Segunda-feira, 08 de outubro (16º encontro)


Fonte; web

         No décimo quinto encontro de formação continuada foi relembrado e discutido sobre a importância da participação efetiva do profissional da educação no aprimoramento das relações humanas. Tendo em vista que neste encontro foi abordado sugestões de atividades;
          Opine acerca de suas expectativas frente ao material apresentado e como você pode contribuir com sua prática pedagógica diária.

94 comentários:

  1. Como educadora podemos contribuir de diversas práticas pedagógicas, que possa a cada dia desse processo ser reconstruindo novos valores étnicos, moral, propiciando novos paradigmas ao educando, conscientizando da importância dessa miscigenação na construção do nosso país. E resgatando as suas culturas crenças suas músicas, seus direitos e deveres dos africanos negros, índios, etc.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o material apresentado vai contribuir e muito na minha prática pedagogica, posso adaptar as atividades e trabalhar valores, respeito e auto estima para que percebam que todas as culturas são importante para o nosso país.

    ResponderExcluir
  3. A proposta de atividades apresentada é excelente, está de acordo com a faixa etária a qual trabalho, é importante trabalhar esse tema com nossas crianças ainda pequenas, só assim, elas vão crescendo com a concepção de valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo com uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  4. Todo o material que recebemos para estudo e as propostas de trabalho sempre são bem vindas para engrandecer nossa proposta pedagógica,pois desde pequenos temos que trabalhar esse tema para que adquirem valores étnicos e moral respeitando as diferenças que temos em nossa sociedade para que com essa diferença faz com que nosso Pais seja lembrado no mundo como um pais que respeita todas as raças dando oportunidade em nossas comunidades, escolas, cidades vilirejos,favelas e sociedade em geral para um Brasil melhor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Profª: Marly do Couto Antunes

    Como educadora acredito que todo o material apresentado contribui e muito em nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos adaptar as atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia, mas isso não quer dizer que não podemos incorporar outras metodologias e adaptar a realidade em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  7. Através do material apresentado posso contribuir na pratica pedagógica realizando atividades relacionadas as relacionadas as relações humanas, pois é no dia a dia que trabalho os valores étnicos moral e cultural, desde o respeito e auto estima e assim no futuro percebam que estes valores são importantes para a convivência na sociedade.

    ResponderExcluir
  8. As atividades apresentadas enriquece ainda mais nossas práticas, trabalharemos neste bimestre duas receitas culinárias, uma indigena e outra africana, neste plano é necessário estudar a origem e a história do alimenta a ser preparado pelos alunos com o auxilio da professora.

    ResponderExcluir
  9. Patricia Alves da Silva (Escola Edna lane)19:47:00

    Nos educadores temos que procurar enriquecer nossas praticas pedagógicas com vários materiais, e sempre procura adapta-lo conforme a necessidade, e contribuindo com nossas praticas, no processo de ensino-aprendizagem despertar valores étnicos e morais que estar se perdendo no passar dos tempos, e não podemos esquecer que nossa cultura e cheia de diversidade culturais, que termos que respeitar, e este respeito vem desde criança, só assim, elas vão crescendo com a concepção de valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo para uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  10. O material apresentado tem sim sugestões de atividades boas, que pode nos ajudar a fazer algo diferenciado do qual a gente já faz, as sugestões pode ser adaptada, e com certeza da para trabalhar, as diversidades culturais, valorizando e respeitando essas diferenças, pois é com elas que aprendemos.

    ResponderExcluir
  11. Por ocasião da formação continuada no dia 08 de outubro em nossa escola, nós professores partilhamos propostas de atividades para o segundo semestre de 2012. Sempre quando temos partilha e acesso ou sugestões de atividades diversificas podemos enriquecer nossa prática pedagógica. “Sugestões sempre são bem vindas.”
    As crianças, quando nascem, não tem pré-conceito. Nós adultos ensinamos elas a mentir, a ter pré-conceito... enfim tudo a criança aprende. Nesse sentido entra também nossa função como educadores para a re-educação, para a convivência fraterna. Já percebi que com atividades concretas foi possível mudar a concepção e prática dos alunos.

    ResponderExcluir
  12. IVETE ALVES AGROVILA
    O material apresentado pode nos ajudar em nossas práticas pedagógicas, pois estes materiais servem como apoio em nosso dia a dia, porém precisamos chamar a atenção dos alunos com metodologias diferenciadas levando os a entender e compreender as diversidades étnicas, respeito, solidariedade e outros conteúdos solicitados no currículo, onde no cotidiano percebam que estes valores são importantes para a convivência em sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Aspecto referente ao estudo na formação continuada, realizada em nossa escola, o material apresentado com certeza vai nos contribuir em nossas práticas pedagógicas, partilhamos as propostas de atividades em nosso grupo de professores com sugestões diversificadas, com temas de jeito natural, inserindo em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música. O convívio do cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes, para que valorizem as diferentes raças de diversas culturas.
    E para que as crianças saibam lidar com a diferença a sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade.

    ResponderExcluir

  14. Após a leitura realizada e as novas sugestões apresentadas certamente contribuem muito para realização de novas práticas pedagógicas, onde os educadores juntos com a participação dos alunos poderão trabalhar a valorização de culturas diversas. Respeitando, orientando desde pequenos e conscientizando sobre a importância das crenças, e valores existente em nosso meio. Trabalhar através da música, leituras, brincadeiras, jogos etc...

    ResponderExcluir
  15. De acordo com as expectativas do material apresentado, posso dizer que vai contribuir e muito para as práticas pedagógicas. Pois esses valores étnicos passa a cada dia sendo mais valorizado pela a população Brasileira.Diante disso cabe ao educador aprimorar isso trabalhando de forma continua desde os primeiros anos escolares respeitando as diferenças a importância da miscigenação na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  16. ESCOLA CECILIA MEIRELES; PROFESSORA ELIZANE MAIA21:57:00

    AO REALIZAR A LEITURA DO MATERIAL APRESENTADO, OBSERVEI QUE AS ATIVIDADES APRESENTADA ALI PODE CONTRIBUIR MUITO COM A NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA. BASTA ADPITARMOS A NOSSA REALIDADE E DAR CONTINUIDADE AO QUE JÁ TRABALHAMOS DIARIAMENTE EM SALA DE AULA, COMO OS VALORES, IGUALDADE, ÉTICA E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RESPEITO AS DIFERENÇAS.

    ResponderExcluir
  17. Nos dias atuais, o mundo é regido por mudanças que ocorrem numa velocidade acelerada, aumentando a competição entre as pessoas. O convívio social tem se tornado cada vez mais complicado. Buscando melhorar as relações interpessoais, nos professores devemos inicialmente compreender que cada indivíduo tem sua complexidade e personalidade própria, que é construída ao longo de sua vida. Os traços morais distintos de uma pessoa são influenciados pelo ambiente familiar em que o indivíduo vive nos aspectos culturais da sociedade em que está inserido, pela idade ou estágio de amadurecimento, herança genética, dentre outros fatores.

    ResponderExcluir
  18. O material apresentado vai contribuir com certeza muito com a nossa prática pedagógica, e adaptando a nossa realidade de dar continuidade o que já trabalhamos no dia a dia em sala de aula, atividades que trabalha respeito, valores, igualdade e saber respeitar as diferenças raciais e culturas.

    ResponderExcluir
  19. Apos o estudos do material apresentado que vem para contribuir nas nossas praticas pedagógicas, e assim precisamos despertar nos alunos com metodologias diferenciadas levando os a entender as diversidades étnicas e cultural na sociedade.Observando as atividades apresentadas elas podem contribuir bastante na pratica pedagógica que trabalhamos no nosso dia-dia com os alunos sobre os valores respeito e diferenças entre as raças e culturas existente em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  20. FABIANA BARRETO, VILA NOVA09:17:00

    Para romper com teorias racistas e diminuir o preconceito, os educadores têm um papel fundamental nesse processo, o de mostrar aos alunos que todas as raças presentes no Brasil têm e tiveram importância iguais na formação da cultura brasileira. Para que isso aconteça, a escola precisa ser transformada em um ambiente de aprendizagem de diversidade étnico racial, que estimule as crianças a buscar suas próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas, estimulando a participação dos alunos através de atividades como estas que recebemos na formação continuada que envolvam jogos, brincadeiras, confecção de bonecos com personagens negros, pois só assim as crianças irão crescer mais conscientes e críticos no combate ao preconceito.

    ResponderExcluir
  21. Todo o material que recebemos para estudo e as propostas de trabalho sempre são bem vindas para engrandecer nossa proposta pedagógica, é importante trabalhar esse tema com nossas crianças ainda pequenas, só assim, elas vão crescendo com a concepção de valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo com uma sociedade mais justa e igualitária. Nos educadores temos que procurar enriquecer nossas praticas pedagógicas com vários materiais. Podemos adaptar as atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país.

    ResponderExcluir
  22. O material apresentado com certeza vai contribuir muito para nossas práticas pedagógicas,e as atividades apresentada nos da um suporte maior para discutir e por em pratica em sala de aula o que já vem sendo trabalhado dia a dia como respeito mutuo, dialogo etc.. Partilhamos juntos as propostas em grupo e assim surgiram mais sugestões de como por em práticas algumas atividades escolhidas na escola. Também e fundamental o diálogo na educação infantil pois as crianças começam a entender e a lidar com as diferenças que há em nossa sociedade desde de cedo. Tendo em vista objetivos comum, visando uma sociedade justa.

    ResponderExcluir
  23. A educação é um ato permanente, dizia Paulo Freire, e neste sentido o
    Ministério da Educação, por intermédio da Secad, entende que esta publicação
    é um instrumento para a construção de uma sociedade anti-racista, que
    Privilegia o ambiente escolar como um espaço fundamental no combate ao
    Racismo e à discriminação racial. E nesta visão que o material do curso foi muito importante para nos educadores, ter novas vozões e saber direcionar nossos alunos a pensamentos críticos democráticos e acima de tudo transformar um pais de igualdade para todos

    ResponderExcluir
  24. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL 15/10/2012.
    Quando falamos do professor, nossa mente divulga e nos conduz a todos aqueles que já passaram pela nossa vida ou de quem já ouvimos falar e nos convida a fazermos uma análise sobre a forma de cada um ensinar, seus métodos, sua didática, suas manias e sua maneira de avaliar. O primeiro objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram - pessoas criativas, inventivas e descobridoras.

    ResponderExcluir
  25. As sugestões para elaboração de material didático sobre a historia das relações raciais no Brasil vai contribuir muito para nossas práticas pedagógicas as atividades que recebemos é excelente para trabalhar de acordo com a idade das crianças é importante trabalhar esse tema com nossas crianças ainda pequenas vão crescendo sabendo respeitar as diferenças, no futuro ter uma sociedade mais justa e de igualdade

    ResponderExcluir
  26. Através das leituras do material da formação continuada podemos encontrar muitas propostas pedagógicas para aplicar em sala de aula, com possibilidade de adaptar brincadeiras e historio para a realidade dos alunos e trabalhar o respeito e a valorização do individuo independente de sua raça, religião ou posição social e que tem os mesmo direitos diante a sociedade.

    ResponderExcluir
  27. Quando compartilhamos experiência com certeza aprendemos muito mais. Com a cultura não é diferente, aprendemos trocando idéias. Vivemos num País onde temos o privilégio de ter culturas diferentes. Temos aprendido a cada dia conviver com o diferente seja ele racial, econômico ou de outro fatores. Estamos incumbidos a passar isso a nossos alunos , incentivando-os a viverem com o diferente e respeitando essa diferença. Tornando os assim alunos capazes e sem preconceitos .

    ResponderExcluir
  28. Prof: Lucelia Lopes da Silva
    Com o desenvolvimento, tanto na economia quanto em outros fatores, vemos que nosso país está evoluindo, mas não só ai como também nas opiniões a respeito da variadas culturas, assim desenvolvendo um melhor senso critico.

    ResponderExcluir
  29. Depois de estudos e discussão a respeito do racimo, constatei que nos já trabalhamos diária mente este tema em sala, caso perceba que alguns alunos estão ficando isolado, porque muitos por gordo, baixo, negro, pobre, é ai que temos que conversar, com todos, explicar porque alguns colegas e diferente não que dizer que ele não é igual ao outro, por isso às vezes, perdemos uma grande amizade por um preconceito bobo. Temos que respeitar o ritmo de cada um a pessoa e nunca tratar como incapaz, pois ele é somente diferente uma das outras. Não temos o direito de menosprezar os nossos semelhantes, humilhando ou excluindo. Nos precisamos trabalhar para melhorar cada vês mas esse preconceito em nossa sociedade.portanto temos que ter respeito pelo nosso próximo , aconselho que procurem ler a bíblia pois La Jesus nos como devemos tratar nosso próximo.

    ResponderExcluir
  30. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL AGUA BOA MT.
    Como educadora podemos contribuir com diversas práticas pedagógicas, que possam nos ajudar neste processo, reconstruindo novos valores étnicos, propiciando novos exemplos de valores ao educando, conscientizando da importância dessa miscigenação na construção do nosso país, e resgatando as suas culturas crenças, seus direitos,deveres e valores, etc.

    ResponderExcluir
  31. Escola Municipal Agrovila Central
    Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    O material estudado amplia a nossa pratica pedagógica servindo de apóio para nosso trabalho, sendo que devemos sempre buscar metodologias diferenciadas para o bom desenvolvimento do trabalho, envolver os alunos com o conteúdo, despertando sua curiosidade para o ensino.Ampliando e difundindo valores, cultura, e respeito a todo cidadão.

    ResponderExcluir
  32. Após os estudos realizados e discutidos em grupo, percebemos que a varias maneiras de trabalharmos os conteudos diarios, basta utilizarmos de metodologias diferenciadas, pois sabemos que nem todos aprendem de uma mesma maneira, então como bons educadores devemos diverdificar a metodologia para ajudar nossos alunos a compreender os conteudos propostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este foi o comentario da professora Nilva esqueci de colocar emu nome

      Excluir
  33. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Profª: Lucimeiri Ribeiro de Sousa

    Como educadora tenho certeza que todo o material apresentado contribui muito em nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos fazer adaptação das atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia, mas isso não quer dizer que não podemos melhorar-lá e adaptar a realidade em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  34. Enquanto educadora devemos aproveitar o máximo do material que nos foi oferecido, melhorando assim o nosso fazer pedagogico em sala de aula, pois podemos trabalhar valores, cultura e respeito ao próximo,sendo que todas as culturas são importantes para o crescimento do nosso país sem preconceito, sendo,que esse trabalho já está sendo feito com os alunos em sala de aula desde a educação infantil, esse material veio para melhorar o nosso fazer pedagogico e contribuir para uma sociedade mais justa e de igualdade para todos.

    ResponderExcluir
  35. Reflexão do 16º encontro da formação. O aprendizado não se restringe aos conteúdos dos programas curriculares, ele se da de diferentes formas. Portanto é sempre bom termos novas idéias, ou seja, atividades de outras experiências, que possa compartilhar, com certeza terão maior resultado no aprendizado do educando, e o aluno aprende inclusive com o que o professor faz com o outro, o professor é a figura que, na escola, é o reflexo pelo saber, tem a função de proporcionar conhecimentos, de forma que a criança tenha prazer de vim para a escola.

    ResponderExcluir
  36. A proposta de atividades apresentada é excelente, está de acordo com a nossa prática pedagógica, podemos adaptar as atividades e trabalhar valores. Prevê uma série de atividades com o objetivo de tornar acessíveis às escolas o conteúdo dos programas. Levando-se em conta que o movimento precisa ser coletivo, a expectativa é de que nos podemos trabalhar melhor nas escolas, divulgando para os demais espaços sociais e disseminando valores mais igualitários. Amenizando os conflitos raciais e étnicos.

    ResponderExcluir
  37. Com base em pesquisas e estudos realizados é visto que o material apresentado é bom, pois nos ensina como contribuir em nossa pratica pedagógica. Com a idéia de criar um espaço de discussão entre os professo-res sobre as questões ligadas à participação social dos descendentes de afri-canos, à discriminação que assume a feição do racismo. Pois esse valor étnico passa a cada dia sendo mais valorizado pela a população brasileira, contribuindo com uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  38. Ao analisar o material que nos foi apresentado observei que, é muito rico em conteúdos. Contribui muito para trabalhar com os alunos, nós professores têm o compromisso de estarmos buscando e inovando os conteúdos relacionados com as relações raciais. Pois a participação efetiva do profissional é de suma importância com as relações humanas.

    ResponderExcluir
  39. Educação ambiental e um tema transversal, com pequenas atitudes faz grande diferença, ou seja, os valores ser passado nós anos iniciais, ensinando demonstrando com atitudes, práticas dos dia a dia esses valores e respeitos com o meio ambiente. Através desse processo de conscientização pode mudar nosso meio ambiente

    ResponderExcluir
  40. O material apresentado irá contribuir muito na prática pedagógica do professor, é um exelente auxiliador, através dele podemos trabalhar valores e respeito com nossos alunos e faze-los entender que todas as culturas possuem a sua importancia no desenvolvimento de nosso pais.

    ResponderExcluir
  41. Patricia Alves da Silva( Edna Lane)07:43:00

    Formação continuada 16º encontro
    Ao me deparar com o assunto proposto pude perceber que já trabalhamos desde a educação infantil as relações raciais no nosso dia a dia, pois procuramos em diversas praticas pedagógicas construir um conceito de respeito ao próximo, a cultura, diversidade racial, isto se adquiri desde pequenos, para possamos melhorar a cada dia esta nossa sociedade cheia de preconceito , portanto nossa contribuição como educadores e importantíssimo neste processo de construção da personalidade.

    ResponderExcluir

  42. Nos educadores acredito que todo o material apresentado contribui e muito em nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos adaptar as atividades, trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia, mas isso não quer dizer que não podemos incorporar outras metodologias e adaptar a realidade em nosso cotidiano. Pedagógica. “Sugestões sempre são bem vindas.”
    As crianças, quando nascem, não tem pré-conceito. Nós adultos ensinamos elas a mentir, a ter pré-conceito... Enfim toda a criança aprende. Nesse sentido entra também nossa função como educadores para a re-educação, para a convivência fraterna. Já percebi que com atividades concretas foi possível mudar a concepção e prática dos alunos. Ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo para uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  43. Formação continuada 16º encontro
    Ao me deparar com este assunto percebi que ja venho trabalhando essa questão desde o ano passado, quando tive a oportunide de participar da Formação continuada sobre Relações Raciais. Essa é uma questão que devemos trabalhar diariamente com nossos alunos, pois envolve principalmente a questão dos valores, das diferenças de raça, cor, religião, como também diferentes culturas, e temos que passar desde cedo para os alunos que essas diferencias existem, mas que principalmente em primeiro lugar somos todos seres humanos, e, que todos temos o nosso valor, não importando se somos diferentes na cor, na raça, ou de religião, e que demos respeitar essas diferenças.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Escola Municipal Agrovila Central
    Professora:Meyrilene Gomes da Silva
    Como educadora acredito ter certeza que todo o material apresentado contribui em nossas prática em sala de aula, são através desses materiais que trabalhamos de forma diversificada podendo fazer os devidos ajuste nas atividades e trabalhar de forma interdisciplinar, adequando o material apresentado à nossa realidade em sala de aula.

    ResponderExcluir
  47. Todo material que que temos acesso é muito importante para o nosso enriquecimento pedagógico.E o material que nós foi apresentado é muito útil na prática pedagógica no nosso cotidiano. Como podemos trabalhar o respeito com as pessoas, valores e diversidades culturais.

    ResponderExcluir
  48. É necessário trabalhar o respeito às diferenças em nosso cotidiano, contudo reconhecer e valorizar as diversidades culturais de um país. Portanto como educadores é importante termos acesso a diversas fontes de sugestões de atividades... Que possa tornar nossas aulas mais atrativas e aprimorar nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Nas leituras que realizamos neste encontro, percebe-se que a escola serve de instrumento para desenvolver a consciência do respeito entre os grupos étnico-raciais. Historicamente o negro é visto como não de obra bruta e os índios como preguiçosos, ambos não tenham acesso as meios de formação eram considerados como ser inferiores. A escola deve promover política pedagógica que demonstram que todos nós independente da etnia, temos os mesmos potencias que devem ser valorizado as suas culturas.

    ResponderExcluir
  52. Ao analisar o material que nos foi apresentado observei que, é muito rico em conteúdos. Pois com estes materiais podemos adaptar as atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia. E como educadores temos diversificar a metodologia para ajudar nossos alunos a compreender melhor os conteúdos.

    ResponderExcluir
  53. Os resultados enfatizam a importância destes materiais apresentados, é muito rico em conteúdos e através do material podemos trabalhar valores, respeito e auto-estima, na gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, e nós como educadores, temos que sempre ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.

    ResponderExcluir
  54. Ao analisar o material que foi passado enfatizei que vivemos num mundo e, particularmente num país, onde as questões raciais e os preconceitos estão presentes em todos os espaços, sendo que suas principais vítimas encontram-se nos bairros de comunidades populares, onde estão principalmente as crianças negras e pobres, filhas dos trabalhadores excluídos desta sociedade injusta e desumana. Neste sentido, é importante que surjam pesquisas sobre estas questões, de maneira a sensibilizar e oferecer suporte teórico, especialmente aos educadores e profissionais envolvidos nesta realidade, com vistas à intervenção em nosso sistema educacional. Quase sempre que nos dispusemos a refletir sobre as questões raciais e os preconceitos, percebemos que esta discussão era dificultada pela falta de conhecimento e consciência, o que impedia ainda mais o diálogo, além de impossibilitar a aceitação do fato de que o racismo continua invadindo as instituições, embutida em nossos atos

    ResponderExcluir
  55. A educação é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de toda a sociedade, portanto esta precisa cuidar
    da formação de seus indivíduos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais e prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social, o material apresentado pode enriquecer as aulas nesse sentido. Nós professores podemos ajudar o aluno a compreender a importância de se valorizar as diferenças.

    ResponderExcluir
  56. Mais uma vez o tema meio ambiente vem sendo abordado e com isso proposta de reutilização de matérias recicláveis, para construção de objetos educacionais e até mesmo em construções civis, uma novidade para ainda torna nosso lixo reaproveitado e minimizar o impacto que o homem vem causando.

    ResponderExcluir
  57. Faço das palavras das Professoras Neuza S. Araújo e Eloisa Regina as minhas, pois o aprendizado não se restringe somente aos conteúdos curriculares. A aprendizagem acontece a todo o momento com o comportamento do professor, afinal, somos o reflexo do conhecimento.
    Quanto as propostas de atividades, todas são bem vindas.

    ResponderExcluir
  58. O material apresentado será mais um subsídio para o enriquecimento da nossa prática em sala de aula pois o tema abordado terá que ser sempre trabalhado com nossos alunos para que aprendem a respeitar as diferenças existentes no nosso meio cotidiano.

    ResponderExcluir
  59. Escola Municipal Agrovila Central---EMAC
    Professora: Giovana de Oliveira Pereira
    16º Encontro

    Ao analisar o material que nos foi apresentado observei que, é muito rico em conteúdos podemos contribuir com diversas práticas pedagógicas que possam nos ajudar no processo de reconstruir novos valores étnicos, propiciando novos exemplos de valores ao educando, e resgatando as suas culturas crenças, seus direitos, deveres e valores, etc. Nós professores têm o compromisso de estarmos buscando e inovando os conteúdos relacionados com as relações raciais. Pois a participação efetiva do profissional é de suma importância com as relações humanas.

    ResponderExcluir
  60. Com base no décimo quinto encontro de formação continuada que foi lembrado e discutido sobre a importância da participação efetiva do profissional da educação no aprimoramento das relações humanas e tendo em vista que nesse próximo encontro (16º) foi abordado sugestões de atividades, afirmo que esse material é mais um subsídio para o enriquecimento da nossa prática em sala de aula. É muito bom receber sugestões de práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  61. O material e a proposta apresentada nesse encontro vem de encontro com as nossas necessidades pois são inumeras sugestões para a ampliação do nosso plano de aula, outro fator interessante é que tais sugestões são fáceis de serem elaboradas favorecendo assim a prática em sala de aula e no contexto escolar.

    ResponderExcluir
  62. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:17:00

    Com certeza esse material vai nos ajudar muito uma vez que a nossa participação é efetiva e devemos nos pautar em referenciais que enriquecerão nosso trabalho em sala de aula com práticas enriquecedoras.

    ResponderExcluir
  63. Elma Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:29:00

    É sempre bom nos lembrar da nossa participação efetiva do profissional da Educação no aprimoramento das Relações Humanas.
    Assim nos pautaremos a buscar atividades com projetos, palestras, debates e atividades diarias que ampliará a nossa prática pedagógica e tornarão nossas aulas agradáveis e prazerosas.

    ResponderExcluir
  64. Escola Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzzo
    16º Encontro
    O material apresentado irá contribuir na nossa pratica pedagógica, desenvolvendo as atividades relacionadas a relações humanas, pois se é no dia-a-dia que temos que trabalhar os valores étnicos, morais e culturais, respeito e a autoestima. Para que possam perceber que estes são valores importantes para a nossa convivência na sociedade. Assim temos que estar enriquecendo nossas pratica pedagógicas com vários materiais e adaptarmos conforme a necessidade de cada um. Nossa cultura é bem diversificada temos que respeitar e tem que ser trabalhado desde cedo com os alunos só assim irão crescer com valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças para tornar uma sociedade mais justa. E o convívio com o cotidiano é a forma mais eficaz para trabalhar tais atitudes citadas acima. Cabe a nós educadores mudar nossa pratica pedagógica para melhorar o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  65. Para a nossa sociedade e suma importancia o aprofessor esta abordando este tema pois assim podemos atingir um denominador comum. É necessário trabalhar o respeito às diferenças em nosso cotidiano, contudo reconhecer e valorizar as diversidades culturais de um país.

    ResponderExcluir
  66. Cinara Cristina Pereira Domingues (Escola Apóstolo Paulo)11:41:00

    O mundo evolui cada vez mais e assim nós estamos sempre nos relacionando com o outro. Devemos lembrar que isso é o que temos de mais importante a nos preocupar e saber preservar. Como a maioria das pessoas já sabe,” nosso direito só vai até onde começa o da outra pessoa” e se levarmos isso em conta nas nossas ações de todo dia, saberemos conviver com as diferenças de opiniões e ações de cada ser que nos cerca. Estamos certos de devemos ser verdadeiramente humanos no melhor sentido da palavra e assim notaremos uma mudança considerável na sociedade, principalmente no que tange a violência física e psicológica. Por isso é muito importante repensarmos nossas ações como educadores. Quanto as sugestões de atividades apresentadas são ótimas e aliadas à uma adaptação para a escola do campo será de grande valia, pois nos permite trabalhar o respeito pelo outro, o afeto e a convivência que são os principais ingredientes para uma boa educação.

    ResponderExcluir
  67. Iraci Correia de Sousa Silva Oliveira( Apóstolo Paulo21:19:00

    Com certeza o material apresentado vai contribuir bastante em nossa pratica pedagogica, pois podemos adaptar diversas atividades para trabalhar valores, respeito e alto-estima. Como educadores devemos trabalhar com as crianças desde da educação infantil, para que os nossos alunos aprenda respeitar essas diferenças e percebem que todas as culturas são importante para nosso país.

    ResponderExcluir
  68. ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA
    PROFESSORA: DHAYANNE

    Acredito que como educadora, posso contribuir com meu trabalho de forma a ser sempre direcionado ao aprendizado de nossas crianças. Trabalho este que é feito com carinho e dedicação, visando o aprendizado e interesse dos alunos sobre o tema, estudar questões que envolvem relações humanas é muito mais que cumprir com deveres didáticos, é contribuir para que tenhamos um país melhor, com pessoas responsáveis que contribuam com a população no pensar, no se organizar, e na esperança de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  69. Ativ 16
    É muito importante o material da formação continuada onde encontramos excelentes propostas pedagógicas com possibilidades de adaptações, com certeza de grande contribuição para a nossa prática em sala de aula. Com histórias, brincadeiras voltando para a realidade podemos trabalhar o respeito às diferenças, focalizando o respeito e incentivando os alunos a valorização do ser humano independente da sua cultura.

    ResponderExcluir
  70. Quando temos vontade de fazer e fizer com dedicação, o nosso trabalho pedagógico só contribui para o enriquecimento da aprendizagem dos alunos, vejo que existe material riquíssimo para trabalhar o tema, e nos temos uma ferramenta que nos ajuda cada dia mais a sermos educador competente, “a internet”.

    ResponderExcluir
  71. Ao analisar o material que estudamos, tive como opinião que devemos enriquecer nossas praticas pedagógicas com vários materiais e adaptarmos conforme a necessidade de cada um. Nossa cultura é bem diversificada temos que respeitar e tem que ser trabalhado desde cedo com os alunos só assim irão crescer com valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças para tornar uma sociedade mais justa. Nós professores têm o compromisso de estarmos buscando e inovando os conteúdos relacionados com as relações raciais. Pois a participação efetiva do profissional é de suma importância com as relações humanas.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo21:44:00

    Escola Apóstolo Paulo
    Elisângela Samira de Lima Fernandes
    O material estudado é um subsidio para melhorar nossa prática pedagógica através destes materiais disponíveis para o nosso estudo e reflexão estaremos buscando inovação aos conteúdos relacionados as relações humanas.

    ResponderExcluir
  73. Escola Apóstolo Paulo
    Professor: Odoniel Martins
    Os materiais disponíveis para o estudo,tem favorecido a nós educadores, novas metodologias de ensino focando aprendizagem dos alunos com atividades que devem ser diversificadas e que tenham significado ao aluno partindo de situações do seu cotidiano que envolvam os valores, ética e moral respeitando as diferenças para se ter uma sociedade mais justa. Pois como educador tenho buscado melhorar minha prática pedagógica com os estudos realizados.

    ResponderExcluir
  74. Após os estudos do material disponível, nos possibilitou introduzir metodologias e adapta-lo conforme a necessidade dos nossos educando e adaptando-os ao nível de cada um. Contribuindo com nossas praticas, no processo de ensino-aprendizagem despertando os valores étnicos e morais. Nossa cultura é cheia de diversidade culturais que devemos respeitar e contribuir para uma sociedade mais justa partindo das ações dos professores.

    ResponderExcluir
  75. No decimo quinto encontro da formação foi discutido a importância da participação do professor no aperfeiçoamento das relações humanas e no encontro (16º) foram sugeridas atividades para trabalhar o tema. Esse material é mais um auxílio para o enriquecimento da nossa prática em sala e vai certamente contribuir muito com a nossa prática pedagógica, mesmo já trabalhando no dia a dia em sala de aula com atividades a este respeito, os valores, a igualdade e saber respeitar as diferenças raciais e culturais pois a escola precisa ser um ambiente de aprendizagem de diversidade pois o racismo e preconceito já não têm lugar em nossa sociedade

    ResponderExcluir
  76. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO

    Todos os materiais bibliográficos e sugestões metodológicas são indispensáveis para a ampliação metodológica, pessoal e intelectual de um educador. Através dos materiais estudados na formação continuada ficou visível a inovação metodologia e adaptação de atividades que aborda os temas relacionados a valores, respeito e auto estima, proporcionando aos alunos e a nós professores evidencias de que todas as tradições são importante para na formação histórica e econômica do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  77. Ademária - Apóstolo Paulo

    Ao analisarmos e refletirmos sobre os materiais e sugestões metodológicas, anota-se que são importantes e contribuiu no crescimento e na qualidade da nossa metodologia como professor facilitador da aprendizagem. Com as sugestões de atividades, podemos enriquecer e inovar a nossa metodologia fazendo adaptações, buscando novas experiências e compartilhando novo saberes, e desenvolvendo atividades que vise e contemple conteúdos como valores e respeito, ética e moral. E nós temos que ter participação efetiva nesse processo de formação das relações humanas.

    ResponderExcluir
  78. Simone de Assis16:26:00

    ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    Simone de Assis Silva

    Acredito que o material apresentado vai contribuir e muito com nossa pratica pedagógica auxiliando uma forma diversificada de trabalhar fazendo ajuste se necessário sabendo respeitar os valores como éticos e moral, contribuindo com o desenvolvimento de um país com menos preconceito, fazendo assim que nossa pratica pedagógica melhora o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  79. Diante das discussões apresentadas, pôde-se perceber que o material elaborado traz diferentes atividades práticas e fáceis, cabe ao educador adaptá-las aos conteúdos de forma que possa ampliar o conhecimento do seu aluno.

    ResponderExcluir
  80. Todo o material que recebemos para estudo e as propostas de trabalho sempre são bem vindas para engrandecer nossa proposta pedagógica, é importante trabalhar esse tema com nossas crianças ainda pequenas, só assim, elas vão crescendo com a concepção de valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo com uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  81. Diante do material apresentado pode-se perceber a riqueza de atividades sugeridas na apostila podendo nos subsidiar na nossa prática em sala de aula. E como educadora esse material vai me ajudar muito, porque posso adaptar essas atividades ao meu planejamento onde poderei de forma lúdica trabalhar os valores morais, respeito e auto-estima de forma que as crianças possam compreender a importância das culturas como parte integrante do nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  82. O material apresentado vai contribuir muito com a nossa prática pedagógica, e adaptando a nossa realidade de dar continuidade o que já vem sendo trabalhado em sala de aula, atividades com: valores,ética, igualdade, respeitar as diferenças raciais e culturas de cada um.
    Todo o material que recebemos para estudo e as propostas de trabalho são bem vindas e serve para enrriquecer a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  83. Ao analisar o material disponível para o estudo pude perceber a riqueza do material em relação a atividades diversificadas podendo ser utilizado e adequado a faixa-etária de acordo com a idade das crianças possibilitando a compreensão. Algumas atividades sugeridas trás o regaste de brincadeiras antigas que ainda fazem parte de nosso dia-a-dia e muitas vezes estão caídas ao esquecimento. São atividades que possam ser trabalhadas desde aos valores até a auto-estima sendo desenvolvidas através de brincadeiras e assim propiciando ao aluno um aprendizado prazeroso.

    ResponderExcluir
  84. Ao analisar as atividades da a compreensão de criar e recriar formas e modelos, de atividades variadas muito interessantes .Bem como espaços e tempos para a reflexão, é ainda uma busca,um horizonte que precisamos atingir, mas é nisto que repousa a possibilidade de instauração de um processo de autonomia e liberdade.O pensamento reflexivo nos abre para a realidade, ao mesmo tempo em que amplia nossos horizontes de conhecimento. É no universo reflexivo que se encontra a possibilidade de rompimento com os valores de uma sociedade dominante e injusta. Isto quer dizer que o caminho a cidadania está na direção da construção de um pensamento reflexivo. Pensar, todo ser humano pensa.

    ResponderExcluir
  85. É importante que o professor desenvolva diversas atividades que evidenciem as diferenças raciais e culturais, valorizando da mesma forma todas elas. E esse trabalho deve ser feito inclusive nas escolas que trabalham com a educação infantil pois só amamos e repeitamos o que conhecemos, desta forma se trabalhado desde a infância as diferenças culturais, nossas crianças já crescerão repeitando as diferenças encontradas em nossa sociedade.

    ResponderExcluir


  86. Acredito que qualquer material vem para contribui e enriquecer nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos adaptar as atividades, trabalhar valores, respeito e auto-estima para que percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia, mas isso não quer dizer que não podemos incorporar outras metodologias e adaptar a realidade em nosso cotidiano. Pedagógica. “Sugestões sempre são bem vindas.”
    As crianças, quando nascem, não tem pré-conceito. Nós adultos ensinamos elas a mentir, a ter pré-conceito... Enfim toda a criança aprende. Nesse sentido entra também nossa função como educadores para a re-educação, para a convivência fraterna. Já percebi que com atividades concretas foi possível mudar a concepção e prática dos alunos. Ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais digna.

    ResponderExcluir
  87. Após a leitura e análise do conteúdo oferecido, pude observar que as opções de atividades são bem ricas em conteúdo e podem ser adaptadas ao planejamento de aulas nos auxiliando ao trabalharmos diversos conteúdos, entre eles valores pessoais, morais, respeito, auto-estima,ética, entre muitos outros. Além do que, ao utilizarmos conteúdos como esses em nossa prática pedagógica estaremos contribuindo para uma sociedade, ou até mesmo um mundo melhor e mais justo.

    ResponderExcluir
  88. ESCOLA MUNiCIPAL AGROVILA CENTRAL
    PROFESSORA LUCIMEIRI RIBEIRO DE SOUSA
    Esta proposta de atividades apresentada é excelente, e independente de qualquer faixa etária, é importante trabalhar esse tema com nossas crianças ainda pequenas, só assim, elas vão crescendo com o entendimento de valores, ética e moral, sabendo respeitar as diferenças e contribuindo com uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  89. Eu como educadora tenho certeza que o material apresentado nestes encontros contribuiu muito em nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos fazer adaptação das atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima porque todas as culturas, é claro que cada um tem sua própria forma de trabalho, mas isso não quer dizer que não podemos melhorá-la e adaptar a realidade em nosso cotidiano. Vivemos num País onde temos o privilégio de ter culturas diferentes e cada um tem o seu valor, não importando se somos diferentes na cor, na raça, ou de religião,o importante é que demos respeitar as diferenças

    ResponderExcluir
  90. Temos vivenciado em nossa escola grande partilhas a respeito de atividades envolvendo os estudos da formação continuada e mais específico ao estudo das Diversidades culturais. Tem sido lançado mãos por parte do corpo docente as propostas de atividades entendendo que estas vão enriquecer ainda mais a nossa prática pedagógica. Assim, a escola tem procurado adaptar as propostas conforme a necessidade e afinidade de nossos alunos para que estes entendem a riqueza de conviver em um ambiente onde todos somos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes em costumes, valores, sonhos e objetivos.

    ResponderExcluir
  91. Jhordannia - Escola Bela Vista
    As datas comemorativas que diz respeito às diferentes etnias devem ser trabalhadas não somente nos seus respectivos dias, mas durante todo ano. Devem ser tomadas diversas iniciativas por parte das escolas para aproximar e envolver as diversas culturas, tirando qualquer tipo de preconceito existente nos alunos e sociedade.

    ResponderExcluir
  92. Achei muito interessanteas sujestões de atividades do material apresentado, todos os educadores sabem da importância de se adquar os conteúdos e atividades às suas práticas pedagógicas, e que a sua importância é fundamental na construção de conhecimentos dos alunos.

    ResponderExcluir
  93. Como educadora acredito que todo o material apresentado contribui e muito em nossas práticas pedagógicas, pois com estes materiais podemos adaptar as atividades e trabalhar valores, respeito e auto-estima para que nossos alunos percebam que todas as culturas são importantes para o nosso país, é claro que cada um tem sua própria metodologia, mas isso não quer dizer que não podemos incorporar outras metodologias e adaptar a realidade em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir