Segunda-feira, 23 de abril de 2012

Externe sua opinião neste fórum considerando os resultados da pesquisa apresentada nesta formação e alguns dos questionamentos debatidos no encontro desta semana.
fonte web

126 comentários:

  1. 4º encontro
    Diante do assunto estudado no encontro, essa é uma batalha que nós profissionais da educação travamos em nossa caminhada. Acredito que, o caminho possa ser que parte da nossa persistência nessa batalha, nunca desanimar. Pois nós educadores, apesar das dificuldades, somos insubstituíveis.

    ResponderExcluir
  2. LINO SCHAEFER- ESCOLA CECÍLIA MEIRELES

    A EDUCAÇÃO VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR

    Cada um precisa desenvolver bem seu papel. A nossa responsabilidade (do(a) professor(a)- da escola) é ensinar. É isso que precisamos fazer com competência. Muitas vezes buscamos “muletas” fora da escola para justificar o insucesso escolar. E uma destas muletas é a família. Acusamos a família de que ela não ajuda no processo de ensino. Contudo, fica difícil mudar a família e assim achamos que não é possível ensinar. A participação da família (da comunidade escolar) é fundamental e, para isso precisamos como instituição achar formas de chamar a família. Atualmente ainda não fazemos atividades que envolvem a família. Sugerir para nossos alunos leitura em família é uma forma de participação delas na aprendizagem dos filhos.
    Contudo gostaria de ressaltar que a responsabilidade de ensinar é nossa e, precisamos fazer isso com competência. Quem faz a diferença em sala de aula é o(a) professor(a).
    Finalmente ainda gostaria de dizer que a educação não está tão ruim assim; precisamos pensar e agir positivamente. Tivemos avanços positivos na educação nestes últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Lino, devemos cumprir o nosso papel de professores, independente daquilo que ocorre fora da sala de aula, porém sabemos também que a vida familiar, a falta de afeto e cuidados com a criança refletem diretamente na aprendizagem.

      Excluir
    2. Sim e não Lino, assim como as interferencias externas não podem ser muletas para o professor tambem não pode ser para o aluno, e devemos sim preparar nossos alunos para enfrentar emocionalmente os obstaculos que existem no decorrer da vida, mas nossa sociedade ainda não está preparada para acolher pessoas que deixam seus problemas pessoais interferirem em seu desempenho profissional. E passar a mão na cabeça quando o aluno apresenta dificuldade e não ensiná-lo que mesmo com problemas temos deveres e precisamos ter um bom rendimento na escola é o mesmo que dizer que se ele tem problemas pessoais ele é uma pessoa que conseguirá o que quer sem precisar se esforçar.
      E se a familia não tiver o dever de transmitir respeito, educação e outros valores ela servirá para quê então???

      Excluir
  3. Após a entrevista realizada com os professores pela Nova Escola e ibope, sobre a realidade da sala de aula, se concluiu que uma grande porcentagem de professores não estão satisfeitos com a profissão e estão desmotivados. Os problemas apontados pelos professores foram indisciplina, desmotivação dos alunos e não participação dos pais no processo educativo. Com isso a Nova Escola convidou alguns especialistas para analisarem os resultados das pesquisas. Após leitura das análises feitas pelos especialistas, eu não concordo com algumas posições, por exemplo: Maria Cristina Mantovanini, a mesma afirma que nós professores responsabilizamos fatores externos e os lados mais frágeis do sistema. A educação não acontece só dentro da escola, os alunos trazem para dentro da sala de aula toda sua bagagem, boa ou ruim. Como todo o sistema está desestruturado, perdendo os valores principalmente éticos, estes mesmos estão sendo refletidos dentro da sala de aula, onde alunos desde pequenos (educação infantil) não respeitam nós professores, e ainda são apoiados pelos pais, quando não cumprem regras da escola. Concordo que a sociedade mudou, evoluiu, mas se formos analisar, muita coisa mudou pra pior. A escola está evoluindo num ritmo mais lento, mas está se informatizando, tendo profissionais especializados. Hoje o papel do professor e educar e dar carinho como afirmou Lino de Macedo, não sou contra dar carinho, mas isso tem que ser de responsabilidade da família, nos professores estamos preenchendo um vazio que as crianças trazem de casa, pelo fato dos pais não dispor de tempo pela mesma. Eu sei que esse é um fórum onde as reflexões devem ser resumidas, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade de nós professores colocarmos nossas opiniões e anseios.

    ResponderExcluir
  4. É claro que cada um puxa a sardinha para o seu lado, mas só quem esta dentro de uma sala de aula sabe que um aluno que vem sem uma base de educação de casa faz com que toda a sala saia do eixo, pois não podemos repreender mais forte este aluno. Como meu colega já disse se cada um fizer a sua parte as coisas melhoram. Estão jogando tudo para a escola resolver, tudo bem que a sociedade mudou mas se os pais não sabem dar limites, como nós que ficamos só 4 horas com as crianças vamos fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas as minhas palavras. Se um pai e uma mãe que tem plenos poderes sobre o filho, vários anos ao lado desse individuo, não conseguem transmitir valores a um ou dois filhos, por que exigem isso de nós professores, sem nenhum poder disciplinador, com culturas diferentes e ainda com mais de 15 alunos em uma sala por pouco tempo? Somos formados para isso? Que haja faculdades para ser pais e só poderão ter filhos quem se diplomar nessas academias.

      Excluir
  5. Para exercer o papel de professor é um desafio. Nas situações em que encontramos a maneira de ensinar o aluno é explorar corretamente os conteúdos específicos de acordo com a realidade de cada um, só assim o educador terá a certeza de dominar os conteúdos e as melhores maneiras de ensiná-los, fará com que o educador enfrente com tranqüilidade a dura realidade da sala de aula.
    O professor deve considerar e levar em conta que é uma comunidade e que é possibilitada a permanência da unidade escolar, é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico, criando um vínculo do professor com a comunidade escolar, só assim a educação não seria tão ruim assim. Mas, a educação não acontece só dentro da escola, os alunos trazem para dentro da sala de aula toda a sua bagagem seja boa ou ruim.
    Muitas vezes na educação infantil o trabalho do professor não é muito reconhecido e valorizado pelos pais por não ter um conhecimento melhor sobre os conteúdos pedagógicos que envolvem um planejamento.
    Nós como educadores, estar sempre buscando mais conhecimentos através de cursos e nas formações continuadas e encontros de grupo de estudo e nos aprimorando para depois socializar o aprendizado com os colegas.

    ResponderExcluir
  6. Analisando o tema estudado, há um longo caminho a percorrer para alcançarmos melhores resultados e saciar nossos anseios, quando o assunto é melhorar as condições de trabalho dos professores. Essa melhoria deve acontecer em diversos aspectos e setores da sociedade, e vai desde o lançamento de políticas educacionais que contemplem de fato uma educação de qualidade, deve ser revisto a maneira que a família, a sociedade, enxerga e entendem a instituição escolar. Os educadores estão constantemente buscando novos conhecimentos que auxiliem a melhorar a prática educativa, através de leituras, estudos cursos e formação continuada. Porém, vale lembrar que a educação em seu sentido amplo, não cabe somente ao educador, cabe a família resgatar os valores que estão se perdendo com o passar dos anos, cabe a ela uma participação maior na educação escolar de seus filhos, para que os mesmos alcancem o objetivo esperado por todos, que é valorizar e respeitar mais a instituição escolar, professores e familiares.

    ResponderExcluir
  7. A participação da família é fundamental para que a criança se desenvolva como estudante. A nossa responsabilidade como professor é ensinar. A educação não acontece só dentro da escola, os alunos trazem para dentro da sala de aula toda a sua bagagem seja boa ou ruim. Como trabalho com a Educação Infantil o contato com os pais é mais freqüente, mas nem sempre a Educação Infantil é reconhecida como uma fase muito importante no aprendizado do aluno .Como educadora procuro estar sempre buscando novos conhecimentos nas formações continuadas e outros cursos.

    ResponderExcluir
  8. A educação vista pelo olhos dos professores

    Sabemos bem a nossa realidade como professor quantos desafios enfrentamos, mas somos persistentes na nossa caminhada . Gosto muito da minha profissão, Como educadora procuro estar sempre buscando novos conhecimentos e me atualizando no dia –a- dia porque a responsabilidade e muito grande nessa função como colaboradora em preparar os alunos para um futuro melhor

    ResponderExcluir
  9. Diante de tantas mudanças percebo que o nosso desafio cada vez é maior, e o nossos alunos cada vez mais precisam de nós. Como trabalho na educação infantil percebo o quanto é importante e fundamental a participação dos pais na vida dos seus filhos. Nós educadores diante de tantos descontentamentos e insatisfações devemos procurar motivações e termos mais amor a nossa profissão e só assim alcançaremos nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  10. A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR
    ELIANE BRESOLIN
    ESCOLA CECÍLIA MEIRELES


    Há algum tempo a função de educar e preparar para a vida desenvolvendo valores éticos, morais e sociais passou da família para a escola. Tendo em vista o número elevado de famílias brasileiras sem estrutura familiar essa função passou a ser da escola, o que acarreta um nível elevado de trabalho no qual o professor está se vendo obrigado a desenvolver.
    Consequentemente temos no interior das escolas professores com alto nível de estresse comprometendo sua saúde física e mental.
    É necessário que haja uma reestruturação no padrão das famílias, quem pode colaborar muito para mudar essa realidade é a mídia por meio dos programas de TV que são apresentados hoje e servem de modelo e também as políticas públicas, pois fomos preparados em nossa formação para cumprir um determinado papel e com as mudanças sociais ocorridas nem sempre estamos preparados para esses novos desafios.

    ResponderExcluir
  11. Denise Adriana Ferrari - EM Vila Nova10:15:00

    Sempre se tem falado dos desafios que os Educadores tem encontrado pelo caminho; nessa discussão leva-nos a refletir até onde vai a tarefa da escola em educar e onde começa a dos pais; verdade que nos dias atuais tanto escola quanto família precisam participar do processo educativo; mas os pais realmente precisam ser mais dedicados e interessados e ambos procurarem falar a mesma linguagem em razão de uma boa educação.

    ResponderExcluir
  12. Para estabelecer uma ponte entre educador e educando do presente e do futuro, é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. Um esforço emergencial é necessário para enfrentar a escassez crescente de trabalhadores qualificados em áreas estratégicas, caracterizando um verdadeiro apagão de capital humano. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação formal, no ensino técnico e tecnológico, pela ampliação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de outros espaços de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. A escola vem há algum tempo cumprindo a função de educar e preparar para a vida desenvolvendo valores éticos, morais e sociais que passou da família para a escola.Muitos pais nem se preocupam com que seus filhos fazem deixam na escola e sequer perguntam como vai o andamento dos mesmos.Com isso o desafio do Educador fica cada vez mais completo não apenas educando só em sala mais cumprindo o papel de pais e mães.Com isso devemos estar sempre se aprimorando para repassar uma otima educação pra os educandos,para formar individuos aptos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  14. A escola vem há algum tempo cumprindo a função de educar e preparar para a vida desenvolvendo valores éticos, morais e sociais que passou da família para a escola.Muitos pais nem se preocupam com que seus filhos fazem deixam na escola e sequer perguntam como vai o andamento dos mesmos.Com isso o desafio do Educador fica cada vez mais completo não apenas educando só em sala mais cumprindo o papel de pais e mães.Com isso devemos estar sempre se aprimorando para repassar uma otima educação pra os educandos,para formar individuos aptos para a sociedade.

    ResponderExcluir
  15. na verdade que nos dias atuais tanto a escola quanto família precisam participar do processo educativo. Diante de tantas mudanças percebo que o nosso desafio cada vez é maior, e o nossos alunos cada vez mais precisam de nós. A participação da família é fundamental para que a criança se desenvolva como estudante. Há algum tempo a função de educar e preparar para a vida desenvolvendo valores éticos, morais e sociais passou da família para a escola.

    ResponderExcluir
  16. A participação da família é fundamental para que a criança se desenvolva como estudante. A nossa responsabilidade como professor é ensinar. Muitos pais nem se preocupam com que seus filhos deixam na escola nem sequer perguntam como vai o andamento dos mesmos. A educação não acontece só dentro da escola. Como trabalho com a Educação Infantil o contato com os pais é mais freqüente, mas nem sempre a Educação Infantil é reconhecida como uma fase muito importante no aprendizado do aluno. Com isso o desafio do Educador fica cada vez mais dificil de se comprir.

    ResponderExcluir
  17. De acordo com a entrevista realizada com os professores pelo Ibope, e Nova Escola, sobre a realidade dos nossos alunos em sala de aula, percebe-se que a maioria dos professores não está contente com a profissão. Segundo a entrevista são vários fatores que contribuem para a desmotivação em sala de aula principalmente a indisciplina, desinteresse dos alunos, e também a ausência da família no desenvolvimento escolar dos filhos. Sabemos que a educação vem de casa seja ela boa ou ruim e isso se reflete em sala de aula. Esse paradigma precisa mudar, pois precisamos buscar subsídios e incentivar e trazer a família para a escola.

    ResponderExcluir
  18. O papel do professor sem dúvida é ensinar a todos de maneira igual, tendo o aluno problema em casa, com famílias desistruturadas ou não. E é verdade também que o aluno que apresenta problemas emocionais trazido de casa apresenta muito mais dificuldades do que o aluno que tem a família considerada ``normal´´.
    E é ai que o professor tem que virar bombril ( desenvolver o papel de pai,mãe, psicólogos, psiquiatras, babás e muitas outras funções delegado a ele na sala de aula)
    Então fica difícil fazer com que todos os alunos aprendem de maneira igualitária. Dai concluo que o professor é competente na arte de ensinar os alunos que querem aprender.

    ResponderExcluir
  19. ATIVIDADE IV

    Este comentário, fala sobre a descrença do professor em sala de aula, e a realidade como o profissional da educação que muitas vezes não são valorizados. Infelizmente é a realidade, pois quem está na frente da sala de aula não tem poder sobre as políticas públicas e a definição de rumos da Educação, nos sistemas municipais, estaduais e federais. E estás entidades estão cada vez mais distantes do discurso do professores brasileiro.

    ResponderExcluir
  20. Com certeza são grandes os fatores que nos desmotivam, principalmente em relção a indisciplina,desinteresse dos alunos, a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos, dentre outros. Diante disto nós temos que buscar várias formas de tentar suprir estas necessidades e acabamos pegando vários papeis que deveriam ser partilhados, entre escola, pais, comunidade e até mesmo dos sistemas de Ensino.

    ResponderExcluir
  21. Tenho certeza que nós profissionais gostamos da nossa profissão de professor, pois foi para isso que estudamos e estamos em constante aperfeiçoamento. E quando falamos que estamos cansados, estressados e sem motivação é devido às cobranças que a profissão exige. A educação acontece não apenas na escola, mas a partir da inserção no mundo, que inicia com a família na qual é ensinado valores, costumes e regras, ninguém escapa da educação seja em casa, na rua, na igreja ou na escola de um jeito ou de outro, estamos envolvida com ela, para aprender, para ensinar, para saber ou conviver todos os dias misturamos a vida com a educação.

    ResponderExcluir
  22. A educação da nova escola depende de como a criança é educada na família já que as mesmas dizem não ter tempo para educar seus filhos em casa porque tem que trabalhar fora, e com isso os professores são obrigados a assumir as responsabilidades das famílias ,alem de ensinar conteúdos tem que se preocupar com a educação dos seus alunos,pois muitos não respeitam os professores e nem seus colegas. A sociedade e a comunidade escolar têm que participar mais da vida de seu filho na escola, muitos pais nem nas reuniões pedagógicas aparecem para ver a ficha de seus filhos. E também a educação é classificada como ruim, mas quem são os culpados, é a tecnologia , ou os professores ou são as famílias que muitas vezes estão desestruturadas e acham que a escala é responsável pela educação e consertar os erros das famílias.

    ResponderExcluir
  23. Diante das reflexões apresentadas nesta Formação, oportunizou o entendimento que a educação imposta no Brasil segue alguns padrões de evolução bem demarcados conforme seus períodos. E nesta cronologia de acontecimentos o que mais marcou foi o papel da Escola e não da Família, sendo ela responsável pela educação integral humana.
    Mesmo tendo as mesmas características, e sofrendo mudanças expressivas, esta educação se perpetua em países diferentes, mas com paradigmas impostos. E este fator impede o desenvolvimento de um processo de evolução significativo que alcance as reais necessidades de uma população exigente.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. 4º encontro
    A educação, vista pelos olhos dos professores
    Acredito que a educação está sempre mudando. Existe sim uma grande desigualdade econômica e social onde nem todos têm as mesmas condições. Precisamos-nos mudar para mudarmos essa situação.
    Vivemos hoje um momento onde precisamos rever nossos conceitos sobre as formas de ensino. As mudanças hoje vêm acontecendo de forma muito rápida e tende a aumentar cada vez mais. Hoje, mais importante que ter informações é a forma como buscamos, selecionamos e transformamos conhecimentos. O futuro da educação está na nossa frente e precisamos adquirir novas competências para contribuir. Estamos todos aprendendo a trabalhar com novas ferramentas, aprendendo e ensinando, acertando e errando, pois para o trabalho com as tecnologias não temos receitas prontas. O futuro da educação exige um novo educador, capaz de trabalhar com incertezas e mudanças.
    Em vista dessa tendência, os professores não podem ficar inertes a essas transformações que estamos presenciando na educação brasileira. Por mais difícil que pareça, o professor precisa estar atento porque muitos levam até a violência para dentro da sala de aula. E o professor tem contato direto com essa situação, por isso e importante a participação dos pais na escola, par que juntos possamos mudar essa situação, para que possamos transformar a nossa escola em um ambiente agradável e acolhedor.

    ResponderExcluir
  26. Há muito tempo que a escola vem assumindo responsabilidades que caberiam a familia na educação das crianças percebemos hoje muitas familias desistruturadas onde há pouca participação na educação dos filhos, diante dessas mudanças a escola vem se responsabelisando em educar a criança para a vida, desenvolvendo valores morais, éticos, sociais assumindo papel que deveria ser da familia diante dessa realidade cabe a nós educadores acharmos formas de atrair-mos a familia a escola para juntos pais e educadores resgatar-mos os valores que estão se perdendo de valorização e respeito a entidade escolar, onde pais e professores possam participar de maneira igualitária no processo educativo de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  27. Professor: Divino Escola Municipal Guarujá09:17:00

    Nós como profissionais da educação trabalhamos com muita boa vontade em exercer o nosso ofício, e buscamos sempre a nossa formação e o nosso preparo, mas hoje às vezes temos nossos momentos de questionamentos, pois nosso trabalho tem se tornado cada vez mais duro, cheio de dificuldades, pois há várias cobranças em cima de nós profissionais, as vezes não depende só de nós, porque há outros fatores que influencia, mas nós estamos sempre prontos para o trabalho, mostramos animados porque confiamos na educação, pois ela é uma das maiores forças do nosso país, e nós somos quem desenvolvemos este papel tão importante para a sociedade,pois nós sempre acreditamos em algo melhor para os nossos alunos para nossa gente.

    ResponderExcluir
  28. Ser professor é uma dádiva e hoje em dia não está valendo muito a pena em alguns casos, pois o desrespeito é muito grande, tendo que enfrentar piadinhas sem graça dos alunos e isso quando não é agredido, isso mesmo atualmente já ocorreram vários casos de que o professor acabou sendo agredido com palavras pelo próprio aluno e também pelos os pais é uma pena que isso vem acontecendo. Uma profissão tão especial e fundamental na vida das pessoas e que se você realmente gosta dessa profissão terá que enfrentar muitos obstáculos.

    ResponderExcluir
  29. Podemos dizer que a educação teve um avanço em muitos aspectos, pois tudo se encaminha para uma evolução natural e todos nos termos acompanhá-la. Por isso estamos procurando em aprimorar nossos conhecimentos para oferecer um ensino de qualidade para nossos alunos, também é importante da colaboração da sociedade em geral, pois estão passando a responsabilidade para o professor em educar seus filhos e o papel do professor é de transmitir conhecimentos e valores de convívio em sociedade para podermos ter uma sociedade melhor, só assim que sociedade e escola poderão trabalhar em conjunto para melhoria da educação.

    ResponderExcluir
  30. Exercer o papel de professor é um desafio. Vale lembrar que a educação em seu sentido amplo, não cabe somente ao educador, cabe a família resgatar os valores que estão se perdendo com o passar dos anos, cabe a ela uma participação maior na educação escolar de seus filhos, para que os mesmos alcancem o objetivo esperado por todos

    ResponderExcluir
  31. Edna Gomes de Moraes, Escola Apóstolo Paulo10:30:00

    É muito importante observar a evolução do papel do professor e nos emprenhar para desenvolver um bom trabalho, como Tecnica, procuro sempre estar lendo e me informando sobre essa profissão que considero muito importante. Participo dos trabalhos em grupos e principalmente das formações continuadas para estar atualizada.
    Escola Apóstolo Paulo.

    ResponderExcluir
  32. O grande problema da educação é que o sistema culpa os professores pelo grande fracasso que está a educação e não param pra analisar que temos alunos de pais viciados, presos, isso quando sabem quem são seus pais, passam fome, são agredidos fisicamente, sexualmente, veem barbaridades todos os dias. Mas qdo chega na escola o professor tem q fazer com que o aluno esqueça tudo e faça ele aprender e não é bem assim. Enquanto a visão de que o professor não é responsável por tudo que acontece na vida dos alunos não mudar, a educação só vai piorar. O que acontece, é que todo mundo, que esta fora da sala de aula e que provavelmente não voltará tão cedo, tem uma visão diferente, acham que tudo é perfeito e maravilhso e como é mais cômodo por a culpa no professor ao invés de avaliar o sistema, a educação tende a definhar,e quando não existirem mais professores, pq é isso que vai acontecer futuramente, aí vão pensar em melhorar a educação e valorizar quem está em sala de aula engolindo sapos todos os dias e ainda tendo que ouvir que a culpa é nossa!

    ResponderExcluir
  33. Anônimo10:40:00

    Telecentro Comunitário Cristalino
    Prof.: Elismar Carneiro Pereira
    A educação no Brasil passou por várias mudanças, evoluções, desde o ensino dos jesuítas até os dias atuais. Contudo, o ensino tradicional, excludente, tecnicista, por um lado e, do outro, redentor ainda se configura como bases da prática pedagógica.
    A conscientização e mudança ainda é lenta. Mas ainda que em passos vagarosos, a mudança ocorre. Porque a sociedade é outra, as necessidades são outras e as crianças e adolescentes, cada vez mais inteligentes exigem outra escola, outra postura, outro professor.

    ResponderExcluir
  34. 4º encontro
    As famílias quase não participam da vida escolar dos seus filhos, praticamente tudo fica por conta do professor. O professor precisa fazer o papel que muitas famílias deveriam fazer, acompanhar seus filhos nas escolas e não só cobrar quando o mesmo não aprende e deixa de cumprir seus deveres. Quando a família participa na escola o aprendizado do aluno é bem melhor e o professor se sente mais valorizado. A família precisa cumprir mais seu papel de pai e mãe, não deixar tudo por conta da escola.

    ResponderExcluir
  35. Nesse quarto encontro, discutimos sobre o papel do professor (escola) e da família. O papel do professor é um desafio, Vale lembrar que a educação em seu sentido amplo, não cabe somente ao educador, cabe a família resgatar os valores que estão se perdendo com o passar dos anos, cada vez mais a participação da família na educação escolar de seus filhos esta diminuindo, prejudicando o desempenho do aluno. Quando a Família e a Escola caminham juntas, a criança aprende melhor, não só o conteúdo, mas aprende a se tornar um indivíduo completo e autônomo, capaz de enfrentar os desafios que certamente encontrará na vida adulta.

    ResponderExcluir
  36. A educação teve avanço e esta sempre mudando, percebe-se que a maioria dos professores não estão contente com a profissão. O papel do professor é um desafio, família e escola caminham juntas cabe as famílias resgatar os valores que estão se perdendo.

    ResponderExcluir
  37. Escola Mun.Ed. Inf. Vila Nova
    Maria José Cordeiro de Farias
    Texto
    A educação nos olhos do professor
    Para os professores a sala de aula é o lugar onde deve preparar alunos para um futuro melhor, ficam felizes quando os alunos estão aprendendo bem. Hoje os professores estão com uma carga subcarregado, tendo que dá valores e hábitos que os pais não dão, acha que é obrigação da escola. Por isso os professores estão muito triste pois buscam sempre aperfeiçoamento em seu aprendizado e não é bem reconhecidos

    ResponderExcluir
  38. O meu conceito da relação quanto à motivação e a prática de ensino ao meu pensar ela tem que caminhar juntas e o profissional em primeiro lugar precisa estar bem consigo mesmo, e ao que se percebe é que a grande maioria vive com estresse, pois alem dos seus problemas ainda tem que serem super gênios, resolverem os seus problemas e aceitar crianças que nem mesmo sabem o que são limites e regras, que não respeitam os professores, xingam e ate ameaçam, pois eles sabem que são garantidos pelo estatuto da criança, e o errado são aqueles com salas hiper lotadas

    ResponderExcluir
  39. O texto mostra a realidades dos educadores e apresenta o nível de estresse, devidas as cobranças que a profissão exige, carga horária sobrecarregada, tendo que cumprir em tempo determinado os compromissos da nossa profissão e realizar os cursos que nos são oferecidos. Eu como educador gosto do que faço, estudo as leis, mas sou insatisfeita com a desvalorização dos profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  40. Nestes últimos anos a educação em nível de país, estado e município podemos constatar que os avanços são significativos, quanto à valorização dos profissionais, qualificação e melhores condições de trabalho. Portanto temos um compromisso de desenvolver nosso trabalho com qualidade e responsabilidade sem buscar desculpas. Portanto precisamos encontrar estratégias para atender todos os alunos independente de sua condição.

    ResponderExcluir
  41. Conforme pesquisa realizada com professores percebe-se que eles amam a profissão, mas existe uma insatisfação e comentam que vários motivos levam a isto. Citam que a falta de limite, a questão familiar, remuneração enfim... A Nova Escola organizou um grupo para analisar o resultado da entrevista onde eles rebatem essas situações e falam que o profissional esta inseguro para planejar e cumprir sua tarefa de fazer com que os alunos adquiram conhecimentos. Concordo com Lino de Macedo quando relata que a sociedade mudou, e que o papel de quem está à frente de uma sala de aula também é educar e dar carinho, pois com amor poderemos quebrar muitas barreiras.

    ResponderExcluir
  42. Professora Iraci Correia de Sousa, Escola Apóstolo Paulo.16:29:00

    Há muito tempo a escola vem fazendo o papel da família, da educação das crianças, principalmente em relação a indisciplina. A educação não acontece so dentro da escola pois nos dias atuais a familia e a escola tem que caminhar juntas. Esses paradigmas precisa mudar pois precisamos buscar subsidios e incentivar a trazer a familia para a escola.

    ResponderExcluir
  43. O professor exerce diversos papéis na áreia da educação, tudo com o intuito de chamar a atenção do aluno, tentando traze-los mais próximo, motivando-o para a aprendizagem, enquanto os pais deixam a desejar a educação do filho dificultando a aprendizagem da criança e o respeito com os professores, pois os alunos não são mais os mesmos, não respeitam não tem limites e nem valores por isso que os pais deviriam acompanhar mais seus filhos, ao invés de delegar a escola a educação pois a família deve ser responsável pela a educação e a escola pela capacitação.

    ResponderExcluir
  44. Acredito que a educação é aquela que é dada pelos pais. Na escola o professor é responsável pelo aprimoramento dessa educação. Quando o aluno tem acompanhamento dos pais em seu ensino aprendizagem seu rendimento é muito maior e isto está comprovado pelas as pesquisas. Eu como educadora acredito que a educação pode sim ser bem melhor ,mas para isso família, escola, sociedade precisam estar juntos neste importante papel de formamos cidadãos conscientes e critícos.

    ResponderExcluir
  45. Plínio Maurício Lisbôa Costa (Escola Municipal Cristalino)
    É fato que a realidade brasileira no tema família está vivênciando um período de crise, as novas configurações familiares é a indefinição de papeis e responsabilidades, devido a uma sociedade de adultos (emocionalmente despreparados a responsabilidade)infantilizados e ainda culturalmente alienados de suas responsabilidades são pactuados a um Estado Esferas de podem) que buscam mascarar a educação para fins políticos (crianças semi analfabetas -adultos manipulaveis) e econômicos( semi- analfabetos - mão de obra barata e braçal). Mas quem controla o Estado é a elite econômica, ao qual é de seu interesse que as crianças da periféria sejam despreparados, para não competir no mercado de trabalho quando adultos. As famílias alienadas apoiam isto sem saberem,que ao sobrecarregar os educadores pois a função destes e capacita-los e desenvolver conhecimentos e habilidades. Mas a educação,habitos de higiene básicos, acompanhamento de tarefas e da vida escolar. Mas "educadores de gabinete",que não vivenciam os novos tempos na prática como aqueles no texto,colaboram em deseducar há população,culpar a classe de educadores. O Estado(esferas de poder) mascaram há educação e seus reais problemas pois os seu metodos de alienação são necessarios a manutenção do "status quo", com medidas populistas: avaliações meramente descritivas, fim da possibilidade de reprovação e recuperaçôes; estimulavam o esforço. Substituiu-se por avanços seriados progressivos,no qual muitos alunos semi-analfabetos,evoluem sem dominar o minimo (leitura e calculo), tudo para garantir slogans "repetencia zero" em campanhas ou ainda financiamentos alegadamente para "educação". Atualmente os educandos não valorizam cnhecimento,desprezam educadores,a própria classe cala-se diante desta realidade e deparamos com textos de "teoricos de gabinete":talvez desconheçam o fato de professores mortos,espancados em salas de aulas no Brasil, classes com potencial que o seu rendimento caem por "pseudo educandos", devido ao processo de "acesibilidade" (muitos são verdadeiros delinquentes infantis)em muitos educandarios do Brasil com gangues, onde o ultimo interesse é estudar eter emprego digno e renda,pois hoje imperá a cultura " tabalhar é feio",a elite com o poder da mídia desestimula bons habitos ou exemplos, prefere auxiliar a "deseducação";para então desestimular a classe dos educadores com sobreposição de devereS,POIS UMA CLASSE ESTRESSADAe doente,por si só se degeneraria estimulando a alienação com menos educadores. A formação do educador é claro que é ruim e só observar do texto..educadores são "malhados" quase do inicio ao final! Outro fato e que as universidades do Brasil permitem quatro vezes menos tempo de atividades de estagio e atividades praticas que a Finlandia (melhor país na educação), mas claro nada é por acaso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RITA ESCOLA EDNA LANI19:51:00

      Nos professores todos os dias tentamos fazer o máximo para que nossos alunos aprendam,em todos os sentidos,para que se torne um bom cidadão,critico e bem visto na sociedade, mas temos que ter a colaboração da família, estar mais presente na vida de seu filho,tambem que nassos gavernantes parem de roubar o dinheiro público para que tenhamos mais alunos graduados e uma educação de primeiro mundo, e os professores mais bem remunerados e valorizados pelo trabalho que fealizam pela educação.

      Excluir
  46. Diante de tantos desafios que o educador tem enfrentado, com relação a comunidade escolar sabe se que nem sempre é tão boa ,percebe-se grande falta de interesse da população em geral. Mas, acredito que a partir do momento em que todos participarem ativamente desse processo educativo , teremos uma educação ainda melhor e que esses desafios se tornarão mais fáceis de serem cumpridos ,pois a função de educar e preparar para a vida vem não só da escola,mas da família para escola. Diante desse desafio, se escola e sociedade trabalharem sempre juntos com certeza a educação tomará um novo rumo.

    ResponderExcluir
  47. Sabemos que a educação é uma tarefa que cabe à nós professores ,mas pode-se perceber que quando os pais participam mais ativamente da vida escolar dos filhos dando incentivo e atenção, certamente o aluno terá maior exito em sua aprendizagem , porém isso não significa que os alunos que os pais não participam não são de nossa responsabilidade, mesmo porque quando assumimos a sala de aula a gente assume todos os alunos.

    ResponderExcluir
  48. Temos que pensar positivamente e acreditar que a educação já alcançou melhorias significativas e várias mudanças ainda está por vir. É Importante salientar que a sociedade de hoje está transformada e nós professores temos que está ciente dessa realidade e começarmos a pensar que educação não esta tão ruim assim, pois temos profissionais e familiares comprometidos com desenvolvimento, aprendizagem das crianças e com certeza esses educadores vão fazer a diferença no processo de educar para vida.

    ResponderExcluir
  49. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL

    Diante de tantos desafios que o educador tem enfrentado, com relação à comunidade escolar sabe se que nem sempre é tão boa, Pois são grandes os fatores que nos desmotivam, principalmente em relação à indisciplina, desinteresse dos alunos, a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos, dentre outros. Diante Isto nós temos que buscar várias formas de tentar suprir estas necessidades e acabamos pegando vários papeis que deveriam ser partilhada, entre escola, pais, comunidade e até mesmo dos sistemas de Ensino.

    ResponderExcluir
  50. ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL ÁGUA BOA MT.
    Como todo o sistema está desestruturado, perdendo os valores principalmente éticos, estes mesmos estão sendo refletidos dentro da sala de aula, onde alunos desde pequenos (educação infantil) não respeitam nós professores, e ainda são apoiados pelos pais, quando não cumprem regras da escola. Concordo que a sociedade mudou, evoluiu, mas se formos analisar, muita coisa mudou pra pior. A escola está evoluindo num ritmo mais lento, mas está se informatizando, tendo profissionais especializados.

    ResponderExcluir
  51. Escola Municipal Agrovila Central
    Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Há muito tempo que a escola vem assumindo responsabilidades que caberia a família na educação das crianças percebemos hoje muitas famílias desestruturadas onde há pouca participação na educação dos filhos, diante dessas mudanças a escola vem se responsabilizando em educar a criança para a vida, desenvolvendo valores morais, éticos, sociais assumindo papel que deveria ser da família, diante dessa realidade cabe a nós educadores acharmos formas de trazer a família para a escola, pois se trabalharmos juntos, pais e educadores poderão trabalhar melhor os valores e o respeito que estão se perdendo dentro da entidade escolar.

    ResponderExcluir
  52. CLAUDIA BUSANELLO, ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    4º ENCONTRO
    A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR
    São muitos os fatores que influenciam o trabalho do professor em sala de aula, podem ser fatores pedagógicos, físicos, ambientais, teóricos, entre outros. Por melhor que seja a universidade em que o professor faz a sua graduação e por melhor que o professor tenha sido como aluno em quanto cursava a graduação o professor enfrentará muita dificuldade ao assumir uma sala de aula, pois as universidades preocupam-se basicamente com a parte teórica e cabe ao professor desenvolver a sua prática de acordo com a realidade que enfrenta em sala de aula. Tem muitos professores que não cursaram nível superior e desenvolvem aulas maravilhosas, que prendem a atenção dos alunos, enquanto a maioria de educadores recém formados que não conseguem planejar uma boa aula.
    Além da formação, outro fator que preocupa os professores é a agressividade que vem aumentando entre os alunos e desses com os professores. Muitas famílias estão se esquivando da obrigação de educar, de transmitir valores aos seus filhos e estão transferindo essa responsabilidade aos professores, que também muitas vezes precisam assumir o papel de médico, psicólogo, conselheiro e sua remuneração é desestimulante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante das pesquisas realizadas, muitos profissionais da área educacional não estão satisfeitos com sua profissão. Ensinar é difícil, sem dúvida uma das profissões mais difíceis de serem exercidas em nossa sociedade.
      A realidade atual é que muitos pais deixam sua responsabilidade de educar para os professores em sala de aula, a indisciplina é muita e os professores não tem respaldo necessário nesse sentido, ou seja, ter autoridade para corrigir atitudes indisciplinares diante dos alunos, essa é uma questão que deixa o profissional desmotivado.

      Excluir
  53. O professor precisa desenvolver bem o seu papel. Considerar e levar em conta oque precisamos fazer com competência. E fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico, criando um vínculo do professor com a comunidade escolar. A nossa responsabilidade como professor é ensinar. A educação não acontece só dentro da escola, os alunos trazem para dentro da sala de aula toda a sua bagagem. Temos um compromisso de desenvolver nosso trabalho com qualidade e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  54. 4º ENCONTRO
    A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR
    Está se tornando cada vez mais difícil os professores desenvolver o seu papel, um dos motivos é a desvalorização salarial, precisa se fazer tantos protesta para que se pague o piso salarial, piso este diz se de passagem uma vergonha para nós professores. Somos tão pouco valorizados, pois o tem se deixado de lado na maioria das vezes que o professor também tem família e vida própria. Outro motivo muito importante que vem acontecendo nos dias de hoje é a falta de interesse da família quanto o aprendizado dos filhos, tudo fica nas costas dos professores, fazer o papel de educador e de pai porque a indisciplina está em alta, os professores precisam ensinar os conteúdos como também educar os alunos, educação essa que os mesmos deveriam trazer de casa, mas tudo isso cai nas costas de quem? Dos professores, que estão La na sala de aula tentando desenvolver o seu papel. Deixou-se de lados os valores, a ética, a cidadania e as boas maneiras, e por esta razão tem desmotivado muito dos profissionais da educação. De que adianta entrevistar o professores se a opinião deles na maioria das vezes não é levada em conta, ou não é aceita. Enquanto não se repensar nos valores dos profissionais da educação e aceitar que eles são a peça fundamental nas escolas e envolver também as famílias como também toda a comunidade para melhorar a questão dos valores e da indisciplina dos alunos, de nada adianta ficar batendo na mesma tecla.

    ResponderExcluir
  55. Maria Luiza de Lima Fernandes
    Escola Municipal Apóstolo Paulo - Serrinha
    4º Encontro - 23/04/2012
    A educação vista pelos olhos do professor
    Na sociedade deparamos com muitos confrontos. Voltando para nossa realidade, profissionais da educação, quantos desafios enfrentamos, mas se somos persistentes a vitória chegará. A nossa tarefa é ensinar. Precisamos fazer com habilidade, competência e responsabilidade. Ás vezes o nosso trabalho não vai bem e procuramos justificar o insucesso acusando a não participação da família na educação dos filhos e não encontramos caminhos para reverter a situação. Vale ressaltar que a participação dos pais na escola é fundamental. No entanto temos que promover situações que incentive os pais serem mais presentes na escola, participar das decisões tomadas. Quanto ao nosso ofício, temos que gostar do que fazemos; se gostamos fazemos com carinho; se fazemos com carinho, com certeza o resultado será brilhante. O professor educador deve estar em dinâmica e constante busca de novos conhecimentos para colaborar para a preparação de um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  56. Escola Municipal Vila Nova

    A Pesquisa mostra que a maioria dos professores entrevistados estão insatisfeitos com a profissão. Disseram que estão estressados, com medo da violência, descontentes com o salário etc.
    As suas queixas foram discutidas por educadores de diferentes áreas, convidados pela Nova Escola. Contudo estes profissionais acabaram pondo a culpa dos problemas citados pelos professores, na escola e nos próprios professores. Disseram que a escola precisa rever sua missão e seu projeto pedagógico para atender a todos, com ou sem problemas socioeconômicos.
    Pode até ser que estes especialistas tenham razão em suas considerações. Porém não podemos deixar de ser solidários com esses professores entrevistados, pois sabemos que os problemas citados por eles, infelizmente são reais. Atualmente muitos alunos (as) não dão o devido valor à educação. Frequentam por frequentar e acabam atrapalhando quem de fato quer estudar. O desrespeito aos professores impera nas escolas.
    As autoridades competentes precisam rever seus conceitos em relação à forma como está caminhando a educação no Brasil.

    ResponderExcluir
  57. Diante desta leitura penso que devemos continuar lutando, buscando novos conhecimentos, para melhorar ainda mais nossa educação. Mas vejo que não está sendo fácil, pois estamos vivendo os tempos modernos que também nos trouxe muitas conseqüências. Temos uma sociedade que está perdendo seus valores morais, éticos. Com isso a escola vem cada vez mais assumindo a educação dos alunos que esta responsabilidade é dos pais. Imagino que a falta de limites e respeito por parte dos alunos, a pouca valorização, e a falta de respeito por parte de algumas pessoas da sociedade, para com os profissionais, pode sim está contribuindo para que nós educadores estejamos angustiados e ás vezes insatisfeitos com a profissão. Além do que para conseguir aquilo que é de direito nosso, precisamos fazer manifestações

    ResponderExcluir
  58. Maria Madalena da Mata Sousa16:46:00

    Escola Municipal Vila Nova
    Professora: Maria Madalena da Mata Sousa

    Os desafios que nos educadores temos enfrentados são muitos, entre eles podemos citar a falta de interesse de nossos alunos pelos estudos. Sabemos que estamos em época bem diferente da que fomos educados, mas não é porque a sociedade evoluiu que vamos usar desse fato para justificar a indisciplina e a falta de interesse dos pais pela vida escolar de seus filhos, pois a escola está assumindo responsabilidade que deveria ser dos pais.Portanto vem a insatisfação dos educadores com a sua profissão vem do stress do dia a dia na escola da falta de valorização é a falta de interesse da família quanto ao aprendizado dos filhos.

    ResponderExcluir
  59. Raimunda Carvalho Ribeiro17:05:00

    Escola Municipal Vila Nova
    Raimunda Carvalho Ribeiro

    São vários os fatores que dificultam a arte de ensinar e a insatisfação dos educadores . Baixos salários, salas de aula, em sua maioria com mais alunos que o ideal, dificultando para o professor um atendimento mais individualizado, o crescente aumento da violência, que tem deixado os educadores apreensivos e assustados, as responsabilidades delegadas a escola e o verdadeiro papel das famílias de hoje, bem como o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, que vem causando uma verdadeira revolução no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  60. Elisângela Samira de Lima Fernandes- Escola Apóstolo Paulo

    A EDUCAÇÃO VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR

    Novos desafios são lançados a todo o momento diante dos professores. Cada dia que passa está mais difícil desenvolver o papel com o seu público -alvo. Pesquisas foram feitas e a maioria dos profissionais gosta da sua profissão, mas estão insatisfeitos, pois é muito trabalho e pouco reconhecimento, levando-os muitas vezes a beira do descaso. Aborda-se o assunto sob o ponto de vista que a escola assume sozinha. Hoje, muitos papéis que antes ela somente contribuía, entrava como parceira, atualmente ela não é mais parceira e sim seu papel se inverteu; é a escola quem tem que correr atrás da família da criança para ver se essa família tem ou não tempo de contribuir, quase sempre de maneira insistente e taxativa, para conseguir por em prática a ação ou a contribuição dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  61. Concordo com a professora Claudia quando diz:"São muitos os fatores que influenciam o trabalho do professor em sala de aula, podem ser fatores pedagógicos, físicos, ambientais, teóricos entre outros.
    São esses e tantos outros desafios que temos encontrados nos ultimos dias.
    Vejo que são muitas as dúvidas e perguntas que não encontramos respostas ou receitas.
    Acredito na força e união do grupo de trabalho, na formação continuada e direcionada e no compromisso de cada um em assumir seu papel com resposabilidade, seja familia, escola ou políticas educacionais de modo provocar a colaboração entre os esforços existentes troca de experiências e assim promover a transformação social educacional que tantos falamos.

    ResponderExcluir
  62. Escola Municipal Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    4º Encontro - 23/04/2012
    Hoje nos deparamos com muitos confrontos e desafios nesse mundo globalizado e tecnológico, mas como profissionais da Educação temos a tarefa de ensinar nossos alunos, sabendo utilizar adequadamente desse instrumento com habilidade e responsabilidade. Mesmo que muitas vezes encontramos dificuldades pela falta de entendimento dos pais e sua participação na vida escolar de seus filhos, é primordial a sua participação na escola e isso depende de nós e da direção da Escola estar incentivando a presença dos pais nas decisões da Escola. Nós temos que gostar da nossa profissão, se gostarmos fazemos melhor com amor e dedicação e sempre estaremos em busca de novos conhecimentos, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas preparando-os para um futuro melhor como cidadãos críticos e ativos .

    ResponderExcluir
  63. Escola Municipal Agrovila Central
    Marislei Carias
    Reflexão sobre o 4º Fórum da Formação Continuada.
    Existe uma grande desigualdade econômica e social onde nem todos têm as mesmas condições de vida, precisamos mudar esta situação e pra isso devemos deixar as desigualdades de lado e lutarmos juntos por uma educação melhor, e pra isso devemos rever nossos conceitos sobre as formas de ensino entre outras coisas. As mudanças hoje vêm acontecendo de forma muito rápida e a tendência é a aumentar cada vez mais no passar dos anos e nós educadores devemos ficar atentos a essas mudanças.

    ResponderExcluir
  64. De acordo com as pesquisas, a maioria dos professores vivem estressados com a sua profissão, estão ficando descontentes e infelizes com o não reconhecimento de seu trabalho pela sociedade. Mas muitos tem amor à sua profissão e isso os motivam. Uma das questões mais debatidas era “De quem é a responsabilidade pela educação ruim?”. Três pontos foram confirmados pelos professores: a não participação dos pais no dia a dia da escola, a desmotivação dos alunos e a indisciplina dentro da sala da classe; mas uma afirmação de Daniel Aratangy nos deu um horizonte de que: “A sociedade mudou, e hoje, o papel de quem está à frente de uma sala de aula também é educar e dar carinho.”

    ResponderExcluir
  65. A Educação vista pelos olhos do professor. Olá meus caros colegas venho aqui deixar minha contribuição nesta semana e vou repetir o que comentei diante dos vários pontos que foram levantados na pesquisa que lemos em grupo é que devemos ser flexível, nós educadores temos que ser flexível em todos os aspectos na hora de conversar com os pais, na hora de ensinar e até na hora de receber o salário, só isso que compreendi deste conteúdo, temos que SER FLEXÍVEL.

    ResponderExcluir
  66. Hoje em dia está sendo muito difícil ser professor, um dos maiores motivos é o salário que ganhamos, Somos tão pouco valorizados, pois o tem se deixado de lado na maioria das vezes que o professor também tem família. É dever dos próprios pais a responsabilidade de educar seus filhos, precisamos da ajuda dos pais na escola é muito importante essa participação, e não colocar toda a responsabilidade nas costas do professor. Nós como educadores estamos cansados de se dar tanto e não receber nada. Toda vez que queremos um aumento de salário temos que fazer paralização, sair pelas ruas gritando, isso é muito humilhante. Tomara que um dia isso possa mudar.

    ResponderExcluir
  67. Diante das reflexões apresentadas percebe-se que a educação no Brasil houve avanços bem definidos porem percebemos que cada vez mais as famílias estão desestruturadas deixando a educação nas mãos dos professores, e vê-se a olhos visíveis os alunos que enfrentam alguns problemas familiares as dificuldades de aprendizagem são grandes e nessa trajetória que entra o professor com metodologias diversificadas se virando nos trinta e os pais nem se quer aparecem nas escolas para ver como esta a aprendizagem do mesmo , por isso a educação esta do jeito que esta pois as famílias deixam tudo nas mãos das escolas.

    ResponderExcluir
  68. Agrovila Central
    São muitas as dificuldades que nos educadores temos enfrentar, entre eles podemos citar a falta de interesse de nossos alunos pelos estudos. Concluimos que estamos em época bem diferente da que fomos educados, mas não é porque a sociedade evoluiu que vamos usar desse fato para justificar a indisciplina e a falta de interesse dos pais pela vida escolar de seus filhos, pois a escola está assumindo responsabilidade que deveria ser dos pais.No entanto vem a insatisfação dos educadores com a sua profissão vem do stress do dia a dia na escola da falta de valorização é a falta de interesse da família quanto ao aprendizado dos filhos.

    ResponderExcluir
  69. Acredito que educação, é um conjunto, onde todos têm sua responsabilidade: família, Estado e entidades educacionais. Educação de valores, responsabilidade, ética e moral são dos pais; a educação de conhecimento e o reforço desses valores é responsabilidade da escola, e o aparato legal para isso acontecer é do estado.

    ResponderExcluir
  70. Érica Cardoso Rodrigues de Souza
    Escola Municipal Agrovila Central
    Vejo a educação com uma amplitude maior, pois é um conjunto de atitudes, conceitos e valores, além de conhecimentos científicos que mudam com rapidez, assim como os valores da sociedade sem contar com o avanço tecnológico acelerado, a sociedade exige muito, e esse objetivo só sera alcançado quando todos se unirem em só projeto de educação pois a escola não caminha sozinha e não detém a formula de resultados só tudo funciona em comunhão.

    ResponderExcluir
  71. Acredito que hoje a escola vem assumindo cada vez mais papéis além dos quais são de responsabildade dela,não cabe só a escola a função de educar,a educação e uma parceria entre a escola e família,não podemos ser responsabilizados pela falta de interesse de alunos e pais em acompanharem esses alunos,sei que demos passos importantes,mas ainda temos muito o que caminhar,estamos sofrendo grande mudanças mas temos que primeiro nos valorizar a nós mesmo.

    ResponderExcluir
  72. Lucelia Lopes da Silva
    Escola Municipal Agrovila Central
    Neste novo milênio a escola quanto a família precisa de participar do processo educativo, diante de tantas mudanças, percebo que alguns alunos vão além de nós.A participação da família na escola e fundamental,para o desenvolvimento do seu filho.Antigamente a função educar era preparar a criança para a vida,e desenvolver os valores éticos e morais .Hoje isso se perdeu,dentro da família e muitas das vezes a escola e quem acaba trabalhando.

    ResponderExcluir
  73. Educação é um conjunto onde cada um tem o seu papel a ser desempenhada tanto a família, o sistema, e nos educadores, temos que trabalharmos juntos para conseguir obter uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  74. Escola Municipal Agrovila Central.
    Em nosso encontro abordamos o conceito de quem é crucial na formação do indivíduo.

    - Com base na leitura acredito que a formação do indivíduo deve ser dada principalmente e primeiramente pela família, pois são os pais que são responsáveis pela criação do mesmo, sendo assim tal questão deve ser mais atentada por parte destes. A escola tem sim a responsabilidade de educar e ensinar, mais para que este sujeito possa se sobressair nas diversas situações sociais, profissionais e intelectuais.

    ResponderExcluir
  75. A EDUCAÇÃO
    Acredito que se nos colocarmos como educadores e fizermos nosso trabalho teremos subsídios para nos questionarmos os problemas relativos ao aprendizado e a dignidade da profissão, mas o que não podemos continuar a fazer é colocar como responsáveis ao insucesso do ensino aprendizado fatores externos a sala de aula, por que parte dos “professores” não realizam seu papel.

    ResponderExcluir
  76. Escola Municipal Agrovila Central
    Giovana
    Reflexão sobre o 4º Fórum da Formação Continuada.
    Hoje, o mais importante é termos informações e a forma como buscamos, selecionamos e transformamos nossos conhecimentos. O futuro da educação está a nossa frente e precisamos adquirir novas experiências para contribuir no nosso dia á dia como educador, todos nós estamos aprendendo a trabalhar com novas ferramentas, aprendendo e ensinando, pois para o trabalho com as tecnologias temos receitas prontas, mas não temos os ingredientes. O futuro da educação exige um novo educador capaz de trabalhar com essas mudanças.

    ResponderExcluir
  77. A educação está avançando a cada dia, temos a valorização dos profissionais, qualificação e melhores condições de trabalho, uso das mídias como apoio pedagógico, precisamos desenvolver nosso trabalho com qualidade, pois é dado suporte para que isto aconteça são proporcionados vários cursos em suas áreas de trabalho, porém depende de cada profissional criar meios de desempenhar seu trabalho em sala de aula com êxito, aguçando o aluno ao aprendizado.

    ResponderExcluir
  78. FABIANA BARRETO, VILA NOVA17:11:00

    Estamos observando muitas mudanças no comportamento da família, principalmente pela necessidade de ambos os pais precisarem trabalhar fora de casa.Com isso, verificamos uma transferência não parcial e sim total da responsabilidade dos pais para a escola.
    É notório, também que muitos pais delegam essas responsabilidades para a escola unicamente por não possuírem paciência e por não conseguirem disciplinar de forma adequada seus filhos.Os pais precisam rever seus horários e dispor de mais tempo aos seus filhos, a fim de ensiná-los o valor real da vida, os valores humanos e principalmente acompanhar a vida educacional de seus filhos.
    Somente após todos terem consciência que a união de todos os membros da sociedade como a escola, comunidade, religião e principalmente família preoucupados e envolvidos com a educação ,poderá sim haver uma transformação comportamental de modo a nos levar viver uma educação que transforme crianças em cidadãos críticos, atuantes, humanos na sociedade.

    ResponderExcluir
  79. 4º Encontro
    Sobre o professor recaem funções como a de preparar seus alunos na perspectiva de formar cidadões mais participativos, críticos, porém isso somente acontecerá se houver um trabalho em que envolva escola e família. A participação da família é fundamental para que a criança se desenvolva como estudante.

    ResponderExcluir
  80. EVALDO SOARES DE CARVALHO VILA NOVA18:07:00

    Nos dias atuais é mister a participação das famílias no sentido de valorizar a educação. Porque elas estarão valorizando a formação de alta qualidade de seus próprios filhos. As famílias deveriam valorizar e lutar juntos por melhores condições de vidas para todos, pois é a parte inicial da vida de um verdadeiro profissional da educação. Lutar pela dignidade da sua profissão e dignidade da sua comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  81. Ademária – Escola Apóstolo Paulo.
    Devemos desenvolver bem nosso papel, pois a responsabilidade de ensinar, mediar, partilhar conhecimento é nossa e sendo assim precisamos fazer com competência e responsabilidade. Porém para conseguirmos desenvolver este trabalho é fundamental a participação da família, para isso necessitamos como instituição encontrar formas de chamar a família e comunidade para participar deste processo. Mas não basta, é preciso que haja disciplina, interesse e respeito por partes dos alunos neste processo de ensino aprendizagem. Contudo isso a educação teve seus pontos positivos.

    ResponderExcluir
  82. Simone de Assis Silva -Apóstolo Paulo

    Diante de tanto desafio que os educadores vêm enfrentando na comunidade escolar, principalmente com o desinteresse dos alunos em adquirir conhecimento, a não participação dos pais no ambiente escolar faz com que os educadores sintam-se desmotivado. Mas diante dessa dura realidade é que devemos nos inovar e colocar as novas técnicas de ensino em movimento para que possamos ter a educação que sonhamos.

    ResponderExcluir
  83. Adriana Tibola E.M.Guarujá21:03:00

    A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios.
    É gratificante para a criança quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola. Isto pode ser feito, perguntando o que a criança fez na escola, vendo seu caderno e sempre que possível, comparecendo às reuniões de pais e mestres.
    Muitas coisas tem sido transferido da família para a escola, funções que eram das famílias: educação sexual, formação religiosa, entre outros. Com isso a escola vai abandonando seu foco, e a família perde a função. Além disso, a escola não deve ser só um lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva.

    ResponderExcluir
  84. Daniela Spengler22:21:00

    Daniela Spengler
    Escola de educação infantil vila nova
    Houve bastante mudança na educação como podemos ver, mas os desafios continuaram atualmente os pais não querem responsabilidade com a educação de seus filhos e acham que e de responsabilidade da escola transmitir valores, ética, o que dificulta muito o trabalho de professor, pois o ideal é trabalhar junto família e escola, mas e muito lembrado só o papel e os deveres da escola e assim se esquecendo da responsabilidade e deveres dos pais, e sobrecarregando professores.

    ResponderExcluir
  85. ESCOLA APÓSTOLO PAULO
    SIDNA DE JESUS CARVALHO

    A educação é um desafio, o melhor é um labirinto que nos leva a buscar sempre o melhor caminho, para alcançar o sucesso. Mas vale lembrar que essa tarefa não é apenas obrigação dos docentes, mas sabemos que esse ponto de vista não é colocado em pratica, pois a população passou a ter a visão de que o professor é responsável pela educação das crianças e que os familiares não tem essa função mais.

    ResponderExcluir
  86. De acordo com o 4º encontro “A Educação, vista pelos olhos do professor”, e com base nas entrevistas e pesquisas realizadas, é possível afirmar com total convicção que o professor é extremamente importante na vida do ser humano e é extremamente policiado e criticado o tempo todo por todos. A cada gesto, a cada palavra, atitude, ou seja, a cada movimento ou principio que o professor manifesta, está sendo observado e julgado o tempo inteiro por alguém. Diante disso, não é possível relatar o caminho certo, a forma mais correta em que o professor deve seguir, e sim, juntar um pouco de tudo e ser ele mesmo dentro de uma sala de aula, agir como qualquer ser humano, sentir, manifestar e vivenciar emoções com seus alunos, para que assim, obtenha não somente melhores condições de trabalho, mas também, uma melhor condição de convivência.

    ResponderExcluir
  87. PROFESSORA ELIZANE MAIA, ESCOLA CECILIA MEIRELES14:23:00

    DIANTE DE VARIAS MUDANÇAS OCORRIDAS NA SOCIEDADE, OBSERVA-SE QUE HÁ UMA INVERSÃO DE PAPEIS E VALORES ONDE A FAMILIA GANHA UMA NOVA CONFIGURAÇÃO E A CRIANÇA TAMBÉM MUDA E CONSEQUENTEMENTE O ALUNO E A ESCOLA. ESSA NOVA CONFIGURAÇÃO DE FAMILIA ACABA POR ATRIBUIR A ESCOLA O PAPEL DE EDUCAR, SENDO QUE A EDUCAÇÃO PRECISA ACONTECER NO CONTEXTO FAMILIAR, NA REALIDADE O CONTEXTO ESCOLAR ACABA TENDO QUE AMPLIAR ESSAS AÇÕES INICIADAS NAS FAMILIAS, SOBRECARREGANDO ASSIM OS PROFESSORES ACARRETANDO OS COM TODAS AS RESPONSABILIDADES.

    ResponderExcluir
  88. Rosangela Neves Oliveira Escola Municipal Vila Nova19:41:00

    A educação, vista pelos olhos do professor

    Concordo com a pesquisa feita com os professores, pois a maioria dos professores ama a profissão, mas diante de tantas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, estamos insatisfeitos com os resultados alcançados na sala de aula. Para que nossos alunos aprendam é necessária uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos. Pois os casos de alunos desmotivados e indisciplinados são na maioria filhos de pais ausentes da vida escolar dos filhos.

    ResponderExcluir
  89. “Em relação ao quarto encontro’’ A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR”, existe um grande número de professores descontentes com a profissão, se sentem desmotivados, estressados, outro fator de influência negativa é a falta da participação de alguns pais na vida escolar do filho, deixando para a escola a responsabilidade de educar.

    ResponderExcluir
  90. Escola Municipal Cantinho da Alegria Gilmari Caron Dalla Pozza

    Após os estudos realizados no 4º encontro sobre a realidade da sala de aula, percebe-se que uma grande porcentagem de professores não estão satisfeitos com a profissão e estão desmotivados. Os problemas apontados pelos professores foram indisciplina, desmotivação dos alunos e não participação dos pais no processo educativo. A educação não acontece só dentro da escola, os alunos trazem para dentro da sala de aula toda sua bagagem, boa ou ruim.Sabemos que a Educação evoluiu de uma maneira satisfatória,mas sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido e melhorado.

    ResponderExcluir
  91. A Educação, vista pelos olhos do professor
    A troca de experiências na formação continuada nos instiga a refletir ainda mais sobre o nosso trabalho de educadores, ou por que não dizer, vocação, pois acredito que para trabalhar com o ser humano em formação, vamos muito além do trabalho, onde ocorre um envolvimento tão grande com os educandos que nos sentimos responsáveis por eles e não apenas pelo ensino, pelo aqui e agora, enquanto estão sob o nosso olhar, mas também pelo rumo que tomarão em suas vidas. Esse, em meu ponto de vista, e segundo a pesquisa, é um dos motivos do índice elevado de estresse dos professores, pois muito se tratou há algum tempo que devemos separar a vida pessoal da profissional. Aí eu pergunto: isso é possível completamente? Não conseguimos fazer de conta que nada está acontecendo.
    Precisamos continuar com nossos encontros e questionamentos e verificar onde nos encontramos neste contexto, afinal somos uma classe que ensina todas as outras. Com isso, precisamos também pensar em qualidade de vida e nada conseguiremos se não tivermos tempo para nós, primeiramente, estar bem física e psiquicamente, nos atualizar diariamente, encontrar respaldo em nossos gestores, para que haja um reflexo positivo na ensinagem e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  92. Houveram varios avanços na educação com o passar do tempo, mas ainda há muito a ser feito umas das coisas é a maior participação da familia na escola, entretanto esta é uma luta antiga e que está sendo muito difícil, mas no meu modo de pensar, devemos continuar tentando fazer com que a familia e sociedade participem mais do dia-a-dia escolar, mas tambem devemos sempre procurar exercer muito bem o nosso papel como educadores, porque só assim vamos conseguir fazer a nossa parte em busca de uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  93. A educação, vista pelos olhos do professor.

    A pesquisa foi feita com o objetivo principal de investigar como os professores se relacionam com o trabalho e com os alunos, os resultados dessa pesquisa apontam que os alunos são vistos como desinteressados e indisciplinados e são percebidos junto com a família. Então a participação da família é fundamental e muito importante para que a criança se desenvolva como estudante, como cidadão visto pela sociedade.

    ResponderExcluir
  94. Como a pesquisa mostrou, são muitos os motivos que levam os educadores a estarem insatisfeitos com a profissão. Mas tudo que os profissionais entrevistados responderam, não é novidade, pois cada vez mais os professores estão alertando a sociedade sobre os papéis que a escola está assumindo sozinha e a cada dia percebemos que este não é o caminho, pois o número de profissionais insatisfeitos e estressados só está aumentando, como também está aumentando o número de alunos indisciplinados e desinteressados e a falta de compromisso da família para com a educação dos seus filhos. Mas enquanto a sociedade em geral e o poder público ignorar a opinião dos profissionais da educação, que é quem está diariamente convivendo com estes problemas, de nada vai adiantar estas pesquisas...

    ResponderExcluir
  95. A importância do professor na vida do aluno é muito significativa, pois há uma preocupação em prepará-lo para a vida. Mas há algo também muito importante que é a participação da família, ajudando a escola em todos os sentidos na educação e formação desse aluno.

    ResponderExcluir
  96. A idéia de que o mundo está pronto e de que nele reside a reserva de conhecimento (igualmente pronto) que precisamos adquirir construiu e manteve, durante séculos, uma escola totalmente adaptada a esse modelo. Descrever o mundo, seus fenômenos, processos e caracterizar os métodos e técnicas de intervenção nesse mundo sempre foram o principal papel da escola. Tudo sempre esteve muito bem “arrumadinho”: professor ensina algo inquestionável, aluno aprende e reproduz exatamente como aprendeu e todos são felizes para sempre, como nos contos de fada. Mas esse conto continua e depois do “final feliz”, tem início um período sombrio, recheado de incertezas, novos paradigmas e impulsionado pela mudança cada vez mais intensa e frequente.

    ResponderExcluir
  97. Antigamente na escola tecnicista o social era ditado pelos militares que tinha o poder com subsídios diferente na forma de ensinar. Depois na construção do saber tecnologia passa dominar o espaço impedindo a transmissão de emoção, correndo o risco de exclusão do individuo. O profissional da educação deve ter criatividade e conhecimento, teórico e critico sobre a realidade do aluno, e considerando a tecnologia como parceira transformando em qualidade as aulas em sala.

    ResponderExcluir
  98. IVONE A. LIMA – ESCOLA CECÍLIA MEIRELES.
    A presença do educador na formação do aluno é extremamente valiosa. E terá um êxito maior quando a família entender de fato que necessita trabalhar em parceria com a escola zelando pela formação do aluno, tornando-o apto a conviver em sociedade organizada .

    ResponderExcluir
  99. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  100. ESCOLA MUNICIPAL APÓSTOLO PAULO – Prof: Antonio Eduardo Pinheiro
    De nada vai valer se a nossa comunidade não mudar a concepção das famílias onde elas devem dar mais atenção e educar seus filhos, pois ai sim a educação vai melhora e muito. Acredito-me que nossos alunos precisam desse acompanhamento minucioso dos pais, onde nossas escolas devem envolver os pais em projetos em que eles participam. O papel do professor e importante nesse projeto, buscando melhorar suas atividades em sala de aula, para que nossos alunos tenham uma aprendizagem de qualidade. Esta preocupação com a aprendizagem vem com os avanços tecnológicos que propõem mudanças todos os dias, pois faz de nos professores estar em busca constantemente, para apresentar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  101. 4º ENCONTRO A EDUCAÇÃO SOBRE O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR. . De acordo com o texto, a educação vem passando por mudanças de paradigmas. O que é novo nos dar insegurança. Mas a insatisfação atual vem de vários nortes, salário, valorização profissional, respeito em sala. A educação está assoberbada de trabalhos extras na escola, a educação dos alunos ficou com a escola, os pais estão omissos aos compromissos morais com seus filhos. A educação cada vez mais assumindo compromissos da família. O aluno não sabe mais respeitar e nem quem respeitar; a mudança da base familiar e a situação financeira tiraram do lar a mãe, para o mercado de trabalho. Haja mudanças de paradigmas!

    ResponderExcluir
  102. No 4º encontro “A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR” pude perceber que nos gostamos da profissão que escolhemos, mas estamos descontentes devido as inúmeras dificuldades que encontramos em nosso dia a dia e aos resultados que vem deixando um pouco a desejar. Percebo que para que nossos alunos aprendam mais e melhor é necessária a participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos, pois a maioria das crianças desmotivadas, indisciplinados e com dificuldades na aprendizagem, nos professores, nunca vimos a cara dos pais.

    ResponderExcluir
  103. Clarice Vendruscolo Buguiski Escola Municipal Bela Vista
    Nós educadores temos encontrado muitos desafios na nossa vida escolar, nem sempre tão bons, convivemos com a constante indisciplina, o desinteresse de nossos alunos e a transferência de responsabilidade dos pais para com a escola. Acredito que se escola e pais forem mais parceiros conseguiremos mudar essa realidade e assim teremos grandes homens em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  104. Jhordannia Alves Araújo
    Escola Municipal Bela Vista
    Hoje a vida de um professor esta se tornando cada vez mais difícil. Há um tempo atrás os alunos já vinham educados de casa, hoje temos que educar e ensinar os conteúdos do currículo. Sempre tentando fazer o possível, mais não é sempre que obtemos êxito em forma e educar os alunos.

    ResponderExcluir
  105. PERCEBEMOS QUE O NOSSO DESAFIO DIANTE DE TANTAS MUDAÇAS E CADA VEZ MAIOR E NOSSOS ORIENTADOS CADA VES MAIS PRECISAM DE NOS, E DA PATICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA DE SEUS FILHOS. NOS COMO ORIENTADORES NÃO PODEMOS NOS DISMOTIVAR E NEM NOS ABATERMOS COM ALGUNS PERCALSOS DO NOSSO DIA ADIA.

    ResponderExcluir
  106. Simone F. da Silva Freitas Escola Municipal Bela Vista
    Esse estudo quando foi publicado pela revista Nova Escola, onde no ensejo fiz a leitura do mesmo, muito mim preocupou a visão dos professores pesquisados.Acredito que eles não foram felizes em algumas colocações feitas, e uma delas é atribuir a família o fracasso da educação. Acredito que o papel da família é super importante mas, pais não fizeram uma graduação para atuar como professor/educador, assim, penso que cada um deve exercer o seu papel e no nosso caso ensinar. E ensinar com qualidade.

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Profº Paulo Escola Bela Vita
    A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR

    Nos dias atuais os professores ver a Educação como o futura da nação, mas não estão satisfeito com ela, pois a realidade de uma sala de aula é dura, hoje os pais já não tem tempo para os seus filhos, deixando assim a responsabilidade de cuidar e educar nas mãos dos professores que não sabem o que fazer, pois essa não é a nossa obrigação, devemos sim ajudar, mas não temos que fazer tudo só.
    Com tudo isso e mais algumas coisas que são impostas para nós, é que as maiorias dos professores estão com uma carga excessiva de stress, sem falar das agressões que muitos dos profissionais sofrem.
    O resultado de tudo isso é a desmotivação de muitos, mas por não ter outra opção de trabalho, ou por comodismo estão trabalhando sem fazer um bom trabalho, empurrando com a barriga, faz de conta que ensina e as crianças fazem de conta que aprendem.

    ResponderExcluir
  109. Luciene Bela Vista
    A educação, vista pelos olhos do professor
    Hoje os professores ver a educação como futuro da nação, mas não estão satisfeito com ela .
    Pois a realidade da sala de aula é dura.
    Hoje os pais já não tem mais tempo para os seus filhos, e essa responsabilidade de cuidar fica nas mãos do professor.
    Temos que ajudar , mas não podemos fazer tudo só.
    Com a carga de stress excessiva os professores ficam desmotivados e não conseguem fazer um bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje a educação teve um novo rumo ,muitos pais manda seus filhos pra escola e pensa que os professores tem como direito de educar e ensina seus filho , sendo que na realidade muitos pais joga a responsabilidade nas costa de professor , bom prodessor tem sim o direito de educar e ensinar ,mas isso é em sala de aula ,porque a obedienca tem que vim de casa pra chegar em sala eles tenha uma otima educação,na maioria das vezes os professore estão com um carga horaria muito grande ,com isso gera o stress o cansaço e muitos não tão valor no que eles fazem , mas sabemos que o futuro do BRASIL esta nas mãos dos professores

      Excluir
  110. Professora Eurípia Ana Teixeira/ E. M. Bela Vista


    De acordo com dados de pesquisa feita pela Revista Nova Escola e IBOPE, de como A educação são vistam pelos olhos do professor, alguns dados são assustadores;
    63% vivem em nível significativo de estresse.
    54% estão descontentes com os benefícios, 47% com o salário e 47% com a sobreposição de papéis (em relação à família dos alunos).
    Mesmo tendo consciência da importância da profissão, grandes porcentagens dos educadores não se sentem segundo Sônia Kruppa como parte do sistema, sentindo-se sozinhos na difícil tarefa de ensinar.
    Para que essa angústia diminua, vemos na fala de Lino de Macedo um lembrete de grande importância, “a sociedade mudou e, hoje, o papel de quem está à frente de uma sala de aula também é educar e dar carinho.”
    Esperamos que as autoridades competentes revissem o que precisa ser mudado para que este triste quadro possa mudar. Até quando a Educação precisará gritar por socorro?

    ResponderExcluir
  111. Rosangela Ap. Grande- Escola Cecília Meireles.

    O educador atualmente tem consciência do seu aprimoramento, sendo necessário fazer desta busca um hábito pensando no aluno e em si próprio.

    ResponderExcluir
  112. 4º Encontro- A educação, vista pelos olhos do professor.
    Esse debate foi bastante proveitoso e uma oportunidade de interação maior entre os profissionais da nossa escola. Nos colegas chegamos a conclusão de que trabalhamos porque precisamos do salário, mas que é impossível realizar essa profissão se não for com muito amor, tudo que se faz com amor é bem sucedido. Nós temos projetos que atraem os pais à nossa escola e damos plena liberdade para que se sintam bem e importantes de estarem participando da vida escolar de seus filhos, porém, os pais sempre reclamam que sua jornada de trabalho é extensa, por isso, não é mais ativo na escola de seu filho.

    ResponderExcluir
  113. Silvia Maria do Nascimento Borges17:54:00

    4º Encontro-A educação vista pelos olhos do professor.
    O que falta mesmo è "ouvir mais".A escola precisa uovir mais,as famílias ouvir mais, os orgãos de competencias, ouvir mais.A sociedade precisa de pessoas que trabalham em grupos, que aprendam e ensinam no coletivo.

    ResponderExcluir
  114. ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA

    É fato que o nível de stress da maioria dos profissionais de educação, hoje em dia, está extremamente alto, fazendo com que tenhamos professores desmotivados e muitas vezes doentes. Discordar disto é tampar o sol com a peneira. Nós que atuamos na educação sabemos o quanto é difícil trabalhar onde estamos perdendo a noção do que é, ou não, função da escola. Responsabilizar os professores pelas falhas na educação de nossas crianças é fácil, difícil é ser o professor e reparar em quatro horas diárias com os alunos, todos os erros que a sociedade ensina.

    ResponderExcluir
  115. Escola Guarujá
    4º Encontro- A educação, vista pelos olhos do professor.
    Esse debate foi bastante proveitoso, e uma oportunidade de interação maior entre os profissionais da nossa escola. Enquanto o pensamento tiver voltado somente para o professor, a responsabilidade sempre será do professor, por tudo que acontece na vida dos alunos, a educação só vai piorar. O resultado de tudo isso é a desmotivação. Há educação não é responsabilidade somente dos professores, e sim, de todos. Quem são esses todos, escola, família e sociedade. Percebo que nossos alunos aprendam mais quando há participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos. A participação da família é fundamental e, para isso precisamos como instituição achar formas de chamar a família. Atualmente fazemos muito pouco esse chamamento, tanto a família como a sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  116. A Educação, vista pelos olhos do professor
    A troca de experiências na formação continuada nos instiga a refletir ainda mais sobre o nosso trabalho de educadores, ou por que não dizer, vocação, pois acredito que para trabalhar com o ser humano em formação, vamos muito além do trabalho, onde ocorre um envolvimento tão grande com os educando que nos sentimos responsáveis por eles e não apenas pelo ensino, pelo aqui e agora, enquanto estão sob o nosso olhar, mas também pelo rumo que tomarão em suas vidas. Esta preocupação com a aprendizagem vem com os avanços tecnológicos que propõem mudanças todos os dias, pois faz de nos professores estar em busca constantemente, para apresentar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  117. Jovelina R. Veloso Escola M. Bela Vista

    Que já não podemos mais esperar alunos passivos, alunos com uma família "bem estruturada", que nossa graduação não nos dá base para as situações do dia a dia em sala de aula, que não somos valorizados, etc. etc. é fato, assim como quando optamos pela docência já temos uma noção do que vamos encontrar, ainda assim, nos comprometemos com a educação, desse modo, se cada um de nós fizermos a nossa parte, estas pequenas partes serão um todo grandioso.

    ResponderExcluir
  118. Os pais estão jogando a responsabilidade da educação dos seus filhos aos professores. Isso já tem quer vir de casa.

    ResponderExcluir
  119. Infelismente sabemos que essas é a realidade que nos cerca.Hoje em dia o professor não e visto como alguemque teve formação academica e que se preparou por quatro ou cinco anos para chegar onde esta.

    ResponderExcluir
  120. Escola Apóstolo Paulo
    Prof: Odoniel M. Costa
    A importância do professor na vida do aluno é muito significativa, pois há uma preocupação em prepará-lo para a vida. Mas há algo também muito importante que é a participação da família, principalmente na nossa realidade que as crianças passam grande parte de seu tempo na escola,pois trabalhamos em um período integral.

    ResponderExcluir