelo e com amor os aparelhos eletrônicos;
    *fazer a limpeza da sala varrendo-a conscientes da importância para a contribuição da limpeza do planeta Terra;
    *fazer a limpeza do teto periodicamente.

    Avaliação
    O processo avaliativo acontecerá durante todo o período em que o projeto será desenvolvido, através de mudanças de comportamento e pela participação e o compromisso dos alunos e professores que passam pela sala.

    Duração:
    Este projeto está sendo desenvolvido desde o inicio do ano letivo e que será dado continuidade até o final do ano.

    Público alvo
    O projeto está sendo desenvolvido em uma sala multisseriada 4º e5º anos da escola Apóstolo Paulo em Serrinha.

    Responsáveis; Elisângela Samira e Maria Luiza


    ResponderExcluir
  44. Maria José Cordeiro de Farias- Escola Mun. Ed. Inf. Vila Nova
    Segundo Neide Nogueira a Educação Ambiental é uma jornada nas redes estaduais da região Amazonica que está atrapalhando muito. Os professors estão com uma jornada exessiva por isso não consegue desenvolver sua prática. O objetivos das escolas é conhecer os diferentesusos da água e entender a sua presence em ambientes distintos. A água pode ser encontrada nos rios, lagos , mares e oceanos, além de encontrarmos também nas frutas e alguns outros alimentos. Sabemos que a água é um fenômeno muito importantepra todo ser vivo . Hoje as águas estão cada dia diminuendo mais, pois os homens sem pensar que está prejudicando a natureza e á si mesmo, fazendo queimadas, jogando lixo em calquer lugar,fazendo desmate, plantando com agrotóxio e quando vem a chuva escorre pras fontes d’água poluindo principalmente as principais fontes. Nós professors estamos fazendo um trabalho em sala de aula concientizando os alunos a importancia da água pra todo ser vivo.

    ResponderExcluir
  45. Professor Divino Guarujá10:42:00

    Na pesquisa feita analisamos uma série de conteúdos que são propostos para trabalhar com a questão sobre a água, no ambiente escolar. São abordadas muitas metodologias, acerca da sustentabilidade e do consumo consciente nesta questão, em nossa escola trabalhamos com nossos alunos, sobre a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, até chegar em nossos lares, sua forma de tratamento, fizemos maquetes que foram e apresentadas, foi muito bom para todos, pois aprendemos que sem água não seria possível haver vida na terra, após informar aos alunos sobre o assunto da aula, todos se interessaram, pois a água tem símbolo de vida.
    O meio ambiente é nossa morada, precisamos cuidar dele!

    ResponderExcluir
  46. A internet serve para auxiliar o professor com inúmeros planos de aulas disponíveis e uma série de inovações para o professor.
    Existem inúmeros planos de aula na internet, portanto cabe aos pesquisadores adaptá-los a realidade que se encontra, existem um ditado popular."Nada se cria tudo se copia." Porém se copia de forma diferente.

    ResponderExcluir
  47. Através da pesquisa realizada sobre o projeto água, percebi que existem várias opções de estar trabalhando a conscientização e preservação da água e do meio ambiente. Pois a semente de preservar deve ser plantada quando as crianças são ainda pequenas, são os pequenos atos de preservação que fazem com que elas se tornem adultos conscientes, capazes de preservar, cuidar e proteger o meio em que vivem.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Bem planos de aula são inumeros que encontramos na internet, não é por falta de sugestões que nos iremos deixar de trabalha-los, aqui na escola de educação infantil ja trabalhamos os projetos incluindo o berçario, e acredito que é muito mais facil desenvolver os mesmos pois os alunos participam e gostam, temos resultados exelentes de projetos que deram certo e principalmente quando refere-se a educação ambiental trabalha-se no concreto tendo resultados significativos pois os alunos interagem juntamente com o professor e seus familiares cobrando dos mesmos a preservação do ambiente atraves do projeto que foi desenvolvido.

    ResponderExcluir
  50. PROFª MARLY DO COUTO ANTUNES
    ESCOLA AGROVILA CENTRAL
    Devido à importância de se preservar o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo desenvolvida nas escolas do campo com as disciplinas de praticas agro ecológicas. O desafio de se trabalhar ou conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e grande, mas devemos lutar pra que isso aconteça.
    Disciplina: Práticas Agras Ecológicas
    DURAÇÃO: Cinco aulas do 2° semestre do ano de 2012
    TEMA: Homem e o Meio Ambiente
    OBJETIVO:
    • Refletir e conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente.
    PROFESSORA: Marly do Couto Antunes
    Ano
    Pré Escola
    Objetivo

    Sensibilizar os alunos para que percebam a necessidade de cuidar da natureza. (rios, árvores pássaros etc.) Levá-los a repensar suas atitudes, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

    Conteúdo
    Relação homem-natureza e preservação do ambiente.
    1º Momento
    Em uma roda de conversa explicar sobre o lixo, quanto tempo demora para se decompor determinados materiais em nosso planeta.
    2º Momento
    Assistir vídeo da turma da Mônica ECONOMIZAR ÁGUA
    Ouvir MÚSICAS
    Como pode um peixe vivo
    Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó)
    3º MOMENTO fazer questionamento sobre o filme e as musicas.
    Como devemos cuidar do meio ambiente?
    O que destrói o Meio ambiente?
    O que é desmatamento? O Que é poluição?
    4º MOMENTO
    Passeio em volta da escola, desenhos, cartaz coletivo, lista, sondagem.
    Avaliação
    Observe o envolvimento e participação da turma durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Durante todo o trabalho, questione cada aluno, individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento e aprendizagem. Observe os questionamentos feitos por cada um e a maneira como busca sanar suas dúvidas. Procure perceber, também, se realmente estão tendo alguma mudança de comportamento pensando na preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  51. Noemi Teixeira Escola Vila Nova Infantil.
    Na internet tem vários planos para trabalhar sobre o meio ambiente, assim o professor tem novas ideias, estratégias para Trabalhar em sala, o que deve ser feito é adapta-lo a sua realidade de escola, e pude perceber que pequenas ações se gera grandes resultados fazendo um trabalho que se de continuidade com os alunos assim terá um bom resultado salvando a nossa água onde todo o ser vivo precisa.

    ResponderExcluir
  52. Através de pesquisas realizadas em vários saites percebi a grande ajuda que o professor encontra na internet para auxilia~lo no trabalho em sala de aula, planos de preservação da natureza,a água e vários outros temas com metodologias diferenciadas que servirão como suporte e que trazem um grande enriquecimento de atividades para serem desenvolvidas nas salas de aula.

    ResponderExcluir
  53. A pesquisa feita no site teve grande valia, pois nos auxilia em nossa pratica pedagógica e no dia-dia, proporcionando um trabalho diferenciado a ser desenvolvido com os nossos alunos. O plano de aula é um auxílio muito importante que nos dão suporte nas circunstancias do dia a dia de sala de aula. Na escola envolver as crianças, pais, e educadores, no projeto água é um trabalho cotidiano, incentivando a nos multiplicar nossos conhecimentos

    ResponderExcluir
  54. Na internet tem vários planos para trabalhar sobre o meio ambiente, assim o professor tem novos caminhos para Trabalhar em sala de aula e com isso devemos adptá-lo a realidade de sua comunidade escolar, e pude perceber que pequenas ações gera grandes progressos.Pois podemos fazer um trabalho continuo com os alunos, assim terá um bom resultado salvando o nosso planeta ,cada aluno e uma pequena gota da água. .

    ResponderExcluir
  55. Nós que trabalhamos na educação infantil,estamos sempre realizando atividades sobre os cuidados com o meio ambiente, principalmente os cuidados com a água, com o lixo em nossas casas, na escola,e tambem realizamos passeios observando os terrenos baldios,os bueiros onde escorre as águas pluviais,fazendo que observem a quantidade de lixo existente neste local na época de seca e os proplemas que teremos quando chove.Observamdo as árvores e sempre tentando concentizar os alunos da imporância de plantarmos, cuidar do meio ambiente pois ele nos da vida.

    ResponderExcluir
  56. Apos o estudo sobre a educação ambiental,percebi que nós da educação infantil ja viemos trabalhando assuntos relacionados a água durante o ano todo e não só na semana do meio ambiente,pois ao escovarmos os dentes sempre falamos que devemos cuidar para não desperdiçar a água, e não jogar lixo no ambiente escolar que lugar de lixo é na lixeira.Tambem realizamos paceios ao redor da escola observando as ruas que muitas vezes estão cheia de lixo que poderia ser reciclado. Realizando essas atividades com os alunos esperamos que no futuro os mesmos se tornem cidadãos concientes que protejam a natureza para o bem da humanidade.

    ResponderExcluir
  57. Com relação á pesquisa e estudo realizado, entendo-se, toda busca serve para melhorar o conhecimento, e os planos de aula é uma organização que faz parte da profissão. É de fundamental importância pesquisar novas idéias com isso pode melhorar a prática. O assunto em questão precisa ser lembrado todo tempo, pois estamos sentido na pele o não cuidado com o meio ambiente. Quanto mais informação o professor tiver e passar para o aluno, podem diminuir futuros problemas.

    ResponderExcluir
  58. FABIANA BARRETO , VILA NOVA08:11:00

    Após ler muitos planos de aulas sobre questão ambiental e colocá-los em prática de diversas maneiras denro da sala de aula, através de aulas dialogadas, com cartazes, experiências, pude perceber que a melhor maneira de sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente em que se vive, preservando água, não jogando lixo no chão, cuidando das árvores, não poluindo o ambiente é através de filmes, no qual prende atenção das crianças e as emociona fazendo com que elas não esqueçam de amar e preservar o ambiente em que ela vive.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Ademária - Apóstolo Paulo

    Ao navegarmos no site a que nos foi sugerido, no qual apresenta planos de aula sobre Educação Ambiental. De imediato já percebemos que o plano de aula que foi entregue para nós, também se encontrava neste endereço. E logo observamos que existem inúmeros planos de aula e registros que abordam sobre esse assunto e que são referenciais de trabalhos que nos servirão como exemplos em nossa prática pedagógica. Trabalharemos com projetos sobre a Educação Ambiental de forma interdisciplinar partindo de pequenas ações do nosso dia a dia de sala de aula a ações coletivas visando à sensibilização quanto à importância do Meio Ambiente para o ser humano. Postaremos nossas atividades no blog.

    ResponderExcluir
  61. PATRICIA ALVES DA SILVA( ESCOLA EDNA LANE19:12:00

    Após o estudo e debate com as colegas sobre a educação ambiental percebi que na educação infantil já trabalhamos diariamente a conscientizar as crianças ao cuidado de não desperdiçar agua, as orientarmos na hora do banho, escovação para deixar a torneira e chuveiro ligado por muito tempo, a não jogar lixo nas ruas, pois quando chove as enchoradas levam os mesmo para rios ,lagos onde vem a tornar a agua impropria para o consumo e se não cuidarmos deste problema sofreremos a consequência no futuro.

    ResponderExcluir
  62. ESCOLA MUNICIPAL Agrovila Central
    Professora: Marislei Carias
    Ensino Fundamental: 5º ano
    Duração da aula: Esta aula terá a duração de 2 horas.
    CONTEÚDO: Meio ambiente.
    OBJETIVOS:
    • Orientar os alunos para que saibam como preservar o ambiente e os cuidados que devemos ter.
    • Conscientizar os alunos para a preservação do meio ambiente reciclando.
    METODOLOGIA:
    Dialogar com os alunos sobre o tema Meio Ambiente e explicar como serão desenvolvido está atividades, os alunos irão ler livros sobre o tema discutido, depois destas atividades desenvolvidas vamos aprender como reciclar alguns materiais, bem como papel, rolos de papel higiênicos.
    Avaliação:
    Os alunos serão avaliados de acordo com o desenvolvimento das atividades e desempenho de cada um.




    ResponderExcluir
  63. PATRICIA ALVES DA SILVA9 ESCOLA EDNA LANE)22:46:00

    O tema Educação ambiental é trabalhado na escola Ed. Infantil Edna Lane, pois trabalhamos o projeto reciclagem onde sempre procuramos a conscientizar as crianças sobre a importância da conservação do meio ambiente. Através da reciclagem do lixo. Visitamos o lixão da nossa cidade onde procuramos mostrar aos alunos a grande necessidade de preocuparmos na separação adequada dos lixos das nossas casas para que eles venham ser reaproveitados, evitando a contaminação do solo, e os lenções freáticos e até mesmo o ar. Esta conscientização também vem de casa, porque o gesto do dia a dia da família, ao que se diz ao respeito do descarte de lixo influencia os filhos tornarem adultos conscientes no que se diz preservação. Temos que conscientizar os nossos sobre a importância da preservação do meio ambiente mostrando que um simples gesto de não jogar lixo no chão e separa adequadamente e descarta-lo em lugar adequado contribui muitíssimo com nosso planeta.

    ResponderExcluir
  64. Escola Edna Lane
    Professora: Marta Gislene (suzy)
    Após o encontro de formação continuada que dispõe sobre a educação ambiental.
    Os planos encontrados e vários sites nós ampara com varias ideias e projetos sobre o meio ambiente; que nós auxiliamos, mas, porém não deveria fica só no plano. Esse material possa ser trabalhado de maneiras interdisciplina, multidisciplinar, e um tema que devemos sempre indo e voltando co, o tema meio ambiente, devera ser trabalhado constantemente onde possa conscientizar cada vez mais como educação e um processo.
    Escola que trabalho Edna Lane levou todos os alunos a visitar o lixão mostrando a realidade no concreto, ficou surpresa com tantos lixos da nossa cidade, que não está sendo separado, adequadamente, que muitos lixos poderiam ser reciclados e higienizados e doado algumas instituição.

    ResponderExcluir
  65. 13º Encontro

    Professora Maria cassimira, Lucynei pereira

    De acordo com nogueira, ela nos faz refletir sobre o que é educação ambiental, porque vivemos no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do meio ambiente alguns deles: a água, o ar clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas. , a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso planeta.
    Afetando-nos direta e indiretamente o meio ambiente é importante a todos nós seres humanos, sendo necessário o cuidado, juntamente com o cultivo de todos.
    Presenciamos dia a dia nas telecomunicações notícias demonstrando de como o homem prejudica a natureza. E esse mau-tratamento acarretado muitas vezes pelo homem pode nos ser prejudicial num futuro muito próximo.
    Já imaginou a humanidade sem água? Impossível não é mesmo? Com toda certeza que é impossível a vida sem água, mas é isso que irá acontecer com este recurso natural, se nós não começarmos, por exemplo, a economia, ou a preservação dos mares, rios e também dos oceanos. O mesmo ocorre com as nossas florestas, pois cada dia aumenta o número de matas sendo desmatadas e destruídas, tudo isso para o trabalho do homem. E o mesmo acontece com os nossos animais, sendo extintos e também inúmeras plantas de nossa flora, tudo sendo destruído.
    Sem falar da poluição que convivemos diariamente, pois as fumaças que os carros soltam, e indústrias colaboram para que os índices da poluição só aumentem.
    Portanto sabemos perfeitamente que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, o mais saudável que aconteça é toda a humanidade tomar consciência da importância que o meio ambiente nos faz, começando as providencias e as preservações, ou seja, mobilizando a todos. Pois sem estes recursos: água, terra, ar, afetados, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as conseqüências, pois os prejudicados serão os humanos também.



    ResponderExcluir
  66. Os planos de aula devem ser diversificados com vídeos, debates, leituras de paisagens, cartazes etc, de modo que desperte interesse e a participação de todos os alunos, bem como, cuidado e respeito ao meio em que vive.

    ResponderExcluir
  67. Escola Municipal Agrovila Central
    Professora: Giovana de Oliveira Pereira
    13º Encontro
    Percebe-se que na escola onde estou o laboratório de informática é bastante utilizado para o desenvolvimento dos planos, pois, em algumas diciplinas são mais usado do que outros. Sendo usado algums sites no qual são eles: TV escola,nova escola e jogos educativos entre outros como pesquisas diversas e blogges educativos. Contudo tende-se uma das grandes importância utilizar as tecnologias sendo um deles o laboratório ao nosso conhecimento e aprendizagem.
    Em relação aos planos de aulas sobre o tema Meio Ambiente são vários sites nós ampara com várias idéias e projetos sobre o meio ambiente; que nós auxilia, sendo trabalhado de maneiras interdisciplina, multidisciplinar, onde é trabalhado constantemente podendo conscientizar cada vez mais como educação .

    ResponderExcluir
  68. Claudia Busanello, Escola Vila Nova Infantil
    A visita ao laboratório de informática nos possibilitou o contato com diversos planos de aula sobre o meio ambiente que serviram para ampliar nossas ideias para trabalhar esse conteúdo com nossos alunos, pois as vezes tem-se a ideia porém as vezes poucos detalhes faltam para por a ideia em prática e essa vizita ao laboratório serviu para abrir nossa cabeça.

    ResponderExcluir
  69. O laboratório de informática oferece situações de aprendizagem ricas, complexa e diversificada, ajuda nas preparações dos planos de aula sobre o meio ambiente. Pois nos educadores temos que inovar sempre os nossos conteúdos para que possamos atrair os alunos e trabalhar de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  70. Hoje percebe que a tecnologia digital se tornou fundamental em nossa vida, principalmente quando usamos a favor do ensino e aprendizagem. Podemos encontrar diversos sites que possibilitam a planejar aulas produtivas e significativas, instigando ao aluno um aprendizado prazeroso. Realizar atividades, projetos e diálogos que esteja relacionado à Educação Ambiental se tornou temas necessários nas escolas, principalmente sobre lixo e água é muito importante que as crianças desde cedo começam a ter respeito e conscientização sobre a realidade do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  71. Atualmente a visita ao laboratório de informática tem que fazer parte da nossa rotina escolar, ele nós dá suporte para planejar nossas aulas, tornando-as mais ricas em conhecimentos e dinâmicas. Durante a pesquisa ao laboratório de informática percebemos vários planos em relação à Educação Ambiental onde nós possibilitou várias ideias e estratégias para um trabalho pedagógico mais significativo .Alguns planos de aula tem que ser adaptando a nossa realidade para coloca-los em pratica e apresentar resultados satisfatórios ao ser desenvolvidos com nossos educandos.

    ResponderExcluir
  72. Após a leitura e a visita ao laboratório de informática percebi que cada dia mais estamos usando a tecnologia ao nosso favor e que deve sempre está presente no dia do professor e também dos alunos. Podendo fazer parte do planejamento diário com excelentes aulas sobre o Educação Ambiental. Aprofundando meu conhecimento nessa pequisa sobre algumas aulas sobre o meio ambiente com certeza terei mais recursos pra trabalhar com meus alunos possibilitando novas ideias e também estratégias para que meus alunos possam assimilar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  73. Após fazer a reflexão do texto e pesquisar em vários sites na internet, percebe-se que existem vários planos de aula sobre educação ambiental que enriquece o nosso fazer pedagógico em sala de aula, basta adaptá-lo a nossa realidade. A nossa escola fez uma visita no lixão de Água Boa com os alunos com os alunos, mostrando o acúmulo de lixo pelo tamanho da cidade e também quase não estão reciclando por esse motivo existem muitos lixos e mau cheiros. Também é trabalhado na sala de aula os cuidados com o lixo sensibilizando os alunos com diálogo, cartaz e história com fantoches e teatro, desta forma os alunos assimilam mais sobre os cuidados com o meio ambiente e a nossa aula torna-se mais atraente.

    ResponderExcluir
  74. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa

    Navegando no site que nos foi sugerido, deparamos com vários planos prontinhos para serem executados em sala, precisando apenas de algumas adaptações para nossa realidade, pois estamos educando futuros cidadãos, e não é nada interessante que trabalhamos a base de copia e cola, se cobramos de nossos alunos por que é que nós vamos fazer. Lembrando que os alunos adoram pesquisar no laboratório e descobrir novos horizontes.

    ResponderExcluir
  75. ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA
    PROFª DHAYANNE

    Acredito que é importante estar sempre elaborando aulas que propiciem aos alunos o contato direto com ambiente informatizado, pois vivemos um período de grandes avanços na tecnologia onde “tudo” se faz através de computadores, o mercado de trabalho se modernizou e precisamos apresentar estes recursos aos nossos alunos com o intuito de deixá-los agregados a estas mudanças tão significativas para o desenvolvimento de nossos futuros profissionais.

    ResponderExcluir
  76. Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual.
    Este plano de aula visa trabalhar com a questão da água que é no momento um dos principais assuntos que precisam ser trabalhadas para conscientizar nossas crianças quanto à preservação da água. Serão abordadas a questão da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra.

    Objetivos
    Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
    Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

    Conteúdos
    Água: distribuição, usos e consumo e ciclo da água

    Ano
    3º A
    Tempo estimado:
    4 aulas

    Desenvolvimento das atividades
    Primeira aula
    De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou seqüências didáticas sobre a questão da água.

    Pode-se propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveite e assinale, também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.

    ResponderExcluir
  77. Após ter feito a pesquisa nos sites que nos foi sugerido encontramos vários planos de aula riquíssimo sobre educação ambiental, decidimos trabalhar sobre o lixo, com recorte, colagem, cartaz e historinha com fantoches, foram aulas muito importante e que continuares trabalhando até o final do ano. Pois estamos vivendo no mundo cada vez mais informatizado, e nossas crianças precisam de mudanças e com a tecnologia nossas aulas tornam-se mais interessante prazerosa e com certeza desde a educação infantil sejam sensibilizado sobre este tema tão importante que a educação ambiental.

    ResponderExcluir
  78. A importancia de cuidar do meio ambiemte se começa na educaçao infantil e ate emtao e aonde tudo começa levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  79. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Escola Municipal Agrovila Central
    Diante das mudanças da paisagem natural percebemos a importância de trabalhar a preservação do meio ambiente, pois é grande o número de desmatamento.
    Disciplina: Ciências
    Duração: Três aulas
    Tema: Dia da árvore
    Objetivo:
    _ Conscientizar os alunos da importância de preservar as matas.
    _ Sensibilizar para que evite o desmatamento.
    Metodologia:
    As aulas serão ministradas com debates, livros didáticos, produção de desenhos, e não verbais.
    Avaliação:
    Desempenho, criatividade e participação.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo10:16:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Simone de Assis Silva
    Após a pesquisa no laboratório percebi a importância de estar sempre elaborando plano de aula que oriente os alunos o porquê de estarmos trabalhando incansavelmente na reciclagem de papel, para saber de onde vem o papel de que é feito e principalmente evitar que muitas árvores sejam derrubadas desnecessariamente, vamos contribuir para ter um meio ambiente mais limpo e com menos derrubadas, é com as nossas pequenas atitudes que podemos ter um futuro com pessoas mais conscientes em preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  81. Escola Apóstolo Paulo
    Sidna de Jesus Carvalho

    A EA ( educação ambiental) é um tema transversal, e deve ser trabalhado em todas as disciplinas e por todos os professores. Ao estudar e debater esse tema nas diversas formações que participei percebi que existe uma preocupação unânime com as questões ambientais. Nessa atual formação continuada que oportunizou aos educadores modelos de planos sobre o respectivo assunto e sugeriu que em grupos navegássemos observando e analisando planos de aulas, deparamos com planos excelentes. Mas o que mais chamou a atenção do meu grupo foi o plano “ Papel desmatando e reciclando). O mesmo foi sugerido pelo autor para ser trabalhado em Ciências Naturais. Mas pensando na importância do tema e na sugestão dos PCNs que o meio ambiente é um tema transversal, vamos utilizá-lo como modelo de prática pedagógica trabalhando a reciclagem do papel na sala do 6° e 7° anos em diversas disciplinas ao longo desse semestre, visando o zelo pelo meio ambiente.

    ResponderExcluir
  82. Cinara Cristina Pereira Domingues08:36:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Cinara
    Quando se falamos em meio ambiente falamos em saúde, trabalho e tudo mais de bom que podemos querer. Falamos de futuro e é por isso que com base nos planos de aulas oferecidos e também os planos criados é que tenho trabalhado esse tema tão importante para garantir aos alunos bem como a comunidade uma boa educação ambiental

    ResponderExcluir
  83. Cinara Cristina Pereira Domingues08:40:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Cinara
    Quando falamos em meio ambiente falamos em saúde, trabalho e tudo mais de bom que podemos querer. Falamos de futuro e é por isso que com base nos planos de aulas oferecidos e também os planos criados é que tenho trabalhado esse tema tão importante para garantir aos alunos bem como a comunidade uma boa educação ambiental.

    ResponderExcluir