PROJETO DE ASSENTAMENTO P.A JARAGUÁ Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanistas, Conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã construção de sociedades sustentáveis. Fomentar processos de formação continuada em educação ambiental, formal e não formal, dando condições para a atuação nos diversos setores da sociedade. Nas, associações, cooperativas, comitês, entre outros – que atuem em programas. de intervenção em educação ambiental, apoiando e valorizando suas ações. Fomentar a transversalidade por meio da internalizarão e difusão da dimensão ambiental nos projetos, governamentais e não governamentais, de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.
14º Educação Ambiental Nesta reunião, foram apresentados e discutidos os planejamentos feitos por meio da pesquisa no laboratório de informática dos sites sobre educação ambiental, espero que todos os planos elaborados e projetos que a escola já possui, sejam instrumentos de multiplicar e reeducar os alunos e familiares sobre o assunto em questão, que as crianças se sintam responsáveis por fazer a diferença no meio onde vivem.
Educação Ambiental é algo que vai além de um discurso, exige-se mudança de comportamento e atitudes por parte de todos nós, espero que todos os discursos que surgiram não só na minha escola mas enfim nas demais tbm possam sair da teoria embora alguns já vêm sendo executado,que essas práticas venham sair de forma natural e que não venha ser algo imposto,e tornar-se apena tarefa cumprida...
ESCOLA APÓSTOLO PAULO MARIA LUIZA DE LIMA A DIFERENÇA SE FAZ COM PEQUENAS AÇÕES. Educação ambiental é um tema transversal. Sempre que necessário pode ser trabalhado. Educação ambiental é um trabalho desafiador, pois tem a ver com mudanças de valores, atitudes e práticas. Então o educador precisa pensar uma didática que inclua situações práticas que envolvam os alunos. E uma boa metodologia de se fazer é trabalhar com projetos. A escola como espaço social é o lugar fundamental para inserir a partir das pequenas ações, sobre o assunto em questão e que as crianças possam apresentar mudanças de comportamento, responsabilidade, repassando para familiares e sensibilizados deque fazemos parte do meio em que vivemos.
O trabalho com o tema sobre a “Água Uso Consciente e Desperdício.” Irei conversar com as crianças como a água é importante para nossas vidas. Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupas, pratos, regar plantas, etc...No desenvolvimento desse projeto, faremos desenho, cartazes, pinturas que retratem a importância da água, e estar trabalhando sempre com as crianças para que tenham uma visão dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta da água proporcionar aos alunos diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, para que no futuro não aumente a escassez da água para a população.
Com o objetivo de desenvolver no ser humano a consciência sobre o meio ambiente, como sendo um lugar para as futuras gerações no exercício de sua cidadania é que a Educação Ambiental faz-se presente como conteúdos trabalhados nas escolas. O papel desempenhado pelo professor, como mediador do conhecimento, proporciona ao profissional da educação um posicionamento crítico e reflexivo quanto às questões da educação ambiental. O diálogo deve ser o argumento principal nesse processo de conscientização, porém é necessário que não fique só em conversas, é de fundamental importancia planejar e executar o projeto com responsabilidade.
14º Encontro Formação Continuada-Escola Municipal Cristalino EMC
Realizando inicialmente o conhecimento da legislação ambiental no 12º encontro de formação continuada, percebemos quanto membro de equipe de educadores há preocupação crescente da sociedade brasileira em promover e fortalecer a educação ambiental. As expectativas são que; os projetos possam contribuir com a formação da cidadania ambiental em nossos educandos, possibilitando uma nova geração de cidadão com habilidades ambientais plenas, possibilitando ao seu meio urbano um ambiente saudável. Esperamos que está formação continuada com a temática ambiental possibilite mudanças sociais em beneficio da própria sociedade aguaboense e de nosso educandário.
ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL LUCELIA LOPES DA SILVA Nada mais perfeito do que uma aula teórica voltada para a prática sobre o meio ambiente, principalmente quando consegue atingir os cinco sentidos, isso faz com que os alunos passam a interessar, participar mais da aula, com certeza obtendo mais rendimentos nos conteúdos, este conhecimento vai de encontro com a família tornando um trabalho muito mais desafiador, onde transforma mudanças, valores, atitudes e até mesmo troca de conhecimento diferente.
Na Escola Cecília Meireles os professores partilhamos as pesquisas e planos de aula sobre Educação Ambiental. Temos projetos e planos de aula muito interessantes sendo desenvolvidos na escola. A Educação Ambiental é um conteúdo que está presente do início ao final do ano letivo; por isso a minha expectativa em relação a este assunto é otimista. Tudo o que fazemos com os alunos para melhorar o ambiente (principalmente na prática) fará parte da aprendizagem deles para o resto da vida.
Educação ambiental necessita urgente de mudança de pensamento e atitude e não pode ficar apenas no discurso ou plano mas em ações concretas. Deve ser trabalhado durante todo o ano com os alunos e nos, adultos, também devemos nos policiar mais com relação aos nossos hábitos. É um desafio constante pois necessita mudança de valores e atitudes e muita responsabilidade pois o futuro é hoje, agora, e não podemos deixar que nossas crianças cresçam alheias a isso e ate mesmo quando trabalhamos com nossos alunos com sucatas, já estamos mostrando a eles uma pequena fração do que pode ser feito pelo meio ambiente.
A educação ambiental é um componente essencial no processo de formação permanente. Os professores são fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois tentamos sempre desenvolver hábitos e atitudes sadios de conservação e respeito a natureza. A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano.
14º encontro Professora Maria cassimira Para que nós professoremos possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase. Podemos inicialmente, dizer que a educação infantil corresponde à educação oferecida para a criança do nascimento até aproximadamente os seis anos de idade. Considerado nos dias atuais como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos: Físico Psíquico Cognitivo Social Uma característica marcante nas crianças mais novas da Educação Infantil é o forte vínculo que elas têm com seus familiares. Por isso, nessa fase, a escola terá também a função de buscar um equilíbrio na integração família/escola. Nessa primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que ela aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca. Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança. Essa fase deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da busca e da descoberta, de forma prazerosa, aprendendo a ser confiante e a participar de atividades em grupo. A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Elisângela Samira de Lima Fernandes- Escola Apóstolo Paulo
As expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a partir do momento que esse tema é trabalhado de forma ampla desde as series iniciais, o ser humano já cresce tendo em mente atitudes responsáveis para com o meio ambiente.
As expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos, efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. Trata-se de compreender e buscar novos padrões, construídos coletivamente, de relação da sociedade com o meio natural.
As expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos, efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. Trata-se de compreender e buscar novos padrões, construídos coletivamente, de relação da sociedade com o meio natural.
Educação ambiental é um processo pedagógico participativo uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. Permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros. A escola como espaço social é o lugar fundamental para inserir a partir das pequenas ações, sobre o assunto em questão e que as crianças possam apresentar mudanças de comportamento, responsabilidade, repassando para familiares e sensibilizados deque fazemos parte do meio em que vivemos
Sabemos que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, nos como educadores precisamos trabalhar diariamente com os nossos alunos desde muito cedo para que aconteça uma sensibilização e conscientização junto as famílias e as crianças, e que aconteça de um modo natural a toda humanidade tomando consciência da importância que o meio ambiente nos faz, ou seja, mobilizando com ações e atitudes a todos , trabalhando brinquedos com sucata ( reciclagem) e a importância de economizar a água em pequeno gestos diário como na escovação, na hora do banho, lavar as mãos etc.. . Pois sem estes recursos: água, terra, ar, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as conseqüências, pois os prejudicados serão todos nos.
O projeto desenvolvido na escola, é sobre o meio ambiente e esta sendo um conjunto de expectativas futuras de grande sucesso , presente na vida dos nossos alunos e o cotidiano do dia a dia dos cidadãos e de todas as idades. A prática da Educação Ambiental requer caminho bastante complexo, pois é preciso parar agora com a degradação do nosso planeta, assumindo que a função não é impor a ideologia da classe dominante nem negar seu papel na transformação social, mas sim nosso papel na escola, sociedade e todos os moradores do nosso planeta. A prática de educação ambiental mostra o caminho para o alcance da sustentabilidade de um povo. Trabalhando o ideal ambiental nas crianças, formará uma nova “remessa” de adultos prontos para restabelecer o equilíbrio do planeta.
Devemos estar atentos sobre os estudos na educação ambiental. No projeto água que estou trabalhando com os alunos espero que eles entendam que devemos estar atentos sobre os cuidados com a natureza, compreendendo a importância de preservar o nosso meio ambiente.É importante começar desde pequenos a reconhecer a importância da água para vida, mostrando que a água é essencial para manter a vida de cada ser vivo no planeta.
Trabalhar com tema meio ambiente é muito bom e sabemos que é algo muito importante para nossa melhoria de vida ou melhor uma qualidade para nossa existência aqui na terra, mas pena que nos os seres humanos temos consciência do estrago que a cada dia provocamos para o meio , mas não reagimos como deveria, por isso com pequenas atitudes, incentivo, como essa de trabalhar com nossas criança é uma maneira mais positiva que temos á oferecer, pois se começarmos preparar nossos alunos, a nova geração terá mais consciência e atitudes que poderá salva a nós mesmo.
Após a reflexão lida da 14º formação continuada, é visto que este tema água já vem sendo trabalhado em nossa escola, e esta sendo um desafio trabalhar esse assunto, no intuito de despertar nos alunos e os demais a importância e o cuidado que devemos ter com a água, protegendo o meio ambiente para que futuramente nossos alunos de hoje sejam os multiplicadores de amanhã, em não estar desperdiçando um bem precioso que é a água em nosso planeta, precisamos trabalhar e repensar que devemos reduzir o consumo desnecessário, pois tudo o que existe na natureza depende da água.
Após o tema discutido sobre educação ambiental, percebi que é um tema muito trabalhado no ambiente escolar para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar, cuidar e respeitar o meio em que vivem. Com objetivo de mostrar o quanto é importante da preservação da água em nosso planeta e em nossas vidas. Devemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Porque todo ser humano depende dela para viver,pois a água é o bem mais precioso do nosso planeta. Sem a água, a vida não existe. Seres humanos, animais e plantas, precisam de água para crescer. ”Água é vida”.
Ivete Alves Agrovila Neste encontro discutimos sobre o tema meio ambiente e os projetos sobre o mesmo, percebemos o quanto é importante a tomada de consciência do problema ambiental tem a ver também com a crescente visibilidade e legitimidade dos movimentos ecologistas que vão ganhando adeptos para um núcleo de crenças e valores que apontam para um jeito ecológico de ser, um novo estilo de vida, com modos próprios de pensar no mundo e principalmente de pensar a si mesmo e as relações com os outros nesse mundo, nos fez pensar e refletir sobre os nossos projetos na teoria e na prática se estam realmente sendo desenvolvidos com qualidade de aprendizado, pois o meio ambiente deve ser pensado como um problema de todos e que precisamos encontrar soluções para este desafio, pois precisamos viver de forma sustentável sem degrada lo.
Depois de estudarmos e debater sobre o tema meio ambiente percebemos que durante toda nossa vida nos beneficiamos dele sem preocupação de preservar esses recursos, e vem causando sérios problemas, que afeta a qualidade de vida do ser humano. Portanto devemos já ir conscientizando as crianças da educação infantil que o meio ambiente é muito importante em nossa vida, orientar as crianças que não deve queimar o lixo de casa, não pode desmatar as florestas, apesar já trabalharmos este tema com ele deve ser aprofundar ainda mais. É observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento. A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Em relação a educação ambiental é um processo de formação permanente que está sempre em desenvolvimento nas escolas, pois é um desafio de mudanças e valores que precisa ser respeitado com atitudes de responsabilidades dos seres humanos. Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e da diminuição da mesma a cada dia devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar as famílias e os alunos, orientando para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. Levar o aluno a economizar água nas diversas situações cotidiana em casa e na escola. Valorizar a água, e perceber a sua importância para a vida de todos os seres vivos de nosso planeta, e colaborar para a preservação da água no meio ambiente em geral.
Devemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Devemos desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. É preciso fortalecer valores éticos e responsabilidades no exercício da cidadania, bem como dar condições para que se perceba que o ambiente é limpo. Estamos trabalhando na Educação infantil sobre a importância da Água para nossa vida, desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. Após a observação tema discutido sobre educação ambiental, tema e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil. Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é que sustenta a proposta de educação na Escola que tem como missão “promover a educação. Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, por toda sua vida pessoal e profissional.
Devemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Devemos desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. É preciso fortalecer valores éticos e responsabilidades no exercício da cidadania, bem como dar condições para que se perceba que o ambiente é limpo. Estamos trabalhando na Educação infantil sobre a importância da Água para nossa vida, desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. Após a observação tema discutido sobre educação ambiental, tema e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil. Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é que sustenta a proposta de educação na Escola que tem como missão “promover a educação. Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, por toda sua vida pessoal e profissional.
O projeto desenvolvido na escola é sobre o meio ambiente. Estou desenvolvendo o projeto água com os meus alunos. Este projeto já vem sendo trabalhado em nossa escola, e esta sendo um desafio trabalhar esse assunto, o objetivo é despertar nos alunos e nos demais a importância e o cuidado que devemos ter com a água, protegendo o meio ambiente para que futuramente nossos alunos de hoje sejam os multiplicadores de amanhã, e não estar desperdiçando um bem precioso que é a água em nosso planeta precisamos trabalhar e repensar que devemos reduzir o consumo desnecessário, pois tudo o que existe na natureza depende da água Devemos trabalhar com os nossos alunos desde pequenos para que aconteça uma sensibilização e conscientização junto as famílias e as crianças.
Através de estudos e pesquisa realizada,sabendo que nunca podemos esquecer que a água é uma fonte preciosa e sem ela não podemos viver . Com o projeto demos mais reforço e com isso nossa aula fica mais interessante e assim despertando no aluno a consciência no meio e que vive,portanto nossas crianças são semente da .preservação do meio ambiente.
Na escola de educação Infantil Edna Lane, trabalhamos o projeto sobre o lixo que tambem interfere na questão do meio ambiente, todos os profissionais juntamento com os alunos estão engajados neste projeto, mesmo porque este tema ja é desenvolvido sempre pois o meio ambiente é uma questão que deve ser trabalhada diariamente. E ja se inicia na educação Infantil pois precisamos formação alunos conscientes e criticos.
ESCOLA AGROVILA CENTRAL Érica Cardoso Rodrigues de Souza Acredito na suma importância do trabalho ambiental na sala de aula, pois é na escola que se forma o cidadão consciente e critico, e é na sociedade que este trabalho é multiplicado sendo o campo da pratica. E sendo que educação ambiental é um processo de formação permanente, hoje tenho trabalhado sobre a importância da preservação da água e estamos caminhando para a forma correta e consciente de tratar o lixo.
Escola Apóstolo Paulo Iraci correia S S Oliveira19:27:00
A principal função de trabalhar com o tema meio ambiente é contribuir para formação de pessoas concientes, aptos, a decidirem e atuarem na realidade ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade em que vive. Nessa perspectiva, a escola vem desenvolvendo projeto com o objetivo de trabalhar formação de valores e atitudes, como tambem colaborar com o despertar dessa consciência junto as familias e comunidade.
Educação Ambiental sem duvida hoje são temas muito trabalhado em sala de aula, dependendo qual for à série escolar. A conscientização sobre o meio ambiente começa desde cedo, junto com a família através de pequenos gestos, atitudes simples de manter quintal limpo, cuidarem das plantas, não desperdiçar a água etc. Na escola o aluno irá compreender o valor que o meio ambiente tem em nossa vida, a importância da preservação, se tornando cidadão consciente e crítico.
Escola Municipal Agrovila Central Profª: Marly do Couto Antunes
Educação Ambiental sem duvida hoje são temas muito trabalhado em sala de aula, é um conteúdo que está presente desde o início do ano letivo. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Agrovila Central vem desenvolvendo projetos com a disciplina de Praticas Agras Ecológica, com o objetivo de trabalhar formação de valores e atitudes, como sensibilizar os alunos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.
Educação ambiental é um tema transversal, sempre deve ser trabalhado. A educação ambiental é um tema muito polemico, são situações que devemos estar sempre ligada no nosso meio em que vivemos. Então o educador precisa pensar uma didática que inclua situações práticas que envolvam os alunos. Em nossa escola trabalhamos com o lixo, fizemos uma visita no lixão, e lá podemos mostrar para nossos alunos a importância da reciclagem do lixo, a importância da limpeza e conservação do meio ambiente. É importante começar desde pequenos a reconhecer a importância da preservação do meio ambiente, mostrando que é essencial para manter a vida de cada ser vivo no planeta.
Sempre estamos realizando conversas sobre o meio ambiente com os alunos, principalmente sobre a água, o lixo, os rios, animais e matas cuidados com o fogo, que traz muitos prejuízos no meio ambiente. Realizamos uma demonstração em uma bacia de água limpa, os alunos jogaram vários tipos de lixo dentro,foi feito varias perguntas para onde vai o lixo que jogamos nas ruas, onde a água da chuva levaria esse lixo? Depois do lixo estar dentro da bacia mostramos a eles para observar, foi pedido se dava para beber , banhar fazer comida, todos participaram da conversa dando opiniões, comentaram várias imagens recortadas dos livros como fogo nas matas , rios poluídos , o lixão, e também uma imagem de matas verdinhas , foi pedido qual a imagem mais bonita todos falaram que foi a da natureza. Percebemos a participação de todos com interesse. Falta nos adultos grandes produtores que destroem a natureza depois os professores são responsáveis de fazer a conscientização dos alunos de erros cometidos pela gananciosos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL Após a discussão do tema em questão planejamos aula sobre o lixo. Iniciei a aula falando sobre o destino do lixo que produzimos, após realizamos um passeio até o lixão da nossa cidade onde os alunos ficarão observando e reclamando do cheiro produzido pelo lixo e através de diálogo eles perceberam que lá no lixo tinha muitas coisas que poderia ser reaproveitadas. Numa outra aula foi confeccionado cartaz com figuras relacionadas ao meio ambiente cheio de lixo, com queimadas, águas sujas com peixes mortos pela poluição e uma figura que mais lhe chamou a atenção foi onde tinha muitas crianças brincando com alegria , pois está era um lugar lindo cheio de árvores, rios, flores e pássaros porque está é a natureza que querem quando crescerem. Depois realizamos na prática o que vem acontecendo na realidade, onde pegamos uma bacia de água limpa, cada aluno jogou lixo na água, após observaram como ficou (a água) todos comentaram que não dava para beber e nem para tomar banho. Percebi que todos entenderam a importância do cuidado que devemos ter com o lixo, também participaram da aula onde foi muito produtiva, assim alcançamos os objetivos propostos.
ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA PROF: MARIA MADALENA DA MATA SOUSA Os problemas ambientais e sociais que observamos, possui uma origem em comum a falta de conscientização. Portanto cabe a escola estar tentando sensibilizar nossos alunos para que o mesmo transmita isso para suas famílias, pois muitos não tem esse conhecimento. Procurar participar de movimentos que permitam uma ação individual e coletiva é a práxis que devemos buscar. No entanto, não acreditamos em solução dos problemas socioambientais, mas pelo menos podemos amenizar a situação atual.
Através de estudos e pesquisa realizada, sabendo que nunca podemos esquecer que o meio Ambiente é uma fonte preciosa e sem ele não vivemos. Por isso daremos continuidade ao nosso trabalho sobre o Meio Ambiente neste segundo semestre em conscientizar nossos alunos sobre a preservação do mesmo, reciclagem e como podemos viver num ambiente melhor se unirmos num trabalho em conjunto na preservação do meio ambiente.
A educação ambiental é um tema importante que deve ser levado mais a serio. Hoje ainda é muito grande falta de consciência das pessoas com o uso da agua, com o lixo, com as queimadas.. Se observarmos a pouca águas dos rios, veremos que a cada dia secam mais. E do outro lado podemos observar como é grande o desperdício de agua potável que são usadas indevidamente. Na escola estamos sempre trabalhando sobre o assunto mais precisamos que a família envolva mais. Conscientização é necessária.
Escola Municipal Agrovila Central Professora: Giovana de Oliveira Pereira 14º Encontro As expectatitas em relação ao tema Meio Ambiente são varias hoje em dia, pois, a Educação Ambiental há muito discutida no Brasil mostra a grande importância do cuidar e preservar e com isso nos como educadores temos a obrigação de transmitir ao nossos alunos informações na qual os leva a ser cidadões críticos e informados nada mais perfeito do que uma aula teórica voltada para a prática sobre o meio ambiente, principalmente quando obtém apreender os cinco sentidos, isso faz com que os alunos passam a interessar, participar mais da aula, com certeza obtendo mais rendimentos nos conteúdos, este conhecimento vai de encontro com a família tornando um trabalho muito mais desafiador, onde transforma mudanças, valores, atitudes e até mesmo troca de conhecimento diferente.
Noemi Teixeira Escola Vila nova Infantil. Esse assunto Meio Ambiente é de grande importância para conscientização de nossos alunos desde pequenos e a escola sempre tem que está buscando meios diferentes para a realização de atividades interessantes para o aluno passar para frente assim terá ações concretas.Tenho falado na minha sala é sobre a àgua, comecei um trabalho de onde vem água, a importância de cuidar o desperdicio de água, não jogar lixo nos rios e assim por diante, fazendo recortes e colagens meus alunos é de Maternal e Jardim.
Maria José Cordeiro- Escola Mun. Ed. Inf. Vila Nova Sabendo que a Educação Ambiental é um trabalho que a escola deve Trabalhar continuo com os alunos, então o professor precisa pensar em didáticas incluindo seus conteúdos,situações e práticas onde realize atividades que atraem os alunos. Para escola é um tema desafiador pois existe mudança, e valores, assim é necessário que haja attitudes e troca de conhecimento
Cada vez mais é necessário um planejamento que contemple os cuidados com o Meio Ambiente, procuro adotar na sala de aula acordos de cuidados que devemos ter para com a sala, o pátio, a escola em si, levando estas iniciativas para alem da Escola. Nossa escola vem adotando iniciativas sobre o Meio Ambiente ja alguns anos E ja faz parte da nossa identidade e realidade de escola do Campo.
Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo13:23:00
Nossas atividades estão sendo cuidadosamente planejadas partindo de atividades que valorizem ações e cuidados com o ambiente, utilizando recortes, pesquisas, produções... com certeza essas crianças que são da Educação Infantil adotarão esses cuidados para toda a vida.
A educação ambiental tem que ser praticada por todo ser humano, ela deve ser praticado: nos lares, nas escolas e principalmente na mídia. É um assunto que envolve toda sociedade, se cada um individuo repensar nas suas atitudes e valores e fizer sua parte vamos ter um ambiente mais agradável e saudável. Devemos estar atentos para o consumismo exagerado que só prejudica a nós mesmos. As pessoas tem que se conscientizar de que procurar viver na sustentabilidade ela vai ter uma vida de qualidade e estará salvando o planeta. Temos que esta consciente que devemos abordar a questão sobre meio ambiente durante o ano letivo de forma transdisciplinar sempre que possível para melhor resultados de nossos trabalhos.
O trabalho a ser desenvolvido com a Educação Ambiental consiste em lançar ao conhecimento escolar mudanças e transformações, que estas poderão ser percebidas diante das atitudes das crianças, jovens, comunidade e sociedade em geral.
Em nossa Escola nós interagimos as pesquisas, planos de aula que foram desenvolvidos por cada um dos professores sobre Educação Ambiental de forma conjunta, e firmamos o compromisso em desenvolver nossos projetos, nosso trabalho está sendo feito na escola e todos estão otimistas na questão, pois Educação Ambiental é fundamental para ser ensinada e trabalhada em todas as modalidades de ensino, por isso as nossas expectativas estão cada vez mais positivas em desenvolver nosso projeto com nossos alunos, já que precisamos ensinar para que todos possam ter uma vida melhor.
A Educação Ambiental é um tema que deve ser levado com muita seriedade , pois, bevemente não teremos tantos recursos naturais se continuarmos nessa falta de consciência sobre a presevação do meio ambiente. E com certeza são com os nossos alunos que devemos começar a viabilizar um conhecimento maior sobre o meio ambiente passando a mantê-los sempre consciente de que somos nós os mais prejudicados no futuro, Portanto o tema deve trabalhando desde a Educação Infantil. E estamos fazendo isso nas escolas sempre como pequenos projetos que são desenvolvidos com os alunos.Onde podem desenvolver inumeras atividades diversificas de forma que venha alcançar os mesmos objetivos.
A conscientização sobre educação ambiental deve ser iniciada ainda nas creches com nossos pequeninos, nós professores da Edna Lane realizamos um trabalho em conjunto todo o grupo, levamos nossos alunos visitar o lixão, passeio pelas ruas da cidade mostrando o lixo nas ruas, esgotos, etc.Realizamos a formação continuada onde montamos um plano de aula sobre o lixo para todos desenvolverem em sala de aula, foi realizado trabalho prático, histórias com fantoches, cartazes onde todos participaram desenvolvendo várias atividades diversificadas conscientizando os alunos da importancia da preservação para nossa sobrevivencia.
Escola Apóstolo Paulo Professora: Patrícia Bortulluzzo A nossa Escola já vem algum tempo desenvolvendo projetos dentro do Tema Meio Ambiente. Muitos professores desenvolvem um trabalho ligado ao Meio Ambiente que esta sendo discutido dentro da formação continuada. Se é trabalhado desde os mais pequenininhos a importância e o cuidado com a água, o cuidado e o zelo pelo meio em que esta inserido, higiene corporal, a questão do lixo no ambiente e suas consequências para a saúde, esses são desenvolvidos diariamente através das atividades envolvendo teatro, musicas, limpezas, pesquisas, produções, etc. Podem comprovar entrando em nosso blog, vocês ponderam comprovar nosso trabalho em sala de aula. Acessem www.educadorapatricia.blogspot.com.br
A educação Ambiental é um tema que requer muita atenção tanto por parte dos governantes quantos da população em geral, e principalmente ser muito trabalhado nas escolas para conscientizar desde cedo, pois é de suma importância que nós professores voltemos nosso olhar para esse assunto que vem sendo discutido no mundo inteiro, se não preocuparmos com o meio ambiente hoje com certeza nossas futuras gerações irão sofrer com o impacto das destruições que esta acontecendo nas matas, nos rios, as poluições, as queimadas, tudo isso vem trazendo sérios prejuízos ao meio ambiente, nós enquanto escola já estamos envolvidos com esta questão, desenvolvendo projetos de conscientização juntamente com os alunos para que o futuro do amanhã seja preservado.
Analisando tudo que foi estudado, pesquisado sobre Educação Ambiental refleti e percebi que o melhor planejamento para se explorar e debater sobre meio ambiente é através da interdisciplinaridade pois através desta podemos estar dialogando, explicando, aplicando atividades, explorando filmes, cartazes e recortes sobre a importância de preservar e amar o Meio Ambiente sempre que for possível em todas disciplinas que envolvem a educação.
Kátia Simone Escola Municipal Agrovila Central. Na escola do campo a educação ambiental é imprescindível para a orientação dos alunos e a boa vivencia entre pessoas e natureza e a organização dos planejamentos esta sempre voltada para a realidade do aluno.
Após ter feito a pesquisa nos sites que nos foi sugerido encontramos vários planos de aula riquíssimo sobre educação ambiental, decidimos trabalhar sobre o lixo, com recorte, colagem, cartaz e historinha com fantoches, foram aulas muito importante e que continuares trabalhando até o final do ano. Pois estamos vivendo no mundo cada vez mais informatizado, e nossas crianças precisam de mudanças e com a tecnologia nossas aulas tornam-se mais interessante prazerosa e com certeza desde a educação infantil sejam sensibilizado sobre este tema tão importante que a educação ambiental.
A Educação Ambiental é um processo que deve ser trabalhado com ou sem projeto nas escolas porque o aluno é a peça central na conscientização ou na solução de problemas ambientais futuros. Ao abordar o assunto em sala de aula, o professor tem nas mãos o poder de mudar a formação de atitudes e a conduta ética do aluno, mostrando-o que uma das melhores alternativas de conservação do meio ambiente é a conscientização, pois se todos fizer sua parte podemos ter um ambiente equilibrado. Sendo assim, Educação Ambiental não pode esta ligado só a projetos, porque este é um assunto que faz parte de vida cotidiana de todos cidadãos.
A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. O modo como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada têm levado a muitas consequências, sobretudo para o meio ambiente que cada vez mais vem sendo degradado, onde o ser humano tem visado apenas o lucro em detrimento da degradação ambiental e se esquece de prevenir para o futuro.
Lucimeiri Ribeiro de Sousa Escola Municipal Agrovila Central A conscientização sobre educação ambiental deve ser um tema que não pode faltar nas instituições escolares e tem que ser iniciada desde a educação infantil, nós professores deveram fazer aulas de várias formas, passeio ao redor da escola mostrando o lixo jogado, realizar trabalho prático, cartazes onde todos participam desenvolvendo várias atividades diversificadas conscientizando os alunos da importância da preservação para nossa sobrevivência e um futuro melhor.
Educação Ambiental é uma temática muito importante para ser trabalhado na escola, fizemos o projeto sobre a água para ser executado no segundo semestre de 2012 com todas as turmas, acredito que poderemos sensibilizar tanto alunos quanto funcionários sobre a importância do tema.
Na escola Cecília Meireles os professores falaram do resultado de seus projetos. Onde estes são projetos interessantes, pois o estudo da educação ambiental como instrumento de organização da relação entre meio ambiente e sociedade surge para resolver diversos problemas ambientais, já que um dos principais pontos a se considerar é a falta de informação ou conscientização da população em relação aos danos que cada indivíduo pode proporcionar ao meio em que está inserido.
Devemos conscientizar os nossos alunos desde pequenos, como preservar o meio ambiente. Na escola trabalhamos com o maternal um e dois, como obter noções da conservação do meio ambiente através de gravuras e cartaz, criamos historia através das figuras e fantoches que relatava a preservação do meio ambiente. Levamos os alunos a passear na rua ao redor da escola para observamos se a população está tendo consciência de não jogar lixo nas ruas. Devemos trabalhar sempre esse projetos com as nossas crianças, sabemos que o saber educativo contribui para construção da sociedade, com isso é necessário um trabalho de qualidade sobre educação ambiental para que as crianças ajuda na prevenção do meio ambiente.
O tema Educação ambiental é trabalhado na escola Ed. Infantil Edna Lane, pois trabalhamos o projeto reciclagem onde sempre procuramos a conscientizar as crianças sobre a importância da conservação do meio ambiente. Através da reciclagem do lixo. Visitamos o lixão da nossa cidade onde procuramos mostrar aos alunos a grande necessidade de preocuparmos na separação adequada dos lixos das nossas casas para que eles venham ser reaproveitados, evitando a contaminação do solo, e os lenções freáticos e até mesmo o ar. Esta conscientização também vem de casa, porque o gesto do dia a dia da família, ao que se diz ao respeito do descarte de lixo influencia os filhos tornarem adultos conscientes no que se diz preservação. Temos que conscientizar os nossos sobre a importância da preservação do meio ambiente mostrando que um simples gesto de não jogar lixo no chão e separa adequadamente e descarta-lo em lugar adequado contribui muitíssimo com nosso planeta.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequencia ao seu processo de socialização sobre a educação ambiental. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Devemos conscientizar os nossos alunos desde pequenos, como preservar o meio ambiente. Na escola trabalhamos Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitos; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.
Trabalho em uma instituição escolar do Campo, onde as questões ambientais estão visíveis e presente no dia-a-dia dos nossos alunos. Diante dessa realidade à alguns anos a equipe escolar vem trabalhando as questões ambientais em diversas esfera abordando o zelo pelo meio ambiente ( lixo, queimadas, degradação, poluição), as questões sustentáveis. Percebemos que abordar esse tema é um aprendizado muito eficaz e consciente
Ademária – Apóstolo Paulo. O desenvolvimento das atividades propostas no planejamento sobre as questões ambientais foram mais umas no meio de tantas que a nossa Escola já vem desenvolvendo através de projetos, de ações práticas e teóricas do dia a dia de sala de aula envolvendo este importante tema Meio Ambiente. E nós da escola de forma coletiva sempre buscamos levar estas atividades para fora das salas de aula através dos alunos que nos vem dando retornos em pequenas e simples iniciativas de muita importância para a sua formação quanto cidadão ativo.
Escola Apóstolo Paulo Cinara Cristina A educação ambiental é algo que precisa ser praticada por todos e a base de tudo é a família. A escola é um suporte e por isso tem de trabalhar com a clientela escolar e até mesmo com as famílias. Pensando nisso tenho trabalhado projetos os quais envolvem meio ambiente e sua importância para uma boa convivência familiar.
Escola Apóstolo Paulo Cinara Cristina A educação ambiental é algo que precisa ser praticado por todos e a base de tudo é a família. A escola é um suporte e por isso tem de trabalhar com a clientela escolar e até mesmo com as famílias. Pensando nisso tenho trabalhado projetos os quais venham envolver meio ambiente e sua importância para uma boa convivência familiar.
A Educação Ambiental deve ser trabalhada na escola não por ser uma exigência do Ministério da Educação, mas porque acreditamos ser a única forma de aprendermos e ensinarmos que nós, seres humanos, não somos os únicos habitantes deste planeta, que não temos o direito de destruí-lo, pois da mesma forma que herdamos, deveremos deixá-lo para nossos filhos. Minha mãe sempre dizia “É de pequenino que se torce o pepino”, ou seja, quando mais cedo trabalharmos com as crianças o Meio Ambiente, mais chance teremos de reverter esta situação.
Escola Apóstolo Paulo Simone de Assis Silva Diante do que foi colocado nas atividades da formação continuada percebi que é o que a escola em que trabalho já vem desenvolvendo a algum tempo, trabalhando a importância de se conscientizar os alunos na preservação do Meio Ambiente são estas iniciativas que traz um bom equilíbrio entre as pessoas e natureza e com a organização dos planejamentos voltada para a realidade do aluno que podemos orientá-los para a boa formação de um cidadão ativo.
Acredito que todas as escolas vêm desenvolvendo seu trabalho em relação ao meio ambiente. Pois este assunto nos preocupa muito, até porque não é fácil conseguir fazer com que as pessoas de modo geral se conscientizem da importância que é saber cuidar e preservar o meio ambiente. Todos os dias esse trabalho vem sendo desenvolvido, até se tornou rotina nas escolas, mas infelizmente essa atitude não seria só das escolas, mas também da sociedade. O que maioria das vezes presenciamos lixos jogados nos lugares inadequados em nossa cidade. Teria que ser um trabalho que também envolvessem não só os alunos mais principalmente a sociedade.
PROJETO DE ASSENTAMENTO P.A JARAGUÁ
ResponderExcluirPromover processos de educação ambiental voltados para valores humanistas,
Conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a
participação cidadã construção de sociedades sustentáveis.
Fomentar processos de formação continuada em educação ambiental, formal e
não formal, dando condições para a atuação nos diversos setores da sociedade.
Nas, associações, cooperativas, comitês, entre outros – que atuem em programas.
de intervenção em educação ambiental, apoiando e valorizando suas ações.
Fomentar a transversalidade por meio da internalizarão e difusão da dimensão
ambiental nos projetos, governamentais e não governamentais, de desenvolvimento
e melhoria da qualidade de vida.
14º Educação Ambiental
ResponderExcluirNesta reunião, foram apresentados e discutidos os planejamentos feitos por meio da pesquisa no laboratório de informática dos sites sobre educação ambiental, espero que todos os planos elaborados e projetos que a escola já possui, sejam instrumentos de multiplicar e reeducar os alunos e familiares sobre o assunto em questão, que as crianças se sintam responsáveis por fazer a diferença no meio onde vivem.
Educação Ambiental é algo que vai além de um discurso, exige-se mudança de comportamento e atitudes por parte de todos nós, espero que todos os discursos que surgiram não só na minha escola mas enfim nas demais tbm possam sair da teoria embora alguns já vêm sendo executado,que essas práticas venham sair de forma natural e que não venha ser algo imposto,e tornar-se apena tarefa cumprida...
ResponderExcluirESCOLA APÓSTOLO PAULO
ResponderExcluirMARIA LUIZA DE LIMA
A DIFERENÇA SE FAZ COM PEQUENAS AÇÕES.
Educação ambiental é um tema transversal. Sempre que necessário pode ser trabalhado.
Educação ambiental é um trabalho desafiador, pois tem a ver com mudanças de valores, atitudes e práticas. Então o educador precisa pensar uma didática que inclua situações práticas que envolvam os alunos. E uma boa metodologia de se fazer é trabalhar com projetos.
A escola como espaço social é o lugar fundamental para inserir a partir das pequenas ações, sobre o assunto em questão e que as crianças possam apresentar mudanças de comportamento, responsabilidade, repassando para familiares e sensibilizados deque fazemos parte do meio em que vivemos.
O trabalho com o tema sobre a “Água Uso Consciente e Desperdício.” Irei conversar com as crianças como a água é importante para nossas vidas. Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupas, pratos, regar plantas, etc...No desenvolvimento desse projeto, faremos desenho, cartazes, pinturas que retratem a importância da água, e estar trabalhando sempre com as crianças para que tenham uma visão dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta da água proporcionar aos alunos diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, para que no futuro não aumente a escassez da água para a população.
ResponderExcluirCom o objetivo de desenvolver no ser humano a consciência sobre o meio ambiente, como sendo um lugar para as futuras gerações no exercício de sua cidadania é que a Educação Ambiental faz-se presente como conteúdos trabalhados nas escolas.
ResponderExcluirO papel desempenhado pelo professor, como mediador do conhecimento, proporciona ao profissional da educação um posicionamento crítico e reflexivo quanto às questões da educação ambiental. O diálogo deve ser o argumento principal nesse processo de conscientização, porém é necessário que não fique só em conversas, é de fundamental importancia planejar e executar o projeto com responsabilidade.
14º Encontro Formação Continuada-Escola Municipal Cristalino EMC
ResponderExcluirRealizando inicialmente o conhecimento da legislação ambiental no 12º encontro de formação continuada, percebemos quanto membro de equipe de educadores há preocupação crescente da sociedade brasileira em promover e fortalecer a educação ambiental. As expectativas são que; os projetos possam contribuir com a formação da cidadania ambiental em nossos educandos, possibilitando uma nova geração de cidadão com habilidades ambientais plenas, possibilitando ao seu meio urbano um ambiente saudável. Esperamos que está formação continuada com a temática ambiental possibilite mudanças sociais em beneficio da própria sociedade aguaboense e de nosso educandário.
ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
ResponderExcluirLUCELIA LOPES DA SILVA
Nada mais perfeito do que uma aula teórica voltada para a prática sobre o meio ambiente, principalmente quando consegue atingir os cinco sentidos, isso faz com que os alunos passam a interessar, participar mais da aula, com certeza obtendo mais rendimentos nos conteúdos, este conhecimento vai de encontro com a família tornando um trabalho muito mais desafiador, onde transforma mudanças, valores, atitudes e até mesmo troca de conhecimento diferente.
EXPECTATIVA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
ResponderExcluirNa Escola Cecília Meireles os professores partilhamos as pesquisas e planos de aula sobre Educação Ambiental. Temos projetos e planos de aula muito interessantes sendo desenvolvidos na escola. A Educação Ambiental é um conteúdo que está presente do início ao final do ano letivo; por isso a minha expectativa em relação a este assunto é otimista. Tudo o que fazemos com os alunos para melhorar o ambiente (principalmente na prática) fará parte da aprendizagem deles para o resto da vida.
Educação ambiental necessita urgente de mudança de pensamento e atitude e não pode ficar apenas no discurso ou plano mas em ações concretas. Deve ser trabalhado durante todo o ano com os alunos e nos, adultos, também devemos nos policiar mais com relação aos nossos hábitos. É um desafio constante pois necessita mudança de valores e atitudes e muita responsabilidade pois o futuro é hoje, agora, e não podemos deixar que nossas crianças cresçam alheias a isso e ate mesmo quando trabalhamos com nossos alunos com sucatas, já estamos mostrando a eles uma pequena fração do que pode ser feito pelo meio ambiente.
ResponderExcluirA educação ambiental é um componente essencial no processo de formação permanente.
ResponderExcluirOs professores são fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois tentamos sempre desenvolver hábitos e atitudes sadios de conservação e respeito a natureza.
A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir14º encontro
ResponderExcluirProfessora Maria cassimira
Para que nós professoremos possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase. Podemos inicialmente, dizer que a educação infantil corresponde à educação oferecida para a criança do nascimento até aproximadamente os seis anos de idade. Considerado nos dias atuais como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos:
Físico
Psíquico
Cognitivo
Social
Uma característica marcante nas crianças mais novas da Educação Infantil é o forte vínculo que elas têm com seus familiares. Por isso, nessa fase, a escola terá também a função de buscar um equilíbrio na integração família/escola. Nessa primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que ela aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca. Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança. Essa fase deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da busca e da descoberta, de forma prazerosa, aprendendo a ser confiante e a participar de atividades em grupo.
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Elisângela Samira de Lima Fernandes- Escola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirAs expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a partir do momento que esse tema é trabalhado de forma ampla desde as series iniciais, o ser humano já cresce tendo em mente atitudes responsáveis para com o meio ambiente.
As expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a
ResponderExcluircada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos,
efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando
sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. Trata-se de compreender e buscar
novos padrões, construídos coletivamente, de relação da sociedade com o meio natural.
As expectativas em relação a esse tema meio ambiente são positivas, pois a Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a
ResponderExcluircada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos,
efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando
sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. Trata-se de compreender e buscar
novos padrões, construídos coletivamente, de relação da sociedade com o meio natural.
Educação ambiental é um processo pedagógico participativo uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. Permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros. A escola como espaço social é o lugar fundamental para inserir a partir das pequenas ações, sobre o assunto em questão e que as crianças possam apresentar mudanças de comportamento, responsabilidade, repassando para familiares e sensibilizados deque fazemos parte do meio em que vivemos
ResponderExcluirSabemos que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, nos como educadores precisamos trabalhar diariamente com os nossos alunos desde muito cedo para que aconteça uma sensibilização e conscientização junto as famílias e as crianças, e que aconteça de um modo natural a toda humanidade tomando consciência da importância que o meio ambiente nos faz, ou seja, mobilizando com ações e atitudes a todos , trabalhando brinquedos com sucata ( reciclagem) e a importância de economizar a água em pequeno gestos diário como na escovação, na hora do banho, lavar as mãos etc.. . Pois sem estes recursos: água, terra, ar, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as conseqüências, pois os prejudicados serão todos nos.
ResponderExcluirO projeto desenvolvido na escola, é sobre o meio ambiente e esta sendo um conjunto de expectativas futuras de grande sucesso , presente na vida dos nossos alunos e o cotidiano do dia a dia dos cidadãos e de todas as idades. A prática da Educação Ambiental requer caminho bastante complexo, pois é preciso parar agora com a degradação do nosso planeta, assumindo que a função não é impor a ideologia da classe dominante nem negar seu papel na transformação social, mas sim nosso papel na escola, sociedade e todos os moradores do nosso planeta. A prática de educação ambiental mostra o caminho para o alcance da sustentabilidade de um povo. Trabalhando o ideal ambiental nas crianças, formará uma nova “remessa” de adultos prontos para restabelecer o equilíbrio do planeta.
ResponderExcluirDevemos estar atentos sobre os estudos na educação ambiental. No projeto água que estou trabalhando com os alunos espero que eles entendam que devemos estar atentos sobre os cuidados com a natureza, compreendendo a importância de preservar o nosso meio ambiente.É importante começar desde pequenos a reconhecer a importância da água para vida, mostrando que a água é essencial para manter a vida de cada ser vivo no planeta.
ResponderExcluirTrabalhar com tema meio ambiente é muito bom e sabemos que é algo muito importante para nossa melhoria de vida ou melhor uma qualidade para nossa existência aqui na terra, mas pena que nos os seres humanos temos consciência do estrago que a cada dia provocamos para o meio , mas não reagimos como deveria, por isso com pequenas atitudes, incentivo, como essa de trabalhar com nossas criança é uma maneira mais positiva que temos á oferecer, pois se começarmos preparar nossos alunos, a nova geração terá mais consciência e atitudes que poderá salva a nós mesmo.
ResponderExcluirApós a reflexão lida da 14º formação continuada, é visto que este tema água já vem sendo trabalhado em nossa escola, e esta sendo um desafio trabalhar esse assunto, no intuito de despertar nos alunos e os demais a importância e o cuidado que devemos ter com a água, protegendo o meio ambiente para que futuramente nossos alunos de hoje sejam os multiplicadores de amanhã, em não estar desperdiçando um bem precioso que é a água em nosso planeta, precisamos trabalhar e repensar que devemos reduzir o consumo desnecessário, pois tudo o que existe na natureza depende da água.
ResponderExcluirApós o tema discutido sobre educação ambiental, percebi que é um tema muito trabalhado no ambiente escolar para que os alunos percebam desde pequenos a importância de preservar, cuidar e respeitar o meio em que vivem. Com objetivo de mostrar o quanto é importante da preservação da água em nosso planeta e em nossas vidas. Devemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Porque todo ser humano depende dela para viver,pois a água é o bem mais precioso do nosso planeta. Sem a água, a vida não existe. Seres humanos, animais e plantas, precisam de água para crescer. ”Água é vida”.
ResponderExcluirIvete Alves Agrovila
ResponderExcluirNeste encontro discutimos sobre o tema meio ambiente e os projetos sobre o mesmo, percebemos o quanto é importante a tomada de consciência do problema ambiental tem a ver também com a crescente visibilidade e legitimidade dos movimentos ecologistas que vão ganhando adeptos para um núcleo de crenças e valores que apontam para um jeito ecológico de ser, um novo estilo de vida, com modos próprios de pensar no mundo e principalmente de pensar a si mesmo e as relações com os outros nesse mundo, nos fez pensar e refletir sobre os nossos projetos na teoria e na prática se estam realmente sendo desenvolvidos com qualidade de aprendizado, pois o meio ambiente deve ser pensado como um problema de todos e que precisamos encontrar soluções para este desafio, pois precisamos viver de forma sustentável sem degrada lo.
Depois de estudarmos e debater sobre o tema meio ambiente percebemos que durante toda nossa vida nos beneficiamos dele sem preocupação de preservar esses recursos, e vem causando sérios problemas, que afeta a qualidade de vida do ser humano. Portanto devemos já ir conscientizando as crianças da educação infantil que o meio ambiente é muito importante em nossa vida, orientar as crianças que não deve queimar o lixo de casa, não pode desmatar as florestas, apesar já trabalharmos este tema com ele deve ser aprofundar ainda mais. É observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento. A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
ResponderExcluirEm relação a educação ambiental é um processo de formação permanente que está sempre em desenvolvimento nas escolas, pois é um desafio de mudanças e valores que precisa ser respeitado com atitudes de responsabilidades dos seres humanos. Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e da diminuição da mesma a cada dia devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar as famílias e os alunos, orientando para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. Levar o aluno a economizar água nas diversas situações cotidiana em casa e na escola. Valorizar a água, e perceber a sua importância para a vida de todos os seres vivos de nosso planeta, e colaborar para a preservação da água no meio ambiente em geral.
ResponderExcluirDevemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Devemos desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. É preciso fortalecer valores éticos e responsabilidades no exercício da cidadania, bem como dar condições para que se perceba que o ambiente é limpo.
ResponderExcluirEstamos trabalhando na Educação infantil sobre a importância da Água para nossa vida, desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. Após a observação tema discutido sobre educação ambiental, tema e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil. Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é que sustenta a proposta de educação na Escola que tem como missão “promover a educação. Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, por toda sua vida pessoal e profissional.
Devemos estar sempre trabalhando em busca de conhecimento para a conscientização de nós mesmos e de nossos alunos. Devemos desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. É preciso fortalecer valores éticos e responsabilidades no exercício da cidadania, bem como dar condições para que se perceba que o ambiente é limpo.
ResponderExcluirEstamos trabalhando na Educação infantil sobre a importância da Água para nossa vida, desenvolver atitudes preventivas frente às questões ambientais com maior sensibilização e afeto pelo meio onde se vive. Após a observação tema discutido sobre educação ambiental, tema e da importância de preservar o meio ambiente e pesquisas feitas nos site da nova escola e outras, percebemos que é grande o desafio que temos pela frente para conscientizar nossos alunos e na educação infantil. Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é que sustenta a proposta de educação na Escola que tem como missão “promover a educação. Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, por toda sua vida pessoal e profissional.
O projeto desenvolvido na escola é sobre o meio ambiente. Estou desenvolvendo o projeto água com os meus alunos. Este projeto já vem sendo trabalhado em nossa escola, e esta sendo um desafio trabalhar esse assunto, o objetivo é despertar nos alunos e nos demais a importância e o cuidado que devemos ter com a água, protegendo o meio ambiente para que futuramente nossos alunos de hoje sejam os multiplicadores de amanhã, e não estar desperdiçando um bem precioso que é a água em nosso planeta precisamos trabalhar e repensar que devemos reduzir o consumo desnecessário, pois tudo o que existe na natureza depende da água Devemos trabalhar com os nossos alunos desde pequenos para que aconteça uma sensibilização e conscientização junto as famílias e as crianças.
ResponderExcluirAtravés de estudos e pesquisa realizada,sabendo que nunca podemos esquecer que a água é uma fonte preciosa e sem ela não podemos viver . Com o projeto demos mais reforço e com isso nossa aula fica mais interessante e assim despertando no aluno a consciência no meio e que vive,portanto nossas crianças são semente da .preservação do meio ambiente.
ResponderExcluirNa escola de educação Infantil Edna Lane, trabalhamos o projeto sobre o lixo que tambem interfere na questão do meio ambiente, todos os profissionais juntamento com os alunos estão engajados neste projeto, mesmo porque este tema ja é desenvolvido sempre pois o meio ambiente é uma questão que deve ser trabalhada diariamente. E ja se inicia na educação Infantil pois precisamos formação alunos conscientes e criticos.
ResponderExcluirESCOLA AGROVILA CENTRAL
ResponderExcluirÉrica Cardoso Rodrigues de Souza
Acredito na suma importância do trabalho ambiental na sala de aula, pois é na escola que se forma o cidadão consciente e critico, e é na sociedade que este trabalho é multiplicado sendo o campo da pratica. E sendo que educação ambiental é um processo de formação permanente, hoje tenho trabalhado sobre a importância da preservação da água e estamos caminhando para a forma correta e consciente de tratar o lixo.
A principal função de trabalhar com o tema meio ambiente é contribuir para formação de pessoas concientes, aptos, a decidirem e atuarem na realidade ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade em que vive.
ResponderExcluirNessa perspectiva, a escola vem desenvolvendo projeto com o objetivo de trabalhar formação de valores e atitudes, como tambem colaborar com o despertar dessa consciência junto as familias e comunidade.
Educação Ambiental sem duvida hoje são temas muito trabalhado em sala de aula, dependendo qual for à série escolar. A conscientização sobre o meio ambiente começa desde cedo, junto com a família através de pequenos gestos, atitudes simples de manter quintal limpo, cuidarem das plantas, não desperdiçar a água etc. Na escola o aluno irá compreender o valor que o meio ambiente tem em nossa vida, a importância da preservação, se tornando cidadão consciente e crítico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEscola Municipal Agrovila Central
ResponderExcluirProfª: Marly do Couto Antunes
Educação Ambiental sem duvida hoje são temas muito trabalhado em sala de aula, é um conteúdo que está presente desde o início do ano letivo. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Agrovila Central vem desenvolvendo projetos com a disciplina de Praticas Agras Ecológica, com o objetivo de trabalhar formação de valores e atitudes, como sensibilizar os alunos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.
Educação ambiental é um tema transversal, sempre deve ser trabalhado. A educação ambiental é um tema muito polemico, são situações que devemos estar sempre ligada no nosso meio em que vivemos. Então o educador precisa pensar uma didática que inclua situações práticas que envolvam os alunos. Em nossa escola trabalhamos com o lixo, fizemos uma visita no lixão, e lá podemos mostrar para nossos alunos a importância da reciclagem do lixo, a importância da limpeza e conservação do meio ambiente. É importante começar desde pequenos a reconhecer a importância da preservação do meio ambiente, mostrando que é essencial para manter a vida de cada ser vivo no planeta.
ResponderExcluirSempre estamos realizando conversas sobre o meio ambiente com os alunos, principalmente sobre a água, o lixo, os rios, animais e matas cuidados com o fogo, que traz muitos prejuízos no meio ambiente. Realizamos uma demonstração em uma bacia de água limpa, os alunos jogaram vários tipos de lixo dentro,foi feito varias perguntas para onde vai o lixo que jogamos nas ruas, onde a água da chuva levaria esse lixo? Depois do lixo estar dentro da bacia mostramos a eles para observar, foi pedido se dava para beber , banhar fazer comida, todos participaram da conversa dando opiniões, comentaram várias imagens recortadas dos livros como fogo nas matas , rios poluídos , o lixão, e também uma imagem de matas verdinhas , foi pedido qual a imagem mais bonita todos falaram que foi a da natureza. Percebemos a participação de todos com interesse. Falta nos adultos grandes produtores que destroem a natureza depois os professores são responsáveis de fazer a conscientização dos alunos de erros cometidos pela gananciosos.
ResponderExcluirEDUCAÇÃO AMBIENTAL
ResponderExcluirApós a discussão do tema em questão planejamos aula sobre o lixo. Iniciei a aula falando sobre o destino do lixo que produzimos, após realizamos um passeio até o lixão da nossa cidade onde os alunos ficarão observando e reclamando do cheiro produzido pelo lixo e através de diálogo eles perceberam que lá no lixo tinha muitas coisas que poderia ser reaproveitadas. Numa outra aula foi confeccionado cartaz com figuras relacionadas ao meio ambiente cheio de lixo, com queimadas, águas sujas com peixes mortos pela poluição e uma figura que mais lhe chamou a atenção foi onde tinha muitas crianças brincando com alegria , pois está era um lugar lindo cheio de árvores, rios, flores e pássaros porque está é a natureza que querem quando crescerem. Depois realizamos na prática o que vem acontecendo na realidade, onde pegamos uma bacia de água limpa, cada aluno jogou lixo na água, após observaram como ficou (a água) todos comentaram que não dava para beber e nem para tomar banho. Percebi que todos entenderam a importância do cuidado que devemos ter com o lixo, também participaram da aula onde foi muito produtiva, assim alcançamos os objetivos propostos.
ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
ResponderExcluirPROF: MARIA MADALENA DA MATA SOUSA
Os problemas ambientais e sociais que observamos, possui uma origem em comum a falta de conscientização. Portanto cabe a escola estar tentando sensibilizar nossos alunos para que o mesmo transmita isso para suas famílias, pois muitos não tem esse conhecimento. Procurar participar de movimentos que permitam uma ação individual e coletiva é a práxis que devemos buscar. No entanto, não acreditamos em solução dos problemas socioambientais, mas pelo menos podemos amenizar a situação atual.
Através de estudos e pesquisa realizada, sabendo que nunca podemos esquecer que o meio Ambiente é uma fonte preciosa e sem ele não vivemos. Por isso daremos continuidade ao nosso trabalho sobre o Meio Ambiente neste segundo semestre em conscientizar nossos alunos sobre a preservação do mesmo, reciclagem e como podemos viver num ambiente melhor se unirmos num trabalho em conjunto na preservação do meio ambiente.
ResponderExcluirA educação ambiental é um tema importante que deve ser levado mais a serio. Hoje ainda é muito grande falta de consciência das pessoas com o uso da agua, com o lixo, com as queimadas.. Se observarmos a pouca águas dos rios, veremos que a cada dia secam mais. E do outro lado podemos observar como é grande o desperdício de agua potável que são usadas indevidamente. Na escola estamos sempre trabalhando sobre o assunto mais precisamos que a família envolva mais. Conscientização é necessária.
ResponderExcluirEscola Municipal Agrovila Central
ResponderExcluirProfessora: Giovana de Oliveira Pereira
14º Encontro
As expectatitas em relação ao tema Meio Ambiente são varias hoje em dia, pois, a Educação Ambiental há muito discutida no Brasil mostra a grande importância do cuidar e preservar e com isso nos como educadores temos a obrigação de transmitir ao nossos alunos informações na qual os leva a ser cidadões críticos e informados nada mais perfeito do que uma aula teórica voltada para a prática sobre o meio ambiente, principalmente quando obtém apreender os cinco sentidos, isso faz com que os alunos passam a interessar, participar mais da aula, com certeza obtendo mais rendimentos nos conteúdos, este conhecimento vai de encontro com a família tornando um trabalho muito mais desafiador, onde transforma mudanças, valores, atitudes e até mesmo troca de conhecimento diferente.
Noemi Teixeira Escola Vila nova Infantil.
ResponderExcluirEsse assunto Meio Ambiente é de grande importância para conscientização de nossos alunos desde pequenos e a escola sempre tem que está buscando meios diferentes para a realização de atividades interessantes para o aluno passar para frente assim terá ações concretas.Tenho falado na minha sala é sobre a àgua, comecei um trabalho de onde vem água, a importância de cuidar o desperdicio de água, não jogar lixo nos rios e assim por diante, fazendo recortes e colagens meus alunos é de Maternal e Jardim.
Maria José Cordeiro- Escola Mun. Ed. Inf. Vila Nova
ResponderExcluirSabendo que a Educação Ambiental é um trabalho que a escola deve Trabalhar continuo com os alunos, então o professor precisa pensar em didáticas incluindo seus conteúdos,situações e práticas onde realize atividades que atraem os alunos. Para escola é um tema desafiador pois existe mudança, e valores, assim é necessário que haja attitudes e troca de conhecimento
Cada vez mais é necessário um planejamento que contemple os cuidados com o Meio Ambiente, procuro adotar na sala de aula acordos de cuidados que devemos ter para com a sala, o pátio, a escola em si, levando estas iniciativas para alem da Escola.
ResponderExcluirNossa escola vem adotando iniciativas sobre o Meio Ambiente ja alguns anos E ja faz parte da nossa identidade e realidade de escola do Campo.
Nossas atividades estão sendo cuidadosamente planejadas partindo de atividades que valorizem ações e cuidados com o ambiente, utilizando recortes, pesquisas, produções...
ResponderExcluircom certeza essas crianças que são da Educação Infantil adotarão esses cuidados para toda a vida.
A educação ambiental tem que ser praticada por todo ser humano, ela deve ser praticado: nos lares, nas escolas e principalmente na mídia. É um assunto que envolve toda sociedade, se cada um individuo repensar nas suas atitudes e valores e fizer sua parte vamos ter um ambiente mais agradável e saudável. Devemos estar atentos para o consumismo exagerado que só prejudica a nós mesmos. As pessoas tem que se conscientizar de que procurar viver na sustentabilidade ela vai ter uma vida de qualidade e estará salvando o planeta. Temos que esta consciente que devemos abordar a questão sobre meio ambiente durante o ano letivo de forma transdisciplinar sempre que possível para melhor resultados de nossos trabalhos.
ResponderExcluirO trabalho a ser desenvolvido com a Educação Ambiental consiste em lançar ao conhecimento escolar mudanças e transformações, que estas poderão ser percebidas diante das atitudes das crianças, jovens, comunidade e sociedade em geral.
ResponderExcluirEm nossa Escola nós interagimos as pesquisas, planos de aula que foram desenvolvidos por cada um dos professores sobre Educação Ambiental de forma conjunta, e firmamos o compromisso em desenvolver nossos projetos, nosso trabalho está sendo feito na escola e todos estão otimistas na questão, pois Educação Ambiental é fundamental para ser ensinada e trabalhada em todas as modalidades de ensino, por isso as nossas expectativas estão cada vez mais positivas em desenvolver nosso projeto com nossos alunos, já que precisamos ensinar para que todos possam ter uma vida melhor.
ResponderExcluirA Educação Ambiental é um tema que deve ser levado com muita seriedade , pois, bevemente não teremos tantos recursos naturais se continuarmos nessa falta de consciência sobre a presevação do meio ambiente. E com certeza são com os nossos alunos que devemos começar a viabilizar um conhecimento maior sobre o meio ambiente passando a mantê-los sempre consciente de que somos nós os mais prejudicados no futuro, Portanto o tema deve trabalhando desde a Educação Infantil. E estamos fazendo isso nas escolas sempre como pequenos projetos que são desenvolvidos com os alunos.Onde podem desenvolver inumeras atividades diversificas de forma que venha alcançar os mesmos objetivos.
ResponderExcluirA conscientização sobre educação ambiental deve ser iniciada ainda nas creches com nossos pequeninos, nós professores da Edna Lane realizamos um trabalho em conjunto todo o grupo, levamos nossos alunos visitar o lixão, passeio pelas ruas da cidade mostrando o lixo nas ruas, esgotos, etc.Realizamos a formação continuada onde montamos um plano de aula sobre o lixo para todos desenvolverem em sala de aula, foi realizado trabalho prático, histórias com fantoches, cartazes onde todos participaram desenvolvendo várias atividades diversificadas conscientizando os alunos da importancia da preservação para nossa sobrevivencia.
ResponderExcluirEscola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirProfessora: Patrícia Bortulluzzo
A nossa Escola já vem algum tempo desenvolvendo projetos dentro do Tema Meio Ambiente. Muitos professores desenvolvem um trabalho ligado ao Meio Ambiente que esta sendo discutido dentro da formação continuada. Se é trabalhado desde os mais pequenininhos a importância e o cuidado com a água, o cuidado e o zelo pelo meio em que esta inserido, higiene corporal, a questão do lixo no ambiente e suas consequências para a saúde, esses são desenvolvidos diariamente através das atividades envolvendo teatro, musicas, limpezas, pesquisas, produções, etc.
Podem comprovar entrando em nosso blog, vocês ponderam comprovar nosso trabalho em sala de aula. Acessem www.educadorapatricia.blogspot.com.br
A educação Ambiental é um tema que requer muita atenção tanto por parte dos governantes quantos da população em geral, e principalmente ser muito trabalhado nas escolas para conscientizar desde cedo, pois é de suma importância que nós professores voltemos nosso olhar para esse assunto que vem sendo discutido no mundo inteiro, se não preocuparmos com o meio ambiente hoje com certeza nossas futuras gerações irão sofrer com o impacto das destruições que esta acontecendo nas matas, nos rios, as poluições, as queimadas, tudo isso vem trazendo sérios prejuízos ao meio ambiente, nós enquanto escola já estamos envolvidos com esta questão, desenvolvendo projetos de conscientização juntamente com os alunos para que o futuro do amanhã seja preservado.
ResponderExcluirAnalisando tudo que foi estudado, pesquisado sobre Educação Ambiental refleti e percebi que o melhor planejamento para se explorar e debater sobre meio ambiente é através da interdisciplinaridade pois através desta podemos estar dialogando, explicando, aplicando atividades, explorando filmes, cartazes e recortes sobre a importância de preservar e amar o Meio Ambiente sempre que for possível em todas disciplinas que envolvem a educação.
ResponderExcluirKátia Simone
ResponderExcluirEscola Municipal Agrovila Central.
Na escola do campo a educação ambiental é imprescindível para a orientação dos alunos e a boa vivencia entre pessoas e natureza e a organização dos planejamentos esta sempre voltada para a realidade do aluno.
Após ter feito a pesquisa nos sites que nos foi sugerido encontramos vários planos de aula riquíssimo sobre educação ambiental, decidimos trabalhar sobre o lixo, com recorte, colagem, cartaz e historinha com fantoches, foram aulas muito importante e que continuares trabalhando até o final do ano. Pois estamos vivendo no mundo cada vez mais informatizado, e nossas crianças precisam de mudanças e com a tecnologia nossas aulas tornam-se mais interessante prazerosa e com certeza desde a educação infantil sejam sensibilizado sobre este tema tão importante que a educação ambiental.
ResponderExcluirA Educação Ambiental é um processo que deve ser trabalhado com ou sem projeto nas escolas porque o aluno é a peça central na conscientização ou na solução de problemas ambientais futuros.
ResponderExcluirAo abordar o assunto em sala de aula, o professor tem nas mãos o poder de mudar a formação de atitudes e a conduta ética do aluno, mostrando-o que uma das melhores alternativas de conservação do meio ambiente é a conscientização, pois se todos fizer sua parte podemos ter um ambiente equilibrado.
Sendo assim, Educação Ambiental não pode esta ligado só a projetos, porque este é um assunto que faz parte de vida cotidiana de todos cidadãos.
A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. O modo como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada têm levado a muitas consequências, sobretudo para o meio ambiente que cada vez mais vem sendo degradado, onde o ser humano tem visado apenas o lucro em detrimento da degradação ambiental e se esquece de prevenir para o futuro.
ResponderExcluirLucimeiri Ribeiro de Sousa
ResponderExcluirEscola Municipal Agrovila Central
A conscientização sobre educação ambiental deve ser um tema que não pode faltar nas instituições escolares e tem que ser iniciada desde a educação infantil, nós professores deveram fazer aulas de várias formas, passeio ao redor da escola mostrando o lixo jogado, realizar trabalho prático, cartazes onde todos participam desenvolvendo várias atividades diversificadas conscientizando os alunos da importância da preservação para nossa sobrevivência e um futuro melhor.
Educação Ambiental é uma temática muito importante para ser trabalhado na escola, fizemos o projeto sobre a água para ser executado no segundo semestre de 2012 com todas as turmas, acredito que poderemos sensibilizar tanto alunos quanto funcionários sobre a importância do tema.
ResponderExcluirNa escola Cecília Meireles os professores falaram do resultado de seus projetos. Onde estes são projetos interessantes, pois o estudo da educação ambiental como instrumento de organização da relação entre meio ambiente e sociedade surge para resolver diversos problemas ambientais, já que um dos principais pontos a se considerar é a falta de informação ou conscientização da população em relação aos danos que cada indivíduo pode proporcionar ao meio em que está inserido.
ResponderExcluirDevemos conscientizar os nossos alunos desde pequenos, como preservar o meio ambiente. Na escola trabalhamos com o maternal um e dois, como obter noções da conservação do meio ambiente através de gravuras e cartaz, criamos historia através das figuras e fantoches que relatava a preservação do meio ambiente. Levamos os alunos a passear na rua ao redor da escola para observamos se a população está tendo consciência de não jogar lixo nas ruas. Devemos trabalhar sempre esse projetos com as nossas crianças, sabemos que o saber educativo contribui para construção da sociedade, com isso é necessário um trabalho de qualidade sobre educação ambiental para que as crianças ajuda na prevenção do meio ambiente.
ResponderExcluirO tema Educação ambiental é trabalhado na escola Ed. Infantil Edna Lane, pois trabalhamos o projeto reciclagem onde sempre procuramos a conscientizar as crianças sobre a importância da conservação do meio ambiente. Através da reciclagem do lixo. Visitamos o lixão da nossa cidade onde procuramos mostrar aos alunos a grande necessidade de preocuparmos na separação adequada dos lixos das nossas casas para que eles venham ser reaproveitados, evitando a contaminação do solo, e os lenções freáticos e até mesmo o ar. Esta conscientização também vem de casa, porque o gesto do dia a dia da família, ao que se diz ao respeito do descarte de lixo influencia os filhos tornarem adultos conscientes no que se diz preservação. Temos que conscientizar os nossos sobre a importância da preservação do meio ambiente mostrando que um simples gesto de não jogar lixo no chão e separa adequadamente e descarta-lo em lugar adequado contribui muitíssimo com nosso planeta.
ResponderExcluirA escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequencia ao seu processo de socialização sobre a educação ambiental. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
ResponderExcluirDevemos conscientizar os nossos alunos desde pequenos, como preservar o meio ambiente. Na escola trabalhamos Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitos; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.
ResponderExcluirEscola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirSidna de Jesus Carvalho
Trabalho em uma instituição escolar do Campo, onde as questões ambientais estão visíveis e presente no dia-a-dia dos nossos alunos. Diante dessa realidade à alguns anos a equipe escolar vem trabalhando as questões ambientais em diversas esfera abordando o zelo pelo meio ambiente ( lixo, queimadas, degradação, poluição), as questões sustentáveis. Percebemos que abordar esse tema é um aprendizado muito eficaz e consciente
Ademária – Apóstolo Paulo.
ResponderExcluirO desenvolvimento das atividades propostas no planejamento sobre as questões ambientais foram mais umas no meio de tantas que a nossa Escola já vem desenvolvendo através de projetos, de ações práticas e teóricas do dia a dia de sala de aula envolvendo este importante tema Meio Ambiente. E nós da escola de forma coletiva sempre buscamos levar estas atividades para fora das salas de aula através dos alunos que nos vem dando retornos em pequenas e simples iniciativas de muita importância para a sua formação quanto cidadão ativo.
Escola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirCinara Cristina
A educação ambiental é algo que precisa ser praticada por todos e a base de tudo é a família. A escola é um suporte e por isso tem de trabalhar com a clientela escolar e até mesmo com as famílias. Pensando nisso tenho trabalhado projetos os quais envolvem meio ambiente e sua importância para uma boa convivência familiar.
Escola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirCinara Cristina
A educação ambiental é algo que precisa ser praticado por todos e a base de tudo é a família. A escola é um suporte e por isso tem de trabalhar com a clientela escolar e até mesmo com as famílias. Pensando nisso tenho trabalhado projetos os quais venham envolver meio ambiente e sua importância para uma boa convivência familiar.
Escola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirOdoniel M. Costa
A Educação Ambiental deve ser trabalhada na escola não por ser uma exigência do
Ministério da Educação, mas porque acreditamos ser a única forma de aprendermos e
ensinarmos que nós, seres humanos, não somos os únicos habitantes deste planeta, que não
temos o direito de destruí-lo, pois da mesma forma que herdamos, deveremos deixá-lo para nossos filhos. Minha mãe sempre dizia “É de pequenino que se torce o pepino”, ou seja, quando mais cedo trabalharmos com as crianças o Meio Ambiente, mais chance teremos de reverter esta situação.
Escola Apóstolo Paulo
ResponderExcluirSimone de Assis Silva
Diante do que foi colocado nas atividades da formação continuada percebi que é o que a escola em que trabalho já vem desenvolvendo a algum tempo, trabalhando a importância de se conscientizar os alunos na preservação do Meio Ambiente são estas iniciativas que traz um bom equilíbrio entre as pessoas e natureza e com a organização dos planejamentos voltada para a realidade do aluno que podemos orientá-los para a boa formação de um cidadão ativo.
Acredito que todas as escolas vêm desenvolvendo seu trabalho em relação ao meio ambiente. Pois este assunto nos preocupa muito, até porque não é fácil conseguir fazer com que as pessoas de modo geral se conscientizem da importância que é saber cuidar e preservar o meio ambiente. Todos os dias esse trabalho vem sendo desenvolvido, até se tornou rotina nas escolas, mas infelizmente essa atitude não seria só das escolas, mas também da sociedade. O que maioria das vezes presenciamos lixos jogados nos lugares inadequados em nossa cidade. Teria que ser um trabalho que também envolvessem não só os alunos mais principalmente a sociedade.
ResponderExcluir