Segunda-feira, 09 de abril de 2012

fonte internet

Comente neste fórum considerando os textos lidos e discutidos na formação continuada desta semana sobre o “Alerta” da autora Amelia Hamze  em relação às tecnologias e como você no seu dia-a-dia se posiciona perante essas ferramentas. Cite também de maneira resumida algumas dicas práticas para trabalharmos com as novas tecnologias em sala de aula.

141 comentários:

  1. O professor tem que estar preparado e sempre alerta ir a busca de novos conhecimentos estar se atualizando, deixar de ser o que apenas fornece informações mas passar a ser aquele que soma ajudando a pesquisar novos caminhos, pois a tecnologia tem nos auxiliado bastante possibilitando e enriquecendo as atividades didáticas de uma maneira geral.
    Maria José Garcia De Q.Silva

    ResponderExcluir
  2. Rosangela Neves Oliveira Escola Municipal Vila Nova22:34:00

    As tecnologias fazem partes do nosso contidiano e no dia-a-dia escolar ela tem sido uma ferramenta muito importante, que nos auxiliam para que nossas aulas se tornem mais atrativas. Mas é preciso saber utilizar esta ferramenta e mostrar aos nossos alunos que tecnologia é nossa aliada no processo ensino-aprendizagem. Trabalhar com slides nas aulas de ciências e geografia tornam as aulas mais criativas.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Evaldo Soares de Carvalho07:59:00

    Muito pertinente as consideraçãoes feitas acerca do histórico do surgimento da escola e suas tendências educacionais.Bem como, as considerações feitas sobre tecnologia. Contudo,muitas vezes, se tem a falsa ilusão do que é tecnologia. Atualmente se considera tecnologia somente os computadores modernos e seus derivados como notebooks, tablets, etc. Porém,desde que um Macaco utilizou um pequeno pedaço de madeira para tirar a formiga do buraco para a sua alimentação, isso foi denominado tecnologia. Tudo que é utilizado para facilitar a atividade humana é tecnologia, como nosso livro didático, quadro negro e o tão discriminado giz. Outro engano que considero é dizer que o aluno tem mais conhecimento de informática do que o professor. Ele pode até apresentar conhecimentos instintivos da máquina,jogos,redes sociais, etc. Muitos destes usos pouco frutíferos, enquanto que o professor comprometido, utiliza destes meios no campo da intencionalidade. Cria-se muito fetiche em relação a novas tecnologias da informação, a panaceia para a educação. Hoje vivemos uma sociedade de jovens alienados, antenados somente no aqui, agora, no consumismo de coisas supérfluas. As redes socias, é um emaranhado de relações frias e desumanizadas. Você segue uma pessoa numa rede social, porém no dia-a-dia, ele não te dá sequer um bom dia. No entanto, as novas tecnologias nos oferece possibilidades para medearmos o nosso trabalho, pois tem um alcance de conhecimento muito grande. Diria até que a internet funcionaria como um oráculo dos tempos modernos se bem utilizada. Mas quando não, é uma seara de maleficios. Então esse é o nosso desafio. Fazer um bom uso das novas tecnologias e fazer com que o nosso educando consiga descobrir o prazer sadio que ela pode nos proporcionar. Tudo isso de forma sadia e madura.

    ResponderExcluir
  4. ALMANIR FAORO ---ESCOLA M. E. I. JACY K. SALAMONI
    Na época de antigamente, poucas pessoas tinham acesso à educação escolar. Neste tempo eram escolas tradicionais só freqüentavam os que possuíam dinheiro, tinham poucos que estudavam.
    Na verdade não havia profissionais na área da educação, não tinham professor formado, uma educação diferente. A educação hoje está mais democrática, mas fica um desafio em desenvolver competências e comunicação aos alunos de forma mais adequada nas informações que existem.

    ResponderExcluir
  5. No segundo encontro, foi discutido sobre a evolução da educação e das tecnologias nas escolas. Creio que são essas as preocupações encontradas nas escolas e, sobre os quais devemos refletir. Porém, não só o estudante precisa pesquisar o professor também, buscar e estar aberto aos novos conhecimentos. Dessa forma estará contribuindo para a transformação de ambos (professor e aluno) formando conceitos e principalmente interagindo, aprendendo a aprender. Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensina.

    ResponderExcluir
  6. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova08:43:00

    As novas tecnologias estão vindo para provocar uma transformação na educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, novas relações entre Professores e alunos. O fato de que os alunos de hoje tem grande interesse por este mundo tecnológico, poderá ser muito proveitoso na sua educação desde que seja realmente utilizado de maneira correta todos os suportes que estão disponíveis no mundo virtual. O uso destas tecnologias irá acarretar muitas mudanças na organização da escola e sala de aula, visto que sua utilização hoje é vista como essencial para uma inserção do cidadão numa sociedade de base tecnológica.

    ResponderExcluir
  7. Ao estudarmos o segundo encontro foi abordado sobre a evolução da educação e das tecnologias nas escolas. Nós professores temos que estamos preparados para buscar novos conhecimentos e atualizados. As tecnologias fazem parte do nosso dia-a-dia é muito importante saber utilizar essas ferramentas, só assim estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos nossos alunos para construir e reconstruir saberes, pois passa pela nossas mãos todos os cidadãos desta nossa Pátria.

    ResponderExcluir
  8. Fala-se muito em tecnologia, passa até ser a onda do momento, onde o professor precisa utilizar-se dessas tecnologias...mas afinal, até aonde é considerado uma tecnologia? pensa-se que enquadra somente esses eletrônicos, onde o virtual está em alta...engana-se, o professor tem que ser inovador, adequar-se a práticas, utilizando sem sombra de dúvidas dos recursos tecnológicos que a escola oferece, mas estará a seu cargo, responsabilidade e criatividade na preparação do ambiente .

    ResponderExcluir
  9. Somos sabedores e devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. Com a chegada da era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola. Precisamos cada vez mais adaptar nosso trabalho em sala de aula com a utilização dos recursos tecnológico disponível.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o texto estudado. Acredito que a autora quis chamar a atenção de certa forma, pela maneira que trabalhamos com as tecnologias em sala. Segundo ela, somos professores do século XXI mas ainda trabalhamos como se estivéssemos em 1549 lidando apenas com o tradicional. Tudo muito bonito na teoria, mas o que vemos no dia a dia, é que realmente temos acesso as tecnologias, mas ainda nos falta suporte para inserirmos diariamente em nossas práticas. Por mais que digam que não, e que suporte nós temos, sabemos que na prática a realidade não é bem essa que pintam.

    ResponderExcluir
  11. De acordo com o tema abordado “A arte de ensinar , pode-se perceber que para preparar leitores e escritores críticos conscientes é necessário que os professores façam uso da tecnologia de maneira interativa dentro do seu fazer pedagógico. Nessa perspectiva, a mídia , ou seja , a tecnologia abrirão portas para renovar e diversificar as práticas pedagógicas . Então, cabe a nós educadores buscar , não apenas ter acesso às informações ,mas , buscar em diferentes fontes e saber transformá-las em conhecimentos , para resolver problemas cotidianos e na vida profissional.Sendo assim , deve-se utilizar a tecnologia, com olhar crítico, não deixar-se seduzir pelos caminhos tendenciosos da mídia e proporcionar aos alunos capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o texto e estudos observamos que as mudanças tecnológicas influência na forma de vida e trabalho, causando transformação em todo o processo e estágio de desenvolvimento do ser humano, bem como, permitirão um aprendizado mais individualizado afetando de forma direta o sistema educacional e as relações sociais.
    As brincadeiras consideradas do passado estão se extinguindo, e saindo da rotina de muitos. Soltar pipa, jogar bola na rua ou campinhos, rela-rela, polícia e ladrão, esconde-esconde, béts, etc. Estão sendo esquecidas e substituídas pelo computador, por outro lado temos acesso livre a infinitas informações e ao mundo distante. Sendo assim o professor terá a função de orientar o aprendizado de modo significativo, cooperativo, organizador dessas informações e não apenas ser transmissor do conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Cabem a nós, professores, a formação de cidadãos críticos, éticos e com consciência política. Com competência e habilidades para construir e/ou reconstruir saberes. Que seja capaz de enfrentar o mundo e caminhar com seu próprio conhecimento que outrora aprenderam nos bancos escolares.

    ResponderExcluir
  14. Sereneide Escola M.E.I. Jacy K. Salamoni12:17:00

    No segundo encontro foi discutido que a tecnologia faz parte no dia-a-dia do professor, é uma ferramenta muito importante que auxilia a preparar leitores críticos. È necessário fazer uso da tecnologia, ela renova e diversifica a prática pedagógica, devemos buscar novos conhecimentos e estar preparados para novos desafios Precisamos cada vez mais adaptar nosso trabalho em sala de aula utilizando os recursos tecnológicos disponível.

    ResponderExcluir
  15. A autora realiza o alerta há os educadores para os desafios educacionais na sociedade globalizada. Pois vivenciamos uma era histórica composta por fácil acesso informacional de conteúdos;educativos,jornalisticos,ilícitos;enfim que se fazem produzidos por mídias geralmente tendenciosas que se prestam em dispor para serviço dos detentores dos meios de produção em nossa sociedade. Por tanto constituindo-se em mecanismos nossos que estimulam o consumismo e a alienação social na formação da cidadania,quanto não mediadas de forma critica e reflexiva. Em nosso educandario uma "escola tecnologica"buscamos construir praticas pedagogicas inovadoras onde os educandos sejam críticos e produtores do conhecimento e ativos cidadãos em nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  16. Considerando os dois textos lidos e discutidos na formação continuada desta semana sobre o “alerta” da autora Amelia Hamze e em ralação as tecnologias e o uso dessas ferramentas no nosso dia-a-dia, é possível dizer que a educação vem se evoluindo e incluindo novidades, fazendo experiências e se aperfeiçoando mais a cada dia que passa, na medida do possível. A educação passou e ainda passa por muitas formas de adaptação e prática na aprendizagem. As tecnologias se fazem presentes há muito tempo e vem tomando cada vez mais espaço nas salas de aula e no mundo. Acredito que seja muito importante essas ferramentas fazerem parte da prática pedagógica, desde que haja uma preparação com os professores antes.

    ResponderExcluir
  17. Estudando o texto do segundo encontro que aborda a arte de ensinar, a missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano. Nada é mais importante do que o ser humano. Se for nobre e necessário construir casa, computadores, muito mais nobres são formar cidadãos senhor de tudo. E é no banco da escola que se formam os homens e as mulheres que um dia terão o poder, de conduzir a historia nas atividades e organizações. Formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas no aspecto humano, moral e ético.O bom caminho a seguir só poderá ser discernido pelo bom entendimento da ciência com a moral.

    ResponderExcluir
  18. Segundo a autora o professor do século XXI exerce um papel insubstituivel no processo da transformação social e precisamos estar atenta as novas tendencias tecnologicas sempre em busca de novos conhecimentos, pois as tecnologias estão cada dia mais desafiadoras e os nossos alunos estão cada vez mais conectado nessas redes sociais. O professor precisa tornar suas aulas mais atrativas e criativas pois quadro e giz já não funciona mais, eles precisa e querem muito mais.

    ResponderExcluir
  19. Conforme estudo na escola tradicional, o professor era o centro, tudo era imposto e pronto, alunos não tinham direito de se manifestar, expor suas ideias. Já na escola nova essa concepção mudou, o professor deixou de ser um transmissor de conhecimentos e passou a ser um facilitador da aprendizagem, onde o aluno passa a ser ativo e participativo e é o centro do processo ensino e aprendizagem. Depois veio a escola Tecnicista, que o social era ditado pelos militares, onde o ensino passou a ter novos métodos de ensinar, recursos audiovisuais como suporte pedagógico, a instrução programada e o ensino individualizado. A nossa atual educação caminha para uma educação onde acontece uma troca entre professores e alunos, alunos com direito de expor suas idéias, sentimentos e a usar sua criatividade. Só que precisamos estar bem atentos ás tecnologias, pois a mídia está cada vez mais influenciando nossa vida.

    ResponderExcluir
  20. A arte de ensinar e trajetória ao longo da historia. Escola Tradicional: O professor é o detentor de todo conhecimento. Não existe muita participação do aluno... O professor manda e o aluno executa. O professor precisa dominar muito bem os conteúdos... Geralmente é autoritário... Escola Nova: o professor é um orientador da aprendizagem... O professor deve ser alguém aberto a novos conhecimentos, estimulador. O aluno é o agente de seu próprio aprendizado, os conteúdos , o que se ensina, são escolhidos por eles, e tem que haver o interesse da participação deles. A “educação nova” privilegia a criança como indivíduo. Essa educação surge como resultado de um novo sentimento dos adultos em relação às crianças, onde estas merecem cuidados especiais. Na Educação Tecnicista: o aluno era impedido de criar e pensar impediu - se a expressão dialética. O social era ditado pelos militares que detinha o poder. Sendo anunciados padrões e métodos.

    ResponderExcluir
  21. Pode-se notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapta para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia sem garantir a elevaçaõ do nível de educação. Porém, até os dias de hoje mostra-se nas pesquisas, que temos muito que avançar nos padrões desejáveis de qualidade na educação. Devemos perder o medo das tecnologias é trabalhar cada vez mais com os nossos alunos é istruir ele como trabalhar com ela.

    ResponderExcluir
  22. Nós como professores mestres temos que ter olhos amplos para a tecnologia porque, a televisão, no mundo contemporâneo, com suas opções a cabo, suas antenas parabólicas, traz o mundo para dentro da escola por meio dos múltiplos programas, mas também introduz a escola em um novo espaço e nova perspectiva com enfoque global. Uma das principais características do mundo contemporâneo consiste no acontecimento de que diferentes espaços se integram e se interatuam. A escola, no contexto da sociedade contemporânea não pode mais ser avaliada como um ambiente independente, mas sim um lugar dentro de outros espaços, interagindo-se mutuamente. O grande desafio que se depara é o de integrar consciente e criticamente toda a comunidade escolar, no mundo da sociedade globalizada. Torna-se indispensável a constituição de novas metodologias que permitam a introdução de professores e educandos no mundo do cultivo de mensagens por meio da linguagem .A comunicação terá que ser de mão dupla, não somente para garantir a possibilidade da livre expressão, mas também proporcionar o próprio processo de construção do diálogo humano.A era da informação é também a era da educação, plena e unificada. Os alunos têm que viver a experiência de descobrir por si mesmos o que está acontecendo, o que está sendo mostrado e como está sendo mostrado, e também o que está sendo omitido. Parece-me que a comunicação atualmente está muito sustentada em todos os meios pela tecnologia de informação. E isso coloca, à educação, múltiplos temários. Um é a alfabetização múltipla, pois a linguagem escrita já não basta com a proliferação de tecnologias, de linguagens e de expressões. Isso implica alfabetizar os estudantes para que sejam capazes de elaborar suas próprias comunicações, com suas distintas linguagens, com distintas lógicas de articulação.

    ResponderExcluir
  23. De acordo com os textos lidos percebe se, que a autora faz- nos uma alerta com relação aos meios tecnológicos e a maneira como devemos trabalhar com nossos alunos. Pois estamos vivendo em pleno século XXI e ainda vivenciamos com o tradicionalismo.Sabe se que através dos mesmos o aluno interagem mais com a aula dando melhores resultados e adquirindo muito mais conhecimento. Enquanto que nós educadores deveríamos trabalhar tudo isso de maneira diferenciada, não ficando abitolados no mundo tecnológico, mas levando nossos alunos a construção de uma pratica mais social formando , cidadãos críticos e participativo com capacidade de produzir e construir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  24. A autora nos alerta que:
    Cabe então aos professores do século XXI a tarefa de apontar caminhos institucionais (coletivamente) para enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo, com competência do conhecimento, com profissionalismo ético e consciência política.
    Sendo assim:
    Concordo com a autora, o professor precisa estar preparado para atuar pedagogicamente com as novas tecnologias, sendo ele o mediador entre o conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem.
    Ainda tenho um pouco de dificuldade posicionar-me em relação às tecnologias, mas estou me esforçando o máximo para me ingressar nessas mudanças. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio.
    O professor precisa acima de tudo motivar seus alunos, facilitar o processo de ensino- aprendizagem sendo capaz de ter uma boa comunicação estabelecer relações de confiança com seus alunos, tendo equilíbrio, competência e simpatia com o que atua.

    ResponderExcluir
  25. Na escola da construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais. Ocorrendo o risco de exclusão individuo no social, fechando-o em seu mundo sem articulação com os demais membros da sociedade. Devemos ter em mente que o professores exercem um papel no processo da transformação social.

    ResponderExcluir
  26. Nilce Maria Esc. Vila Nova17:16:00

    Na escola tradicional, os alunos não tinham direito de se expor suas idéias. Na escola nova essa concepção mudou, professores passaram a ser transmissores de conhecimentos da aprendizagem, onde o aluno passa a ser ativo e participativo, a escola Tecnicista na época da ditadura o ensino era individualizado. A nossa atual educação ha uma troca entre professores e alunos com direito de expor suas idéias. Ás tecnologias está cada vez mais influenciando as pessoas de um modo em geral.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. De acordo com o texto lido nessa semana sobre o “Alerta” da autora Amélia Hamze, podemos concluir que nós professores precisamos sempre estar reciclando nossos conhecimentos com relação às tecnologias e só depois poderemos ter a competência para usá-las corretamente em nossa prática pedagógica. O que não é mais aceitável é que se faça resistência a uma ou a outra tecnologia, por insegurança ou falta de habilidade. Os processos de construção de conhecimento sobre a forma de aprendizagem de alunos e professores são fenômenos que necessitam ser mais estudados por ambos, mais, principalmente pelos professores que devem estar em uma constante busca de conhecimentos, de novas tecnologias. Pois, nossos alunos já estão vindo, muita das vezes, com uma bagagem de conhecimento bem maior à que a nossa.

    ResponderExcluir
  29. A autora realiza o alerta para os educadores, e lança um desafio para sociedade de profissionais, globalizada com a história de conteúdos educativos com acesso da tecnologia na sociedade de forma crítica. Buscar novos conhecimentos com intuito do avanço dos educandos. Entende-se que antes de qualquer coisa devemos buscar envolver a atenção do educando, aproveitando todas as formas que a comunicação oferece. E que se concretize o nosso trabalho profissional, pois passa pelas nossas mãos a formação de todos os cidadãos desta nossa Pátria.

    ResponderExcluir
  30. A autora nos instiga e estar sempre se aprimorando e buscando sempre inovar ,e de acordo com o tema abordado “A arte de ensinar , pode-se perceber que para preparar leitores e escritores críticos conscientes é necessário que os professores façam uso da tecnologia de maneira interativa dentro do seu fazer pedagógico

    ResponderExcluir
  31. Elcia Regina
    Escla Municipal Jacy Salamoni
    Com o passar do tempo à educação no Brasil passou por muitos métodos e modelos de escolas: começou com a tradicional onde o professor era o detentor de todo o conhecimento, depois na era Getúlio Vargas passou por um breve processo de ensino/aprendizagem de uma escola mais democrática, mas com o militarismo ouve um retrocesso à escola tecnicista onde o aluno era impedido de criar e pensar, no século XXI com a era tecnológica onde o mundo está voltado sempre as novas tecnologias, onde há muitos pontos positivos, portanto temos que tomar cuidado com essa tecnologia, para que as pessoas não se tornem cada vez mais individualistas, e isso, é um risco para a exclusão social. Devemos nos adaptar ao uso das novas tecnologias, porém devemos manter o equilíbrio entre a tecnologia e os valores humanos e sociais em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  32. O aluno espera que o professor ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança. Ele quer ver o professor como um amigo que o trata com respeito, confiança, atenção e; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos... Por dever de consciência, cada professor tem que dar o melhor de si para a boa formação dos jovens. Aí estará, inclusive, a sua maior realização; para a pessoa honesta, é no bojo da virtude que ela encontra a verdadeira recompensa. É no banco da Escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História, nas mais variadas atividades e organizações. Muitos já disseram que “as palavras têm mais força do que os canhões”. Esta é a nobre missão: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético. Sem a primazia da pessoa sobre a coisa, da moral sobre a ciência e da ética sobre a técnica, a humanidade corre sérios riscos, como pudemos ver pelas desastradas guerras e morticínios do recém-encerrado século XX. O mundo, sem dúvida, encontra-se diante de uma encruzilhada, e o bom caminho a seguir só poderá ser discernido pelo bom entendimento da ciência com a moral. E isto depende de dos professores

    ResponderExcluir
  33. Realmente até que ponto os avanços tecnológicos contribuem na educação, hoje a tecnologia está avançando rapidamente, tudo o que vemos ou fazemos tem a ver com os meios de comunicação. As crianças estão constantemente em contato com a internet, sets, televisão celular e outros. Por um lado isso pode ser bom para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas em geral. Só que temos que estar cautelosos, pois, os meios de comunicação agudam na construção do conhecimento, mais também podem corromper e destruir a mente de nossas crianças e levá-las a marginalização e a esquecer os princípios e valores familiares.

    ResponderExcluir
  34. A arte de ensinar pode-se perceber que para preparar professores que façam o uso da tecnologia de maneira interativa dentro do seu fazer pedagógico. Nessa perspectiva, a mídia, as tecnologias abrirão portas para renovar e diversificar prática pedagógica, porem mão deixando a escola tecnológica, corre-o risco de exclusão do indivíduo no social.

    ResponderExcluir
  35. A cada dia o avanço tecnologico vem crescendo de uma maneira muito grande, e nós professores temos que investir em nossos planos com proposito de oferecer novos métodos de aplicar as atividades, pois hoje o mundo do mercado exigi conhecimentos básicos de informática e isso deve ser aplicado de maneira que possa envolver a todos da educação.

    ResponderExcluir
  36. A autora quando fala das diferentes fazes da escola nos alerta a buscar conhecimentos sobre as tecnologias, porque devemos estar sempre atualizado para enfrentar as demandas do mundo contemporâneo, com competência e conhecimento profissional.

    ResponderExcluir
  37. Percebe-se que os avanços vem acontecendo de forma gradativa sendo no ensino e aprendizagem bem como nas tecnologias, e para isso cabe a nós professores estarmos preparados para atuar pedagogicamente com as novas tecnologias, sendo o mediador entre o conhecimento do aluno, orientando-os na aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo09:25:00

      Concordo que o professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto, tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos. Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.

      Excluir
  38. O avanço tecnológico parece indicar que toda a humanidade pode ser beneficiária dessa conquistas e não apenas alguns poucos. Os avanços da tecnologia na educação contribui muito, mas devemos saber usar corretamente e passar as informações certas para os alunos.Pois os estudantes são mais preparado na tecnologia que o próprio professor. Por fim, existem hoje imensas possibilidades para o homem fundar uma sociedade em novas bases: as máquinas que podem pensar, auxiliar, evidentemente, pelo homem. Mas o nosso lugar será sempre no auxilio de tudo.

    ResponderExcluir
  39. Professora: Maria Madalena da Mata Sousa
    Escola Municipal Vila Nova

    Há uma grande necessidade de juntar a tecnologia as metodologias que temos a nossa disposição mas o problema e como fazer isso, pois mudanças do mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos que precisam estar sempre atentos a cada mudança compreendendo os fatores motivadores das transformações sociais, políticas e econômicas do mundo moderno É papel da escola hoje entender o mundo e vivificar novas experiências de formação de idéias que visem um aprendizado criativo e prazeroso. A escola deve ter um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca para que este esteja sempre preparado para o mundo do trabalho e para a vida social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto, tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos. Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.

      Excluir
  40. De acordo com o texto estudado no ultimo encontro a tecnologia tem evoluido muito cabe a nós educadores buscar-mos constantemente novos métodos, novos conhecimentos e estar-mos preparados pedagógicamente com as novas tecnologias, pois os alunos estão cada vez mais conectados com as redes sociais e o professor precisa se atualizar, tornar suas aulas mais atrativas, ser um estimulador do conhecimento sendo o mediador entre conhecimento/aluno, orientando a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  41. A tecnologia sem dúvida nos ajuda muito no avanço de novos saberes, portanto devemos estarmos atentos ao sabermos usarmos a mesma.
    Devemos usar a tecnologia ao nosso favor,porém com o cuidado de não ofuscar a inteligencia dos alunos dando tudo pronto á eles,devemos incentivá-los a criar e recriar usando essa ferramenta tão útil na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  42. Lucélia Aparecida Varela, Escola de educação Infantil Vila Nova.

    As tecnologias, a cada dia estão mais presentes no nosso cotidiano, provocando impactos de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação, tais recursos, surgiram novas possibilidades no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos professores explorar novas formas de ensinar e aos alunos, novas formas de aprender. Diante disso, surge a necessidade de romper com velhos paradigmas educacionais. Exige que os professores incorporem á sua prática diária a essas tecnologias, visando ao favorecimento de aprendizagem necessária á atuação na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  43. Nós não podemos deixar de termos alguns cuidados, pois as tecnologias estão em todos os lugares sendo usada por todas as pessoas, neste novo século entramos totalmente na era tecnológica mas nós como educadores precisamos nos posicionarmos perante essa situação no dia-a-dia, sempre buscando possibilidades que venha nos favorecer para trabalharmos em sala de aula com as atividades, e com os alunos, precisamos ter nossa maneira correta e precisa para trabalharmos com as tecnologias na sala de aula, sempre buscando o ensino de qualidade, temos que trabalhar na busca de uma aprendizagem que venha ao encontro de todos os nossos alunos. E nunca devemos esquecer que as tecnologias vieram para nos auxiliar e nos ajudar em nossos trabalhos como educadores.

    ResponderExcluir
  44. De fato esse alerta é muito interessante, portanto cabe a nós educadores fazermos nossa parte pra pelo menos tentarmos fazer com que nossos educandos não cresçam de forma alienada ao mundo globalizado.Pois não temos mais como fugir dessa realidade, estamos sim vivendo junto a uma geração tecnologica e temos acima de tudo q dominarmos essas tecnologias pois sem as mesmas ficamos de mãos atadas. Pois o velho BA- BE- BI - BO - BU, já era.E as possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula são as mais variadas possíveis, lógico, que observando a faixa etária e o objetivo da aula. Podemos utilizar desde as redes sociais, email, sites de buscas, de pesquisas, de jogos educativos, vídeos e etc.

    ResponderExcluir
  45. Escola Cantinho da Alegria
    Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo

    Acredito que a autora Amelia Hamze, nos vem alertar no momento correto, afinal a tecnologia avança a cada dia e devemos acompanhá-la de forma que esta contribua com melhorias em nosso trabalho, porém, jamais venha substituir um cargo tão importante quanto é a profissão do profissional de educação. Que a tecnologia venha auxiliar como fonte de pesquisas através da internet aumentando os saberes, porém jamais uma maquina poderá substituir a tão valiosa relação pessoal entre os seres humanos, a troca de idéias, experiências, afinidades e proximidade.

    ResponderExcluir
  46. As novas tecnologias estão ai servindo como um alerta em todos os setores da sociedade, pois não e so na escola que esta ligado aos novos meios de comunicação, o mundo inteiro esta interligado, sabemos que a tecnologia veio para auxiliar como fonte de pesquisa aumentando o conhecimento entre as pessoas,mas temos que saber utilizar esses meios
    tecnológicos em sala de aula com os alunos pois ela nos oferece inumeras atividades e criativos.

    ResponderExcluir
  47. A autora nos leva a refletir sobre nossas atitudes do dia a dia por causa do corre, corre nem percebemos que as pessoas próximas muitas vezes precisam de nossa ajuda ou até mesmo um simples olá e também nós podemos fazer aquilo que é o outro deveria fazer e não o fez, pois é nas pequenas coisas que conquistamos as grandes recompensas ; As tecnologias tem facilitado o trabalho do profissional na escola, porque através de pesquisas ele tem enriquecido cada vez mais sua prática pedagógica tornando as suas aulas mais dinâmicas e atraentes , e assim melhorando a aprendizagem de seus alunos .

    ResponderExcluir
  48. A autora Amelia Hamze faz um alerta em relação às tecnologias, onde devemos ser críticos e reflexivos quanto às informações contidas nestas mídias, sabendo utilizar de maneira adequada estas ferramentas. O mundo evolui cada dia mais rápido, nossas escolas estão defasadas e atrasadas, muitas vezes por falta de equipamentos apropriados e quantitativos que atenda a todos os educandos. Quanto às dicas citarei algumas que utilizo, levando em consideração os recursos que a escola disponibiliza. Pesquisar vídeos de acordo com o currículo e assistir no Data Show. Utilizar o computador para fazer uma produção de texto, utilizar a internet para pesquisas e jogos educativos. E bem importante também se registrar suas atividades desenvolvidas por meio da máquina digital e fazer postagem no blog da escola, para divulgar nosso trabalho e até mesmo haver interação entre as escolas.

    ResponderExcluir
  49. Nossa escola está sempre atenta ao bem estar de nossos alunos e com a tecnologia cada dia mais presente em suas vidas. Embora muito útil para a vida de um estudante, como qualquer espaço público, a Internet é um meio sujeito a infrações de ética e a desrespeito à privacidade. É indispensável lembrá-los que para que seu uso seja completamente saudável, deve haver muita atenção e orientação dos pais e responsáveis. A escola também deve orientá-los para seu bom uso utilizando o próprio espaço virtual para questionar, acrescentar valores e ser um auxílio para a criatividade e desenvolvimento dos mesmos, além de promover atitudes positivas e incentivar os jovens a utilizarem esse ótimo meio de comunicação de forma benéfica e ética.

    ResponderExcluir
  50. A arte de ensinar
    Segundo a autora Amelia Hamze o educador do século XXI não pode se acomodar. A sociedade atual está proporcionando novas possibilidades de ensino aprendizagem para o professor e aluno, através dos novos meios tecnológicos existentes, principalmente na área educacional, podendo constituir-se como excelente recurso didático, novas formas de comunicação pelas quais podem partilhar informações, tornando o ensino aprendizagem mais dinâmico, inovador e comunicativo. Uma nova maneira de pensar e aprender mais globalizada e integrada. O profissional necessita buscar novos conhecimentos e explorar tais ferramentas.

    ResponderExcluir
  51. As tecnologias, a cada dia, estão mais presentes no nosso cotidiano, provocando impactos de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. Com o advento de tais recursos, surgiram novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando novas formas de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  52. CLAUDIA BUSANELLO, VILA NOVA INFANTIL
    A educação deve se adequar conforme o desenvolvimento do mundo, as tecnologias estão avançando rapidamente os nossos alunos cada vez mais preparados para trabalhar com essas tecnologias, porém cabe a nós professores nos prepararmos para acompanharmos os nossos alunos e desenvolver aulas atraentes usando tudo de bom que as tecnologias nos oferecem em favor da educação. Cabe também ao professor mostrar os perigos que tecnologias como a internet pode oferecer aos alunos.

    ResponderExcluir
  53. FABIANA BARRETO, VILA NOVA11:48:00

    A velocidade da tecnologia e das informações deixa nos inseguros. Será que vai dar tempo de acompanhar todas as mudanças e informações tecnológicas? A educação é hoje, sem medo de errar nosso grande desafio. Na verdade, é a única alternativa para que o país encontre a dimensão de sua grandeza, e o povo encontre a dignidade. A escola deve ser entendida como um compromisso do professor com o aluno e do professor consigo mesmo... Não nascemos prontos... mas devemos nos inventar e reiventar a cada dia explorando as novas tecnologias, e nosso papel é orientar e incentivar os alunos para que eles reflitam sobre o uso dessas tecnologias, mas não se esquecendo nunca que nossa tarefa principal é ensinar amar.

    ResponderExcluir
  54. Formação Continuada
    Professora:Meyrilene
    Agrovila Central
    Nós textos lidos dessa semana foi discutido sobre as várias etapas da educação e as mudanças que houve, falamos sobre o papel da tecnologia em nosso dia a dia e em sala de aula,a autora faz um alerta sobre o uso dessa tecnologia pelos jovens,essa tecnologia acaba fazendo com os jovens se sinta auto suficientes. Substituindo os laços afetivos e emocionais que eles teriam em uma relação normal de amizade, esses laços são parte essencial da vida,são esses tipos de relações que fazem com que esses jovens defenda sua opinião e os tornem cidadãos críticos e reflexivos sobre os eu papel na sociedade.A tecnologia é uma importante aliada em nosso planejamento podemos fazer aulas mais dinâmicas e interativas com a participação e opiniões de diferentes pessoas,cada vez mas pessoas tem acesso a essa tecnologia devemos procurar trazer essa tecnologia para nosso planejamento,proporcionando atividades ricas em conhecimento e prazerosas para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  55. Shirley de Jesus Carvalho
    Escola Agrovila Central
    Os textos Discutidos esta semana leva-nos a refletir sobre as tecnologias.As novas tecnologias estão em todo e qualquer lugar, sejam em fábricas ou nas demais empresas dos mais diversos segmentos, não ficando de fora, é claro, o setor educacional e, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Quando pensamos em tecnologia a favor da educação, devemos vê-la como um conjunto de ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento ao longo da sua vida. A soma dos métodos antigos com as novas descobertas tecnológicas vem dando aos professores, que a aderiu, suporte necessário no desenvolvimento das suas atividades.

    ResponderExcluir
  56. Margarida Campos Valério - Escola Jacy kuhn Salamoni15:08:00

    A ARTE DE ENSINAR

    A escola passou por vários momentos escola tradicional, escola nova, escola tecnicista, escola
    crítica, já no século XXI, a tecnologia passa a dominar os espaços, onde a autora alerta quanto
    aos modelos da educação, devemos criar oportunidades de criatividade,de socialização,
    cidadãos com competência e habilidade de decidir. A tecnologia é algo indispensável porém
    devemos saber utilizá-la.

    ResponderExcluir
  57. A Arte de ensinar

    Várias expressões são normalmente empregadas para se referir ao uso da tecnologia, no sentido visto, na educação. A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas). “Tecnologia na Educação” é uma expressão preferível a “Tecnologia Educacional”, pois esta parece sugerir que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas, o que não parece ser o caso, deixa aberta a possibilidade de que tecnologias que tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria.

    ResponderExcluir
  58. Noemi Teixeira Vila nova Infantil.
    Com o texto da autora Amélia hamze, podemos perceber que ensinar é uma tarefa difícil, devido as grandes transformações, que ocorre com o passar do tempo e com isso o professor no seu dia- a- dia tem que estar inovando devido as ferramentas tecnológicas e o educador deve encarar e considerar um parceiro para sua prática pedagógica ,pois a sociedade exige essas novas mudanças.Só assim teremos transformações de qualidade social na escola, então nos cabe nos educadores enfrentar essas novas demandas com profissionalismo ética e consciência política.

    ResponderExcluir
  59. Várias mudanças ocorreram na educação entre elas, o surgimento da tecnologia que a cada dia que passa está mais presentes em nosso cotidiano, provocando grandes impactos em diversas áreas, mas principalmente na educação. Com o surgimento desses recursos abriram-se novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, dando novas oportunidades aos professores de explorar novas formas de ensinar, e aos alunos, novas formas de aprender. Diante disso, notamos que a qualidade da educação esta diretamente ligada à necessidade de repensar velhos paradigmas tradicionais que ainda circundam o meio educacional e nos adequar às novas realidades.
    Ensinar exige pesquisa, ética, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, exige alegria, esperança, a convicção de que a mudança é possível, curiosidade, segurança, competência profissional, generosidade, comprometimento e acima de tudo exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

    ResponderExcluir
  60. Vivemos em um mundo de constantes transformações, onde o conhecimento dos seres humanos se renova sempre. Então a autora Amélia Hamze, nós vem alertar nesse momento histórico voltado às novas tecnologias, que é fundamental a busca de novos saberes... Procurar estarmos sempre atualizados e abertos a novas mudanças. Acredite que as tecnologias veios enriquecer nossa prática pedagógica e apontar novas fontes de pesquisas para melhoria da qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  61. Percebe-se, que as escolas já passaram por muitas mudanças educacionais no sentido de conciliar o ensino as atuais evoluções. Atualmente, vivemos a era em que a tecnologia e a educação procuram estabelecer nas escolas um ambiente de aprendizagem em que o professor e o aluno possam ter autonomia, trocas recíprocas de idéias, construção do conhecimento e a inter-relação entre as disciplinas, afim de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Mas, para isso é preciso saber usar as ferramentas necessárias para que as aulas ocorram de maneira produtiva e diferenciada da rotina que se tem com os conteúdos estudados em sala de aula.

    ResponderExcluir
  62. O texto da autora mostra a invasão de privacidade em que estamos submetidos e nos coloca a refletir sobre os conteúdos postado na web, de momentos pessoais que fica fácil extermizar com essa ferramenta. No entanto estamos fortemente engajados com a tecnologia em nosso cotidiano, seja ela para um planejamento de aulas quanto para registrar presenças e conteúdos ou até para uma pesquisa de atividades para a sala de aula.
    Na pratica a tecnologia resolveu um problema encontrado quanto realizava uma aula sobre o salto em distância e o salto triplo, em que tivemos que buscar na internet vídeos de atletas profissionais para que pudéssemos praticar a execução perfeitas dos saltos.

    ResponderExcluir
  63. A autora nos desperta o desejo da busca pela tecnologia, devemos acompanhar se atualizar e procurar estarmos abertos para novas mudanças para melhor desenvolvimento com os nossos alunos em sala de aula enquanto educadores. Devemos explorar esses meios tecnológicos como forma de ensino e aprendizagem para que o aluno possa se expressar, possibilitando uma aula prazerosa.

    ResponderExcluir
  64. Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Escola Municipal Agrovila Central.
    Nos textos lidos e discutidos nos é apresentado a evolução da educação,passando e evoluindo pelo processo tradicional,tecnicista, critico e tecnológico.Acredito que hoje estamos em um momento muito amplo da educação, pois temos de preparar os nossos alunos em todos esses termos, sendo tratados com disciplina o que hoje esta quase que impossível, o processo tecnicista, critico e tecnológico pois o educando deve ser inserido em uma sociedade com mudanças rápidas e grandes revoluções tecnológicas. Por isso nos educadores devemos nos comprometer e nos envolvermos no processo tecnológico.

    ResponderExcluir
  65. A ARTE DE ENSINAR
    De acordo com o texto lido podemos perceber que a educação tem passado por constantes mudanças e transformações significativas que marcam sua trajetória. Acredito que a escola atual passa a ter, no mundo globalizado, o desafio de educar para a sociedade da informação e do conhecimento, educar para um mundo em constante transformação. Porém não teremos educação de qualidade apenas por meio do desenvolvimento tecnológico, mas pelas oportunidades variadas que oferecemos aos nossos alunos de construir seus próprios conhecimentos oferecendo um atendimento que considere a diversidade dos alunos, educando para a cidadania.

    ResponderExcluir
  66. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 1º Fórum da Formação Continuada.
    Uma escola tradicional onde o império não oferecia ensino a todos, naquela época o acesso a educação era restrito, apenas famílias ricas tinham condições de dar estudos aos seus filhos, pois tinham condições de contratar um bom professor.
    Apartir dos anos 30 é que começou o ensino publico no Brasil e ai se iniciou a educação das crianças e assim de lá pra cá o nosso ensino publico só evoluiu teve inicio as faculdades abertos que deu oportunidade para professores leigos se habilitarem na área de sua atuação.
    Ocorreram muitas mudanças na educação de 2009 pra cá, começando pela formação de professores que antes eram muitos leigos e agora são poucos, e os poucos leigos que existem atuantes estão cursando uma faculdade em busca de uma formação na área em que atuam, essas mudanças que ocorreram ao longo dos anos foi muito bom para os professores e alunos.

    ResponderExcluir
  67. A ARTE DE ENSINAR – REFLEXÃO
    LINO SCHAEFER- ESCOLA CECÍLIA MEIRELES

    Ensinar é uma arte e, sabemos que cada época da história tem seus desafios, pontos negativos e os pontos positivos.
    Atualmente estamos vivendo aspectos diferentes na história da educação do que no século passado: hoje estamos atendendo quase 100% das crianças nas escolas e estamos buscando a qualidade da educação. Grandes desafios! Ainda estamos vivendo um progresso tecnológico nunca vivido antes na história da humanidade. Não podemos negar essa realidade. A tecnologia faz parte da nossa vida a cada momento. Porém existem alguns perigos, como: pensar que agora a tecnologia resolve tudo... outro perigo é que os recursos tecnológicos impedem uma atuação de diálogo entre “eu e tu”, impedindo assim a transmissão de emoções. Ainda o uso inadequado e exagerado das tecnologias pode levar a uma individualização do ser humano.
    Na escola onde atuo, procuro usar os recursos tecnológicos disponíveis com o objetivo de intermediar a aprendizagem, tais como o: “artur" com projeções, o laboratório de informática para realizar pesquisas com os alunos, a máquina fotográfica para registro de atividades, especialmente dos projetos, impressões de atividades suplementares, especialmente de matemática com elaboração de problemas da vida dos alunos.

    ResponderExcluir
  68. De acordo com o texto “A arte de ensinar de Amelia Hamze, ela alerta que as tecnologias passam a dominar os espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação e a transmissões de emoções. E a minha posição diante dessas ferramentas é de pouco domínio, pois elas se inovam frequentemente. Para se trabalhar de forma prática, primeiramente o professor deve ter conhecimento e domínio e explorar essas tecnologias.

    ResponderExcluir
  69. Desde os tempos dos jesuítas até os tempos de hoje a escola mudou muito, mas o objetivo de ensinar ainda continua sendo ofício da escola, ensinar não é facil mesmo, tem que ter o dom, a cada dia que passa eu acredito mais nisso, agora se tratando de tecnologia não basta ter só o dom não tem que ter muito conhecimento e sabedoria para ensinar, o professor tem que saber como trabalhar com seus alunos usando as tecnologias e que seja de forma eficiente, lembrando que Amelia Hamze coloca que o professor exercem um papel insubstituível no processo da transformação social.

    ResponderExcluir
  70. Quem é? E o que espera de nós educadores, os alunos que nasceram e fazem parte da geração digital?
    Nosso grande desafio no século XXI, educar na era tecnológica. Adaptar-nos a novos métodos de ensino para tornar nossas aulas mais interessantes e motivadoras.
    A aproximação do educador a tecnologia é indispensável e fundamental. Ignorar essa ferramenta é andar na contramão da tendência do mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  71. FERNANDO FERRARI - EMEI JACY KUHN SALAMONI08:45:00

    As tecnologias de informação e comunicação estão gerando significativas transformações e até desequilíbrios estruturais no conjunto de valores da sociedade, da escola. Esse novo contexto social e tecnológico que emerge exige do educador preparação para o desafio de repensar sua prática educativa, de forma comprometida com as exigências das novas gerações, versando sobre a construção de um novo pensamento que contribua para uma leitura aprofundada também sobre as potencialidades dos novos meios, e não apenas dos recursos técnicos de produção do saber.

    ResponderExcluir
  72. Estamos vivendo numa época onde a tecnologia tornou-se uma necessidade ,cabe a nós professores estarmos atualizando e se preparando para ser o mediador de conhecimentos utilizando os recursos tecnológicos ,orientando-os a usar de forma que venha contribuir para a sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  73. O apoio das tecnologias em sala de aula é importante para o professor, porém é necessário que se observe se sua utilização está adequada como um recurso de aprendizagem e não de um passa tempo à bem sucedida tem sua base no planejamento e na interação professor/aluno e tecnologia. é por esses que o professor precisa mudar sua postura, pois a era digital começou a obrigar o professor a mudar sua pratica pedagógica, os próprios alunos já cobram essa postura do professor, pois os mesmo já estão cansados de ouvir horas de explicação, horas e horas copiando o que com a tecnologia está na mão, é pensando nesta a realidade que a educação deve buscar as ferramentas tecnológicas e cada dia mais trabalhar as metodologias baseando-se neste novo contexto social. Cabe a nós educadores buscarmos o conhecimento.

    ResponderExcluir
  74. O apoio das tecnologias em sala de aula é importante para o professor, porém é necessário que se observe se sua utilização está adequada como um recurso de aprendizagem e não de um passa tempo à bem sucedida tem sua base no planejamento e na interação professor/aluno e tecnologia. é por esses que o professor precisa mudar sua postura, pois a era digital começou a obrigar o professor a mudar sua pratica pedagógica, os próprios alunos já cobram essa postura do professor, pois os mesmo já estão cansados de ouvir horas de explicação, horas e horas copiando o que com a tecnologia está na mão, é pensando nesta a realidade que a educação deve buscar as ferramentas tecnológicas e cada dia mais trabalhar as metodologias baseando-se neste novo contexto social. Cabe a nós educadores buscarmos o conhecimento.

    ResponderExcluir
  75. NOELI SAURIM CAPITANIO / ESCOLA CRISTILA 16/04/2012

    Cabe a nos educadores buscar novas formas de aplicar os conteúdos para melhorar a nossa forma de trabalhar dentro das tecnologias apresentadas.Precisamos estar atentos para as adaptações pois cada dia tem novas propostas e novas mudanças.

    ResponderExcluir
  76. EMEI JACY KUHN SALAMONI
    MARIA DA PAZ CARNEIRO PEREIRA
    É preciso estar ciente que a tecnologia tanto na escola como em qualquer outro lugar não promove mudanças por si só. Depende das pessoas que utilizam elas para alcançar alguns de seus objetivos.Precisamos nos posicionar buscando pautar nos objetivos da educação, revendo sempre os fins e os métodos utilizados para proporcionar uma educação inovadora, que esteja comprometida com a aprendizagem significativa para os alunos.

    ResponderExcluir
  77. Precisamos estar atentos para as adaptações pois cada dia tem novas propostas e novas mudanças.As tecnologias de informação e comunicação estão gerando significativas transformações e até desequilíbrios estruturais no conjunto de valores da sociedade, da escola.

    ResponderExcluir
  78. Gilmari Caron Dalla Pozza

    De acordo com o texto a educação vem melhorando e inovando muito nesses últimos anos. As tecnologias estão em toda parte e nossos alunos estão constantemente em contato com elas e o papel principal da escola é auxiliar os alunos nesse contato,mostrando e direcionando nosso trabalho em prol de uma educação onde todos os educandos tenham acesso a essas tecnologias e que as mesmas sirvam como um auxílio para a melhoria do seu aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM vejo que as uitas foram muitas nas escolas ,hoje posso disser que as mudamças foram boas ,os alunos tem ,aula de informatica ,tem direito a merenda ,tem o mais importanti o onibus escolar que pega na porta de casa e deixa em casa isso podemos disser que foi bom ,e tambem as tecnologia e o aprendizado teve melhoras para todos

      Excluir
  79. Segundo a autora Amélia Hamze devemos utilizar as novas tecnologias como aliada da aprendizagem e não para nos manter individualizado. Devemos ter conhecimento teórico e criatividade para desenvolvermos metodologias adequadas aos nossos alunos com relação às atividades desenvolvidas. Não sinto dificuldades em trabalhar com as ferramentas que temos em nossa escola. Como dica: uso de softwares que desenvolva as habilidades das crianças em todas as áreas de conhecimento, promovendo aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas, curiosidades e socialização, principalmente quando da utilização da internet.

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Nossas escolas tem tido muita interferência de fora, ou seja, tudo o que alguém pensa que deve ser desenvolvido (projetos) manda para a escola que os professores desenvolvem. A autora fala que o professor e a escola precisam estar sempre a par das novidades, porém ela esquece que não temos esse acesso tão fácil (nem nossos alunos, nós ou as escolas tem computadores ou internet ao alcance, se um professor usa o data-show outro não pode usar no mesmo horário) é um engano dizer que as escolas estão todas com tecnologia, sem contar que como disse o Ministro “a escola é de 1600, o quadro 1700, os professores são de 1900, nossos alunos de 2000” e a tecnologia avança sempre. E nós temos medo dela!!!!!

    ResponderExcluir
  82. Escola agrovila central Ivete Alves de Oliveira
    A importância da tecnologia no âmbito educativo é apontada como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Sendo de suma importância a introdução das novas tecnologias na educação, apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das tecnologias e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto. além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo da globalização o educador deve se capacitar para receber este público contemporâneo que vem para a escola com uma miscelânea de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  83. Lucélia Lopes da Silva
    Escola Municipal Agrovila Central.
    Hoje a importância da tecnologia educacional é preferência na vida dos cidadãos, sendo de grande importância e também de transformação de uma sociedade comunicativa. Exemplo as redes sociais. Devemos ter criatividades para podermos desenvolver metodologias adequadas e voltadas para as habilidades dos alunos, desenvolvendo aulas criativas dinâmicas e também cuidar, ensinar como socializar com usar a tecnologia de forma adequada

    ResponderExcluir
  84. No mundo globalizado em que vivemos não da para a escola fechar as portas para tecnologia que já faz parte da vida de todos, inclusive de nossos alunos. Então cabe ao professor se aliar a estas ferramentas tecnológicas e trazê-las para dentro de nossas sala de aula para lhes auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Aproximando assim a escola da vida que esta além do contexto escolar, com isso tornar o ambiente escolar prazeroso.

    ResponderExcluir
  85. A autora realiza o alerta para os educadores, e lança um desafio para sociedade de profissionais, globalizada com a história de conteúdos educativos com acesso da tecnologia na sociedade de forma crítica. Buscar novos conhecimentos com intuito do avanço dos educando. No século XXI com a era tecnológica onde o mundo está voltado sempre as novas tecnologias, onde há muitos pontos positivos, portanto temos que tomar cuidado com essa tecnologia, para que as pessoas não se tornem cada vez mais individualistas, e isso, é um risco para a exclusão social. Devemos nos adaptar ao uso das novas tecnologias, porém devemos manter o equilíbrio entre a tecnologia e os valores humanos e sociais em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  86. 2ª semana

    As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As tecnologias não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, pesquisar, buscar a informação mais relevante. Essas novas tecnologias enriquecem a prática pedagógica, nela encontramos ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.

    ResponderExcluir
  87. Cabe a nós educadores buscar novas formas de mediar os conteúdos de maneira que facilite o uso das tecnologias .Precisamos estar atentos para as adaptações pois cada dia tem novas propostas e novas mudanças. Estamos vivendo na era tecnológica onde as crianças são desenvolvidas tecnologicamente e nós não podemos ficar para trás. Estamos no século XXI, abertos para novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  88. ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JACY K. SALAMONI
    2º ENCONTRO: 09/04/2012.

    Neste segundo encontro discutiu-se a arte de ensinar. O texto aborda
    Uma reflexão sobre as fases que a escola passou. Primeiro comentou sobre o ensino da Escola Nova, depois a escola Tecnicista, e por último a Escola Crítica. O texto é interessante que nos reporta o estudo de pedagogia, ao estudou as escolas. Relembrando como se deve ser à postura do educador na escola atual, aquela que o aluno é sujeito na construção de seu conhecimento. O professor o hoje é mediador dos conhecimentos, o que o aluno sabe é valorizado. Em minha opinião fala-se muito na qualidade, hoje o professor vive correndo atrás de tanto conhecimento que a qualidade discutida para melhorar o ensino aprendizagem na sala de aula, ficou para trás.
    O professor não tem mais tempo para planejar, como se fazia anteriormente, são tantas obrigações que a educação está ficando em segundo plano, inicialmente a preferência se dá nas postagens, em ganhar ponto. Penso que devemos rever nossos conceitos e voltar à reflexão da escola de qualidade não de quantidade que queremos. Pois estamos com muita quantidade de afazeres, o que reflete na falta de tempo para se planejar melhor, melhorando assim o ensino aprendizagem na sala de aula.

    ResponderExcluir
  89. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
    O texto “A arte de Ensinar de Amélia Hamze, que discutimos esta semana na formação continuada, nos levou a uma reflexão sobre as novas tecnologias, que estão em todo e qualquer lugar, sejam em fábricas ou nas demais empresas dos mais diversos segmentos, não ficando de fora, é claro, o setor educacional, e influenciando no processo de ensino-aprendizagem. ela nós alerta que, as tecnologias passam a dominar os espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação e a transmissões de emoções. Quando pensamos em tecnologia a favor da educação, devemos vê-la como um conjunto de ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento ao longo da sua vida. A soma dos métodos antigos com as novas descobertas tecnológicas vem dando aos professores, suporte necessário no desenvolvimento das suas atividades. Porem essas tecnologias de informação e comunicação está gerando significativas transformações e até desequilíbrios estruturais no conjunto de valores da sociedade.

    ResponderExcluir
  90. Solange Busanello21:22:00

    ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.
    2º ENCONTRO.
    A ARTE DE ENSINAR.
    Anteriormente vimos que a e escola pública surgiu na década de 30 com o ensino tradicional onde o professor era transmissor de conhecimento e esta escola perdurou por aproximadamente 380 anos, isso no ano de 1530, quando assume o Governo Getúlio Vargas. Em 1932 dando início a escola nova onde o aluno era um ser ativo, participante, já no ano de 1964, tem início à escola tecnicista onde o aluno era impedido de criar e pensar e o social era ditado pelos militares, isso na ditadura militar. Em 1983 com o fim da ditadura militar surgiu à escola crítica, onde o professor é o mediador possibilitando a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva. No século 21 surgi as escolas tecnológicas em que a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais interferindo na atuação dialógica sem afinidade social alienado em suas relações com o global.

    ResponderExcluir
  91. Texto
    Escola Mun. Ed. Infantil Vila Nova
    Maria José Cordeiro de Farias
    A Escola
    A escola é um lugar onde as crianças, jovens e adultos vão a em busca de conhecimentos, nela encontra pessoas com conhecimentos significantes. A escola torna cada vez mais importante, a partir do momento que todos reconhecer que nela deve ter laços de amizade e carinho assim será fácil de crescer, educar e ser educado.

    ResponderExcluir
  92. Prof: Elizane maia, escola cecilia Meireles20:38:00

    Como-se vê a educação vem cada vez mais se evoluindo, por isso e outros, o professor precisa estar cada vez mais preparado para atuar pedagogicamente com as tecnologias na escola. Essa preparação passa pelo rompimento do velho paradigma e pela aceitação do novo. As tecnologias têm gerado expressivas modificações na sociedade, entre elas a possibilidade de novas descobertas e novas habilidades.

    ResponderExcluir
  93. Adriana G. Tibola E.M Guarujá21:57:00

    A tecnologia no sistema educacional trouxe inquietações e provocações para os docentes. Esses novos equipamentos de ensinar e aprender exige práticas pedagógicas diferenciadas. As tecnologias educativas são ferramentas que estão disponíveis quando bem utilizadas produzem transformações significativas no processo de ensino e aprendizagem. Mas usadas incorretamente não produzem mudanças no ato de ensinar e aprender. Percebe-se então que o uso depende do professor. Para alguns essas novas tecnologias não contribuem, para outros essas são utilizadas de forma diferente somando com as outras técnicas mais velhas no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  94. O ensinar e o aprender estão sendo desafiados como nunca fora antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais se tornou algo um tanto quanto complexo em meio há tantas informações que as tecnologias vêm nos oferecendo, porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias. As tecnologias começam a estar cada vez mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados, em meio a tudo isso temos que inserir o que o mundo nos oferece que são as tecnologias que são desafiadoras para nós educadores. E ao mesmo tempo estamos nos tornando um tanto quanto escravos destas novas ferramentas. Hoje já não se consegue mais elaborar um bom plano de aula ou até mesmo dar uma boa aula sem essas ferramentas.

    ResponderExcluir
  95. 2º encontro
    Todos nos sabemos que ensinar e aprender é uma arte, e todos nos somos aprendizes nesta arte. A maneira de ensinar vem sofrendo mudanças, e agora estamos passando por mais uma mudança, a influência da mídia e o uso das tecnologias em sala , vem mudando nosso panorama. Mas no texto estudado a autora nos faz refletir sobre alguns riscos deste meio e o papel do educador frente a essas mudanças.
    Em sala o professor pode estar agregando as tecnologias ao seu planejamento usando as mídias e a tecnologia para pesquisa, imagens, redes sociais,etc. A nossa escola esta vivendo essa mudança no seu dia-a-dia e podemos dizer que estamos colendo bons frutos.(Precisamos lembrar que nem tudo são flores.)

    ResponderExcluir
  96. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 2º Fórum da Formação Continuada.
    O professor deve estar preparado e sempre alerta e ir em busca de novos conhecimentos estar atualizando as novas tecnologias , para nos dar suporte em sala de aula e auxiliar mais nossos alunos em pesquisas e assim buscar novos caminhos, pois as tecnologias tem nos auxiliado bastante possibilitando nosso dia a dia com nosso alunos.

    ResponderExcluir
  97. 2º Encontro
    A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano. Nada é mais importante do que o ser humano.
    Mesmo diante de tantos avanços tecnológicos o ser humano continua a ser impulsionado pelo ato de amar e ser amado, não nos deixe ser transformados em máquinas e não transformemos nossos alunos em robôs programando-os a fazer o queremos, vai transformar a arte de ensinar num exemplo de amor e dedicação colocando o coração acima de tudo.
    Mudanças são necessárias, porém para melhor.

    ResponderExcluir
  98. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana
    Reflexão sobre o 2º Fórum da Formação Continuada.
    O professor precisa estar sempre se atualizando nas tecnologias que globalizam o mundo deste modo as informações estão sendo aplicadas à aprendizagem aberta, seja formalmente a partir de sistemas de educação a distância, seja de modo informal, por todo o mundo por canais de televisão, redes telemáticas e produtos multimídia. As fronteiras entre educação e entretenimento parecem se diluir, dando lugar ao aparecimento de uma série de opições e novas formas de aprender.

    ResponderExcluir
  99. Vivemos em um mundo de constantes transformações, onde o conhecimento dos seres humanos se renova sempre. Em todas as árias tanto do ensinar quanto do saber. Não nascemos prontos... Mas devemos nos inventar e rei ventar a cada dia explorando as novas tecnologias, e nosso papel é orientar e incentivar os alunos para que eles reflitam sobre o uso dessas tecnologias, mas não se esquecendo nunca que nossa tarefa principal é ensinar amar e respeitar o direito de todos.

    ResponderExcluir
  100. O professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto, tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos. Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.

    ResponderExcluir
  101. As novas tecnologias estão cada dia mais presentes em nosso cotidiano e,deve estar presentes também em nossa sala de aula porem, temos que tomar muito cuidado em como utilizar essas ferramentas para que não se torne apenas instrumentos de repetição de conteúdo mas, que nos auxiliem de verdade, tornando nossas aulas mais atrativas e interessantes para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  102. Segundo a autora Amelia Hamze, as inovações tecnológicas exigem do profissional docente constante aperfeiçoamento, principalmente em termos da inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino. Logo, entende-se que é necessário haver professores capacitados e qualificados para inserir na sua prática educativa recursos que auxiliem a aprendizagem do aluno. Acredita-se que, pelas próprias mudanças que a humanidade vem sendo submetida, tudo que for novidade, gere uma interpretação (diante de uma técnica ou de outra conduta), carregará consigo o termo “novo”, isso na educação não é diferente. Por isso, o termo novas tecnologias remete a uma inovação oriunda de um novo tempo, de uma nova demanda, de um novo pensar, sendo necessário apitar a uma as novidades, tanto para nós educadores, como para a sociedade.
    “... o computador é uma ferramenta que estimula os alunos, desperta interesse e
    facilita a aprendizagem se for utilizado com objetivos pré-determinados.”

    ResponderExcluir
  103. Penso que a relação professor-aluno deveria ser pautada e vivida no respeito, ética e carinho. Porém, hoje em dia, está um pouco difícil de ser a realidade de nossa educação. Os educando, muitas vezes, confundem a amizade com liberdade e acabam banalizando-a. Pensam que podem falar ou agir como se nós tivéssemos sua idade... Exigimos um mínimo de respeito. Claro que toda regra tem sua exceção. É necessário que as famílias plantem as sementes do respeito, amor e união, porque aí será papel da escola regá-las para darem bons frutos. E nós, educadores, devemos sempre ter a lembrança de que, se queremos ser respeitados, precisamos primeiro respeitar nossos alunos respeitando suas diferenças, não será na guerra, nem no grito que iremos exigir respeito e sim impondo-o através do bom exemplo.

    ResponderExcluir
  104. Com certeza,temos que estar atentos, e saber usar as tecnologias a nosso favor, uma vez que não se fala em Educação sem tecnologias, diante do que a autora nos propõe, devemos sim estar nos aperfeiçoando e familiarizando com esses recursos, mas não de forma desconecta. Ai reforça o papel de um bom planejamento.

    ResponderExcluir
  105. Professora: Josenilde Nogueira Paniago – EM Apostolo Paulo - Serrinha
    Se o professor se sente seguro e tem domínio sobre a aplicação das inúmeras tecnologias ele pode potencializar o ensino e produzir o conhecimento de diversas formas. O manuseio simples e intencional quase todo mundo sabe, mas este instrumento necessita ser incorporado de maneira sólida, pois ele está presente em todas as camadas e espaços sociais. E para promover aulas diferentes, não necessariamente tem que usar a máquina, mas considerando a gama de recursos e possibilidades modernas disponíveis nas redes sociais se tornam necessário e atraente. Minha Dica: |”Melhor do que a mídia na escola, á a escola estar na mídia”.

    ResponderExcluir
  106. Anônimo10:24:00

    Telecentro Comunitário Cristalino
    Prof.: Elismar Carneiro Pereira

    Os estudos e as pesquisa que temos realizado sobre a interação das crianças e dos jovens com as tecnologias digitais/redes sociais nos permitem comprovar que uma nova inteligência esta se desenvolvendo nas novas gerações que crescem incluídas na cultura digital, e cabe ao professor transformar suas práticas pedagógicas na convivência escolar, expandido os poderes cognitivos dos alunos.

    ResponderExcluir
  107. Iraci Correia de Sousa, Escola Apóstolo Paulo.10:47:00

    Vivemos em um mundo de constante transformações, onde os avanços tecnológicos inova a cada instante. Devemos correr atraz de novos conhecimentos. As tecnologias estão cada dia presente em nosso cotidiano, principalmente em nossas salas de aulas, pois temos que aproveitar o que é bom para tornar as nossas aulas mais atraentes e significativas.

    ResponderExcluir
  108. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo16:08:00

    As tecnologias nos favorecem diversas formas de organizar um planejamento que despertem o interesse dos alunos, é visivel a importancia desses recursos no cotidiano dos alunos, onde essas crianças estão bem a frente de muitos de nós, no que se refere ao manuseio a falta de medo em lidar com esses equipamentos. E claro que devemos tomar muito cuidado com o lado errado que essas midias nos levam.

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Escola Municipal Agrovila Central
    Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    A arte de ensinar segundo os estudiosos, nos alerta que as tecnologias passam a dominar os espaços locais e temporais, evitando a atuação dialógica, a interação e as transmissões de emoções. E a minha posição diante dessas tecnologias é de pouco domínio, pois elas se inovam freqüentemente. Para se trabalhar de forma prática, o professor deve ter conhecimento e domínio e explorar essas tecnologias. De maneira destemida e ágil, pois nossas crianças têm facilidade de manusear esses equipamentos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  111. Escola Municipal Vila Nova

    São inúmeras as “novas tecnologias”, contudo as pessoas parecem que só vêem computador quando se referem às mesmas.
    Temos que utilizar computador sim, porém sem esquecer os outros meios tecnológicos, televisão, aparelho de DVD, aparelhos de som, celulares, câmeras digitais e tantos outros meios disponíveis que possam contribuir para melhorar nossa prática pedagógica.
    Os professores devem se preparar para usar as inovações tecnológicas que surgem constantemente. É claro que não iremos aprender com a mesma facilidade com que os alunos aprendem, pois os mesmos já estão nascendo numa época de grandes inovações. Mas com um pouco de boa vontade com certeza aprenderemos.
    Eu me dou muito bem com o computador já o utilizo há bastante tempo, tanto na escola, quanto em casa. O considero como um grande aliado dos professores, pois hoje ficou bem mais fácil preparar aulas, fazer fichas avaliativas etc.
    Contudo devemos orientar nossos alunos quanto ao uso exagerado do computador, pois apesar das suas inúmeras utilidades, ele acaba sendo uma “faca de dois gumes”, pois da mesma forma que ajuda trazendo informações valiosas, também traz muitas coisas ruins que podem causar sérias consequências aos seus usuários, portanto temos que saber peneirar, tirar dele o seu melhor.

    ResponderExcluir
  112. Maria Luiza de Lima Fernandes
    Escola Municipal Apóstolo Paulo - Serrinha
    2º Encontro - 09/04/2012
    A arte de ensinar
    A arte de ensinar é o tema da discussão do 2º encontro. É abordado sobre as fases que a educação passou. É interessante o estudo porque ressalta a postura do professor em dias atuais, ressaltando que o aluno é o sujeito na construção do conhecimento e o professor tem a função de mediar. Com os avanços da tecnologia e as novas que surgem e que estão presentes nas escolas, influenciam o ensino aprendizagem de forma significativa. É mais um recurso incorporado à prática pedagógica, que torna a aula dinâmica e atrativa.

    ResponderExcluir
  113. Elisângela Samira de Lima fernandes- Escola Apóstolo Paulo


    A Arte de Ensinar

    Foi discutido nesse 2º encontro a arte de ensinar. Segundo a autora, Amélia Hamze o profissional tem que estar em constante busca para o aperfeiçoamento pedagógico principalmente em termos da inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino. Por isso, nesses novos moldes, é preciso compreender uma nova dimensão dos papéis na educação, tanto do professor quanto do aluno, enfim, do próprio projeto pedagógico, pois o objetivo das tecnologias é facilitar o processo de ensino e aprendizagem, inserindo o aluno nesse processo e o professor à reflexão da sua prática mediando o pensamento do aluno favorecendo a sua aprendizagem tendo uma nova relação, na qual o professor, além de ensinar, aprende, e o aluno além de aprender, ensina.

    ResponderExcluir
  114. Professora: Patricia Bortulluzzo
    2º Encontro
    A Arte de Ensinar
    O estudo deste texto nos faz refletir sobre a Arte de Ensinar, que passou por muitas transformações e uma delas é a construção do saber tecnológico que surgiu para que nós o utilizemos como uma ferramenta na construção do saber, e dando oportunidade para a criatividade usando-a de forma adequada na aprendizagem dos nossos educando. Assim como a tecnologia vem avançando temos que estar em constante busca de conhecimento para adentrar nessa nova era digital ou ficaremos para trás.

    ResponderExcluir
  115. Conforme a educadora Amelia Hamze “devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social”, por isso devemos ser facilitadores neste novo cenário que ora se apresenta, com atualização constante frente as novas tecnologias, para que sejamos os mediadores do conhecimento no uso dessas ferramentas, que se bem utilizadas, são aliadas importantes da educação.

    ResponderExcluir
  116. E.M.E.Infantil Vila Nova
    2º Encontro
    Ser professor vai além do que somente dar aulas, o professor exerce um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação dos educadores não deve se basear apenas na racionalidade técnica, mais sim de cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzir novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar.
    Penso que nós enquanto professores merecemos e devemos ser mais valorizados, pois em nossas salas passam todos os cidadãos de nosso pais.

    ResponderExcluir
  117. Agrovila Central
    Neste novo contexto de mundo globalizado em que vivemos não da para a escola fechar as portas para tecnologia que já faz parte da vida de todos, inclusive de nossos alunos. Então cabe ao professor se aliar a estas ferramentas tecnológicas e trazê-las para dentro de nossas sala de aula para lhes auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Aproximando assim a escola da vida que esta além do contexto escolar, com isso tornar o ambiente escolar prazeroso.

    ResponderExcluir
  118. A tecnologia tem que ser feita de maneira interativa dentro do seu fazer pedagógico. Nessa perspectiva, a mídia, as tecnologias abrirão portas para renovar e diversificar a prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  119. Vejo as ferramentas tecnológicas muito importantes para a metodologia atual, pois assim podemos expor e dar oportunidades aos alunos em relação a interação sala e pós sala de aula, não devemos nos deixar envolver por essas tecnologias e esquecer os métodos tradicionais, este material vem para somar novas didáticas e não substitui-las.

    ResponderExcluir
  120. A Tecnologia

    A educação do século XXI se mostra mais dinâmica que a do século passado exigindo ainda mais do professor, pois quase a totalidade dos alunos está sendo atendidos pelas entidades de ensino. Atualmente passamos por um frenesi tecnológico onde as mudanças tecnológicas e de comportamentos são muito rápidas e essa situação esta exigindo ainda mais dos professores, pois estes profissionais não estão conseguindo seguir as atualizações de seu publico alvo “alunos”. Nesse cenário cabe ao professor aprender a fazer uso das tecnologias para que possa orientar seus alunos a utilizarem as mídias de forma correta tanto nas interações sociais quanto nas atividades didáticas. Trabalho árduo.

    ResponderExcluir
  121. Ademária – Escola Apóstolo Paulo.
    Somos sabedores que dentro do processo de ensino aprendizagem somos eternos aprendizes, que a maneira de ensinar vem sofrendo mudanças, e com isso devemos acompanhá-las, pois a tecnologia esta influenciando em nossas salas de aulas, de forma rápida pelos nossos alunos e com isso devemos esta sempre buscando novos conhecimento e estarmos preparados para as mudanças que vem ocorrendo nesta época tecnológica. Porém devemos estarmos atentos aos riscos que estas mudanças proporciona. Como metodologia em sala, podemos complementar, ampliar e qualificar o nosso planejamento fazendo o bom uso das tecnologias, das mídias em pesquisa, conceitos, imagens, comunicação, redes sociais, entre outros.

    ResponderExcluir
  122. http://simoneassis.blogspot.com.br20:59:00

    Simone de Assis Silva - Apóstolo Paulo

    Nós os educadores temos que esta ciente de que não é a tecnologia que vai trazer novas mudanças e sim de que forma essa tecnologia vai ser utilizada para alcançar a tão sonhada mudança de aprendizagem. Para isso precisamos estar sempre inovando nosso conhecimento, e forma de aplicá-lo dentro da educação.

    ResponderExcluir
  123. As tecnologias
    Os profissionais da educação e a comunidades em geral têm que ter alguns cuidados com o uso das tecnologias, pois elas estão em todos os lugares sendo usada por todas as pessoas, e entre essas pessoas estão os nossos alunos, pois este século é o século das tecnologias.
    E nós como educadores precisamos nos posicionar perante essa situação, cada vez atualizando nossos conhecimentos e tentando compreende-las melhor, sempre buscando possibilidades que venha nos favorecer para trabalharmos em sala de aula com os alunos.

    ResponderExcluir
  124. A educação vista pelos olhos do professor.
    Todo o educador ama o que faz, porque ser professor tem que gostar muito do seu trabalho, mas o que deixa desanimada é a falta de interesse pelos alunos, e o compromisso com essa criançada é muito grande, pois temos que prepará-los para um futuro melhor, diminuindo a violência, ensinando valores que se perdeu.
    Mas ainda temos educadores que acham que o aluno desinteressado, indisciplinado, tudo isso sendo a culpa do próprio professor que não está preparado para ensinar, planejar adequadamente culpando a própria família. Mas muitas vezes o professor não tem apoio se sente sozinho na caminhada de ensinar.
    A dura realidade hoje os pais trabalham fora a criança fica só e acaba a escola fazendo o papel dos pais, pegando toda a responsabilidade para si. O educador vê na aprendizagem quando o aluno tem o apoio de casa o aprendizado é outro. Ter apoio dos pais é fundamental na vida da criança. O que temos que fazer é um trabalho voltado para comunidade a prática na formação do aluno.

    ResponderExcluir
  125. As novas tecnologias estão aí e nos ajuda muito no planejamento e desenvolvimento das aulas. É claro que o professor deve se preparar e usar essas tecnologias de forma que facilite o aprendizado dos alunos. Pois os mesmos já possuem um conhecimento muitas vezes melhor do o professor e pode acontecer frustração das expectativas de ambos.

    ResponderExcluir
  126. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO
    As tecnologias são de suma importância para inovar as aulas de um educador, mas ao mesmo tempo se não for utilizada de forma correta pode causar uma catástrofe no ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  127. Antonio Eduardo Pinheiro - E. M. Apóstolo Paulo
    As tecnologias tem melhorado muito nos trabalhos dos educadores em relação a aprendizagem em sala de aula, pois é uma das ferramentas que mais chama atenção dos alunos em sala de aula, mas que nos professores temos que ter muito cuidado o que ensinar. Esse ensinar deve ser com qualidade e planejamento em que eles possam buscar conhecimento de acordo com a sua formação.

    ResponderExcluir
  128. Jhordannia Alves Araujo
    Escola Municipal Bela Vista
    Hoje em dia a tecnologia nos ajuda bastante para fazermos pesquisa e para nossos alunos pesquisar, sem contar como a aula fica mais interessante com a internet. Podemos encontrar jogos e atividades de diferentes matérias e conteúdos, um exemplo e o site http://www.escolagames.com.br/ entre e se divirta com seus alunos.

    ResponderExcluir
  129. Clarice Vendruscolo Buguiski Escola Municipal Bela Vista
    Refletindo sobre o texto, A arte de ensinar, percebo que o educador precisa estar em constante busca do conhecimento, deve estar preparado para inserir em sua prática pedagógica as novas tecnologias, porém de maneira responsável e equilibrada, para que assim possam contribuir e nossas aulas se tornarem mais atrativas e dinâmicas.

    ResponderExcluir
  130. Simone Fernandes da Silva Freitas

    No texto a Arte de ensinar, e em tantos outros que temos lidos e ouvidos, sabemos que o professor/mediador é a coluna principal de uma sociedade. No entanto, poucos são os reconhecimentos dado a esse profissional.

    ResponderExcluir
  131. Prof. Paulo- Bela Vista
    A ARTE DE ENSINAR
    A arte de ensinar sem dúvida é uma das mais difíceis que tem, pois cada ser é completamente diferente, sem dizer que os profissionais muitas das vezes ficam perdidos sem norte. Perdidos na falta de preparação, de uma formação adequada, pelas mudanças que muitas das vezes eles não conseguem acompanhar, mudanças na vida, na política e até mesmo nos métodos que na maioria das vezes são empurrados de goela abaixo. Podemos ver que isso não é de hoje, se nós buscarmos veremos que começou lá no governo de Getúlio, depois com a Escola Nova, Escola tecnicista, Crítica e tantas outras, não que sou contra as mudanças, porém elas têm que ser mais real, ou seja, devemos trabalhar com a realidade de cada escola, não temos que ficar com uma teoria só porque ela deu certo em um certo lugar, se não dê certo para a minha realidade tenho que partir para outra.
    Também não dá para trabalhar em pleno século XXI como no passado, nós professores temos que buscar inovar, para não perdemos espaço para as coisas que atraem os jovens fora da sala de aula, temos que ser um profissional da época.

    ResponderExcluir
  132. Luciene Bela Vista

    A arte de ensinar
    A arte de ensinar é uma das mais difíceis que tem.
    Os profissionais ficam perdidos na falta de preparação , de uma formação adequada ,e pelas mudanças que muitas das vezes não conseguem acompanhar .
    Nós também não podemos ficar parado no tempo, temos que sempre buscar inovação.

    ResponderExcluir
  133. Jovelina R. Veloso. Escola M. Bela Vista.

    Ao afirmar que ensinamos estamos sendo otimistas ao extremo, pois, com a quantidade de informação e a facilidade de acesso dos educandos e sociedade a esta, podemos dizer que somos "facilitadores de aprendizagem" e, graças aos recursos tecnológicos até esse facilitar se torna "leve". Como por exemplo, o trabalhar leitura e produção textual, antes era algo cansativo para o educando, com o advento da internet eles o fazem naturalmente através de sites de buscas, de blogs e de tantos outros aplicativos.

    ResponderExcluir
  134. Professora Eurípia Ana Teixeira/ E. M. Bela Vista
    Segundo a reflexão em nossa equipe de educação sobre o tema "A arte de ensinar". Chegamos à conclusão de que não é uma tarefa fácil, não envolve comodismo, ou seja, para auferir ganhos. Mas sim é uma arte sumamente humana e intransferível. Apesar da tecnologia que sem sombra de dúvida muito tem contribuído; o papel do professor ainda continua sendo o ponto vital no processo da transformação social.

    ResponderExcluir
  135. Rosangela Ap. Grande- Escola Cecília Meireles.

    As aulas por meios tecnológicos contribuem muito atualmente, onde nossa clientela necessita destes recursos por fazerem parte da sociedade atual.

    ResponderExcluir
  136. 2º Encontro- A arte de ensinar
    A educação no Brasil passou por varias fases, chegando a fase da tecnologia, a autora nos alerta sobre os recursos tecnológicos utilizados, pois, por meio deste recurso o individuo esta se tornando individualista, que precisa-se unir forçar para que isso não aconteça, pois, a educação tem a intenção da humanização do homem. É preciso que, nós, educadores estejamos interagindo com as novas tecnologias da comunicação utilizando-as para o fim educativo. A escola precisa acompanhar e adequar-se aos novos recursos. Procuro adequar-me, utilizando os recursos oferecidos pela instituição de ensino de forma interativa. O computador e a internet configura-se com uma fonte inesgotável de informações. Sempre que possível faço minhas pesquisas na internet e levo meu alunos também a fazê-las. Contudo é preciso que haja um planejamento sistematizado. Lembrando que o material humano é o melhor instrumento de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  137. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel Martins da Costa

    O professor exerce um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação dos educadores não deve se basear apenas na racionalidade técnica, mais sim de cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir. Devemos sim utilizar computador, porém sem esquecer os outros meios tecnológicos, televisão, aparelho de DVD, aparelhos de som, celulares, câmeras digitais e tantos outros meios disponíveis que possam contribuir para melhorar nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  138. Nos dias atuais e quase impossível deixarmos de fazer uso das tecnologias na sala de aula; Por isso a importância de nos atualizarmos e sempre trabalhar com esta excelente ferramenta a nosso favor.

    ResponderExcluir